Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais materiais necessários para a aula de full contact?

De Glicia, publicado dia 25/01/2019 Blog > Esporte > Boxe > Equipamentos para praticar boxe americano

O boxe americano possui regras mais flexíveis e permite o contato próximo entre os adversários. Possuindo regras muito diferentes das outras modalidades como boxe inglês, boxe francês ou ainda boxe tailandês, o esporte nasceu nos Estados-Unidos e focaliza seu ponto alto na aproximação física entre os dois boxeadores.

As origens deste esporte de combate tipicamente americano vêm do karatê e do boxe tradicional inglês (pugilismo). O contato próximo não apenas é permitido, como é também incentivado: os competidores devem, dessa forma, mostrar força e concentração para atacar de forma eficaz.

A idéia de praticar artes marciais com o contato e usando luvas de boxe veio do famoso ator Bruce Lee, conhecido por ter feito inúmeros filmes sobre artes marciais. Ele incentiva o combate corpo a corpo real com uso de equipamentos de proteção como caneleiras, capacete de boxe e as famosas luvas!

Se você tem interesse por este esporte de combate, veja aqui nosso guia para escolher os equipamentos adequados ao boxe americano.

E confira também nosso artigo sobre equipamentos que todo boxeador precisa!

A importância de se proteger no boxe americano

O equipamento de proteção no boxe e em todos os esportes de luta é essencial, pois como seu nome indica, permite que os lutadores se protejam.

Como mencionamos anteriormente, o boxe americano nasceu nos Estados-Unidos e junto com ele surgiu também o termo kickboxing. Este termo se refere a um grupo de esportes de combate e artes marciais que usam tanto os punhos quanto os pés. No sentido amplo do termo, diversas artes marciais podem ser nomeadas como kickboxing.

treinamento de boxe na academia O boxe é um esporte de combate, e como tal, possui regras que devem ser respeitadas pelos lutadores.

O kickboxing não permite golpes nas pernas, mas permite o uso das mesmas para golpear o adversário na região do torso. Este esporte usa a técnica do pugilismo, ou seja, de ataque com os punhos , bem como os pés, muito usados em diferentes artes marciais. Os golpes, tanto com os punhos quanto com os pés, podem alcançar o busto e a cabeça.

Os golpes ao oponente podem ser bastante violentos, motivo pelo qual é necessário, seja no boxe amador ou profissional, usar equipamentos para se proteger.

Assim, capacete de boxe, protetores bucais, luvas, protetor genital, caneleiras e sapatos de boxe aparecem como o aparato completo para praticar o full contact com toda a segurança.

Este equipamento esportivo ajuda a proteger-se contra golpes adversos, mas também limita o impacto de golpes no oponente, permitindo que ambos os competidores lutem sem ferimentos.

Além da proteção, também é necessário pensar no conforto. Usar roupas adequadas e que permitem maior liberdade de movimentos é essencial!

Como em qualquer tipo de boxe  (boxe francês, boxe inglês, boxe tailandês, etc) há golpes proibidos e golpes acidentais. O treinamento de boxe não será, então, possível sem um mínimo de equipamentos de segurança.

Mas fique tranquilo, você não vai sair da aula de boxe com nariz quebrado! O boxe é um esporte com regras e valores a serem respeitados. Ao contrário do que muitos possam pensar, não se trata de incitar a violência.

Vale ressaltar que esportes de combate e artes marciais são dois conceitos diferentes, mesmo que algumas disciplinas sejam classificadas nas duas categorias, e que historicamente as duas noções estejam fortemente vinculadas uma à outra. Uma arte marcial é, por definição, uma “arte de guerra”, ou seja, um combate onde tudo é permitido para se defender e derrotar seu oponente.

Já um esporte de combate pode ser praticado em competições e possui regras específicas que garantem a integridade física dos participantes. Desta forma, o esporte de combate se afasta do combate real, no entanto a maioria dos esportes de luta são classificados como uma arte marcial.

Então, não deixe de praticar um esporte de combate por medo de se machucar gravemente. Até porque, nas academias os alunos geralmente usam sacos de pancada para treinar os golpes. Os participantes também podem treinar o combate corpo à corpo com a supervisão do professor. O objetivo das aulas são, geralmente, melhora do condicionamento físico e da composição corporal, trabalho cardiovascular e definição muscular.

Saiba mais sobre equipamentos para boxe savate.

Os acessórios indispensáveis no boxe americano

No que se refere à roupa, o boxe americano exige que o praticante use shorts de boxe e proteção para os pés, um tipo de sapato feito de material flexível que ajuda no equilíbrio e agilidade.

a importância de proteger a cabeça na luta de boxe A finalidade do capacete é evitar contusões e fraturas no crânio.

Os homens praticam o esporte sem camisa, já as mulheres usam um top com proteção para os seios, pois como os golpes na parte do busto são permitidos, um soco na região dos seios pode ser extremamente doloroso.

Os competidores de boxe americano usam uma faixa cuja cor indica o nível do lutador. As cores das faixas são branco, amarelo, laranja, verde, azul, marrom e preto, como no karatê.

O que você vai precisar para sua aula de boxe americano?

Mochila esportiva

O interesse de ter uma mochila esportiva é, obviamente, poder carregar todos os seus acessórios de boxe com facilidade! Você encontra mochilas esportivas em qualquer loja esportiva, como na Decathlon, por exemplo.

Para escolher uma boa mochila, prefira as que possuam a parte de dentro acolchoada, pois são mais resistentes. Também é interessante que a mochila tenha compartimentos, para você poder organizar melhor suas coisas.

Capacete de boxe

Obrigatório em torneios e campeonatos, mas opcional durante o treinamento de boxe, o capacete de boxe full contact é recomendado, pois protege a cabeça contra golpes, especialmente durante as sessões de sparring.

Um bom capacete é aquele que possui tamanho, material e acolchoamento adaptados para absorver o impacto de um golpe. Para escolher seu capacete corretamente, você deve levar em consideração alguns critérios, tais quais: o conforto, a maleabilidade do guarda-queixo (nem muito apertado, nem muito frouxo), a capacidade de absorção de impactos e o preço, obvio.

Protetor bucal

Praticar esportes de combate sem protetor bucal não é uma boa ideia. Este acessório, muito fácil de ser encontrado e com preço acessível, protege seus dentes e suas mandíbulas dos socos recebidos.

O protetor bucal é feito de material sintético. É necessário moldar o protetor bucal para que ele se adapte à anatomia da sua mandíbula. Para tal, basta fervê-lo e esperar um pouco para evitar queimaduras. Quando estiver morno, coloque-o na boca e morda forte para que o mesmo pegue a forma dos seus dentes.

Você encontra tutoriais de como moldar corretamente o protetor bucal no Youtube!

Luvas e bandagens

Quem iria querer boxear com as mãos nuas e ferir os ossos do metacarpo? Provavelmente, ninguém! E é para isso que servem as luvas de boxe, assim como as bandagens. Um par de luvas de boxe é essencial para evitar lesões, treinar e receber uma boa preparação física.

porque enfaixar as mãos para lutar boxe As bandagens protegem as mãos ao mesmo tempo que aumentam a potência do soco.

As luvas são geralmente feitas de plástico, materiais sintéticos ou couro. As luvas feitas de couro são, obviamente, mais caras e de melhor qualidade, pois são geralmente mais agradáveis ao toque e possuem maior durabilidade.

Os boxeadores profissionais optam, quase sempre, por luvas de couro. Já o iniciantes podem comprar uma luva de material sintético para treinar e mudar conforme forem aperfeiçoando a técnica.

O objetivo das bandagens é proteger a arma mais importante de um boxeador, ou seja, as mãos!

As bandagens (ou ataduras), normalmente são usadas por baixo da luva, e servem para proteger as falanges e os metacarpos, bem como para regular a transpiração. Elas pressionam todas as juntas por igual para que o choque seja distribuído por todo o punho.

Então, as principais funções das bandagens são proteção e higiene. O uso de ataduras também ajuda a aumenta a potência dos golpes, visto que as mãos estão protegidas pelas luvas.

Caneleiras e protetor genital

Ainda que no boxe americano os golpes na parte inferior do tronco sejam proibidos, ninguém está ao abrigo de receber um chute na área genital por acidente. Assim, é fortemente aconselhado o uso do protetor genital.

Note que em outras modalidades de lutas como muay thai ou no MMA, o uso de uma coquilha protetora é obrigatório, tendo em vista que estes esportes permitem golpes na parte inferior do corpo.

As caneleiras são indispensáveis, pois evitam de agredir tanto as tíbias. Elas são recomendadas para o treinamento e obrigatórias em combates, para evitar qualquer fratura irreversível. No entanto, é aconselhável não usar caneleiras para treinar com patas de urso ou sacos de pancada, para habituar-se ao impacto dos golpes.

Note que o boxe full contact é praticado sem camisa para homens, já as mulheres terão que comprar um protetor de seios, com duas coquilhas protetoras que servem para proteger os seios em caso de golpes na região do busto.

Veja aqui tudo que você precisa para praticar boxe inglês!

Boxe americano: algumas definições

Quando se é um iniciante, muitas vezes não sabemos que não há apenas uma forma de boxe, mas sim várias modalidades do esporte, cada uma com suas regras próprias.

especificidades do boxe full contact Entenda como surgiu o boxe americano.

O boxe faz parte da família de esportes de combate usando o pé e/ou o punho para derrotar seu oponente. Existem diferentes tipos de boxe, cada um com suas regras próprias. Assim, podemos distinguir o boxe francês (savate) do boxe inglês (pugilismo), ou ainda do boxe tailandês do boxe americano.

O boxe americano é uma disciplina inspirada do boxe inglês e nasceu nos Estados-Unidos entre as decádas de 1960-1970, sob o impulso do pugilista Joe Lewis (1944-2012).

Mas, quem mais contribuiu para popularizar o esporte foi o ator Bruce Lee. Veio dele a idéia de praticar artes marciais usando luvas de boxe.

O boxe americano também é conhecido como kickboxing, pois usa os os pés e os punhos, mas os golpes são dados apenas na parte superior do corpo. No sentido mais amplo do termo, diversas outras artes marciais também podem ser classificadas como kickboxing.

Os equipamentos de proteção são relativamente novos no mundo dos esportes de combate. Antes do século 20, o boxe era praticado com as mãos nuas e de forma clandestina, durante brigas e acertos de contas. Foi apenas quando a disciplina foi reconhecida como um esporte que as regras surgiram, e junto com elas os equipamentos de proteção.

Quer começar a praticar boxe tailandês? Veja quais equipamentos para muay thai!

Gostou das nossas dicas sobre boxe americano? Agora que você já sabe o que precisa para praticar a disciplina com segurança, não deixe de conferir as ofertas de aulas no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar