Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais materiais necessários para a aula de muay thai?

De Glicia, publicado dia 21/01/2019 Blog > Esporte > Boxe > Equipamento para praticar boxe tailandês

Para fazer aulas de boxe tailandês – uma das artes marciais mais completas que existe – necessita-se não apenas de um bom conhecimento das técnicas, mas também de um bom equipamento de proteção.

Classificado no ocidente como um estilo de arte marcial que usa os punhos e os pés, na realidade, no boxe tailandês (ou muay thai, como é popularmente conhecido) os lutadores podem usar os punhos, os cotovelos, os pé e os joelhos.

Na tailândia, o esporte é o  ganha-pão de aproximadamente 200 mil pessoas, entre elas lutadores, agentes e patrocinadores. O boxe tailandês teria surgido há 2 mil anos, inspirado principalmente do kung-fu chinês e de outras lutas.

A história do muay thai começou na China: forçados a deixar seu país, agricultores chineses partiram para  as terras férteis no território onde hoje fica a Tailândia. Para se defenderem, desenvolveram um método de autodefesa que viria a se tornar o muay thai.

O boxe tailandês é um dos estilos de boxe mais violentos.  Todo golpe visa nocautear o adversário. Ao longo dos treinamentos, as canelas são duramente castigadas até se tornarem armas. Foi apenas no  século XX que a modalidade  ganhou regras, limitando assim, sua agressividade.

Como você provavelmente já percebeu, para praticar  boxe tailandês o equipamento de proteção é indispensável. Neste artigo trouxemos algumas dicas para ajudá-lo a escolher o material adequado para o esporte.

E confira também nosso artigo sobre equipamentos que todo boxeador precisa!

O equipamento tradicional do boxe tailandês

Este esporte que teve sua origem no kung-fu chinês e nas práticas e técnicas de luta ancestrais das artes marciais tailandesas, requer ter uma excelente condição física.

acessórios para se proteger no muay thai O boxe tailandês só se tornou um esporte a partir do século XX.

Diz-se que no boxe tailandês “todos os golpes são permitidos”, e não é para menos. Para lutar boxe thai você precisa usar tanto os membros superiores, como os inferiores. Por esta razão, é necessário usar luvas de boxe e ataduras, protetores bucais, caneleiras ou tornozeleiras.

Mas, nem sempre foi assim…

Originalmente, o muay thai era o esporte dos reis tailandeses. Foi o monarca Naresuan, O Grande que teria criado um decreto tornando o muay thai obrigatório para seus soldados no final do século XVI.

Com o tempo, a arte marcial dos reis tornou-se muito popular na Tailândia e mais e mais pessoas começaram a praticar o boxe tailandês. Entretanto, como na época não existiam muitas regras e o uso de equipamentos de proteção não era obrogatório, o número de praticantes com ferimentos graves só crescia.

Outra curiosidade sobre o boxe tailandês é que o esporte  fazia parte da educação infantil na década de 1920, mas foi proibido na década de 1930 devido ao número excessivo de lesões sofridas pelos praticantes, que ainda não tinham equipamentos para praticar o esporte com segurança.

Os praticantes de combates costumavam usar um short largo de algodão, que ia até o joelho, chamado de gung gaeng kaa guay. Por cima do shorts, eles usavam o sarong, um pedaço de tecido retangular de pelo menos 1 metro de largura.

O sarong É uma peça de vestuário  mista, típica do sudeste asiático e usada por mulheres, homens ou crianças. Pode ser amarrado no lado, frente ou simplesmente envolvido sobre a cintura.

Esta vestimenta esportiva ancestral enfatizava o conforto dos praticantes, permitindo-lhes maior agilidade nos movimentos, além de representar  uma proteção – ainda que não muito eficiente – das partes genitais. O lutador também usava uma faixa em volta da cabeça, em guisa de proteção para o boxeador.

Além destes acessórios rudimentares, os lutadores também costumavam enrolar as mãos e os punhos com ataduras, para aumentar a potência dos golpes e evitar machucados graves nas mãos.

Foi a partir do século XX que o boxe tailandês se tornou um esporte profissional. Com a profissionalização surgiram novas regras, que garantiam a integridade física dos participantes, além de novos equipamentos de proteção.

Saiba mais sobre equipamentos para boxe savate.

Como escolher suas luvas de boxe tailandês?

As luvas têm sido usadas na prática do boxe thai  desde a década de 1920, quando a disciplina deixou de ser apenas um treinamento militar e se tornou um esporte de combate regularizado.

luvas de boxe, material insipensável Tanto no boxe tailandês, como em outros tipos de boxe, as luvas devem ser escolhidas de acordo com o peso do lutador.

As luvas permitem que os impactos dos golpes sejam minimizados, evitando assim o risco de lesões graves tanto para quem ataca como para quem recebe o golpe. As ataduras, normalmente usadas por baixo da luva, servem para proteger as falanges e os metacarpos, bem como para regular a transpiração.

Como no boxe inglês e francês, o peso das luvas é indicado em onças, (Oz) e varia de 6 a 16 Oz. É importante ressaltar que, quanto mais a luva é pesada, maior é a superfície de impacto e, portanto, menor é a potência do soco. É por isso que é recomendado o uso de luvas pesadas (14 oz) para treinamentos sem confronto direto.

É importante escolher o seu par de luvas apropriado para o seu peso, pois luvas inadequadas podem danificar as mãos durante o combate ou mesmo durante o treino com um saco de pancadas.

Veja aqui a escala de peso de acordo com o tamanho das luvas (1 Oz = 28.3495 gramas):

  • 6 Oz : menos de 50 kg,
  • 8 Oz : de 51 a 63 kg,
  • 10 Oz : de 64 a 74 kg,
  • 12 Oz : de 75 a 90 kg,
  • 14 Oz e 16Oz : mais de 90 kg.

Um outro critério que deve ser levado em consideração na hora de escolher seu par de luvas, é o nível de prática. Quem já está no nível profissional deve optar sempre por luvas  de couro, muito mais resistentes. Já os lutadores que estão no nível iniciante, podem optar por luvas de plástico ou couro sintético.

Bem mais baratas que as luvas de couro, as luvas de materiais sintéticos permitem se iniciar no boxe sem precisar gastar muito logo de cara!

Geralmente você consegue comprar luvas e outros acessórios diretamente na academia, se esta for especializada em esportes de combate. Mas, também é possível comprar suas luvas em lojas de equipamentos esportivos, como Decathlon, por exemplo.

Ou ainda, em sites especializados como o Centauro, ou outros sites como Mercado Livre e Lojas Americanas. Os preços de um par de luvas de muay thai varia em torno de R$80,00 e R$160,00.

Veja aqui tudo que você precisa para praticar boxe inglês!

Outros acessórios para praticar boxe thai

Os competidores também devem se preocupar em proteger suas mandíbulas com um protetor bucal e os membros inferiores para conseguir dar os golpes sem se machucar muito. Uma prática segura do esporte é essencial para manter a integridade física dos lutadores.

lutar boxe tailandês com a proteção adequada O boxe thai é um dos esportes de combate mais violentos.

Protetor bucal

Um protetor bucal serve para proteger a região da boca, seja no boxe thai, boxe inglês, francês ou outros esportes de combate. Seu uso é obrigatório em dojos e academias de boxe e artes marciais.

O protetor bucal é feito de material sintético e é inserido na boca antes do combate ou treino para proteger os dentes, a língua e as mandíbulas.

Para ser eficaz, um bom protetor bucal deve se adaptar à forma das mandíbulas e dos dentes, para evitar que eles se choquem ao receber um chute ou um soco.

Portanto, é necessário moldar o protetor bucal. Para tal, basta fervê-lo e esperar um pouco para evitar queimaduras. Quando estiver morno, coloque-o na boca e morda forte para que o mesmo pegue a forma dos seus dentes.

Capacete

Necessário para o treinamento, o capacete também é obrigatório em competições de boxe amador, porque protege a cabeça e previne lesões (mas não protege contra contusões).

Um bom capacete é aquele que possui tamanho, material e acolchoamento adaptados para absorver o impacto de um golpe. Para escolher seu capacete corretamente, você deve levar em consideração alguns critérios, tais quais:

  • Seu gosto pessoal, o que vai influenciar no formato, cor e conforto;
  • O guarda-queixo, que não deve ser nem muito apertado, nem muito frouxo;
  • O acolchoamento, pois o capacete deve ser capaz de absorver os impactos;
  • O preço, pois investir em um capacete muito caro logo de início não é necessário.

Protetor genital masculino

Para evitar golpes nas partes genitais, os homens precisam usar uma proteção especial nesta área do corpo. O uso de protetor genital é estritamente obrigatório em todas as modalidades de boxe e artes marciais onde é permitido golpes na parte de baixo do corpo. Ele de ver usado tanto durante os treinos na academia de boxe, quanto no ringue, durante um combate.

proteção para a cabeça boxe tailandês O uso do capacete também é essencial para praticar muay thai com segurança.

Joelheira

No muay thai usa-se muito os joelhos para dar golpes no adversário. Assim, é necessário uma proteção adaptada aos joelhos, pois os choques repetitivos podem, a longo prazo, causar lesões ósseos e articulares que tendem a piorar com a velhice.

Além disso, a joelheira visa proteger o joelho, mas também o parceiro que recebe um golpe. Protetores de joelho são essenciais para quem treina regularmente.

Caneleiras

Lembre-se que no boxe tailandês,  golpes usando as pernas também são permitidos. Assim, os lutadores devem usar caneleiras para evitar de agredir muito esta região do corpo.

As caneleiras são recomendadas para o treinamento e obrigatórias em combates, para evitar qualquer fratura irreversível. No entanto, é aconselhável não usar caneleiras para treinar com patas de urso ou sacos de pancada.

A razão é muito simples: para habituar os membros a receberem o impacto do golpe.

Saiba mais sobre acessórios para boxe americano.

Agora que você conhece o equipamento necessário para praticar muay thai, não deixe de conferir todas as ofertas de aulas no Superprof.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar