Página principal
Dar aulas

Faça aulas de xadrez em São Paulo!

🥇 Os melhores profissionais de xadrez de São Paulo
🙋‍♂️ 57 mentores
🔒 100% seguro
✏️ Passe Aluno ilimitado

Qual é o seu nível?

Aulas particulares com Superprof

Nossa seleção de profissionais de zadrex em São Paulo

Ver mais professores

5.0 /5

Dos mentores Star com uma avaliação média de 5.0 estrelas e mais de 22 avaliações recebidas.

53 R$/h

é o preço médio/hora de um curso de xadrez. E 97% dos instrutores oferecem a primeira aula de xadrez gratuita.

6 h

Em um estalar de dedos: o tempo médio de resposta dos mentores é de 6h.

1

Encontre o tutor de xadrez ideal em São Paulo

Consulte os perfis dos mentores de xadrez livremente e entre em contato com o profissional perfeito em São Paulo, que atenda seus critérios (preço, tipo de jogo, novas jogadas, regras, aulas em casa ou ao ar livre...) e tenha aulas personalizadas e no seu tempo.

2

Planeje seus cursos de xadrez em São Paulo com um profissional qualificado

Converse com os professores particulares de xadrez em São Paulo e explicite suas necessidades e disponibilidades. Você pode programar suas aulas de xadrez e definir seus objetivos diretamente com o profissional.

3

Viva novas experiências e aprenda vários jogos de tabuleiro!

O Passe Aluno te dá um acesso ilimitado a todos os coachs, instrutores e professores em São Paulo durante 1 mês. Um mês inteiro para descobrir novas paixões com professores incríveis em São Paulo.

Nossos antigos alunos de São Paulo
avaliam seus profes de xadrez

5.0
Sergio beni Professor xadrez

Sergio é uma ótima pessoa, um instrutor incrível, as aulas com ele fluíram bastante e de ótimo conteúdo. Muito obrigado.

5.0
Ricardo Professor xadrez

Ricardo é simplesmente uma pessoa que nasceu para o que faz. Possui uma metadologia incrível e transpira paixão pelo xadrez. Recomendo demais para todos que queiram melhorar no jogo ao mesmo tempo em que convivem com uma pessoa agradável ao...

Felipe azzi, há 6 meses

5.0
Thifanni Professor xadrez

Ótima professora. Chega em todas as aulas com pontualidade e com um material preparado. Tem um conhecimento absurdo e consegue compartilha-lo com facilidade. Recomendo muito!

Bruno, há 6 meses

5.0
Paulo Professor xadrez

Tive uma ótima experiência de aula com o Paulo. Me passou tanta informação que a única dúvida que me ficou é se eu realmente vou ser dedicado nos meus estudos pra fazer jus a um professor tão atencioso e dedicado. Foi preciso nas suas...

Eduardo, há 7 meses

5.0
Leopoldo tetsuo Professor xadrez

Minha mãe AMOU fazer aulas com o Leopoldo! Ele conseguiu fazê-la jogar online (o que eu não imaginei que ela conseguiria), ensinou teoria de xadrez (ela estuda xadrez há anos), deu dicas de campeonatos e sites onde se pode jogar. Obrigada!!!

Renata, há 7 meses

5.0
Thifanni Professor xadrez

Excelente professora! Didática impecável! Muito atenciosa. Sabe exatamente o que precisamos para evoluir, e a cada segundo de aula, aperfeiçoa o nosso jogo. A aula é muito bem preparada e dividida. Flui muito bem, e nem percebemos o tempo...

Fuad, há 8 meses

Veja nossa lista completa de professores de xadrez no Brasil:

Como encontrar a aula de xadrez ideal para mim em São Paulo?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, aprender a jogar xadrez não é impossível ou algo distante. De fato, com apenas algumas aulas de xadrez em SP, você já poderá começar a entender os fundamentos por trás do jogo. São mais de 50 professores particulares disponíveis para todas aplicações e níveis, desde crianças até idosos.

E, embora os especialistas discordam sobre a idade ideal para começar o xadrez - alguns dizem que podem ser iniciadas aos 3 anos, enquanto outros recomendam começar aos 7 - todos concordam que o xadrez oferece benefícios incríveis para impulsionar o desenvolvimento do cérebro de crianças de todas as idades.

Quer saber mais sobre esse tipo de aula? Aqui estão alguns pontos essenciais para começar!

O que é o xadrez?

Xadrez é um jogo que acontece em um tabuleiro e envolve duas pessoas. Cada jogador tem dezesseis peças que pode mover, respeitando certas regras, no tabuleiro dividido em sessenta e quatro caixas ou casas. 

O objetivo é derrubar o rei do oponente, para o qual é possível capturar as várias peças do jogador oposto durante a partida. As peças têm nomes, quantidades e movimentos diferentes no jogo: 

  • um rei, que se move  em qualquer direção, porém apenas uma casa por vez,
  • uma rainha, que se movem em qualquer direção direta - seja horizontal, vertical ou diagonal - e em distâncias ilimitadas, desde que estejam livres;
  • duas torres que fazem apenas movimentos na mesma linha de caixas - seja na horizontal ou vertical, mas em quantidades ilimitadas de acordo com a disponibilidade do espaço;
  • dois cavalos, movimentando-se em L ou “um-dois” - ou seja, uma caixa em uma direção e mais duas na perpendicular do primeiro movimento ou duas na primeira direção é mais uma na perpendicular - e atenção: quando a casa de saída do Cavalo for preta, a casa de chegada sempre será branca, e o mesmo vale para o início de um movimento na caixa branca, sempre será concluído em uma caixa preta;
  • dois bispos que só fazem movimentos na diagonal, porém ilimitado de acordo com os espaços vagos e de acordo com a cor da sua casa de início do jogo: o bispo que inicia em uma caixa branca, só pode transitar nas casas brancas, enquanto quem inicia com o bispo em uma casa preta, só pode movimentar tal peça nas casas pretas; 
  •  e oito peões, que se movem apenas para frente, de uma em uma caixa - exceto o primeiro movimento que pode ser de duas - e só capturam peças na diagonal imediata. Os peões são as únicas peças que não podem fazer movimentos “para trás”, tendo sempre suas jogadas sendo direcionadas na direção do início do tabuleiro ocupada pelo adversário.  

A captura de peças sempre marca a caixa em que a peça que está tomando ação ficará assim que completar o movimento. Vence quem captura o rei do adversário. 

O que é necessário para jogar xadrez? 

Para jogar xadrez, você precisará de:

  • Um tabuleiro de xadrez: um tabuleiro de xadrez é composto por 64 caixas: 32 caixas claras (chamadas de caixas brancas) e 32 caixas escuras (chamadas de caixas pretas).
  • Peças: cada jogador tem 16 peças no início do jogo. Um dos jogadores joga com as peças claras e o outro com as peças escuras.

Pêndulo: os pêndulos são usados durante as competições para limitar o tempo de reflexão de cada jogador.

Vantagens de fazer aulas de xadrez

Já está considerando entrar em um curso de xadrez? Aqui vão alguns benefícios dessa atividade! 

1. Aulas de xadrez ajudam a prevenir a doença de Alzheimer

Ao jogar xadrez, a parte mais ativa do nosso corpo é o cérebro, que é muito importante realizar exercícios regulares para mantê-lo saudável. 

De fato, um estudo médico mostrou que jogar xadrez reduz o risco de demência e previne seus sintomas, porque jogar xadrez desenvolve o funcionamento do cérebro.

Isso, por sua vez, também pode reduzir os impactos da doença de Alzheimer, ansiedade e depressão. Um estudo recente mostrou que pessoas com mais de 75 anos envolvidas em atividades físicas, assim como xadrez, têm menos chances de desenvolver demência do que pessoas que não jogam jogos de tabuleiro.

2. O xadrez desenvolve seus dendritos

Imagine uma antena que recebe sinais de outros lugares: quanto mais antenas você tiver, mais sinais você recebe, mais forte o sinal se tornará.

Assim são os dendritos do cérebro, ramos em forma de árvore que levam sinais de outras células neurais para os neurônios aos quais estão ligados. 

Então, aprender a jogar xadrez, especialmente desde cedo, faz com que esses dendritos mantenham-se ativos, sem parar. E como o aprendizado do xadrez é uma atividade contínua, o impacto será muito positivo.

3. O xadrez aumenta o QI de seus filhos

O xadrez é, sem dúvida, o jogo que aumentará o QI do seu filho e isso não é surpresa. Um estudo mostrou que 4.000 meninos e meninas venezuelanos apresentaram pontuações de QI maiores após 4 meses de ensino de xadrez.

Portanto, fazer aulas de xadrez pode dar resultado também no aumento da inteligência. E é uma boa ideia investir nessa atividade.

4. O xadrez aumenta as habilidades de resolução de problemas

Em nosso mundo em rápido desenvolvimento, enfrentamos muitos problemas e obstáculos em todas as fases da vida. Alguns dos problemas estão sendo resolvidos, outros não, por causa da falta de habilidades de tomada de decisão e concentração, por exemplo.

Usar jogos de resolução de problemas para se preparar para situações cotidianas pode ser muito importante, Além disso, essas atividades podem ajudar na independência e autoconfiança.

Gostou de saber mais sobre as aulas de xadrez? Então não deixe de começar a trabalhar nessa atividade com um curso de xadrez em SP! 

Perguntas frequentes:

♟ Qual a quantidade de professores de xadrez disponíveis em São Paulo?

Sao mais de 57 professores que dão curso de xadrez na Superprof.

 

Primeiro, ver a tarifa do professor e ter certeza que cabe no seu orçamento. Segundo, saber qual nível de xadrez você quer aprender para encontrar um monitor que dê aulas desse estilo ou nível desejado de aprendizado. Terceiro, onde irão ser ministradas as aulas, se o superprofessor se desloca ou se é você que vai até a casa do professor. E, por último, se ele fornece o material necessário, se possui um espaço adaptado, livros, tabuleiros. Isso tudo vai ajudar tanto a você quanto ao professor no desenvolvimento de aulas personalizadas.

 

Todas essas informações e muitos mais, você vai encontrar no anuncio do superprofessor de xadrez.

Na Superprof você vai achar a aula particular de xadrez ideal para você!

🏆 Quais as vantagens de fazer aulas de xadrez?

Xadrez para melhorar a memória, a curto e longo prazo

 

Para aprender um jogo de tabuleiro com êxito, os jogadores devem ser capazes de conhecer as regras do jogo que, diferentemente de outros jogos, mudam de acordo com a peça, como reconhecer quais peças se movem horizontalmente, verticalmente ou obliquamente, identificar e memorizar as diferentes aberturas, etc.

 

Pelo xadrez, os jogadores conseguem ter uma memória constantemente trabalhada e desenvolvem capacidades de memorização e concentração maior que pessoas que não praticam. Não é atoa que muitos pais colocam seus filhos em cursos de xadrez desde muito novos.

O jogo de xadrez envolve estratégia muito além dos outros jogos de tabuleiro, mas também é preciso memorizar os diferentes movimentos das peças, as aberturas dos jogos e em como o adversário vem planejando suas jogadas.

 

🎨 Desenvolvendo a criatividade através do xadrez

 

A criatividade se tornou a chave do sucesso nos negócios hoje em dia mas a criatividade não é algo tão natural assim para todos... Mas, felizmente, a criatividade também é algo que você pode aprender!

 

Como trabalhar de forma efetiva sua criatividade e imaginação com o jogo de xadrez? Quando você faz sua primeira aula de xadrez,você se depara com um tabuleiro, várias pessoas e um mundo de movimentos possíveis, ao se encontrar diante de tal exercício pela primeira vez, você vai imaginar um movimento, vai cometer um erro, vai começar de novo, vai cometer um erro novamente. Este é o momento de aprender. Então, rapidinho, com um pouco de prática, você encontrará sua própria solução e, assim, começará a ganhar suas primeiras fazer seus primeiros xeque-mates! É assim que a criatividade se aflora, lentamente e exercitando a mente todos os dias.

 

🧮 Aumenta seu conhecimento de lógica.

 

Por qual motivo o jogo de xadrez melhora a lógica do jogador?

 

Porque os desafios do xadrez é abordado como um problema matemático: você tem que analisar os dados e estruturar seu pensamento para encontrar uma solução. Observar, analisar, planejar e ver as probabilidades.

 

Não perca mais tempo, comece agora mesmo a desenvolver suas habilidades!

💻 Se não posso encontrar um professor para aulas particulares onde eu moro, existe alguma maneira de ter aulas via webcam?

A maior parte de nossos monitores igualmente proporcionam aulas particulares de xadrez a distancia.

 

As aulas particulares de xadrez por webcam são mais baratas e mais flexíveis.

 

As aulas online de xadrez são uma excelente oportunidade de aperfeiçoar seu nível e otimizar seu tempo com o uso de tecnologias atuais!

💵 Qual é o valor em média de um profe de xadrez em São Paulo?

A aula de xadrez em São Paulo custa em média R$ 53. Você vai ver também que cada anúncio tem um valor, isso se deve ao fato de que na Superprof são os próprios profissionais que definem os valores de suas aulas.

 

Existem três fatores que fazem variar as tarifas, que são:

 

A experiência do tutor de xadrez;
Onde ocorre a aula (por webcam ou na casa do aluno) em função da área geográfica;
O tempo e a periodicidade de aulas.

97 % de nossos instrutores de xadrez oferecem a primeira sessão gratuitamente. Muitos também possuem preços especiais por cursos personalizados.

 

Confira a tarifa dos professores perto de você fazendo uma busca rápida na Superprof.

✍🏻 Qual a média de nota recebida pelos nossos tutores de xadrez em São Paulo

Com um total de 22 recomendações recebidas, os profes de xadrez têm uma nota média de 5.0 de cinco.

Ainda tem alguma dúvida? Consulte nossa seção de perguntas frequentes.

Nossa plataforma possui uma equipe de serviço cliente disponível de seg. à sex. para te ajudar em caso de dificuldade. Você pode entrar em contato por telefone ou por correio eletrônico.