A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

30Por que é importante estudar inglês desde cedo na vida escolar?

Par Fernanda le 28/04/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Qual a vantagem de aprender inglês na escola?
Table des matières

Esta questão vale a pena ser discutida: por que ensinar inglês desde cedo para crianças e jovens em vez de deixá-los decidir mais tarde se eles querem descobrir a língua de Shakespeare?

Sabemos que o cenário educacional do Brasil está longe de ser ideal: se os alunos não possuem bom desempenho nem nas disciplinas ditas obrigatórias, como Língua Portuguesa e Matemática, que dirá da língua estrangeira, geralmente deixada em segundo plano? O problema repousa em diversos fatores: programas inadequados, conteúdos descontextualizados, e faltam iniciativas consistentes e articuladas com a base curricular.

No entanto, existem muitas boas razões que ilustram a importância de estudar inglês durante a sua vida escolar.

Por que aprender Inglês?

Vamos tentar esclarecer alguns desses itens, a fim de convencer os mais céticos!

Quanto mais cedo começa, mais fácil fica

A idade é um trunfo para aprender depressa e bem

O cérebro de uma criança é como uma massinha de modelar nova: é ​​maleável e pode tomar a forma que você deseja. Com a idade, a pasta endurece um pouco e é preciso mais esforço para alcançar o mesmo resultado. Bem conveniente para os mais preguiçosos, não é mesmo?

Além disso, antes de 6 anos, o cérebro da criança está em um estágio ideal para desenvolver o bilinguismo precoce. Descubra agora neste artigo os melhores métodos para ensinar inglês aos jovens.

E não espere o vestibular para começar a aprender de verdade!

Ter um cérebro em pleno exercício

Quando você aprende uma língua estrangeira como o inglês, você exercita intensamente o seu cérebro, o que permite desenvolver as habilidades cognitivas. Assim, podemos aprender mais, mais rápido, e pensar com ainda mais eficiência.

Portanto, nada de protelar a língua estrangeira entre o ensino fundamental e o ensino médio: aprender inglês cedo ajuda a treinar o cérebro e a desenvolver suas capacidades!

Preparar-se para o futuro

Como afirma o neurologista Raphael Bertele, aprender uma segunda língua na infância, neste caso o inglês, desde o ensino fundamental, pode « preparar as mentes (das crianças) para melhor enfrentar os desafios de um mundo multilíngue ».

Em um planeta onde o inglês é encontrado na web em mais de uma página sobre dois, todas as crianças têm total interesse em se preparar para sua vida futura.

Aprender com diversão é tão diferente! Quais são as razões para aprender inglês na escola?

Falar inglês desde cedo economiza tempo

Aprender inglês na escola para não precisar pagar uma aula extra

O tempo de lazer e de descanso é extremamente valioso para as crianças. Para não submetê-los a uma overdose de aulas e de deveres de casa, o fato de que as aulas de inglês estejam integradas ao programa é uma boa.

Há escolas que oferecem o inglês desde a Educação Infantil. Nesses casos, os professores abordam apenas o básico, como aprender a contar, ou então a descrever situações rotineiras todos os dias, ou então trabalha vocabulário através de jogos que podem, inclusive, ser continuados em casa, se a criança tiver interesse.

Para as crianças mais motivadas, cabe aos pais propor aulas extracurriculares de inglês, seja em uma escola de línguas para crianças, seja com um professor de inglês particular.

Aprender outras línguas estrangeiras é mais fácil

Está comprovado: aprender uma língua estrangeira contribui para a aprendizagem de outras línguas! E faz tão bem para os neurônios que ajuda a criar novas conexões ao longo de toda a vida.

Na verdade, quando aprendemos inglês ou qualquer outra língua, estimulamos basicamente 2 capacidades do cérebro:

  • O reconhecimento de sons, que permite compreender as palavras
  • O controle do cérebro sobre o reconhecimento de uma língua em relação a outra

Aprender uma nova língua com uma gramática, uma entonação e um vocabulário próprios é uma ação que usa as mesmas áreas solicitadas ao se aprender inglês.

Um pouco como um corredor de maratona que pretende se envolver em um triatlo.

No Brasil, a necessidade de aprender um idioma estrangeiro está ligada à construção de uma identidade cidadã (BRASIL, 1998), ideia inspirada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), que institui a obrigatoriedade de uma língua estrangeira nas grades curriculares a partir do 5º ano do Ensino Fundamental das redes públicas. No ensino particular, cada escola define o ano de inserção da disciplina.

A partir de que idade podemos aprender inglês? Será que ele está feliz em aprender?

Aumentar a sua capacidade de abstração e a capacidade de compreender os símbolos

Testes clínicos provaram que a aprendizagem de inglês em crianças ajuda a desenvolver abstração e simbolismo.

Crianças que aprendem inglês obtêm melhores resultados em testes analíticos e visuais – em um menor tempo e com menos erros – do que crianças monolíngues.

Vale lembrar que há muita atividade cognitiva no desenvolvimento das habilidades comunicativas em todas as etapas do processo de aprendizagem de qualquer língua estrangeira. Com cerca de 11 anos de idade, os alunos tornam-se mais capazes de compreender, analisar e produzir estruturas linguísticas mais complexas, comparar elementos da língua aprendida com os da materna, à medida que ampliam seu repertório e aprimoram seu desempenho linguístico.

Em suma, as crianças expostas a duas línguas, como o português e o inglês, por exemplo, demonstram uma maior flexibilidade mental e com isso são beneficiadas com:

  • O desenvolvimento da criatividade
  • O aumento da capacidade de adaptação a mudanças
  • Consolidação de autoconfiança

Quem sabe um espírito de Picasso ou de engenheiro pioneiro pode estar escondido naquelas cabecinhas!

Quer saber as 10 razões para aprender inglês e começar pra valer?

Conhecer o mundo o mais cedo possível

Aprender inglês é colocar um pé na cultura anglo-saxônica e ampliar seus horizontes. As crianças e os jovens passam a ter acesso a diferentes tradições (como Ação de Graças, Halloween ou St. Patrick’s Day), com uma riqueza cultural diferente e complementar ao mesmo tempo.

As crianças também podem fazer novos amigos em outros países por meio de correspondência com crianças de outras nacionalidades. Existem muitas empresas de confiança que promovem essas correspondências, seja a partir de cartas de papel reais ou pela net.

Qual a vantagem de fazer amigos de um país anglo-saxão?

  • Aprender a formular pensamentos em outro idioma
  • Aprender a estudar de forma independente com a busca de vocabulário
  • Praticar inglês lendo ou escrevendo e-mails
  • Se interessar concretamente pela vida em outro país

Quando aprendemos inglês relativamente cedo, é natural termos maior curiosidade sobre o que acontece fora do seu próprio país. É também o primeiro passo para se interessar, durante a adolescência, pela mídia internacional ou então por produções audiovisuais estrangeiras (filmes, séries, livros, música, etc.).

Aprender inglês na escola também ajuda atiça a paixão pelas viagens para mais tarde…

As desvantagens de não falar inglês são infinitas!

Seu filho pode, quando chegar o momento certo, passar umas férias no exterior e assim praticar seus conhecimentos e exercitar o seu inglês.

Aliás, para os maiores, aqui estão algumas boas ideias para melhorar o seu inglês durante as férias!

Aprender inglês desde jovem pode trazer muitas vantagens. Pratique a expressão oral desde cedo com seus filhos!

As colônias de imersão bilingue

Se o seu filho tem energia de sobra, não hesite em propor umas férias em colônias bilíngues.

Existe uma gama bastante variada de colônias de imersão de inglês, que podem combinar a aprendizagem de um idioma com entretenimentos de todos os tipos. Os English Camps geralmente são para crianças e jovens entre 6-18 anos e funcionam com perfil de imersão 100% em inglês e também com perfil bilíngue.

Durante a estadia, todos falam em inglês durante todo o dia, desde as instruções mais simples, às atividades, contação de histórias e cardápio na hora da cantina.

Moral da história: antes do seu pequeno embarcar na aventura, prepare juntamente com ele um caderno com as frases básicas e necessárias do dia a dia.

E não se preocupe: mesmo se seu filho não dominar totalmente a língua ainda, os monitores terão paciência e dedicação na hora de orientar e explicar cada atividade ou ação.

Em suma: aprender inglês na escola também é uma forma de ver que nossos vizinhos são diferentes de nós e por isso que temos muito a aprender com eles! (O inverso também é verdadeiro, claro).

Estudar inglês em turmas pequenas permite que o aluno em potencial para ter melhores qualificações, competências e melhorar a expressão oral.
Eu amo fazer minha lição de casa!

Participar sem medo de programas de intercâmbio de estudantes

Quando aprendemos inglês na escola, nós nos sentimos mais familiarizado com a linguagem. Quanto mais você pratica, mais você sabe, o que ajuda muito na autoconfiança.

Se o nível de inglês de seu filho adolescente permitir, é possível optar por programas de intercâmbio, para fazer um estudo no exterior em uma escola de línguas ou até cursar o primeiro ano da Universidade.

No ensino superior, falar inglês abre portas para muitas possibilidades.

Estudar um semestre no exterior permite uma experiência única, que coloca seu filho em contato com jovens de todas as nacionalidades, de todo o mundo. Além disso, a experiência favorece a vivência com o outro e consigo mesmo, promovendo autonomia e maturidade.

Sem contar que os empregadores de todas as grandes empresas e multinacionais apreciam (e muito) os perfis de pessoas que ousaram morar fora do país. Isso demonstra o desejo de aventura, liderança, abertura e capacidade de estudar e trabalhar em pelo menos duas línguas – uma benção nos setores de comunicação, turismo e comércio internacional! Em suma, isso é M-A-R-A!

As razões para aprender inglês nas escolas são muitas: desde a abertura de espírito até o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem.

Será que conseguimos convencê-lo de que seu filho pode começar a estudar outra língua desde cedo? 

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz