Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Livros para aprender mandarim: top glossários com vocabulário

De Camila, publicado dia 25/02/2019 Blog > Idiomas > Chinês > Palavras em mandarim: quais os melhores dicionários?

O inglês não é a única língua que pode adicionar benefícios à sua vida profissional. Com o mundo cada vez mais globalizado, outras línguas estrangeiras entram em cena na hora de se destacar em uma entrevista de emprego.

Aprender chines através de um curso de mandarim para brasileiros pode representar uma verdadeira vantagem na hora de se candidatar para uma vaga em uma grande multinacional. Afinal de contas, existem mais pessoas no mundo que sabem como falar chinês do que inglês, por incrível que pareça!

Que tal fazer curso de mandarim?

Um estudo do Center for Economics and Business Research and Opinion lista a lingua da China predominantemente falada em seu território – o mandarim – como parte dos quatro idiomas mais importantes no mundo dos negócios. Confira a lista:

  • Inglês,
  • Francês,
  • Alemão,
  • Mandarim.

Mas como aprender mandarim fora da sala de aula, já que um aprendizado eficiente precisa ser constante?

Durante sua primeira aula de chinês, você perceberá que não será possível desbravar seu curso de chines sem a companhia de um bom dicionário bilíngue português – mandarim – português.

Para ajudá-lo a progredir nas suas aulas de mandarim, o Superprof preparou esta matéria com algumas indicações de dicionários chinês – português que poderão ser de enorme ajuda durante esta jornada de aprendizado.

Descubra aqui um guia para se preparar para provas de chinês.

Por que usar um dicionário?

O dicionário é uma ferramenta para ter sempre em mãos. Ele pode te ajudar não só na hora de verificar a ortografia de uma palavra, mas também naquele momento em que o vocabulário precisa ser enriquecido.

Quando se aprende uma língua estrangeira, o dicionário se torna um companheiro indispensável.

Se você acaba de começar seu curso de chinês, então adquirir um dicionário é o melhor conselho que podemos te dar.

Os alunos iniciantes geralmente aprendem palavras básicas e depois passam a aprender a construção de frases.

Você só é capaz de construir uma frase quando possui vocabulário suficiente para expressar o que deseja. Tal habilidade linguística só é adquirida com o tempo e a prática. Dependendo o aluno, isso pode acontecer mais rápido ou mais devagar, já que cada um tem o seu tempo de aprendizagem. Se você viajar para a China, por exemplo, isso geralmente acontecerá mais rápido.

Ter um dicionário sempre em mãos também pode ajudar acelerar esse processo. Em vez de ficar preso porque você não consegue expressar uma ideia, basta consultar o também conhecido como “pai dos burros” para encontrar a palavra mais adequada para aquilo que você deseja falar. Ter fácil acesso a uma palavra que você precisa em determinado momento ajuda muito a se lembrar dela melhor no futuro.

É sempre bom ter um dicionário em mãos. O dicionário de chinês-português é o seu melhor aliado.

Mas qual dicionário escolher: uma versão digital disponível online, uma versão física em forma de livro, ou um aplicativo para smartphone?

Hoje em dia, o dicionário não se restringe apenas à versão em papel. Vários apps são desenvolvidos para os nossos smartphones e estão disponíveis gratuitamente para que cada vez mais pessoas possam aprender chinês online.

É preciso ficar atento, no entanto, pois cada ferramenta funciona de maneira diferente na hora da consulta.

Os aplicativos são muito úteis se você estiver aprendendo chinês e precise consultar alguma palavra enquanto estiver na rua, em um transporte público, por exemplo. Dicionários nesse formato te permitem acesso em todos os lugares, sem necessariamente precisar de uma conexão com à internet. É preciso também ficar atento à quantidade de bateria disponível em seu celular, pois sem bateria, nada de consulta.

Dicionários online são muito completos e interessantes se você não quer gastar dinheiro.

Os dicionários à venda nas livrarias podem ser em formato mini ou grandes versões mais completas. Esses dicionários podem ser interessantes para uma viagem à China, por exemplo.

Cabe a você decidir qual o uso que você deseja fazer do seu dicionário português-chinês e chinês-português.

Veja ainda dicas para aprender chinês na universidade de Letras.

Dicionários chineses online

Dicionários chineses online são muito benéficos se você estiver trabalhando no seu computador , em cursos ou exercícios online. A qualquer momento você pode acessar novas palavras do vocabulário estudado, empregando-as de acordo com seu uso e o contexto apresentados.

O dicionário a-China

O dicionário online a-China (www.a-china.info) te permite traduzir palavras do português para o chinês e vice versa.

O acesso é gratuito e disponibiliza por volta de 4.000 palavras e expressões, sejam elas em chinês simplificado ou tradicional.

O a-China conta ainda com sinônimos, antônimos, alguns exemplos do significado dado a cada palavra e a construção gramatical apropriada. Expressões idiomáticas enriquecem sua expressão oral.

As palavras do vocabulário são escritas em caracteres chineses, mas também em transcrição latina, isto é, em pinyin.

No entanto, vale a pena ter atenção na hora da busca, pois o dicionário é dedicado ao português de Portugal. Sendo assim, você poderá encontrar certa dificuldade em consultar algumas palavras que não são utilizadas da mesma maneira no país europeu e no Brasil.

No entanto, é preciso entender que ele não funciona como dicionário. A gigante Google possui um ótimo tradutor.

Chine Culture

O dicionário Chine Culture (www.chine-culture.com) também é um dicionário online que pode ser acessa do através do seu computador, celular ou tablet.

De acordo com a descrição encontrada na própria página de abertura da versão em português, “este dicionário Português-Chinês, Chinês-Português é baseado no banco de dados livre CC-CEDICT“. As informações contidas nele foram complementadas pelo próprio Chine Culture.

Os estudantes do idioma da China podem encontrar mais de 100.000 entradas do chinês para o português e quase o dobro de entradas do português para o chinês.

Google Tradutor

Quem ainda não escutou – ou não usou – o Google Tradutor que atire a primeira pedra!

Dentro da grande família de sites de tradução online que fazem uso de um dicionário, é impossível não mencionar o famoso tradutor da gigante Google. Nos últimos anos, os serviços do Google Tradutor melhoraram muito e as traduções estão cada vez mais próximas da realidade.

No entanto, a ferramenta continua sendo um tradutor acima de tudo. Ou seja, as informações sobre a palavra e como ela pode ser utilizada não são transmitidas como em um dicionário tradicional.

Que tal escolher um MOOCs em chinês para fazer?

Dicionários chineses impressos

Os dicionário impressos ocupam certamente mais espaço na bolsa – ou na mochila – que um aplicativo. No entanto, eles podem ser super úteis durante uma viagem ou durante as aulas de mandarim. Nada pior do que precisar consultar seu dicionário e não ter bateria no telefone celular. Com os dicionários impressos você não vai ficar na mão por causa das novas tecnologias.

Um bom dicionário ocupa espaço, mas estará sempre ao seu alcance. Você pode levar os mini dicionários impressos para qualquer lugar e ele não te deixam na mão por falta de bateria!

Dicionário visual de bolso 3 em 1 Chinês – Pinyin / Inglês / Português

Além de ser um dicionário de português – chinês – português, esta publicação da editora Blucher ainda é ilustrada, o que tornar ainda mais fácil a compreensão da tradução de cada palavra.

Mas se você pensa que sua praticidade para por aí, então está muito enganado, pois este é um dicionário trilíngue! Ou seja, se você fala inglês, também pode consultar traduções do inglês para o português ou para o chinês e vice versa, versa e vice…

De acordo com a descrição contida no site da livraria Saraiva, esta edição é “uma maneira fácil e intuitiva de aprender milhares de palavras em chinês e inglês. As imagens apresentam cenas do cotidiano em casa, no trabalho, nas compras, em restaurantes. Sua comunicação é fácil e eficiente no aprendizado e é ideal para viagens, negócios e estudos. Centenas de situações em que as palavras estão agrupadas por assuntos de forma prática. Na capa interna do 3 em 1, o leitor encontra uma tabela de combinações de pinyin iniciais e finais adaptadas para a pronúncia em português (escrita e pronúncia).”

O dicionário encontra-se atualmente em sua segunda edição e pode ser adquirido por um valor em torno de 60,00 reais nas livrarias.

Dicionário Chinês Vocabulário Português Brasileiro

Este é um dicionário bilíngue que pode ser encontrado em duas versões:

  • Uma reduzida com 3.000 palavras,
  • Uma ampliada com 5.000 palavras.

Publicado pela editora T & P Books, ele custa entre 45,00 e 70,00 reais, dependendo da livraria e do formato (número de palavras) que você deseja.

De acordo com a descrição do dicionário, ele possui algumas características especiais tais como:

  • Palavras organizadas de acordo com o seu significado, e não por ordem alfabética,
  • Conteúdo apresentado em três colunas para facilitar os processos de revisão e auto-teste,
  • Cada tema é composto por pequenos blocos de unidades léxicas similares,
  • O vocabulário disponibiliza uma transcrição adequada e simples para cada palavra estrangeira.

A edição atualizada em 2018 possui 155 tópicos tratados nos temas. Ou seja, é assunto para dar e vender!

Você sabe como achar as palavras em um dicionário? É preciso, no entanto, saber consultar um dicionário para conseguir fazer bom uso dele.

Fique por dentro de várias informações sobre o HSK1 em chinês!

Como ser eficaz com um dicionário de chinês?

Aprender chinês com apenas um dicionário bilíngue do idioma é complicado. Mas o dicionário ainda é uma das melhores ferramentas para progredir durante seu curso de mandarim, principalmente quando se é iniciante. Esse verdadeiro companheiro de estudos permite ao aprendiz enriquecer rapidamente o seu vocabulário.

No entanto, é preciso saber usá-lo corretamente, para que ele possa se tornar um real aliado. 

A primeira dica é saber que o dicionário acompanha qualquer meio de aprendizado. Ele pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio, mas não como suporte principal. Mantê-lo ao seu lado para abri-lo quando você não souber uma palavra ou quando não entender uma passagem em um texto em mandarim é a maneira ideal de fazer bom uso desse livro.

Quer um bom exemplo de como utilizá-lo de maneira eficaz?Você pode fazer uma lista de palavras e depois traduzi-las, sempre consultando seu dicionário, seja ele impresso ou online.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar