Tópicos
Estudar na Alemanha, trabalhar na Alemanha, fazer um estágio na Alemanha ou simplesmente viver na Alemanha. Seja qual for seu sonho ou objetivo ligado a este país, uma coisa é certa: é preciso o domínio da língua local.
Aprender uma nova língua não é, no entanto, simplesmente dominar gramática, vocabulário, fala, etc. Aprender um idioma é também entrar em contato com uma nova cultura, entender as tradições que a envolvem e aprender a aceitá-las e respeitá-las.
Todos os apaixonados pela língua dos irmãos Grimm anseiam dominá-la rapidamente, mas poucos são aqueles que se interessam pela história de suas origens.
As bases do alemão que conhecemos hoje, no entanto, começaram a ser construídas na Idade Média, passando por transformações no decorrer do séculos (alto-alemão e baixo-alemão) até chegarem à estrutura atual.
Ficou confuso? Não se preocupe, pois explicamos tudo direitinho na matéria abaixo!
História do idioma da Alemanha
Os primeiros fundamentos do idioma
Segundo a enciclopédia Universalis, ancestrais alemães teriam ocupado península da Dinamarca, no Jutland, por volta de 1200 a.C.
Nesta época, a língua falada seria um dialeto índico-europeu que misturaria o latim, o celta e o sânscrito. Tal mistura seria o que chamamos hoje de germânico.
Incorporação às línguas germânicas (séculos I à V d.C.)
A história do idioma alemão é marcada por duas mutações ligadas à fonética das consoantes.
A primeira delas aconteceu ao longo do século I d.C., permitindo a transformação do dialeto índico-europeu em germânico comum e armênio.

Procurando por um curso de alemão rj?
O alto-alemão antigo (750 à 1050)
A segunda mutação de consoantes aconteceu entre os séculos IV e VIII. Ela consistiu em outra modificação na fonética das consoantes de todo o conjunto lexical do alto-alemão antigo, também conhecido como “Althochdeutsch“.
O alto-alemão médio (1050 à 1350)
Antepassado da língua alemã moderna, o alto-alemão médio é composto por múltiplos dialetos locais, tais como suábio e frâncico oriental.
O baixo-alemão
Considerado como uma língua das classes populares, com uma estrutura mais coloquial, o baixo-alemão fora igualmente formado por vários dialetos
O baixo-alemão médio
Ao contrário do que pode parecer, o baixo-alemão não dera origem ao baixo-alemão médio. Ele nasceu a partir do saxão antigo (ou baixo-saxão), falado no norte da Alemanha.
Falada entre os séculos IX e XII, esta língua germânica ocidental fora a origem, juntamente com o frísio e o inglês antigo, do inglês que conhecemos hoje.
O alemão padrão
Sob influência da religião protestante, o alemão padrão (Hochdeutsch) fora inserido nas escolas com o objetivo de tornar germanófona toda a população do norte da Alemanha.
A (fraca) influência do latim sobre o idioma
Mesmo sendo ínfima comparada à intervenção dentro do francês, do português e do espanhol, a influência do latim sobre o alemão aconteceu devido à invasão ao território da Alemanha pelo povo romano.
O impacto da língua alemã no Brasil
No sul e no sudeste no Brasil existem regiões que foram fortemente influenciadas por imigrantes alemães. A presença da língua alemã foi tão grande que uma versão brasileira do idioma foi criada: o alemão brasileiro.
A cultura ligada ao idioma alemão
Heranças históricas da Alemanha
A cultura alemã é o resultado de mais de 2000 anos ao longo dos quais povos de diversas origens se frequentaram, se confrontaram e se misturaram, valorizando sempre seus idiomas, sua identidade e seus diferentes costumes.
Escritos gregos e romanos que datam do século I a.C. relatam a presença de povos germânicos no solo onde hoje se encontra a Alemanha.
Artes
Abaixo propomos um rápido panorama da herança cultural alemã. Ele te permitirá compreender ainda melhor questões ligadas ao aprendizado da língua.
Literatura e filosofia
Correntes literárias alemãs:
- Poesia Barroca;
- Classicismo de Weimar;
- Romantismo;
- Naturalismo;
- Impressionismo;
- Dadaísmo;
- Trümmerliteratur (Literatura de Ruínas ou Literatura de Escombros).
A filosofia alemã exerceu – e ainda exerce – grande influência na civilização ocidental. Confira alguns nomes de peso de tais pensadores:
- Martinho Lutero (1483-1546);
- Gottfried Wilhem Leibniz (1646-1716);
- Emmanuel Kant (1724-1804);
- Johann Gottlieb Fichte (1762-1814);
- Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831),;
- Arthur Schopenhauer (1788-1860);
- Karl Marx (1818-1883);
- Friedrich Nietzsche (1844-1900).

Música
Alguns dos mais importantes compositores clássicos alemães são:
- G. F. Haendel (1685-1759)
- J . S. Bach (1685-1750);
- L. v. Beethoven (1770-1827);
- F. Schubert (1797-1828);
- R. Schumann (1810-1856);
- J. Brahms (1833-1897);
- R. Wagner (1813-1883).
Festas e tradições
O Natal é a festa mais importante da cultura alemã. Ele foi a primeira das celebrações a ganhar seu lugar no calendário oficial de festas do país.
Gastronomia
O pão é uma especialidade do país dos irmãos Grimm. Existem mais de 300 variedades do produto feitas na Alemanha.
Outra comida típica é bastante conhecida no Brasil como sendo tradicional desta terra de origem germânica é a salsicha. Existem mais de 1500 variedades de salsichas.
A língua alemã e suas particularidades
Origem das línguas germânicas
Os idiomas germânicos fazem parte das línguas indo-européias. Esta família agrupa a maioria dos idiomas falado na Europa hoje em dia, mas não se limita somente a eles.
Muitos linguistas concordam ao dizerem que estes idiomas são provenientes de um mesmo dialeto já há muito tempo desaparecido: o protoindo-europeu.
Hoje em dia, 12 grupos são identificados como pertencentes à família protoindo-européia. Dentre eles, encontramos o grupo germânico, no qual estão contidos o alemão, o inglês, o islandês, o holandês, dentre alguns outros.
Características comuns dos idiomas germânicos
As línguas germânicas possuem características comuns entre si, já que a base do idioma é o mesmo.
Se você se encontra no meio do seu aprendizado de alemão, então, com certeza, já reparou que certas palavras e expressões são “estranhamente” parecidas com o inglês, por exemplo.
- A fonética, por exemplo, se aproxima em vários aspectos;
- Todos idiomas germânicos possuem duas classes de verbos: os regulares e irregulares;
- Nos primórdios da sua origem, os idiomas desta família só possuíam duas formas verbais: o presente e o passado. É exatamente por isso que, no alemão por exemplo, utilizamos um “modal” para conjugar o futuro.
História da língua alemã
Três importantes períodos históricos contribuíram para a aparição desta língua germânica tal qual a conhecemos hoje:
- a época do alto-alemão antigo (séculos VII a XII);
- a época do alto-alemão médio (séculos XII a XVI);
- a época do alto-alemão moderno (séculos XVI até os dias de hoje).
Os atributos do idioma alemão
Conhecendo um pouco mais sobre a história da língua alemã, podemos constatar que ela é rica e variada.
Estes atributos do idioma, no entanto, podem acabar dificultando a vida daqueles que a querem aprender como idioma estrangeiro, pois são bem diferentes do que estamos acostumados com o nosso bom e velho português de cada dia:
- Construção frasal;
- Declinações;
- Precisão.

Informações para naturalização alemã
Que tal fazer um curso de alemão?
Estados Federativos
A República Federal da Alemanha possui 16 estados federados, chamados de Länders. Cada um deles possui sua própria constituição, seu próprio parlamento e seu próprio governo.
O que foi o Stasi?
A República Democrática Alemã era um estado totalitário no qual um dos pilares era assegurar o serviço da polícia secreta de inteligência (Ministerium für Staatssicherheit, “Ministério para a Segurança do Estado”), também conhecido como Stasi.
Direitos dos cidadãos da União Europeia na Alemanha
Muitos brasileiros possuem uma dupla cidadania européia. As mais comuns são as portuguesa e italiana.
Se você faz parte deste grupo e planeja passar um tempo ou até mesmo ir morar por um período na Alemanha, então é bom ficar informado de quais são seus direitos:
- Direito de livre circulação pelo país;
- Direito de morar e exercer uma atividade profissional;
- Para os desempregados:
- Requisição de um seguro de saúde;
- Ajuda financeira do governo;
- 6 meses de seguro desemprego
Mercado de trabalho alemão
A Alemanha oferece condições de trabalho muito interessantes para os estrangeiros. Com salários que fazem parte dos mais bem pagos no mundo, o Estado ainda dá a garantia de que seus cidadãos serão empregados.
Como se tornar alemão
- Nacionalidade através do nascimento: aqueles que nascem em solo alemão são automaticamente considerados cidadãos alemães;
- Pedido de naturalização: quem não nasceu na Alemanha, mas tem residência fixa no país há pelo menos oito anos e possui um visto permanente, pode fazer um pedido de naturalização.
Condições para naturalização
- Se um de seus pais estava em posse da nacionalidade alemã durante o seu nascimento, então você tem sim direito a fazer o pedido;
- O total domínio da língua de Goethe;
- Teste de cidadania;
- Não receber subsídio do governo na época do pedido.
Top 10 personalidades alemãs
Preparamos uma lista com os alemães mais influentes dos últimos tempos.
- Albert Einstein
- Martinho Lutero
- Claudia Schiffer
- Anne Frank
- Immanuel Kant
- Ludwig Van Beethoven
- Boris Becker
- Karl Lagerfeld
- Johann Wolfgang von Goethe
- Horst Tappert
- Bônus: Karl May
Os melhores autores da língua alemã
Confira a nossa seleção de alguns dos autores germanófonos mais conhecidos do planeta.
Goethe e a literatura clássica
Johann Wolfgang von Goethe é uma das principais figuras da literatura alemã. Escritor, mas também um estadista, ele teve grande influência sobre a cultura literária alemã.
Süskind e o suspense literário
“O Perfume“, sem a menor sombra de dúvidas, é o trabalho mais popular do escritor. Ela é uma das obras mais consagradas do século XX e já, inclusive, virou filme.
Thomas Mann e a filosofia alemã
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1929, o romancista foi inspirado por Goethe, Schopenhauer e Nietzsche na construção de suas histórias.

Irmãos Grimm e os contos para jovens
Com o intuito de contribuir para a melhora do nível da língua alemã dos adultos, os Irmãos Grimm decidiram escrever seus próprios contos de fadas, criados para atrair a atenção do público mais velho à literatura da Alemanha.
Stefan Zweig e a literatura de guerra
O trabalho de Zweig está impregnado de temas como exclusão social, violência moral e física, repressão e psicologia. Zweig foi, igualmente, um dos amigos mais próximos do psiquiatra Sigmund Freud.
Encontre um bom curso de alemao online no Superprof!