Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guia para ensinar a língua inglesa

De Louizy, publicado dia 06/10/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como dar aulas de inglês?

Você possui um excelente nível de inglês conhece metodologias de ensino e possui uma boa pedagogia para aulas particulares?

Você domina ambas as línguas em todas as suas vertentes: gramáticas, léxica, semântica, literatura, origem, história?

Deseja ministrar curso de ingles, mas tem dúvidas sobre quanto cobrar, onde encontrar alunos em potencial e como seguir um ritmo interessante de aulas?

Não existe uma receita certa a seguir para se tornar um professor de inglês, e por isso criamos este artigo em que você pode sanar suas dúvidas e encontrar a melhor estratégia para começar seus cursos de inglês.

 

O que é preciso saber antes de dar aulas de inglês

Como ensinar a língua inglesa? Veja aqui alguns conselhos:

  • Seja um bom professor

Um bom professor de inglês precisa ter algumas qualidades: paciência, compreensão, estar a escuta, empatia… E, claro, pedagogia.

Lembrando que dar aulas de ingles não é a mesma coisa que um reforço escolar de matemática! Para ser um bom professor é preciso que você fale em inglês o máximo de tempo possível.

Por que não entrar em contato com um mentor pedagogo para pedir alguns conselhos sobre como ensinar de forma eficaz?

Você pode também pedir um conselho para seus próximos, caso você conheça um professor de português, física…

O importante mesmo é você estabelecer uma relação de confiança com seus alunos e assim conseguir criar seus métodos próprios para alcançar os objetivos esperados pelos estudantes.

  • E quanto ao valor de hora/aula?

Estabeleça seus valores de forma correta e diga qualquer outro curso adicional que se faça necessário (como uma taxa de deslocamento), seja sempre transparente.

E para o pagamento, existem várias possibilidades: autônomo, micro-empreendedor, pequena empresa, registro na prefeitura municipal… Você pode decidir o que é mais interessante para você.

– Existem inúmeras plataformas e sites a disposição dos professores particulares de espanhol, português, reforço escolar, matemática, chinês…

Quanto mais você divulgar seu anúncios maiores são as chances de conseguir captar alunos.

 

– Existem vários quadros de aviso em escolas, padarias, salão de beleza… Por que não deixar um pequeno anúncio nestes espaços? (exemplo: curso de ingles no Rio de Janeiro).

– O boca à boca funciona muito bem! Confie em seu potencial e compartilhe com o máximo de pessoas possíveis que você é professor de inglês!

 

Ser bilingue e professor de inglês

Você é bilingue, o que significa que além de falar e ler em inglês você tem a capacidade de pensar e até sonhar em inglês!

Em outras palavras, você domina o inglês como domina sua língua maternal.

Essa super habilidade chega a ser suficiente para se tornar um professor de língua inglesa. Você precisa conhecer alguns pontos sobre ser bilingue.

Procurar conseguir um status que te permitirá lecionar

Para ser professor de inglês você pode ter vários tipos de diplomas diferentes: licenciatura em inglês/português, certificados de inglês e outros tipos de formações menos comuns: engenharia, marketing…

Então, eu posso dar aulas de inglês sendo bilingue?

Independente da sua formação acadêmica você poderá ministrar seu curso de ingles se desejar. No seu caso específico, nenhum tipo de formação será exigida.

Muito pelo contrário, o seu perfil terá um destaque de outros professores certificados!

Se você tiver boas noções de metodologia o aluno vai ficar feliz em ter aulas com uma pessoa que domina a língua inglesa 100%!

A coisa realmente importante é ter um status que te permita receber por suas aulas de forma legal. 

E como se tornar um professor de inglês? Aprendendo a criar seus cursos e adquirindo uma boa pedagogia para suas aulas!

Aprender uma língua estrangeira nem sempre é fácil para o aluno, você precisa ser organizado e ter um bom sistema didático para ensinar seus alunos de uma maneira adaptada, suprindo as exigências de cada perfil diferente.

Quando seu aluno alcançar o seu objetivo, a vitória será de ambos!

Ministrar aulas  não pode ser feita de forma aleatória, você precisa de cumprir algumas etapas antes de embarcar nesta aventura: elaborar um programa, cursos especializados por tema… Informe-se bem antes de começar! O boca à boca pode te trazer muitos alunos, assim como afastas as pessoas que não gostarem de suas aulas, por isso o planejamento e segurança com o que você está propondo é essencial. As pessoas podem começar a nao te recomendarem caso não sintam que você esteja preparando, causando um efeito contrário ao que você deseja.

Você possui as qualidades necessárias? 

Paciência e empatia são qualidades primordiais de um professor particular.

 

Como encontrar alunos para minhas aulas de inglês?

Para conseguir chegar até os alunos, responda algumas questões abaixo:

  • Primeiramente, onde você deseja dar aulas?

Você prefere dar aulas em domicilio ou aulas de inglês online?

Um curso em domicilio te permitirá encontrar alunos em sua redondeza, muitos alunos preferem uma aula tete-à-tete com o professor e, caso você opte por essa opção, é necessário que você calcule sua tarifa pensando no tempo de deslocamento e até qual distância você esta disposto a percorrer para dar aulas.

Hoje em dia as ferramentas para aulas online são inúmeras, te permitindo lecionar seu curso de língua por Skype ou outro dispositivo em tempo real. Além de te possibilitar ter mais horários na agenda, uma vez que você não precisa nem sair de casa.

Você pode também optar por dar aulas tanto online quanto em domicilio! Aplicando tarifas diferenciadas e alternando seus dias de curso entre presencial e online.

Quando você se decidir como prefere lecionar será muito mais fácil encontrar alunos interessando em seu curso de inglês!

  • Converse com as pessoas que te cercam

O seu primo está no terceiro ano se preparando para o ENEM? Peça para que ele informe aos colegas de classe que você possui material para o Exame Nacional (e ofereça aulas ao seu primo também).

Seu sobrinho, afilhado, vizinho é estudante? Peça que ele divulgue suas aulas particulares!

  • Espalhe pequenos anúncios: na padaria, escola do bairro, supermercado, salão de beleza… Utilize os espaços informativos ao seu favor!
  • A Internet é sua melhor aliada

Inscreva-se em várias plataformas e sites diferentes, deixe seu perfil o mais completo possível, de forma que ele seja atrativo para seus alunos em potencial.

Diplomas, certificados, idade, onde você mora, um telefone de contato e também um pouco sobre a metodologia que você utiliza.  Tudo que possa deixar o seu perfil credível. (:

  • As agências que recrutam professores particulares

Se você prefere que terceiros prospectem seus alunos este é o caminho mais interessante. Lembrando que todas as agências pedirão aos professores que passem um teste de inglês antes de se inscreverem, se você se sente confortável com seu nível linguistico, let’t go!

 

As tarifas de um professor particular de inglês

Quanto custa um curso de ingles?

No Superprof, você quem decide o valor hora/aula que deseja fixar levando em consideração suas necessidades pessoais.

O que eu aconselho é de verificar alguns elementos antes de estabelecer seu preço final.

  • Conheça seus concorrentes

Quanto um professor com o perfil similar ao seu cobra por suas aulas particulares?

Se seu vizinho possui as mesmas habilidades que você e possui o mesmo nível de formação e cobra R$ 55,00 você não irá colocar sua tarifa muito acima disso.

  • Tenha um perfil atraente

Se você é iniciante no mundo de aulas particulares, ofereça uma tarifa atrativa aos seus alunos, para que você tenha um bom retorno e possa treinar suas habilidades por um preço justo ao aluno.

Que tal oferecer uma tarifa degressiva para a compra de pacotes de aula ou oferecer uma primeira aula gratuita?

  • A experiência se paga

Se você é um professor experiente, proponha tarifas diferenciadas pela idade do aluno ou tipo de aula que ele busque. Proponha alguns pacotes de aula fechado, como ‘Inglês para Viagem’, ‘Inglês para Negócios’, ‘Inglês para testes oficiais’, etc.

Acima de tudo, saiba como vender o seu peixe! Faça um video de um pedacinho de suas aulas, seja claro na sua proposta e passe segurança aos seus futuros alunos.

 

Como organizar seu curso de inglês

Primeiramente é necessário que você levante algumas informações sobre o perfil de seu aluno.

  • Qual a idade do aluno?

Ensinar para um estudante do fundamental é bem diferente que pra um do ensino médio. Para o primeiro caso, você pode utilizar alguns jogos educativos, por exemplo.

  • É essencial que você conheça o nível de inglês de seus alunos: iniciante, intermediário ou avançado?

Inglês para todas as idades e perfil, OK, mas para cada público, uma metodologia. É necessário que você se adapte sempre ao nível e necessidades de seu aluno.

Organize suas aulas conforme as necessidades do aluno, focar em suas dificuldades para que ele alcance seus objetivos é o diferencial do professor particular.

Um aluno opta pelo professor particular exatamente por este diferencial: ter uma aula totalmente planejada para suas necessidade. Algo que não é possível quando o aluno faz um curso de inglês em escola ou por agências.

  • Ensinar o inglês para iniciantes é também mais complicado, pois quando o aluno não possui uma base da língua é necessário focar em todas as bases para que ele entenda.

Os verbos irregulares, vocabulários específicos ou com uma temática diferenciada (com o inglês para negócios), gramática inglesa e a expressão oral devem ser levados em consideração para estes alunos.

Você pode verificar em sites oficiais sobre os métodos de ensino eficazes para este tipo de aluno.

  • Para o aluno que deseja ser bilingue em inglês priorize a expressão oral.

Mesmo levando em conta a parte oral, não negligencie o restante do aprendizado. É importante que o aluno enriqueça seu vocabulário e nível gramatical também. Proponha algumas leituras mais complexas, textos mais literários. Quanto mais ele ler e praticar a língua, mais rápido ele alcançará o desejado bilinguismo.

  • Se um aluno se prepara para passar obter um certificado de inglês (TOEIC, TOEFL, etc), busque exercícios preparatórios e os testes passados disponíveis na internet, existem também alguns sites de teste de nível de inglês, que ele poderá treinar.
  • Você poderá também atender alunos que precisam de reforço escolar.

Neste caso, você deve buscar conhecer o motivo em que o aluno tem encontrado dificuldades, peça as últimas provas, busque entender suas dúvidas para conseguir ir direto nas dificuldades do aluno. Caso seja um reforço para uma prova que ainda virá, solicite o caderno do aluno para entender o que ele vem aprendendo.

Existe também alunos que precisam de um acompanhamento do famoso “para casa”, onde você deverá acompanhar o aluno ao longo do ano, propondo também exercícios para as dificuldades que você perceber que ele tenha, assim ele sentirá segurança em avançar dentro da sala de aula também.

Uma coisa eu posso te garantir: você se sentirá muito feliz com o avanço dos seus alunos!

Para ajudar estes alunos especificamente, você pode buscar utilizar  jogos online de palavras e verbos em inglês que ele tenha dificuldade de entender. Proponha também palavras-cruzadas com substantivos e advérbios, por exemplo. Quando o aluno descobre que pode aprender brincando ele terá muito mais facilidade em absorver sobre o assunto, além de ficar feliz em ter as aulas de reforço!

Afinal, existe uma maneira mais legal de aprender que com métodos lúdicos que farão nem perceber o tempo passar? Isso sim é o trabalho de um super professor!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 7 votos)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ricardo Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Ricardo
Convidado
Ricardo

TAmbém sou professor de inglês e quem gosta de lecionar é uma carreira muito bonita