Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Desafios na hora de estudar o idioma da Alemanha

De Camila, publicado dia 30/11/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Vantagens para se aprender a língua alemã

Quem disse que o alemão é uma língua difícil? Todo mundo que você conhece? Bom, eles não estão totalmente enganados…

Mas não perca a motivação e o amor em estudar a língua e a cultura germanófona, pois ainda existem razões para os aprendizes de alemão terem esperança e não desistirem!

É verdade que aprender uma língua estrangeira derivada do latim – como o espanhol, o italiano ou o francês – é muito mais fácil para os brasileiros, já que as origens das palavras e da gramática são as mesmas. No entanto, isso não quer dizer que o aprendizado do idioma falado na Alemanha seja impossível.

Quando estudamos um língua estrangeira, é completamente normal nos angustiarmos quanto à velocidade do aprendizado, pois todos queremos ser capazes de nos comunicar e interagir com outras pessoas em alemão.

Se você é apaixonado pela língua alemã, mas ainda não teve coragem de se lançar no aprendizado desse idioma germânico, por que não começar agora? Esta é uma boa oportunidade para deixar de lado todas aquelas desculpas vêm te impedindo de começar a fazer aulas de alemão.

Boas razões para se aprender a língua alemã

Dominar o idioma de Goethe é abrir um leque de possibilidades dentro do campo profissional – seja no Brasil ou no exterior -; é descobrir um dos patrimônios culturais mais ricos do mundo e ainda aproveitar as portas que tal habilidade pode abrir.

Os motivos para aprender a língua falada na Alemanha são muitos. Abaixo tentamos apontar alguns deles.

Uma língua com uma história fascinante

A língua germânica possuía vários dialetos, dentre os quais o gótico (língua atualmente morta), o islandês ou ainda a sueco. Como podemos constatar, os desdobramentos deste antigo idioma sobreviveu até os dias atuais e deu origem a diversas línguas com uma rica diversidade cultural.

O alemão tem uma história fascinante. A história da língua alemã é super antiga e rica.

Para se ter uma ideia, os primeiros vestígios da sua aparição são encontrados na Alta Idade Média.

O idioma mais falado na Europa

Contrariamente ao que muitos possam dizer, o idioma do país de Angela Merkel pode ser bastante útil se o aprendiz deseja se lançar em experiências internacionais, pois o alemão é a língua mais falada dentro da União Europeia.

Dominar o alemão abre, então, várias portas profissionais e estudantis mundo afora, além de contribuir para férias ainda mais agradáveis em alguma destas destinações.

Estudar na Alemanha

Alguns tipos de cursos superiores se diferem dos que estamos acostumados em nosso país de origem.

Universidade públicas alemãs

Gratuitas, elas oferecem formações gerais e teóricas em diversas áreas como administração, comércio e engenharia.

As “Fachhochschulen”

Para serem aceitos, os estudantes passam por várias avaliações de determinação do nível de conhecimento geral e específico

Universidades privadas

É preciso contar com uma média de 20.000,00 euros por ano para arcar com as despesas universitárias.

Vantagens

Uma das grandes vantagens de se estudar na Alemanha é o prestígio, uma vez o diploma em mãos, dentro do mercado de trabalho.

Estudar no país de Angela Merkel mostra uma maior abertura do profissional, o que é visto como ponto positivo por empresas e recrutadores.

Nada como conseguir um bom emprego e melhor ainda se for graças ao domínio do alemão. Falar bem alemão pode ser o empurrãozinho que faltava na sua carreira.

Certificados oficiais de comprovação do nível da língua são normalmente requisitados, tais como o DSH ou o TestDaf.

Trabalhar na Alemanha ou com empresas alemãs

Saber falar inglês é muito bom na hora de se comunicar com clientes e parceiros estrangeiros. Falar alemão com clientes e parceiros germanófonos é ainda melhor.

Para encontrar emprego com facilidade em terras germânicas, dê preferência para as seguintes áreas:

  • comércio;
  • mecânica;
  • turismo e hotelaria;
  • pesquisas científicas;
  • comunicação;
  • novas tecnologias;
  • engenharia.

Construir uma carreira internacional

Depois do inglês e do espanhol, o alemão é a língua estrangeira mais procurada pelos recrutadores internacionais.

Diferentemente do que muitos podem pensar, o idioma nativo da Áustria está presente nos quatro cantos do mundo, seja ele a língua oficial do território ou não.

A língua alemã em números

  • A língua alemã é a segunda mais utilizada no planeta para textos científicos, ficando atrás apenas do inglês;
  • Em termos de patentes científicas, a Alemanha é a terceira que mais faz demandas no planeta;
  • Mais de 110 milhões de pessoas possuem o alemão como língua materna.

É difícil aprender alemão?

A grande verdade é que aprender alemão é como aprender qualquer outra língua estrangeira.

Para te dar aquele empurrãozinho no estudos e te animar a continuar o aprendizado, confira nossas observações sobre como assimilar o idioma da Alemanha com maior eficácia e vencer as dificuldades!

Muitos o aprendem, então por que não você?

Vamos confessar que ficamos tentados a dizer que “até jogadores de futebol aprendem alemão”, afinal de contas, muitos não falam nem português direito.

Então, se muitas vezes tais esportistas mostram que podem aprender a língua, por que não um estudante apaixonado e determinado a falar o idioma?

O gênero na língua de Goethe

Nosso objetivo aqui é falar sobre o alemão enquanto idioma e, portanto, sobre os gêneros gramaticais presentes em sua estrutura.

Na língua de Goethe não existem apenas “feminino” e “masculino”, mas também um terceiro gênero, chamado de “neutro”. Este sim é novidade para nós lusófonos.

Inglês e alemão: dois idiomas próximos

Boa notícia para você: assimilar o idioma falado na Alemanha depois de já conhecer bem a língua do Tio Sam pode ser muito mais fácil.

Acredite ou não, 97% das palavras em inglês mais utilizadas possuem raiz germânica.

Do latim ao alemão: declinações

Ah, as famosas declinações… Começar a aprender o idioma de Goethe é um sonho para os amantes da língua alemã, até o momento em que a declinações “entram na jogada”.

O latim é a base da nossa língua materna e também do francês, do espanhol e do italiano. Se você fala algum desses idiomas (além do português, obviamente), então você também encontrará similaridades na hora de aprender alemão.

As quatro declinações da língua alemã são:

  • nominativo
  • genitivo
  • dativo
  • acusativo.

Aprender alemão não precisa ser um sofrimento. Com esforço e dedicação, todo mundo pode aprender alemão.

Escrever como se pronuncia

No português, a maioria das letras são pronunciadas dentro das palavras, ou seja, nós falamos praticamente da mesma maneira como escrevemos.

boa notícia que veio para te animar ainda mais a se lançar no aprendizado do alemão é que o que lemos é o que pronunciamos. Sim! Mais um ponto em comum com o nosso português!

Nada de quebrar a cabeça com a conjugação

Mais um ponto para o aprendizado de línguas germânicas, como o inglês e o alemão: elas apresentam poucos tempos verbais.

A utilização de frases apenas no presente são bastante recorrentes quando queremos também falar do futuro.

Dedique-se ao aprendizado

Não queremos iludir ninguém dizendo que o tempo de aprendizagem será menor que o do espanhol, do francês ou do inglês. No entanto, motivação para seguir em frente é o que não falta, principalmente se você ama a língua alemã!

Semelhanças entre o idioma da Alemanha e do Brasil

Durante o aprendizado do alemão, aulas com lições difíceis vão aparecer no seu caminho. No entanto, existem sempre associações que podem ser feitas para auxiliar na compreensão das matérias. Principalmente se estivermos informados das similaridades e influências do idioma e cultura alemãs na língua portuguesa e cultura brasileira.

Origem linguística comum

Foi constatado, então, que o português e o alemão foram originados de uma mesma língua primitiva: a indo-européia.

Mesmo pertencendo a “galhos” distintos desta árvore genealógica, os dois idiomas possuem um mesmo “tronco”, o que nos faz notar várias semelhanças entre o português e o alemão quando começamos o aprendizado deste último.

Um primeiro ponto comum é o fato dessas línguas serem flexivas. Isso significa que as palavras contidas em ambas mudam de acordo com determinadas regras gramaticais.

Palavras em português que vieram do alemão

  • Encrenca;
  • Níquel;
  • Cobalto;
  • Chope;
  • Chique;
  • Fanta;
  • Bulevar;
  • Valsa;
  • Blitz;
  • Kombi;
  • Leitmotiv;
  • etc.

Influência alemã na cultura brasileira

Vários costumes germânicos se expandiram por todo o território, ficando conhecidos em todo o país, sendo incorporados na nossa cultura nacional, tais como:

  • Gastronomia: salsicha, salada de batata, strudel;
  • Moda: técnica de fabricação de sapatos;
  • Festividades: Oktoberfest;
  • Arquitetura: técnica de “enxaimel”

É possível aprender alemão rapidamente?

A verdade é que não existe uma fórmula que estabeleça um período preciso para o sucesso dos alunos do idioma da Alemanha. Cada um tem um ritmo, uma motivação e um determinado tempo disponível para se dedicar aos estudos.

Tentamos encontrar algumas respostas para diferentes tipos de perfis de estudantes, já que esta é uma questão bem particular.

Não acredite em fórmulas mágicas para aprender alemão. Não existe mágica para aprender alemão; existe estudo!

Propostas de ensino “milagrosas”: corra delas!

É preciso deixar claro: ninguém se tornar fluente em um idioma estrangeiro em apenas um mês. E muito menos fazendo apenas uma hora de aula coletiva por semana.

Outra ideia que precisa ser desconstruída é a de que se você passar 1 semana em Berlim, Viena ou Frankfurt, você se tornará bilíngue partindo do zero em seus estudos.

Não, isso não acontecerá.

Um aperfeiçoamento será real, sem sombra de dúvidas, mas falar a língua fluentemente exige tempo e dedicação.

Fluente em alemão em um mês: missão impossível

Quando uma pessoa é bilíngue, até sonhar em alemão ela sonha! Ninguém atinge tal nível de conhecimento sem ter assimilado muito bem as bases da língua alemã.

Sendo assim, repetimos: é preciso paciência, tempo e dedicação para se alcançar tal nível de sucesso no curso de alemão online ou presencial.

Morar na Alemanha: solução “mágica”?

Aprendizes apostam em um “mergulho de cabeça” na cultura local germanófona, seja durante o dia ou durante a noite, aumentando o comprometimento e a dedicação desses indivíduos ao aprendizado do alemão.

Aprender alemão demanda tempo e dedicação

É muito difícil estipular um período específico de aprendizado para cada nível de proficiência da língua alemã. Cada aprendiz possui seu próprio ritmo, sendo uns mais rápidos e outros mais lentos na hora de assimilar as matérias necessárias.

Pontos a levar em conta para se tornar bilíngue

  • É preciso dedicar um bom tempo ao aprendizado do idioma;
  • Fazer bom uso da memória é essencial para reter o fluxo de vocabulário necessário para se dominar o idioma;
  • Divertir-se é essencial!;
  • Ter uma motivação de ferro é uma das atitudes fundamentais para conseguir atingir o sucesso desejado.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar