Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais materiais para praticar esportes de combate?

De Glicia, publicado dia 26/01/2019 Blog > Esporte > Boxe > Equipamentos indispensáveis para todo boxeador

Escolher seu equipamento de boxe de acordo com a modalidade que você quer praticar é muito importante! Luvas de boxe, capacete, protetor bucal, caneleiras, entre outros equipamentos são essenciais para praticar o esporte com segurança.

O boxe faz parte da família de esportes de combate usando o pé e/ou o punho para derrotar seu oponente. Existem diferentes tipos de boxe, cada um com suas regras próprias. Assim, podemos distinguir diferentes estilos: boxe francês (savate), boxe inglês (derivado do pugilismo), ou ainda boxe tailandês e boxe americano.

No passado, o boxe era praticado com as mãos nuas e sem nenhuma regra. Muitas vezes o combate só terminava com a morte de um dos lutadores ou competidores!

A prática do pugilismo remonta ao século VIII a.C., na Grécia Antiga.  Nesta época as únicas regras estabelecidas eram que apenas se poderia atacar com os punhos e os concorrentes deveriam envolver os dedos com tiras de couro. Também não existiam categorias baseadas no peso dos atletas.

Os equipamentos de proteção são relativamente novos no mundo dos esportes de combate. Antes do século XX, o boxe era praticado de forma clandestina, durante brigas e acertos de contas. Foi apenas quando a disciplina foi reconhecida como um esporte que as regras surgiram, e junto com elas os equipamentos de proteção.

Se você está pretendendo começar a praticar este esporte, saiba que você vai precisar investir em alguns equipamentos. Mas não se desespere, neste artigo nós te explicamos quais equipamentos você deve comprar e porque. Continue conosco!

Equipamentos para praticar boxe francês

Para frequentar uma academia de boxe francês (savate), é preciso ter um mínimo de equipamentos que garantam sua segurança e integridade física.

Saiba que, o equipamento de proteção no boxe francês serve, como o nome indica, para protegê-lo de possíveis ferimentos e machucados. O capacete, por exemplo, protegerá seu crânio de traumatismos graves.

boxe francês, a escolha do seu equipamento Quais os equipamentos necessários para praticar o boxe savate?

As luvas de boxe, acessório indispensável em qualquer modalidade do esporte, protege sua mão, mas também reduz o impacto dos socos em seu oponente. De forma geral, os acessórios de proteção no boxe servem para proteger ambos os lutadores, pois têm a função de minimizar o efeito dos golpes.

As luvas distribuem o impacto do golpe, o capacete protege a caixa craniana enquanto as caneleiras evitam contusões que podem ser causadas por conta dos choques perna contra perna.

Para escolher os acessórios certos, você deve considerar um conjunto de critérios:

  • Seu peso,
  • Sua altura,
  • Material dos equipamentos,
  • Qualidade e eficiência do material,
  • Seu orçamento,
  • Etc.

As luvas devem ser usadas mesmo durante um treino com patas de urso ou saco de pancadas. Dar socos em um saco de pancadas com as mãos nuas pode causar cortes e queimaduras devido ao atrito.

Mas quais são os acessórios e roupas ideais para compor um equipamento de boxe completo?

Para manter uma boa mobilidade e conseguir realizar movimentos rápidos, os boxeadores costumam usar calças ligeiramente coladas ao corpo, feitas de tecido leve e flexível, como as calças legging de esporte. Além disso, os boxeadores também usam sapatos de boxe, que garantem uma grande mobilidade e controle do equilíbrio.

Outros acessórios usados no boxe francês:

  • Protetor bucal,
  • Bandagem de boxe,
  • Protetor genital (obrigatório para os homens),
  • Protetor de seios (as mulheres podem escolher usá-lo ou não),
  • Caneleiras,
  • Cotoveleiras (opcional),
  • Capacete (recomendado em lutas de boxe amador, geralmente ele não é obrigatório em competições de boxe profissional).

Saiba mais sobre equipamentos para boxe savate.

Equipamentos para praticar boxe inglês

No boxe inglês – também chamado de “nobre arte” –  é permitido socos no rosto, na cabeça e no busto, nunca abaixo da cintura. Golpes com os pés são proibidos, diferentemente do boxe francês ou do muay thai.

pugilismo, a escolha do material adequado Quer fazer aulas de boxe inglês? Não se esqueça de enfaixar bem suas mãos!

Assim, você precisa de menos acessórios para praticar boxe inglês do que para praticar outras modalidades do esporte. As luvas, como em qualquer esporte de combate que permite socos, são indispensáveis. Você também vai precisar de bandagens, que devem ser usadas por baixo da luva em qualquer esporte de luta.

Além disso, no boxe inglês também é recomendável usar um capacete, para amortecer os impactos na cabeça e evitar traumatismos. O uso de protetor genital é opcional, tendo em vista que no boxe inglês não há golpes na parte inferior do corpo.

Para escolher sua luva de boxe, você deve levar alguns critérios em consideração. Por exemplo, o tamanho da luva é geralmente escolhido de acordo com seu peso. O peso, ou tamanho das luvas, é indicado em onças, (Oz) e varia de 6 a 16 Oz.

Veja aqui a escala de peso de acordo com o tamanho das luvas (1 Oz = 28.3495 gramas):

  • 6 Oz : menos de 50 kg,
  • 8 Oz : de 51 a 63 kg,
  • 10 Oz : de 64 a 74 kg,
  • 12 Oz : de 75 a 90 kg,
  • 14 Oz e 16Oz : mais de 90 kg.

Como o boxe inglês é um esporte onde o movimento das pernas e a agilidade são extremamente importantes, você vai precisar de bons sapatos de boxe, que tenham solas macias e garanta boa estabilidade para os tornozelos.

Veja aqui tudo que você precisa para praticar boxe inglês!

Equipamentos para praticar boxe tailandês

Este esporte, também conhecido como muay thai, teve sua origem no kung-fu chinês e nas práticas e técnicas de luta ancestrais das artes marciais tailandesas e requer ter uma excelente condição física.

Diz-se que no boxe tailandês “todos os golpes são permitidos”, e não é para menos. Para lutar boxe thai você precisa usar tanto os membros superiores, como os inferiores. Por esta razão, é necessário usar luvas de boxe e ataduras, protetores bucais, caneleiras ou tornozeleiras.

muay thai, quais equipamentos para lutar O boxe tailandês é um dos mais violentos!

As luvas têm sido usadas na prática do boxe thai  desde a década de 1920, quando a disciplina deixou de ser apenas um treinamento militar e se tornou um esporte de combate regularizado.

As luvas permitem que os impactos dos golpes sejam minimizados, evitando assim o risco de lesões graves tanto para quem ataca como para quem recebe o golpe. As ataduras, normalmente usadas por baixo da luva, servem para proteger as falanges e os metacarpos, bem como para regular a transpiração.

Como no boxe inglês e francês, o peso das luvas é indicado em onças, (Oz) e varia de 6 a 16 Oz. É importante ressaltar que, quanto mais a luva é pesada, maior é a superfície de impacto e, portanto, menor é a potência do soco. É por isso que é recomendado o uso de luvas pesadas (14 oz) para treinamentos sem confronto direto.

É importante escolher o seu par de luvas apropriado para o seu peso, pois luvas inadequadas podem danificar as mãos durante o combate ou mesmo durante o treino com um saco de pancadas.

No muay thai usa-se muito os joelhos e as pernas para dar golpes no adversário. Assim, é necessário uma proteção adaptada aos joelhos e às canelas, pois os choques repetitivos podem, a longo prazo, causar lesões ósseos e articulares que tendem a piorar com a velhice.

Assim, as joelheiras e caneleiras são recomendadas para o treinamento e obrigatórias em combates, para evitar qualquer fratura irreversível. No entanto, é aconselhável não usar caneleiras para treinar com patas de urso ou sacos de pancada para habituar os membros a receberem o impacto do golpe.

Quer começar a praticar boxe tailandês? Veja quais equipamentos para muay thai!

Equipamentos para praticar boxe americano

O boxe americano possui regras mais flexíveis e permite o contato próximo entre os adversários. Possuindo regras muito diferentes das outras modalidades como boxe inglês, boxe francês ou ainda boxe tailandês, o esporte nasceu nos Estados-Unidos e focaliza seu ponto alto na aproximação física entre os dois boxeadores.

boxe americano, materiais importantes A luva de boxe é indispensável em todos os estilos do esporte.

As origens deste esporte de combate tipicamente americano vêm do karatê e do boxe tradicional inglês (pugilismo). O contato próximo não apenas é permitido, como é também incentivado: os competidores devem, dessa forma, mostrar força e concentração para atacar de forma eficaz.

O equipamento de proteção no boxe e em todos os esportes de luta é essencial, pois como seu nome indica, permite que os lutadores se protejam.

Também conhecido como kickboxing, o boxe americano é um estilo de boxe que usa os punhos e os pés. O kickboxing não permite golpes nas pernas, mas permite o uso das mesmas para golpear o adversário na região do torso. O boxe inglês usa a técnica do pugilismo, ou seja, de ataque com os punhos , bem como os pés, muito usados em diferentes artes marciais. Os golpes, tanto com os punhos quanto com os pés, podem alcançar o busto e a cabeça.

Os golpes ao oponente podem ser bastante violentos, motivo pelo qual é necessário, seja no boxe amador ou profissional, usar equipamentos para se proteger.

Assim, capacete de boxe, protetores bucais, luvas, protetor genital, caneleiras e sapatos de boxe aparecem como o aparato completo para praticar o boxe americano com toda a segurança.

Além da proteção, também é necessário pensar no conforto. Usar roupas adequadas e que permitem maior liberdade de movimentos é essencial!

Saiba mais sobre acessórios para boxe americano.

Como em qualquer tipo de boxe  (boxe francês, boxe inglês, boxe tailandês, etc) há golpes proibidos e golpes acidentais. O treinamento de boxe não será, então, possível sem um mínimo de equipamentos de segurança.

Como você deve ter notado, alguns equipamentos são usados em todos os estilos de boxe, como por exemplo, as luvas. Outros, são reservados às modalidades que usam além dos punhos, os pés, pernas e joelhos. Nestes casos, é preciso usar caneleiras e/ou joelheiras.

De forma geral, todos os esportes de combate exigem que os lutadores se protejam minimamente. Apesar de se tratar de um esporte violento, o boxe não incita a violência. Muito pelo contrário! O esporte possui valores como respeito, disciplina e humildade, e justamente por isso pode ser praticado por qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças ou adolescentes.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar