Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quer profissionalizar o seu serviço de reforço escolar?

De Fernando, publicado dia 19/02/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Como escolher os cursos particulares?

Sua filha ou seu filho estão fazendo aulas particulares, como é o caso de um número cada vez maior de brasileiros? Seja para entender melhor as disciplinas que já estão sendo passadas na escola, para retomar conhecimentos que serão importantes para um processo seletivo específico ou para melhorar as notas em uma matéria em especial, entre várias outras razões, o curso particular tem múltiplas facetas.

A tutoria é uma maneira importante também de colocar mais professores no mercado de trabalho e de incentivar o estudo constante. Examinemos juntos as complexidades deste mundo extracurricular e o apoio financeiro ao qual você pode ser elegível.

Este artigo pode ajudar professores que desejam dar aulas particulares e também pais e/ou contratantes que desejam escolher os melhores meios de criar esse relacionamento da maneira correta e construtiva.

Confira a seguir algumas dúvidas importantes que fazem parte da  hora de consolidar o reforço escolar como um serviço.

Construa sua carreira como tutor O reforço escolar é um desafio para professores

Por que escolher o apoio acadêmico para o seu filho?

As salas de aula estão cada dia mais cheias, os professores mais sobrecarregados e os alunos também. Com isso, o sucesso do aluno precisa ser construído além das horas que ele passa na escola.

É do interesse dos alunos ter uma supervisão extra para completar a lição de casa e os estudos, trabalhando esse reforço como uma atividade extra curricular de extrema importância. Esta tutoria pode assumir a forma de atualizações ou aulas domésticas, entre grupos de estudos e aulas particulares.

Esta é uma das melhores maneiras de superar dificuldades acadêmicas e deficiências na educação nacional tão denunciadas pela mídia. O Brasil já diminuiu bastante os índices de repetência e evasão escolar entre os alunos de todos os níveis de ensino, mas ainda assim é preciso investir em uma melhoria contínua dos rendimentos desses estudantes.

Todas as disciplinas podem ser reforçadas com o apoio acadêmico, dependendo das necessidades de cada jovem.

Entre as disciplinas mais básicas, a matemática é muitas vezes preferida, mas o português não é deixado de fora quando se trata de entender melhor a disciplina. E essas duas matérias são muito importantes para os próximos passos de qualquer aluno, já que as operações matemáticas e a lógica, assim como a interpretação de texto e a boa redação, são essenciais para outras disciplinas, como física e história, por exemplo.

As aulas de idiomas também são a principal preocupação de alguns pais: ter um bom nível de inglês, com pronúncia impecável, é essencial para uma vida acadêmica e profissional satisfatória em algumas profissões, além de serem importantes para os relacionamentos e aprendizados extra classe.

De acordo com as necessidades pessoais de cada estudante, a ajuda com a lição de casa de geografia ou de biologia pode ser necessária para recuperar a autoconfiança do aluno que está passando por dificuldades.

Na era digital, muitas plataformas permitem selecionar professores de acordo com critérios geográficos, disciplinas ou avaliações.  E isso pode ser muito relevante ao escolher os melhores tutores para as diversas metodologias e oportunidades.

Formalize o seu negócio Para crianças, adolescentes ou adutos, o professor precisa se especializar

Supervisão de cursos de tutoria

Existem três formas principais de suporte:

  1. em aulas particulares,
  2. em grupos de estudos,
  3. ou remotamente (educação a distância via webcam, aulas gravadas, correção assíncrona de exercícios, entre outros).

Todo mundo é livre para optar por um acompanhamento regular ou uma sessão pontual durante as férias escolares.

De acordo com seus desejos, você pode, portanto, contactar as organizações ou um professor independente – não se esqueça de sempre pedir boas indicações ou ler bastante sobre cada um deles.

Algumas associações são especializadas em áreas específicas, como as escolas de idiomas, os grupos de professores de uma certa disciplina, os cursos focados em uma prova específica… Isso pode significar uma vantagem por ter um exército de professores que cobre todas as disciplinas, uma fórmula interessante para apoio escolar contínuo e intensivo. Você provavelmente pensou em cursos preparatórios para concursos ou para o Enem.

Os professores autônomos (que não impedem que eles passem por um sistema de referências e avaliações, como Superprof) tem a vantagem de oferecer taxas de curso mais interessantes, que variam de acordo com o nível de estudos e diplomas. Dependendo do currículo do professor, a hora aula pode variar entre 50 e 100 reais, mas existem muitos fatores e possibilidades com diversos valores para atender a cada aluno e região. É essencial que você pesquise com tranquilidade e entenda que isso é um investimento importante.

O mercado de educação particular está livre de qualquer monopólio e aberto à concorrência, o que são bons pontos para uma ampla gama de possibilidades para um bom acompanhamento escolar.

Diferentes formas de pagar professores

Ao contrário do que se poderia pensar, as formas de pagar os professores não mudam muito, quer se trate de uma empresa ou de um profissional independente. Na maioria dos casos, as aulas são pagas por contrato, com um volume de horas já pré determinada e distribuída no decorrer do período de acordo com a disponibilidade dos professores e alunos.

Também existem as aulas que são pagas de maneira avulsa, por dia utilizada, mas essa é uma maneira menos usual, já que, em geral, os projetos são realizados de maneira mais contínua e regular.

O valor das horas de aula variam de acordo com a disciplina, o currículo do professor, a metodologia, se as aulas são individuais ou em grupo e também se são realizadas de maneira independente ou por um prestador de serviço de uma empresa.

Os métodos de pagamento também mudam, já que muitos professores que trabalham na metodologia EaD aceitam pagamento via cartão de crédito, por exemplo, assim como muitos que atuam presencialmente recebem por dinheiro em espécie. O boleto bancário e a transferência/depósito também são muito comuns e podem variar de acordo com o procedimento acordado entre as partes envolvidas.

Saiba como atender bem o seu mercado O bom professor está sempre de olho nas tendências

Formalizando as aulas particulares

A ajuda de lição de casa é muitas vezes uma necessidade e o mercado do curso particular cria oportunidades de empregos e melhoria na condição econômica de vários professores. E isso traz também a responsabilidade de agir de maneira correta para a dedução de impostos, emissão de notas fiscais e controles financeiros.

O objetivo principal desta formalização é a luta contra a fraude, promovendo a declaração desses benefícios dedutíveis, e também gerando a conscientização da valorização do seu trabalho.

Se você recebe até R$81 mil reais anuais, com ganhos mensais médios de até R$6.750,00, pode fazer parte dos profissionais que se enquadram no regime do Micro Empreendedor Individual (MEI). A formalização determina um número no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para você e permite que passe a emitir notas fiscais, o que determinante para a realização de diversos contratos.

O MEI possui um esquema de tributação facilitado e bem mais barato do que as empresas comuns. Isso é muito importante para que seu negócio como professor particular seja sustentável e dentro da legalidade esperada.

Existem entre as atividades permitidas na listagem do MEI categorias para professores particulares, instrutores de cursos gerenciais, instrutor de idiomas, instrutor de cursos preparatórios e outras atividades de ensino não especificadas anteriormente. É possível que você se enquadre em mais de uma, o que não é um problema durante o processo, o importante é estar atento e fazer tudo da maneira correta no Portal do Empreendedor.

Caso os seus rendimentos sejam mais altos do que o valor estipulado para o MEI, busque um contador e entenda a melhor maneira de ser um professor formal. Isso pode fazer a diferença para que o seu trabalho como tutor seja ainda visto de maneira mais profissional.

Presencial ou a distancia, como você atua? Qual a sua metodologia de trabalho para o apoio de alunos?

Apoio escolar é uma boa ideia de negócio?

Os cursos de apoio escolar ampliam principalmente o direito à edução por toda a população. Se você já é um profissional reconhecido e tem total domínio de sua especialidade, aulas particulares podem ser uma maneira de conquistar uma nova fonte de renda.

Para os professores que ainda não estão consolidados, esta pode ser a sua chance de alcançar um novo público, organizar seus horários de maneira mais flexível (caso ainda seja um estudante, isso pode fazer muita diferença!), se manter atualizado e encontrar um nicho de mercado.

O reforço escolar pode ser bem direcionado e você pode organizar a sua vida profissional de acordo com as suas demandas, somando mais oportunidades para sua carreira. Conhecer metodologias diferenciadas e trabalhar bem a sua rede de contatos podem trazer destaque para o seu currículo, além de abrir portas em outros espaços de trabalho.

Se você  está em busca de uma nova maneira de trabalhar, pode criar cursos online, atender via webcam e até mesmo se especializar na correção de exercícios e redações, trazendo um trabalho bem personalizado e diferenciado para os seus potenciais alinos.

O apoio escolar continua sendo um investimento significativo para o desenvolvimento escolar dos alunos e muitos pais buscam esse tipo de profissional para melhorar a capacidade de aprendizado dos seus filhos, além dos próprios alunos que podem encontrá-lo de acordo com a necessidade.

Organizar bem o seu portfólio de aulas, encontrar bons espaços de divulgação e conquistar uma reputação sólida como professor particular. Esses são alguns dos passos para que o seu desejo de ensinar se torne um bom negócio!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar