Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como acelerar seu aprendizado do chinês?

De Marcia, publicado dia 20/06/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Quais as ferramentas complementares para o curso de mandarim?

“A Grande Muralha da China é um belo trabalho, mas já existem muitos muros entre as pessoas”, disse Mikhail Gorbachev – líder da União Soviética de 1985 a 1991 – durante uma visita oficial à China em 1989, pouco antes da queda do Muro de Berlim.

Aprender uma língua difícil como a chinesa, para algumas pessoas, pode soar como atravessar uma verdadeira muralha. Mesmo aqueles que já falam inglês, espanhol ou mesmo alemão sentem-se desafiados diante da possibilidade de aprender mandarim.

Os sons, a pronúncia, a linguagem tonal, a escrita e a gramática parecem, de fato, bem diferentes dos idiomas aos quais estamos acostumados. Entretanto, isso não significa que aprender a língua de Mo Yan seja uma barreira intransponível.

Transponha suas dificuldades A princípio, pode parecer que existe uma verdadeira muralha entre você e a língua chinesa. Com o tempo, ela vai sendo superada.

É importante ressaltar que tomar aulas de chinês uma ou duas vezes por semana pode não ser suficiente. Para complementar o seu curso de chinês, será necessário recorrer a materiais de apoio, como vídeos, aplicativos e leituras sobre o assunto.

Use aplicativos em seu celular

Hoje em dia, existe aplicativo para tudo. É normal que as pessoas passem grande parte do seu dia conectadas à internet a partir de seus dispositivos móveis. Tablets, celulares e outros aparelhos se tornaram uma verdadeira febre. E eles vem sendo a cada dia mais utilizados também para os estudos.

Se você procurar, verá que existem diversas opções de aplicativos para o aprendizado da língua chinesa. Saber qual é o melhor será questão de testar cada um deles. Pode ser que, embora você tenha se interessado por determinado programa à primeira vista, ele não apresente os resultados esperados.

A solução, nesse caso, é desinstalá-lo e procurar por outro. Com o tempo, você certamente encontrará um que ofereça os recursos dos quais precisa para seus estudos.

Esse pode ser o seu primeiro passo no idioma já que, no futuro, você poderá ainda planejar uma viagem para conhecer de perto a Muralha da China e, de quebra, aprender mais sobre a interessante cultura do país.

Entretanto, enquanto esse sonho não se torna realidade, listamos abaixo alguns aplicativos que você pode baixar em seu celular para estudar o idioma.

Easy Chinese

Na Universidade de Beijing, na China, existe um projeto focado em desenvolver produtos para educação. E foi lá que surgiu esse aplicativo para estudos do idioma. A princípio, o seu público alvo eram as crianças pequenas, que estão começando a aprender a se comunicar.

Entretanto, para adultos estrangeiros que estão dando seus primeiros passos no idioma, ele pode ser igualmente útil. Os conteúdos são complementados com áudios na voz de falantes nativos, o que facilita o “treino de ouvido” para compreender a linguagem falada.

O programa completo é composto de 38 unidades, com cerca de 400 caracteres. Ao final de cada uma delas, você realizará um pequeno teste para passar para a próxima.

Speak Chinese

Como o próprio nome já sugere, trata-se de uma ferramenta mais focada em pronúncia e comunicação. Seus conteúdos baseiam-se principalmente em lições com sons e imagens. Para que o aprendizado seja mais rápido e sucinto, foca-se apenas nas 100 palavras mais utilizadas do mandarim.

Portanto, se você está em busca de uma ferramenta mais completa, que forneça conhecimentos profundos da língua chinesa, talvez esse canal não seja suficiente. Porém, ele é capaz de oferecer uma grande base para quem tem como principal objetivo comunicar-se no idioma.

O ensino é dividido em três principais níveis e os áudios são gravados por nativos chineses, o que confere precisão no aprendizado da pronúncia.

Mindsnacks

Se você está estudando chinês e curte passar horas em jogos pelo celular, está aí uma ótima opção. Trata-se de um aplicativo totalmente gratuito, a partir do qual é possível estudar determinado idioma (o chinês é uma das opções). Tudo isso acontece de maneira descontraída, em forma de jogos.

O objetivo das perguntas é melhorar o seu vocabulário, as estruturas gramaticas e até mesmo a compreensão para conversação. Há bibliotecas de imagem, quebra-cabeças, jogos da memória e arquivos em áudio. Para quem não suporta passar horas estudando, trata-se uma excelente alternativa.

Uma ferramenta à mão Os aplicativos para celular são uma ótima maneira de estudar chinês.

Que tal experimentar agora mesmo um desses meios de aprender se divertindo?

Conheça sites de ajuda especializados

Além dos aplicativos que citamos, existem também sites específicos para quem deseja progredir nos estudos da língua chinesa. Para quem prefere estudar pelo computador, em vez do celular, também há uma vasta gama de opções.

O site Chine Culture oferece um mini-curso gratuito para quem é iniciante na língua chinesa. A partir dele, o estudante pode alcançar o nível A1 da tabela internacional de idiomas. À medida que vai progredindo nas lições, é possível ampliar o seu vocabulário e aprender o bom uso da gramática.

A famosa rede BBC oferece, em seu site oficial, cursos gratuitos de diversos idiomas, dentre os quais o mandarim. Se você deseja realizar estudos complementares por conta própria, está aí uma ótima oportunidade. Especialmente para quem é iniciante, trata-se de uma grande possibilidade de progresso.

Assim como a BBC, a Universidade de Cambridge também conta com um curso de mandarim online, totalmente gratuito. Entretanto, as lições são ministradas em inglês, o que demanda conhecimentos na língua oficial da Inglaterra para poder realizar o curso de chinês. Todo o conteúdo consiste em videoaulas e atividades que visam preparar o aluno para comunicar-se tanto na linguagem oral quanto na escrita.

Além desses exemplos, existem muitas outras páginas a partir das quais é possível baixar folhas de exercícios e assistir a vídeos que certamente ajudarão a complementar seus estudos.

Entretanto, estudar somente por esses canais pode levá-lo á desmotivação, devido ao grau de dificuldade do idioma. O mais recomendado é aderir a um programa de aulas particulares com um professor de chinês e utilizar essas ferramentas apenas como complemento.

Dessa forma, você tem com quem tirar suas dúvidas e praticar pessoalmente os conhecimentos já adquiridos.

Encontre um correspondente chinês

Muitas vezes, o que nos impede de ir a qualquer lugar do mundo é a barreira do idioma. Ao pensar em embarcar para a China, por exemplo, muitas pessoas “tremem nas bases”, já que o idioma local pode ser considerado difícil. É por isso que é importante começar a mergulhar nessa cultura antes mesmo de comprar as passagens.

Converse com nativos Que tal bater um papo com aquela “senhorinha” chinesa do seu bairro?

Aí vem a pergunta: como fazer isso? A resposta é simples: por que não buscar o contato com comunidades chinesas que vivem aqui no Brasil? Ou mesmo, usar a internet para corresponder-se com nativos da língua?

Existem fóruns e sites que contam com canais específicos para comunicação em chinês. Você pode acessar um deles e ter a oportunidade de entrar em contato com falantes nativos ou mesmo estudantes da língua de diversas partes do mundo. Além da prática do mandarim, essa comunicação certamente proporcionará um importante intercâmbio cultural.

Outras formas de conseguir contato com falantes de chinês são:

  • Frequentar bairros chineses presentes na maioria das grandes cidades brasileiras;
  • Conversar com o dono daquele comércio chinês que fica perto da sua casa. Pode ser que, no início, haja algum estranhamento, mas com o tempo você perceberá que uma simpatia vai nascendo;
  • Falar a seus colegas de faculdade ou trabalho sobre os seus estudos da língua chinesa. Pode ser que algum deles conheça alguém que também está aprendendo o idioma. Dessa forma, será possível praticarem juntos;
  • Participar de grupos do Facebook de chineses em sua cidade.

Esses são apenas alguns exemplos de atitudes que podem ajudá-los a conseguir parceiros para praticar chinês.

Estude a história da China

Quando experimentamos um prato saboroso, queremos imediatamente conhecer os ingredientes, certo? Com o aprendizado da língua chinesa ocorre algo parecido.

Para aprender de fato a língua chinesa, é importante estudar a história da China e suas dinastias. A cultura do país é muito rica, uma verdadeira porta aberta para a música, artes e literatura. É por isso que tentar aprender puramente o idioma, sem conhecê-la, seria um verdadeiro desperdício.

Saiba o que está estudando Aprender sobre a história chinesa é como conhecer os ingredientes do seu prato preferido.

Estudar história permite conhecer a biografia de grandes imperadores lendários que marcaram a cultura do país e cujos legados ainda são significativos nas tradições atuais. A partir do conhecimento de grandes personagens da História da China, será possível ainda entender melhor os caracteres utilizados na escrita.

O chinês surgiu há mais de 2.000 anos e só a história é capaz de nos fazer entender as diversas transformações que o idioma sofreu ao longo desse tempo.

Assista a filmes com áudio original

Para quem já alcançou níveis avançados no mandarim, é possível ousar: experimente assistir a um filme chinês com áudio original e legenda em chinês.

Se você é iniciante, pode assistir aos filmes legendados em português. Dessa forma, você começa a se acostumar com a fonética chinesa, bem diferente do que estamos habituados.

De início, poderá parecer bem estranho, mas trata-se de um treinamento cognitivo. Mesmo que você não compreenda, por enquanto, todo o teor do discurso, o seu cérebro se acostumará com os tons, frases e expressões típicos da língua.

Dessa forma, você impulsiona sua memória auditiva e aperfeiçoa a pronúncia. Isso sem contar a verdadeira imersão cultural proporcionada por esse hábito.

E então? Que tal começar a procurar agora mesmo por esses meios de aprender chinês de forma prática e descontraída?

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar