Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais os termos ingleses mais difíceis de se pronunciar?

De Marcia, publicado dia 10/04/2019 Blog > Idiomas > Inglês > Palavras que não conseguimos falar em inglês

“Sempre que você achar que uma outra língua é estranha, lembre-se de que a sua também o é: a diferença é que você está acostumado a ela.” – Autor desconhecido

Fato: o inglês é uma língua universalmente conhecida, falada em todo o mundo, e que a cada dia ganha novos falantes. De acordo com a SALIC (uma instituição canadense), de um total de 195 países no mundo, existem 67 nações, das quais o inglês é a primeira língua oficial, e outras 27 das quais é a segunda. Esses números são um exemplo típico de que verbos irregulares são conhecidos por (quase) todos.

Como pronunciar o inglês A dificuldade na pronúncia em inglês não é algo exclusivo seu: trata-se de um fato comum quando estudamos uma língua estrangeira.

Porque sim, seja para vocabulário, gramática, conjugação ou expressão inglesa, é importante saber dominar esta linda língua estrangeira, para nós brasileiros. No entanto, pode acontecer que algumas expressões, por vezes idiomáticas, serem mais difíceis de aprender, do ponto de vista da pronúncia.

Entretanto, você não precisa necessariamente frequentar um curso para aprendê-las. Nós podemos ajudar! Vamos lá?

As dificuldades comuns de pronúncia do idioma inglês

Você já ouviu falar que o português é uma das línguas mais difíceis de aprender? Como tudo é relativo, e todos têm seu próprio ponto de vista, pode ser que, para você, o inglês sim, pareça um idioma difícil de aprender. Mas o fato é que a língua inglesa também tem suas complexidades, que devem ser conhecidas e jamais evitadas. Afinal, para aprender um novo idioma, é necessário levar em conta todos os seus aspectos.

A grande dificuldade, entretanto, está provavelmente ligada à pronúncia, já que todos os países de língua inglesa têm diferenças de entonação e sotaque. Em alguns casos, até mesmo a sílaba tônica muda de lugar de um país para outro. A forma pela qual pronunciamos cada termo anglo-saxão é o que nos permitirá ser entendido ou não por nossos interlocutores. Esta é a razão pela qual assimilar a pronúncia do inglês é importante, por questões de comunicação mesmo.

As frases complexas de se pronunciar, além de serem fundamentais na prática da habilidade de comunicação, são úteis porque acabam se tornando muito bons exemplos da originalidade que, por vezes, a língua inglesa pode mostrar. Além disso, são excelentes exercícios de memorização, distinção de sílabas, assimilação da gramática inglesa, mas também, e acima de tudo, são um ótimo agente de desenvolvimento de pronúncia. Nada como uma boa sentença impronunciável para progredir na linguagem falada do inglês!

Mas então, entre o alfabeto, consoantes com diferentes tonicidades ou palavras técnicas, quais são essas sentenças tão difíceis de pronunciar para o homem comum que não fala inglês? Isto é o que veremos a seguir, a partir de uma pequena seleção de palavras e expressões de todos os tipos, porque a compreensão oral também significa saber como falar corretamente. E lá vamos nós!

Palavras inglesas que temos dificuldades em pronunciar

Assim como acontece com pessoas que não falam português como língua nativa, nossa capacidade de pronunciar certas palavras em outras línguas estrangeiras é por vezes limitada, especialmente em inglês. Esta linguagem usa construções e fonemas que às vezes são estranhos para nós, em nosso léxico, e que não se parecem em nada com a linguagem, que falamos diariamente. É por isso que é importante estar bem focado quando se aprende uma nova língua. Aprender a pronunciar corretamente exige prática.

Como falar inglês corretamente O seu professor de inglês pode ajudá-lo a aprender a pronúncia correta.

Existem, no entanto, termos, que podem parecer muito complicados de se pronunciar, seja você bilíngue ou não. Pequenas palavras que às vezes fazem parte da vida cotidiana de um falante de inglês, às vezes se revelam muito complexas para quem está começando a estudar o idioma. E as razões pelas quais isso acontece podem variar muito. Como exemplos desses termos, podemos citar:

  • Although: Esta palavra, que significa “embora”, é tipicamente um exemplo de termo impronunciável para nós, meros mortais, apesar de ter um significado bastante simples. Tudo isso nos faz entender que tudo é uma questão de aprendizado, seja do inglês, francês, russo ou chinês;
  • Squirrel: Estamos falando apenas de um pequeno animal, o esquilo. Mas uma pronúncia para fazer tremer até mesmo aqueles que já se tornaram bilíngues. Esta é a razão pela qual frequentemente começamos a estudar por um vocabulário mais simples, que se torna acessível a todos;
  • Hierarchy: A palavra hierarquia, que é bastante simples de pronunciar e entender em português, não tem essa mesma característica em inglês. De fato, basta mudar de país para ter uma pronúncia completamente diferente, muito menos usual do que se está acostumado em nosso dia a dia;
  • Throughout: Este termo, que poderia ser traduzido como “todo”, “durante”, é difícil de pronunciar por muitas razões, o que desafia as leis de línguas estrangeiras e particularmente dos falantes nativos do português.Um grande desafio para quem estuda inglês é aprender a falar como um nativo, e isso costuma ser dificultado pela existência de palavras como essa;
  • Colonel: Essa palavra parece inofensiva para se pronunciar em inglês. De fato, enquanto nos sentimos tentados a pronunciar algo como “coronel”, precisamos levar em conta que a pronúncia correta é “ker-nel”, não é interessante?

Fica entendido, portanto, que algumas palavras inglesas são difíceis de pronunciar porque não estamos acostumados a elas. Mas então o que acontecerá quando sentenças forem formadas e elas forem difíceis de pronunciar também? Vamos ver isso agora mesmo!

Frases inglesas complicadas de pronunciar

Existem, portanto, vários tipos de palavras e formas de se expressar na língua inglesa, e as expressões típicas e idiomáticas estão entre elas. Só que, assim como em português (e em espanhol, alemão, francês…), algumas vezes, elas podem soar um pouco mais absurdas que outras, em relação ao significado, mas também à pronúncia. Especialmente quando se é brasileiro, é comum surpreender-se com o significado de uma sentença inglesa, e dizer que nem sequer existe algo parecido em nossa linguagem diária.

Algumas dessas sentenças são construídas de tal maneira que ficam expressamente difíceis de se pronunciar, e isso é intencional: estamos falando dos tongue twisters (equivalentes aos nossos trava-línguas, em português). Elas  podem se tornar um verdadeiro exercício formativo para aqueles que desejam aprender inglês, ser parte de uma espécie de fonoterapia ou simplesmente aparecer naqueles pequenos cursos online que prometem ajudar o estudante a articular melhor em inglês.

Imagine a dificuldade que um estrangeiro teria em dizer “Eu vi um ninho de mafagafos com cinco mafagafinhos. Quem mafagafar, bom mafagafador será”. Não vamos negar que a frase é difícil até para nós, brasileiros.

Um nó na língua Tongue twisters nada têm a ver com torcer a língua. São equivalentes aos nossos trava-línguas.

Viu só? Entenda que a dificuldade em pronunciar frases de outro idioma não são exclusividade de nós, brasileiros, com relação ao inglês. A intenção desse tipo de construção é, especialmente, dificultar a pronúncia, seja para nativos ou aprendizes. Aliás, na maioria dos casos, nem mesmo uma tradução faria sentido, já que as rimas e o jogo de palavras só se torna possível na língua na qual esses versos são criados.

Então, quais são essas expressões inglesas, tão singulares e tão difíceis de pronunciar, muitas vezes até mesmo para os nativos?

Aqui está uma pequena seleção:

  • Six sick slick slim sycamore saplings: Você também tentou pronunciar esta frase sem sucesso? Sim, sim, este é o inglês, obviamente difícil de pronunciar, mesmo para a maioria dos nativos do idioma;
  • A box of biscuits, a batch of mixed biscuits: Aqui, o foco está nas sílabas finais, às vezes difíceis de relacionarmos com uma palavra que começa com uma consoante. Um bom exemplo dos limites da língua inglesa para aqueles que acreditam que entonação é uma dificuldade exclusivamente sua;
  • Peter Piper picked a peck of pickled peppers.
    Did Peter Piper pick a peck of pickled peppers?
    If Peter Piper picked a peck of pickled peppers,
    where’s the peck of pickled peppers Peter Piper picked?: 
    Este poema bonitinho tem, ao final, apenas um conjunto de palavras que envolvem a letra “p”, aliada a vogais de diferentes pronúncias. No entanto, estamos falando de um trava-línguas, que você pode usar para praticar sua pronúncia em inglês.
  • Betty Botter had some butter,
    “But”, she said, “this butter’s bitter.
    If I bake this bitter butter,
    it would make my batter bitter.
    But a bit of better butter–
    that would make my batter better.”
    So she bought a bit of butter,
    better than her bitter butter,
    and she baked it in her batter,
    and the batter was not bitter.
    So it was better Betty Botter
    bought a bit of better butter:
     Decididamente, mais um poema, que seria perfeitamente lindo se pudéssemos pronunciá-lo corretamente. Outra particularidade do inglês, para nosso maior prazer!
  • Unique New York: Na minha cabeça, essa pequena frase parece fácil de se pronunciar, mas pode ser que falantes de outras línguas nativas, que não o inglês, encontrem certas dificuldades.

E você? Também leu tentando pronunciá-las o mais correto possível?

Esclarecendo dificuldades de falar Por mais que você estude inglês, dúvidas de pronúncia sempre vão surgir.

Em suma, será compreendido, com estas pequenas seleções de frases inglesas aprendidas na aula de inglês, que a linguagem de Shakespeare é, como todas as outras línguas, cheia de surpresas, termos difíceis de pronunciar e abreviações para quem (ainda) não a domina, e até mesmo para quem já está se tornando fluente!

E você? Já encontrou o seu professor de inglês? O ideal é começar a praticar agora mesmo!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar