Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais materiais necessários para fazer aulas de pugilismo?

De Glicia, publicado dia 25/04/2019 Blog > Esporte > Boxe > Equipamento para praticar boxe inglês

Fazer aulas de boxe implica, como em qualquer esporte, mobilizar um orçamento dedicado exclusivamente aos gastos relacionados ao seu treinamento, como por exemplo: mensalidade de uma academia ou personal trainer, assim como gastos com equipamentos.

A princípio a conta pode parecer um pouco salgada, mas se levarmos em consideração todos os benefícios do boxe para a saúde e bem-estar, o preço pago vale muito a pena.

É muito comum as pessoas buscarem aulas de boxe inglês porque querem aprender a lutar e saber se defender. Mas, apesar do domínio da técnica e dos  movimentos ajudarem na defesa pessoal, este não é o único motivo que torna o boxe um esporte interessante.

como se proteger de ferimentos no boxe Para praticar boxe com segurança, você precisa estar devidamente protegido!

O esporte traz inúmeros outros benefícios para sua vida, como:

  • 6 Oz : menos de 50 kg,
  • 8 Oz : de 51 a 63 kg,
  • 10 Oz : de 64 a 74 kg,
  • 12 Oz : de 75 a 90 kg,
  • 14 Oz e 16Oz : mais de 90 kg.

Para quem quer perder peso ou definir o corpo, o esporte está entre as melhores opções de atividade física. Em 60 minutos de treino o participante pode queimar entre 500 e 1000 calorias. O treinamento é intenso e inclui desde pular corda, fazer abdominais, dar socos em sacos de pancada, até corrida e exercícios de agilidade.

Entretanto, para praticar o pugilismo com segurança é importante estar bem equipado, pois isto evitará riscos de ferimentos graves ou fraturas.

Neste artigo separamos algumas dicas para ajudá-lo a escolher o equipamento adequado para praticar boxe inglês.

E confira também nosso artigo sobre equipamentos que todo boxeador precisa!

Qual a melhor forma de começar a praticar boxe?

Antes de entrarmos no assunto sobre equipamentos e acessórios propriamente dito, vamos falar um pouco sobre a melhor forma de começar a praticar boxe com segurança.

Após meses de reflexão você finalmente decidiu levar o esporte a sério e deseja começar a praticar boxe? Antes de se inscrever na academia, saiba que o boxe é um esporte que exige muita disciplina para obter progresso.

Os esportes de combate são particularmente exigentes e demandam uma boa preparação física. Se você deseja praticar boxe com o intuito de participar de competições oficiais, a exigência é ainda maior!

Por isso, é importante começar no esporte com uma base sólida e treinar com os melhores profissionais do ramo. Nós acreditamos que praticar boxe com um professor particular traz muitas vantagens, como aulas individuais e personalizadas, um acompanhamento frequente, dicas e conselhos de um profissional qualificado, além da comodidade de fazer suas aulas na sua própria casa

Com um professor particular você poderá ter aulas de:

  • Diferentes tipos de boxe: inglês, francês, thai, etc;
  • Aulas de boxe combinadas com exercícios para tonificar e definir os músculos;
  • Aulas de defesa pessoal;
  • Aulas de MMA;
  • Treinamento e preparação para uma competição;
  • E muito mais.

Além disso, um bom professor irá  montar um treino que corresponda aos seus objetivos e nível de prática do esporte, ele também poderá adaptar os horários das aulas de acordo com sua disponibilidade.

Em quanto tempo é possível ficar bom no boxe?

As primeiras aulas de boxe servirão para apresentar ao aluno o espaço onde tudo acontece no boxe, ou seja, o ringue. Além, claro, das principais regras do esporte. Se você já é um ávido fã de lutas de boxe na televisão ou na vida real, você avançará mais rápido nesses pontos.

O mesmo é válido para os termos específicos para a disciplina e ao que eles se referem: KO, direita, uppercut, punho, footwork, peso leve, cordas, canto, fora de alcance…

aprender boxe com professor particular Um coach de boxe poderá te ajudar a aprender as bases do boxe e a progredir no esporte respeitando seus limites.

A velocidade da progressão dependerá em grande parte da motivação do candidato, das suas capacidades físicas inatas, mas também da regularidade das aulas e da qualidade pedagógica do professor escolhido.

Seja exigente consigo mesmo, mas não se esqueça de descansar de vez em quando, especialmente porque aconselhamos que você combine a prática do boxe com a de outro esporte (fisiculturismo, corrida, bicicleta, HIIT, etc.)

Após cerca de 20 horas de aula, a maioria terá alcançado um certo domínio das técnicas de base, o que lhes permitirá partir para um confronto direto com o adversário.

A experiência da primeira luta, mesmo como amador, deixará você com uma lembrança inesquecível!

Quais são as vantagens de fazer boxe com um professor particular?

Para entender melhor quais são os benefícios de fazer aula particular de boxe, precisamos primeiro entender quais são as diferenças comparado aos cursos coletivos oferecidos em academias.

Em uma academia, as aulas são em grupo e os alunos são, geralmente, separados por nível. Nós aconselhamos que você escolha uma academia especializada em boxe ou esportes de combate, se você deseja ter acesso a aulas mais técnicas.

Uma desvantagem de aulas em grupo é que se você é debutante no boxe, você vai demorar mais para aprender os movimentos básicos e algumas semanas vão se passar até que você se sinta confiante. Isso porque em uma aula coletiva o professor precisa dar atenção para todos os alunos.

Outro particularidade é que a aula vai ser mais generalizada, de forma que todos possam entender e aprender. Além disso, é impossível ter o acompanhamento do professor. Durante as aulas ele terá que estar atento a diferentes alunos e muitas vezes não poderá reservar um momento para responder às suas dúvidas.

Por outro lado, com um professor particular você terá acesso à aulas individuais e personalizadas, um acompanhamento frequente, dicas e conselhos de um profissional qualificado, além da comodidade de fazer suas aulas na sua própria casa se você desejar.

Se você é iniciante, pode fazer uma primeira aula gratuita com os melhores atletas e profissionais esportivos, que te darão dicas e conselhos para seguir um plano de treinamento totalmente adaptado, de acordo com seus objetivos. Mais especificamente, um coach particular de boxe vai te ensinar tudo que você precisa saber sobre o esporte.

Outra super vantagem de treinar com um professor particular de boxe é a facilidade em conciliar o esporte com sua agenda. Se você tem uma rotina corrida, por exemplo, com pouco tempo livre para praticar esportes, optar por um professor a domicílio é a solução mais adaptada.

Além de montar um treino que corresponda aos seus objetivos e nível de prática do esporte, ele também poderá adaptar os horários das aulas de acordo com sua disponibilidade.

Como escolher suas luvas de boxe inglês?

Luvas de boxe estão entre os equipamentos básicos de qualquer boxeador ou praticante de esportes de combate que usem os punhos para defesa e ataque.

A principal finalidade das luvas – acessório que não deve nunca faltar na sua mochila de academia se você pratica boxe –  é proteger os metacarpos. Além disso, as luvas diminuem o impacto do soco dado ao adversário, ao mesmo tempo que limitam o risco de cortes e outros ferimentos.

O boxe é um esporte relativamente violento, no qual os golpes são dados no rosto e no busto do adversário. O combate à mãos nuas, ou seja, sem a proteção oferecida pelas luvas, é proibido pela federação de boxe.

proteção para as mãos no boxe As luvas são o acessório mais importante para o boxeador.

Que se trate de luvas de boxe profissionais ou de treinamento, elas são a principal “ferramentas de trabalho” de qualquer boxeador, seja ele campeão mundial, amador ou iniciante que pratica o esporte apenas como atividade física.

Uma luva de boxe consiste em três partes: a mão e os dedos, o polegar e o pulso. O acolchoamento da luva ajuda a prevenir entorses e distensões quando você mantém a guarda (defesa) e quando você ataca.

É importante notar que as luvas são escolhidas em função do peso do lutador. O peso das luvas é indicado em onças, (Oz) e varia de 6 a 16 Oz.

Veja aqui a escala de peso de acordo com o tamanho das luvas (1 Oz = 28.3495 gramas):

  • 24 a 30 kilos : 6 Oz,
  • 30 a 45 kg : 8 Oz,
  • 45 a 60 kg : 10 Oz,
  • 60 a 75 kg : 12 Oz,
  • 75 a 90 kg : 14 Oz,
  • Mais de 90 kg : 16 Oz.

É importante escolher o seu par de luvas apropriado para o seu peso, pois luvas inadequadas podem danificar as mãos durante o combate ou mesmo durante o treino com um saco de pancadas.

Um outro critério que deve ser levado em consideração na hora de escolher seu par de luvas, é o nível de prática. Quem já está no nível profissional deve optar sempre por luvas  de couro, muito mais resistentes. Já os lutadores que estão no nível iniciante, podem optar por luvas de plástico ou couro sintético.

Bem mais baratas que as luvas de couro, as luvas de materiais sintéticos permitem se iniciar no boxe sem precisar gastar muito logo de cara!

Geralmente você consegue comprar luvas e outros acessórios diretamente na academia, se esta for especializada em esportes de combate. Mas, também é possível comprar suas luvas em lojas de equipamentos esportivos, como Decathlon, por exemplo.

Ou ainda, em sites especializados como o Centauro, ou outros sites como Mercado Livre e Lojas Americanas. Os preços de um par de luvas de muay thai varia em torno de R$80,00 e R$160,00.

Saiba mais sobre equipamentos para boxe savate.

Qual a finalidade das bandagens no boxe inglês?

Ouvimos muito falar sobre as bandagens usadas no boxe, mas pouca gente sabe para que elas servem de fato. O objetivo das bandagens é proteger a arma mais importante de um boxeador, ou seja, as mãos!

aprender a enrolar bandagem de boxe As bandagens protegem as mãos e as juntas, evitando fraturas.

As bandagens (ou ataduras), normalmente são usadas por baixo da luva, e servem para proteger as falanges e os metacarpos, bem como para regular a transpiração. Elas pressionam todas as juntas por igual para que o choque seja distribuído por todo o punho.

Então, as principais funções das bandagens são proteção e higiene. O uso de ataduras também ajuda a aumenta a potência dos golpes, visto que as mãos estão protegidas pelas luvas.

Existem diferentes tipos de bandagens e o critério mais importante na hora de escolher é o conforto. Veja os diferentes tipo:

  • Bandagem de algodão com velcro,
  • Bandagem elástica, também com velcro (bandagem mexicana),
  • Luvas de proteção com gel, usadas em baixo da luva de boxe.

Nós não aconselhamos as luvas de proteção, pois elas não oferecem o mesmo tipo de suporte que uma bandagem convencional. As luvas em gel não endurecem seu punho quando você fecha as mãos, deixando suas falanges muito “soltas”.

Quer começar a praticar boxe tailandês? Veja quais equipamentos para muay thai!

Como enfaixar suas mãos com as bandagens de boxe

O tamanho ideal das bandagens é 5 metros, mas quem tem mãos pequenas pode usar uma de 3 metros. Para enfaixar as mão com as bandagens é super simples, mas precisa de um pouquinho de técnica.

  1. O primeiro passo é colocar o começo da bandagem no dedão. Em seguida, dê a primeira volta por trás da mão. É importante você começar pelas costas da mão para que a bandagem aperte suas falanges quando você fechar o punho;
  2. Depois, passe a bandagem 3 ou 2 duas vezes em volta do punho. Aqui, oferecemos proteção para o punho. Alguns lutadores preferem deixar a bandagem um pouco solta nos punhos, para facilitar cruzados e uppercuts com ângulo maior;
  3. Passe a faixa 3 vezes ao redor da palma da mão sem se preocupar muito em cobrir as juntas por enquanto;
  4. Faça 3 “X” entre os dedos. Passe primeiro a faixa entre o dedo mindinho e o anelar, em seguida cubra as costas da mão. Repare que a faixa formará um “X” nas costas da mão. Depois repita esse mesmo processo passando entre o dedo anelar e médio e entre o médio e o indicador;
  5. Passe a bandagem agora ao redor do polegar. Volte para a palma da mão ao invés de passar totalmente ao redor do polegar. Isso aumenta a proteção no polegar e trava a bandagem no lugar para que ela não se solte enquanto você luta;
  6. Este é o passo mais importante pois é ele que vai garantir que suas juntas estão bem protegidas. Passe a faixa 3 vezes ao redor das juntas e se sobrar bandagem faça mais 1 “X” ou 2 nas costas da mão para garantir proteção extra.

Caso você não consiga seguir corretamente nosso passo a passo, aqui está um tutorial que ensina uma outra forma de colocar as bandagens corretamente.

Outros acessórios de proteção para boxe inglês

Para treinar com patas de urso ou no saco de pancadas na academia, o único acessório indispensável são as luvas.

lutar boxe com segurança Além das luvas, você também vai precisar de sapatos adaptados para o boxe.

Se você pretende participar de competições de boxe profissional ou amador, saiba que dentro do ringue é necessário usar outros equipamentos de proteção como:

  • Protetor bucal,
  • Capacete,
  • Protetor genital masculino,
  • Sapatos adaptados para o boxe.

Vejamos mais em detalhes para que servem todos estes equipamentos.

Protetor bucal

Um protetor bucal serve para proteger a região da boca, seja no boxe thai, boxe inglês, francês ou outros esportes de combate. Seu uso é obrigatório em dojos e academias de boxe e artes marciais.

O protetor bucal é feito de material sintético e é inserido na boca antes do combate ou treino para proteger os dentes, a língua e as mandíbulas. Para ser eficaz, um bom protetor bucal deve se adaptar à anatomia das mandíbulas e dos dentes, para evitar que eles se choquem ao receber um chute ou um soco.

Capacete

Necessário para o treinamento em clubes de boxe, o capacete também é obrigatório em competições de boxe amador, porque protege a cabeça e previne lesões, apesar de  não protege contra contusões.

Um bom capacete é aquele que possui tamanho, material e acolchoamento adaptados para absorver o impacto de um golpe. Para escolher seu capacete corretamente, você deve levar em consideração alguns critérios, tais quais: o conforto, a maleabilidade do guarda-queixo (nem muito apertado, nem muito frouxo), a capacidade de absorção de impactos e o preço, obvio.

Protetor genital masculino

Para evitar golpes nas partes genitais, os homens precisam usar uma proteção especial nesta área do corpo. O uso de protetor genital é estritamente obrigatório em todas as modalidades de boxe e artes marciais onde é permitido golpes na parte de baixo do corpo. Ele de ver usado tanto durante os treinos na academia de boxe, quanto no ringue, durante um combate.

As mulheres, no entanto, devem usar uma proteção na área dos seios, pois golpes nesta região podem ser bem dolorosos.

Sapatos de boxe

O boxe inglês proíbe o uso de golpes com os pés, ao contrário do boxe francês. Assim, o uso de caneleiras não é necessário para a prática do boxe inglês.

Em contrapartida, é um esporte no qual estamos constantemente em movimento e que exige agilidade nos movimentos das pernas e dos pés. Dessa forma, o uso de sapatos adaptados é essencial para quem pratica boxe inglês. Um bom par de sapatos irá garantir uma grande mobilidade e controle do seu equilíbrio.

Saiba mais sobre acessórios para boxe americano.

Agora que você já sabe tudo sobre os acessórios indispensáveis no boxe, pronto para entrar no ringue?

Quais as diferenças entre o boxe feminino e masculino?

Não é novidade que cada vez mais as mulheres têm se interessado pelos esportes de combate. Atividades consideradas muito masculinizados até alguns anos atrás, hoje em dia as artes marciais, em especial o boxe, têm se adaptado para agradar ao público feminino.

mulheres que lutam boxe O boxe é um esporte que pode ser praticado por homens e mulheres!

Diferentes modalidades derivadas do boxe surgiram para responder a demanda feminina, como o aeroboxe, uma versão fitness do boxe tradicional, ou ainda o funcional fight, focalizado essencialmente nas necessidades e objetivos das mulheres.

O boxe é um dos esportes mais completos que existe, pois além de queimar gordura e ajudar no emagrecimento, ele também é um treinamento de força, ajudando a aumentar a velocidade, a resistência e manter o corpo em ótima saúde. Uma hora de treino de boxe queima entre muitas calorias.

De forma geral, qualquer pessoa que não tenha nenhum problema de saúde ou restrição médica pode praticar boxe. Mas então, por que fala-se tanto em boxe feminino e boxe masculino?

Esta nada mais é do que uma maneira de falar. Não existe boxe feminino e masculino, a não ser quando nos referimos às categorias de competição em torneios e Jogos Olímpicos, mas as regras do esporte são as mesmas para ambos os sexos.

O que existe, e que pode ser classificado de forma genérica pelo termo “boxe feminino”, são modalidades derivadas do boxe e de outros esportes de combate que foram desenvolvidas levando em consideração a demanda do público feminino.

As mulheres geralmente buscam atividades que ajudam a modelar e tonificar o corpo, mas muitas delas não tem interesse no confronto direto. Assim, “boxe feminino” é um termo genérico usado para classificar estas atividades. Aliás, sempre que o citarmos neste e em outros artigos do mesmo tema, estaremos nos referindo às modalidades fitness, praticadas em academias.

Recapitulando os temas abordados no nosso artigo

Neste artigo nós trouxemos para você alguns aspectos importantes sobre os equipamentos necessários para praticar a nobre arte. Os equipamentos de proteção são indispensáveis para praticar a disciplina com segurança e evitar lesões.

Para o boxe inglês você precisa basicamente de:

  • luvas
  • Bandagens
  • Protetor bucal
  • Protetor genital masculino (as mulheres não precisam usar protetor genital)
  • capacete
  • sapatos de boxe

Em algumas modalidades as mulheres devem usar uma proteção para a região dos seios, mas não é o caso no boxe inglês.

As luvas são os acessórios mais importantes no boxe. A principal finalidade das luvas  é proteger suas mãos. Além disso, as luvas diminuem o impacto do soco dado ao adversário, ao mesmo tempo que limitam o risco de cortes e outros ferimentos.

Resumidamente, neste artigo nós abordamos:

  • O interesse de começar a fazer aulas de boxe com um professor particular e como isso pode te ajudar a progredir rapidamente no esporte;
  • Em quanto tempo é possível aprender boxe e ficar bom no esporte;
  • As vantagens das aulas particulares de boxe em comparação às aulas em academias;
  • Como escolher seu par de luvas de boxe;
  • Um mini tutorial para aprender as enfaixar corretamente as mãos;
  • Os principais acessórios de proteção usados no boxe inglês;
  • As principais diferenças entre boxe feminino e masculino.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar