Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender mandarim: teste de proficiência de chinês

De Camila, publicado dia 26/02/2019 Blog > Idiomas > Chinês > Lingua da China: preparação para a prova HSK 1

“Conhecimento é ter a resposta certa. Inteligência é sobre ter a pergunta certa.”
Provérbio chinês

Existe uma estimativa de que existem por volta de 30 milhões de pessoas no mundo todo que aprendem a língua da China. Você faz ou quer fazer parte desse número? Aprender chines pode parecer difícil, mas como todo idioma, nada que uma boa dose de motivação, dedicação e determinação não resolvam na hora de se tornar fluente em chinês.

Que tal começar fazendo um curso de mandarim para brasileiros? Um curso de chines pode ser mais interessante no inicio se for focado nas dificuldades de aprendizado específicas encontradas pelos lusófonos na hora de aprender como falar chinês.

Se você é daqueles que já fazem parte das estatísticas e não pensou duas vezes na hora de tentar a sua chance em como aprender mandarim, então talvez esteja na hora de testar suas habilidades no idioma.

As aulas de mandarim são excelentes para o desenvolvimento do domínio do idioma da China, mas você sabe em qual nível você se encontra depois desse tempo de aula de chinês?

A melhor maneira de fazer um nivelamento é fazendo o teste de proficiência em chinês HSK. Como iniciante, você pode começar fazendo o teste HSK1, o primeiro de todos. Ficou interessado e quer saber mais sobre essa oportunidade? Então confira as várias informações sobre o HSK1 em chinês nesta matéria!

Descubra aqui um guia para se preparar para provas de chinês.

O que é o teste de chinês HSK1?

O teste HSK em chinês é o equivalente ao TOEIC ou TOEFL da língua inglesa. Ele é um teste que avalia seu nível de domínio do idioma da China e o comprova com um certificado aceito por diversas organizações e empresas. O HSK é, portanto, um teste oficial organizado pelo Instituto Confucius no Brasil.

Como o TOEFL, o HSK é bem conhecido no mundo profissional.

Ele é um teste que permite conhecer o nível de chinês de um candidato sem que ele precise passar por um novo teste. O HSK é um teste oficial de mandarim muito útil, especialmente se você quiser ir trabalhar ou estudar na China.

O HSK possui seis níveis no total. O HSK 1 é, portanto, o primeiro nível: o nível iniciante. Ele foi desenvolvido de acordo com a escala CERCL (Common European Framework of Reference for Languages ou Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Portanto, o HSK1 corresponde ao nível A1.

Um nível básico de chinês ajuda muito em uma viagem à China. Será que o seu nível de chinês é suficiente para lidar com situações cotidianas na China?

Como funciona a prova?

A prova de chinês dura um total de 35 minutos e consiste em duas partes:

  • Compreensão oral,
  • Compreensão escrita.

Essas duas partes são igualmente importantes. Cada uma delas apresenta vinte questões divididas em quatro exercícios. As duas avaliações valem um total de 200 pontos (100 pontos cada).

Não entre em pânico caso tenha achado o tempo de duração da prova muito curto, principalmente para a parte de compreensão oral: três minutos são dados ao final do teste de audição para que você tenha tempo de escrever suas respostas.

Para passar no exame, os estudantes em chinês devem ter no mínimo 120 pontos. No entanto, quanto maior a pontuação, mais o HSK1 irá ajudá-lo a mostrar o seu nível de de domínio do idioma.

Você quer embarcar nesta aventura? Então procure o Instituto Confucius mais próximo de onde você mora.

Confira também algumas indicações de dicionários chinês – português.

Quais habilidades são necessárias para fazer o HSK 1?

Uma vez inscrito para fazer o teste de proficiência de chinês, é hora de começar a estudar pensando na prova. Para estar pronto para o  grande dia é preciso conhecer as habilidades necessárias para tirar um boa nota e por onde começar a revisar.

Veja aqui curso de mandarim!

A maior dificuldade da língua chinesa é a de se memorizar todos os caracteres que compõem o idioma. Os níveis do teste HSK diferem, portanto, de acordo com o número de caracteres chineses a serem conhecidos. Quanto mais você conhece, mais fácil é para você se comunicar ou decifrar o mandarim.

Sendo assim, é preciso estudar bastante para atingir o nível 6 e se tornar bilíngue!

Por enquanto – e para obter o HSK1 – você precisará trabalhar algumas habilidades específicas para entender frases simples.

Revise o vocabulário

Para passar no teste chinês HSK1, você deve saber no mínimo 150 caracteres. Para ajudá-lo, a transcrição no alfabeto latino é também é estudada – o chamado pinyin.

Aqui está uma pequena lista com alguns dos caracteres a serem memorizados:

  • 愛 / ài / amar, amor,
  • 八 / bā / oito, 8,
  • 爸爸 / bàba / pai,
  • 杯子 / bēizi / copo, xícara,
  • 北京 / Běijīng / Beijing, Pequim,
  • 本 / běn / classificador para livro,
  • 不客氣 / de nada,
  • 不 / bù / não, partícula negativa,
  • 菜 / cài / vegetais, prato,
  • 茶 / chá / chá
  • 吃 / chī / comer,
  • 出租車 / chūzūchē / taxi,
  • 打電話 / dǎ diànhuà / phone,
  • 大 / dà / big,
  • 的 / de / partícula de determinação,
  • 點 / diǎn / ponto, hora,
  • 電腦 / diànnǎo / computador.

É preciso treinar a compreensão oral para passar na prova HSK1. Será que você consegue entender frases simples faladas por chineses nativos?

Compreenda frases simples

Alguns exercícios do teste HSK1 exigem a conclusão de frases com um caractere chinês. Deve-se, então, não apenas conhecer o caractere, mas também entender a estrutura da frase para evitar erros.

Quer uma dica para treinar tal exercício? Pratique a tradução de frases básicas com o vocabulário correto. Por exemplo, você pode usar o tradutor do Google para te ajudar (ou então um amigo que já mais de chinês que você!).

Acostume seu ouvido ao sotaque chinês

Conhecer a pronúncia do vocabulário é importante para passar no teste, mas você deve especialmente se acostumar com o sotaque chinês.

Na verdade, a parte de escuta não será ditada por lusófono bilíngue em chinês, mas sim por uma pessoa cuja língua materna seja o mandarim. Ou seja, ela terá um sotaque muito diferente do seu professor, caso ele seja um brasileiro que fale chinês. Seria uma pena perder o teste por causa de uma falta de treino de ouvido, não é mesmo?

Veja ainda dicas para aprender chinês na universidade de Letras.

Como se preparar para o teste de mandarim?

Para passar com sucesso no teste e aprender todos os caracteres chineses necessários para tirar uma ótima nota, várias estratégias de estudos podem ser adotadas, tais como:

  • Aulas particulares,
  • Cursos intensivos,
  • Aulas em grupo,
  • Cursos de chinês online…

Existe sempre um opção que se encaixe melhor para cada perfil de estudante. Para alcançar um bom nível e conseguir passar no teste, estima-se necessário um tempo de prática de duas a três horas de aula de chinês por semana, durante um período de seis meses.

Aula de chinês

Na maioria das grandes cidades do Brasil, é possível encontrar escolas de línguas estrangeiras ou instituições que ofereçam cursos de chinês. Um exemplo disso é o famoso Instituto Confucius, também responsável pela aplicação das provas de HSK no Brasil.

Fazer aulas de língua chinesa permite que você adquira uma estrutura para aprender de maneira eficaz o vocabulário chinês. Os professores do idioma da China poderão lhe dar ainda várias dicas de como reter a escrita chinesa de maneira mais fácil e rápida.

Motivação e dedicação são necessários para conseguir passar na prova de chinês. É preciso estudar durante várias horas por semana para conseguir passar no seu HSK1 de chinês.

Curso de chines online

Você também pode encontrar facilmente sites na internet com exercícios de preparação para o teste HSK1. É familiarizando-se com o tipo de exercícios normalmente apresentados nas provas que você irá se preparar melhor. Desta maneira você não terá nenhuma surpresa na hora em que estiver com as questões diante dos seus olhos.

Tanto em sites quanto em aplicativos específicos dedicados ao ensino do idioma chinês, diferentes maneiras de se preparar podem ser acessadas. Basta fazer uma pesquisa em um mecanismo de busca para encontrar o site de treinamento perfeito.

Que tal escolher um MOOCs em chinês para fazer?

Aprender mandarim sozinho

Os caracteres chineses também podem ser aprendidos por um estudante autodidata. Aprender chinês sozinho pode ser uma ótima ideia para passar em testes iniciantes. No entanto, progredir para níveis mais avançados poderá ser mais complicado de maneira independente, já que os recursos didáticos podem rapidamente chegar a seus limites.

Você pode ir à China para aprender a falar chinês com nativos, por exemplo.

Aprender chines com um professor particular

Se você não quer se comprometer durante um semestre inteiro com uma instituição de língua estrangeira ou se você quer apoio pessoal e adaptado ao seu perfil, você pode, então, optar por aulas particulares de chinês. Isso permite que você estabeleça o programa desejado com o seu professor e que vocês avancem no seu ritmo.

Dicas para o sucesso no dia do teste chinês

Após uma preparação ideal, é bem provável que você se saia bem nas provas no dia do tão esperado HSK1. Aqui estão algumas dicas para garantir um desempenho ainda melhor no dia do exame.

O HSK1 é para testar as habilidades linguísticas de um iniciante. Você vai dar pulos de alegria depois que passar na sua primeira prova de proficiência na língua chinesa!

Aproveite o tempo para entender os exercícios

Muitas pessoas perdem pontos durante os exames por causa de instruções mal compreendidas. Não cometa esse erro. Aproveite o tempo para ler as instruções de cada exercício. É claro que não se trata de gastar cinco minutos em uma única questão, mas também não é preciso ler-las em uma fração de segundos. Você pode pensar que este é um exercício que você já conhece, sem perceber que ele foi parcialmente modificado.

Leia atentamente as instruções e, em seguida, dê uma olhada rápida no exercício para ver se ele corresponde ao seu entendimento. Isso nunca é uma perda de tempo.

Ficar concentrado

Isso parece óbvio, mas é uma regra sempre boa a ser lembrada. O teste dura apenas 35 minutos. É impossível reservar um tempo para refletir. O teste é precisamente para verificar se você conhece perfeitamente o vocabulário necessário. Você deve ter certeza de si mesmo.

E mesmo que uma hesitação apareça, não se perca em seus pensamentos, continue o exercício e volte na frase que você ficou em dúvida depois. Seu nível de idioma deve corresponder às expectativas e habilidades linguísticas apresentadas no teste; por isso não há necessidade para se preocupar.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar