Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O profissional ideal para te ensinar a língua italiana

De Carolina, publicado dia 21/05/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Como encontrar um bom professor de italiano?

Embora seja uma língua muito melódica e repleta de significado, aqui no Brasil o italiano normalmente é uma língua estrangeira legada a um menor interesse de estudo, se em comparação a outros idiomas mais requisitados como o inglês, o francês e o espanhol.

Como essas três línguas estão entre as mais faladas no mundo que o italiano, muitas pessoas não aprendem o idioma de Dante Alighieri – embora, em muitas vezes, não haja nenhuma outra razão substancial que as impeça.

Em outras palavras, como uma língua tão bonita pode vir a ser tão menosprezada?

Além disso, você já parou para pensar sobre quais as várias vantagens em se aprender italiano? Considere algumas:

  • O riquíssimo legado histórico e cultural proveniente da História italiana, desde as civilizações micênicas, passando pelo Império Romano e o Renascimento, só para citar alguns exemplos.
  • O Brasil é um bom parceiro comercial e possui muitos negócios com a Itália.
  • Vários setores da economia, como moda, automobilístico, viticultura, azeite de oliva, turismo estão em pleno crescimento no país…
  • Os italianos são muito tradicionalistas, então, preferem se comunicar em sua língua materna.

Esses são apenas alguns motivos para se aprender italiano! Há muitos outros mais e esperamos que um deles te incentive a aprender esse belo idioma de Dante!

Faça aulas do idioma de Dante com um bom profissional Nem sempre os métodos tradicionais da escola são os melhores para aprender a língua italiana.

E, pera aí, o negócio das aulas particulares de italiano? Há demanda para dar aulas do idioma do país de botas no Brasil?

Pode ser uma boa escolha! Sabemos que no nosso país há muitos descendentes de italianos graças à imigração que ocorreu no final do século XIX e início do século XX. Eles fugiram da miséria da Itália nessa época e vieram cobrir a falta de mão de obra devido à abolição da escravatura.

Mas, embora exista esse contexto histórico, não há muitos descendentes que falam a língua de seus antepassados… Por isso, pode ser uma boa dar aulas particulares de italiano encontrando um nicho específico de demanda!

Alunos que pretendem fazer o ensino superior ou a pós-graduação na Itália ou descendentes de famiglias italianas que queiram entrar em contato com suas raízes e, quem sabe, tentar uma cidadania italiana e, para isso, desejam aprender ou refinar seu italiano!

Além disso, não se esqueça que o italiano é a língua das artes, da música, do cinema, da culinária, do amor…

Mas antes de chegar a dar aulas de italiano (como fazer?), é preciso aprender italiano,  não é mesmo? E como aprender o idioma de Leonardo Da Vinci? Se for com aulas particulares, como escolher o professor de italiano ideal para os seus objetivos?

Afinal, como escolher o professor de italiano certo para você? Quais critérios são necessários? Descubra nossas dicas para aprender italiano nas melhores condições…

Oferecemos nossas dicas para aprender italiano com os professores de italiano que transmitirão a sua paixão pela língua italiana.

Pense bem, os cursos de língua italiana ensinam os conceitos básicos da gramática italiana. Já um professor de italiano experiente ensina, além da parte técnica, também sobre a cultura italiana. E esse contexto é, no mínimo, muito mais atrativo para se aprender a dominar o básico desse idioma, não é?

Pensando nisso, que tal você se inscrever na comunidade Superprof, começar a participar dela e encontrar seu curso de italiano ideal? Simbora?!

Encontre o professor de italiano perto de você

O mercado de reforços escolares e aulas particulares vem florescendo e crescendo em franca expansão em várias nações ao redor do mundo. E especialmente no Brasil, país que recebeu e abrigou uma expressiva imigração italiana na virada do século XX, como já dito, estabelecendo-se sobretudo na região sul do país.

Nesse sentido, esse legado traz um papel importante para as gerações futuras, em ambas as culturas! Além disso, mais e mais, graças a plataformas como a comunidade Superprof, você encontrará em poucos cliques o professor que você precisa.

Encontre um bom tutor para te ensinar o idioma de Dante Não deixe de perguntar para o seu professor de italiano o porquê de sua paixão pela cultura italiana.

Seu objetivo: aprender italiano profissional ou padrão de forma rápida e eficiente.

Para isso, a solução mais recomendada é, obviamente, confiar nas aulas particulares. Muitas vezes, optamos por outras soluções para aprender a língua italiana (sites especializados, aplicações, livros, cursos de línguas), mas um professor particular prova ser o mais lucrativo. Além de ser a ferramenta que também irá salvar, economizar, o nosso tempo.

A partir daí, sua missão será encontrar o especialista da terra de Michelângelo que é mais próximo de você! Porque essa é também a vantagem das aulas particulares: ser capaz de estudar italiano em casa ou muito próximo!

Você não terá que se dirigir ou pegar o transporte público para chegar em um centro de idiomas. A economia de tempo é muito boa para você. E, acima de tudo, como é confortável poder olhar calmamente a língua italiana de seu próprio escritório, sem ter que sair do lugar…

Agora, basta você fazer a pesquisa certa para encontrar a pessoa ideal, perto de sua casa, escritório, local de trabalho, academia…

Não deixe de perguntar para os diferentes professores particulares que você entrar em contato se eles são capazes de cumprir essa tarefa!

O que levar em conta na hora de escolher o professor particular?

A língua de Dante, Itália, a beleza do sotaque italiano e a cultura italiana são muito apreciadas pelo público. Você sabia que o italiano padrão é uma língua derivada do dialeto da Toscana, especialmente aquele falado na região de Florença?

Além dele, existem várias línguas e diversos dialetos falados cotidianamente pela população italiana, como o sardo, na Sardenha; o napolitano, em Campânia; o calabrês em duas variações na Calábria; o vêneto na região de mesmo nome; o friulano, em Friuli-Venezia Giulia, o francês, no Vale d’Aosta; o alemão, na Província Autônoma de Bolzano, e até mesmo o esloveno, em Trieste, entre outras.

E, felizmente, ainda nos dias de hoje, a Itália pode ser considerada um país de bilíngues. Em muitas de suas regiões a diglosia é prodominante, já que o uso dos dialetos no cotidiano não foi eliminado, inclusive entre a população mais culta.

Caso não seja um termo familiar para você, diglosia significa uma situação linguística em que, numa sociedade, duas línguas ou registros linguísticos funcionalmente diferenciados coexistem, sendo que o emprego de um ou de outro depende da situação comunicativa. Normalmente há diferença de status entres esses dois registros: um deles, o de maior prestígio, é geralmente empregado em situações mais formais, ao mesmo tempo em que o de menor prestígio social fica restrito a ambientes informais.

Dito isso, se nos orientarmos pela vontade de aprendermos diversos idiomas, podemos encontrar no dia a dia da plataforma da comunidade Superprof excelentes professores de italiano! Cabe a você realizar a busca, filtrar os resultados seguindo suas preferências pessoais e entrar em contato com o profissional desse belíssimo idioma! Estamos hoje presentes em 26 países, com uma oferta 7 milhões de usuários, entre alunos e professores. E saiba que esse número cresce a cada dia!

Então, como escolher entre diferentes perfis de professores, diferentes métodos, qualificações, etc?

Seu professor de italiano está acostumado a oferecer aulas individuais?

Quais perguntas devo perguntar ao meu professor antes de iniciar minhas aulas de italiano com ele? Tenha em mente que nem todos os professores estão acostumados a ensinar individualmente ou em pequenos números…

Encontrar o professor de italiano certo pode não ser tão simples quanto você pensa.

Não é necessariamente uma questão de oferta, pois isso está claramente progredindo como nós lhe dissemos. Mas sim “corresponder com a demanda”.

Ou seja, nem todos os professores particulares de italiano estão aptos a atender sua demanda.

Por isso, é importante que você tenha bem claro o que quer reforçar, aprender na língua de Dante. Você deve ser bem específico nesse momento.

Aprenda o idioma de Dante em uma escola de idiomas Quer complementar suas aulas da língua italiana da faculdade?

Na verdade, o que você quer trabalhar na língua italiana?

  • A pronúncia?
  • Expressão oral?
  • A conversação?
  • A gramática?
  • Conjugação?
  • O vocabulário?
  • Um pouco de tudo isso?
  • Qual é o seu nível: básico, intermediário, avançado, fluente?

Confira aqui como você deve se preparar para uma prova de italiano. Procura um professor para te ajudar nessa missão e ter bons resultados no exame?

Sem dúvida, você precisa especificar a todo custo todas as suas necessidades com a língua italiana para o seu professor de italiano. Ele pode, então, lhe dizer quais são as suas especialidades em italiano e especialmente se ele pode assumir o seu pedido.

Devemos escolher um professor autodidata ou com um certificado de italiano?

Você que atualmente está se perguntando como encontrar um bom professor de italiano sabe que certamente encontrará diferentes perfis.

Obviamente, muitos dos professores particulares no mercado são professores profissionais. Mas eles não são os únicos que oferecem seus serviços. Se preferir falar com eles, saiba que outros também podem ajudá-lo no seu objetivo de estudar italiano rapidamente!

Há estudantes, por exemplo. Na maioria das vezes, estudantes universitários em italiano. Eles têm praticado o idioma de Dante há anos! Eles, portanto, têm a capacidade de transmitir seus conhecimentos para iniciantes ou estudantes intermediários.

Entre os alunos, ou dentro da população, você também encontra italianos nativos! Os italianos no Brasil que desejam transmitir a língua italiana para pagar seus estudos ou encontrar outra fonte de renda.

Esses podem obviamente ser excelentes professores de  italiano. Especialmente porque o preço pode variar de acordo com a experiência de um italiano nativo. Se ele não tiver muita experiências, mas todas as capacidades para dar aulas de italiano, talvez o preço de suas aulas de italiano (quanto é?) seja mais barato justamente para que ele atraia alunos e ganhe essa experiência.

Finalmente, você também encontra autodidatas no mercado. Bilíngues italianos, apaixonados por línguas, Itália e cultura italiana. Eles conhecem a Itália por muitos anos e, portanto, propõem ensinar sua bela língua.

Qual metodologia o seu professor de italiano usa?

Última pergunta para você perguntar ao seu futuro professor de italiano antes de começar as aulas com ele:

Qual método de ensino você usa? É importante conhecer os detalhes de uma pedagogia antes de adotá-la, não é?

O seu “potencial futuro professor” é adepto do ensino com utilização de novas tecnologias? Aplicativos, uso do touchpad ou de determinados sites?

Ou ao contrário, ele é old school? Ele privilegia os tradicionais métodos de ensino de italiano? Se assim for, é possível que essa metodologia não seja adequada para a nova geração, mais acostumada a estudar através de novas tecnologias.

Finalmente, você também pode perguntar se a pedagogia do professor de italiano se concentra principalmente na conversação ou na gramática. É verdade que, no ensino médio ou na universidade, os estudantes brasileiros são principalmente passivos durante as aulas de italiano.

Eles escrevem e ouvem muito. Porém, seria interessante encontrar um professor particular com ênfase na expressão oral, participação e interação.

Uma vez que seus cursos tenham dado frutos, por que não mergulhar na língua italiana em Roma?

Um professor de italiano pode ensinar-lhe a língua italiana com a sua pedagogia. Ele vai lhe apresentá-la para adquirir e enriquecer seu domínio do italiano.

Se você vai aos cursos, escolas de italiano, aprenda a língua com o mesmo objetivo, ou seja: ter o nível desejado em italiano. O material didático pode ser muito variado: aulas de italiano, exercícios de compreensão italiana ou mesmo a partir de um novo ângulo como a história da arte. Já pensou em conteúdos online gratuitos para aprender italiano?

Fale o idioma de Dante e visite o seu país também A língua italiana não é a única coisa que você vai aprender com o italiano, pode ter certeza!

Agora que você já sabe melhor como encontrar um bom professor de italiano, o que você está esperando para começar a aprender o idioma de Dante Alighieri?

Não deixe para amanhã o que pode começar agora! E, quando o assunto é aprender língua, cada aula pode ser uma preciosidade!

Cada dia em contato com a língua estrangeira enriquece o seus conhecimentos, não só com relação a gramática, conjugação, pronúncia.

Lembre-se que aprender uma língua nova é ter um mundo novo que se abre na sua frente! Porque, atrás de palavras e regras gramaticais, sempre existe uma cultura, história que estão ali só esperando que você as desvenda!

Pronto para conhecer o grande universo italiano? Então encontre seu profe para seu curso de italiano online na Superprof!

A importância da imersão na língua

Antes de tudo, não pule etapas!

Muitos alunos cometem o erro de aprenderem italiano sem começar do início do início, ou seja, você precisa estudar o alfabeto italiano e a pronúncia das letras, as formações das sílabas e, claro, as palavras básicas de uma conversação. A partir daí, seguir com um aprendizado de nível fundamental, construindo diálogos típicos que, com o passar do tempo, ganharão vocábulos mais ricos.

Converse com seu professor e troquem figurinhas! Vocês não precisam se limitar aos ensinos tradicionais, que acabam sendo cansativos a longo prazo. Vale, sim, utilizar quaisquer materiais de boa procedência que façam você emergir na língua.

A TV pública italiana é uma ótima sugestão, assim como a rádio Rai e alguns vídeos sobre pronúncia do idioma no Youtube.

Acostume os ouvidos

Enquanto você aprende italiano, ouvir o idioma no original é algo essencial e essa prática irá acelerar o seu aprendizado, pode ter certeza! Portanto, assista a canais de TV italianos on line, noticiários, desenhos para crianças – uma dica super eficiente para se aprender como um nativo, já que o nível da língua é bem básico, a pronúncia é mais lenta e de fácil compreensão. Para encontrar desenhos animados, busque por “cartone animati” no Google ou Youtube.

Além disso, assista a filmes originais com legendas, escute músicas e decifre suas letras. Você se lembra do cantor Andrea Bocelli? As músicas dele são um bom caminho por onde começar!

Assimile as palavras estando atento à sua escrita e à pronúncia. Para procurar por uma música em italiano com a letra, use o termo “con testo”.

Ao aprender a língua italiana, após escolher o professor certo para você, esteje imerso no idioma o maior tempo possível! Essa prática vai acelerar o seu aprendizado e a orientação do professor também irá gerar economia de tempo na aprendizagem.

Crie sua própria lista de vocabulário e expressões lexicais

Essa dica é basilar. Para quem está aprendendo a língua italiana, montar uma lista própria de vocabulários novos é um passo fundamental. Sempre anote o que não entender na letra de uma música ou em um texto, por exemplo.

Em seguida, busque pelo significado da mesma em fontes de confiança como uma bom dicionário on line. Vale também digitar a palavra no Google e entender a aplicação dela nas frases, tentanto assimilar o significado no contexto real da língua mesmo, sem que você fique muito preso à tradução literal.

Reveja com frequência a progressão do estudo

Não se engane! A melhor forma de você avançar no idioma significa que você o está assimilando. Para assimilar qualquer matéria de estudo, as revisões são parte fundamental.

Você pode programar revisar o vocabulário uma vez por semana e rever as partes gramaticais duas vezes durante a semana de estudo. E pode fazê-lo de formas criativas, criando jogos da memória, espalhando cards pela sua casa a fora, deixando a rádio em italiano ligada enquanto realiza as tarefas de casa ou toma banho.

Enfim, focado nessa prática, quaisquer ideias que coroborem para facilitar a revisão do conteúdo que você já estudou são mais do que super bem-vindas!

Doses “homeopáticas” todos os dias

Um dos maiores erros que normalmente cometemos ao aprender qualquer língua ou até mesmo um instrumento é o que não mantermos uma frequência de contato diário com o mesmo. Sim, pois de nada adianta estudar duas horas de italiano em um dia e em seguida passar quase uma semana sem rever nada ou sem aprender novas palavras.

Pensando nisso, avançar no estudo um pouquinho por dia é o melhor método!

Além disso, é interessante variar o tipo de ferramenta aplicada para não incorrer naqueles momentos nos quais você cai numa espécie de piloto automático. Aconselhamos, então, que você um dia use uma música, no seguinte, um vídeo ou um texto, um filme…

E lembre-se que todo momento é um momento de estudo para quem está aprendendo uma língua!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar