Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Top 10 personalidades alemãs

Blog > Idiomas > Alemão > Figuras importantes na história da Alemanha

A Alemanha chama a atenção do mundo inteiro por ser o país mais populoso da Europa e a quarta potência econômica mundial. Daí a importância de se fazer um curso de alemão.

Estudar na Alemanha, trabalhar na Alemanha, fazer um estágio na Alemanha ou simplesmente viver na Alemanha. Seja qual for seu sonho ou objetivo ligado a este país, uma coisa é certa: é preciso o domínio da língua local.

Por ser um idioma muito diferente do português, o aprendizado do alemão pode facilmente desinteressar jovens apaixonados pela língua. Principalmente se o método de ensino não for criativo e atrativo.

Uma das maneiras de prender a atenção dos alunos é introduzindo-os à cultura do país da Primeira Ministra Angela Merkel. Afinal de contas, aprender alemão ou um outro idioma não é apenas falar a língua do país, mas também conhecer sua história, suas personalidades importantes, suas manifestações artísticas, literárias, etc.

Sendo assim, preparamos uma lista com os alemães mais influentes dos últimos tempos. Fique por dentro de quem eles foram, o que fizeram, porque ficaram conhecidos no mundo inteiro e como marcaram a história alemã.

Albert Einstein

“O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.” – Albert Einstein

Ele é considerado um dos homens mais inteligentes que já passaram pelo nosso planeta. Albert Einstein foi um físico teórico que ficou conhecido pelo desenvolvimento da Teoria da Relatividade.

Nascido em 1878, o cientista alemão ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1921.

Esta é uma das equações mais famosas dos últimos tempos. Equação da física moderna utilizada como parte da Teoria da Relatividade, desenvolvida por Albert Einstein.

Em 1915, Einstein publicou o estudo sobre  Teoria da Relatividade, mostrando ao mundo a famosa fórmula e=mc2, utilizada para explicar os princípios de massa e energia.

A extraordinária inteligência de Albert Einstein fez dele o conselheiro de Franklin Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial.

Receoso de que a Alemanha desenvolvesse armas nucleares, Einstein incentivou os Estados Unidos a se lançarem na pesquisa sobre o tema, o que levou ao início do “Manhattan Project“.

Albert Einstein contribuiu amplamente para a difusão do estereótipo de excelência transmitido pelo povo alemão.

Falando nisso, você conhece as origens desta língua?

Martinho Lutero

“A ciência sem fé é loucura, E a fé sem ciência é fanatismo.” – Martinho Lutero

Nascido em 1483, Martinho Lutero foi teólogo e professor universitário. Pai do protestantismo, ele revolucionou os costumes religiosos do século XV graças à sua reforma teológica.

Mais do que um teólogo,Martinho Lutero foi um excelente tradutor: sua tradução da Bíblia para a língua de Goethe teve uma enorme influência cultural e serviu de modelo de linguística para futuros tradutores alemães.

O luteranismo ainda está enraizado na cultura de muitos países europeus, como a Finlândia, a Estônia, a Islândia e a Noruega. Igrejas luteranas estão estabelecidas em todo o mundo e podem, igualmente, ser encontradas no Brasil.

Na Alemanha, também é possível seguir cursos de teologia luterana!

Será que o protestantismo deixou sua contribuição aos atributos da língua alemã moderna?

Claudia Schiffer

Nascida em Rheinberg em 1970, Claudia Schiffer foi a modelo alemã mais popular da década de 1990. Com seus 1,80 metros de altura, ela foi musa de ilustres marcas como Chanel, Yves Saint Laurent e Ralph Lauren .

Descoberta aos 17 anos em uma boate, Claudia Schiffer se tornou uma das primeiras “supermodels” do mundo. A popularidade de Claudia Schiffer se deve, em particular, à sua semelhança impressionante com Brigitte Bardot, ícone de beleza da década de 1950.

Claudia Schiffer também foi a primeira modelo a ganhar uma estátua de cera no famoso Musée Grévin francês.

Hoje, Claudia Schiffer é embaixadora da Unicef e participa da difusão da língua alemã  redor do mundo.

Claudia Schiffer é uma herança da cultura alemã à história das super modelos!

Anne Frank

“Apesar de tudo eu ainda creio na bondade humana.” – Anne Frank

Anne Frank é uma das figuras mais famosas ligadas à Segunda Guerra Mundial. Com apenas 15 anos, a menina alemã perdeu sua vida durante o Holocausto.

Anne Frank também ficou famosa graças ao seu talento literário atípico. Escondida pelo seu pai para escapar dos militares alemães, a pequena judia começou a escrever um diário para explicar o contexto social dos civis durante a guerra de 1939 a 1945.

Após sua morte, Otto Frank – pai da garota – decidiu publicar seu diário para honrar sua memória. Hoje, o diário de Anne Frank é um dos livros mais lidos do planeta e a jovem alemã continua a ser símbolo de liberdade e coragem no mundo germânico.

O diário de Anne Frank é um dos livros mais lidos. Anne Frank no museu de cera.

Será que Anne possuía um passaporte alemão enquanto ficou escondida em Amsterdã?

Immanuel Kant

“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.” – Immanuel Kant

Nascido em 1724, Immanuel Kant é um dos filósofos mais lidos e estudados do mundo. Pai da crítica e do idealismo transcendental, Kant inspirou grandes artistas e pensadores alemães, tais como Goethe, Hegel e Schopenhauer.

A filosofia de Immanuel Kant também inspirou a criação das Nações Unidas, do princípio da laicidade e da Carta dos Direitos Humanos.

Em seu famoso ensaio “Crítica da Razão Pura”, Kant distingue duas formas de saber: o conhecimento empírico, que tem a ver com as percepções dos sentidos, isto é, posteriores à experiência. E o conhecimento puro, aquele que não depende dos sentidos, independente da experiência, ou seja, a priori, universal, e necessário.

Ainda segundo Kant e a “Crítica da Razão Pura”, o conhecimento verdadeiro só é possível pela conjunção entre matéria, proveniente dos sentidos, e forma, que são as categorias do entendimento.

Immanuel Kant inspirou, com certeza, vários grandes autores que contribuíram para a literatura alemã.

Ludwig Van Beethoven

“A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” – Ludwig van Beethoven

Nascido em 17 de dezembro de 1770, Ludwig Van Beethoven é considerado um dos maiores compositores clássicos da história da música. Representante do classicismo vienense, ele era considerado um virtuoso músico desde muito jovem.

Sua fama era tão grande que os compositores do século XIX não ousavam reproduzir suas composições por medo de não estarem à altura do seu talento!

Grande parte da fama do músico compositor se deve à sua condição sensorial: o jovem prodígio tornou-se surdo em 1801, com apenas 31 anos, mas nunca parou com suas produções.

Algumas das suas principais composições foram:

  • Para Elise (Für Elise);
  • 5ª sinfonia;
  • 9ª sinfonia;
  • Concerto para violino;
  • Sonata para piano nº 8;
  • Hino à alegria;
  • Fidélio.

Através de sua música, Beethoven tentou expressar seus pensamentos revolucionários. O compositor era conhecido por sua forte personalidade, assim como pela rejeição da tirania imposta pela realeza. Beethoven apoiou a Revolução Francesa e os movimentos de independência.

O músico ainda inspirou vários outros artistas alemães, como Goethe, que lhe pediu para compor a música de Egmont, uma de suas peças.

E o melhor de Beethoven é que você nem precisa de um curso de alemão para entender sua música. ;P

Ninguém ainda conseguiu superar o legado musical deixado por Beethoven. Beethoven foi um gênio da música clássica.

Boris Becker

Nascido em Leimen em 1967, Boris Becker é um tenista profissional de origem alemã.

Becker é um dos jogadores mais famosos do mundo, compartilhando com Rafael Nadal o título do jogador com o maior número de vitórias contra um número 1 do mundo: 19! Boris Becker ganhou seis torneios do Grand Slam e embolsou mais de 25 milhões de dólares durante seus jogos oficiais.

Becker teve uma influência direta no sucesso do tênis na Alemanha. Graças às suas impressionantes vitórias, muitos jovens germânicos começaram a se interessar pelo esporte.

Desde 2003, seu nome consta no “Tennis Hall of Fame”, prestigiado museu de esportes localizado nos Estados Unidos.

Karl Lagerfeld

“Eu crio assim como eu respiro. Você não pede para respirar. Isso simplesmente acontece.” – Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld é um estilista nascido em Hamburgo em 1933. Várias vezes consagrado pela revista “Time“, ele é visto como um dos homens mais influentes dos séculos XX e XXI.

Como grande empresário que é, Karl Lagerfeld é conhecido por suas muitas atividades:

  • No mundo da moda ele trabalhou para marcas famosas como Chloé, H&M, Pierre Balmain, Fendi, Chanel, Christian Dior…
  • No universo dos Cosméticos, ele estabeleceu colaborações com Unilever, Coty, Interparfums…
  • No campo da fotografia, ele teve seus ensaios publicados em mídias e marcas como Gerhard Steidl, 3 Suisses, Le Figaro…

Aos 6 anos, Karl Lagerfeld já dominava as línguas inglesa, alemã e francesa. Atualmente, ele participa da difusão da língua alemã, criando “Karlinismos”,ou seja, aforismos que misturam várias línguas estrangeiras.

Johann Wolfgang von Goethe

“Aquele que não conhece línguas estrangeiras não conhece sua própria língua”. – Goethe

Se você planeja fazer um teste de naturalização alemã, então você precisa, sem sombra de dúvidas, conhecer Goethe muito bem!

Nascido em 1749, ele é um dos maiores escritores da literatura alemã. Além de romancista, ele atuou igualmente na política. Desta maneira, Goethe influenciou muitos pensadores e escritores europeus.

Entre seus trabalhos mais famosos estão:

  • – Götz von Berlichingen – 1773
    – Clavigo – 1774
    – Prometheus – 1774
    – Os Sofrimentos do Jovem Werther – 1774
    – Egmont – 1775
    – Ifigênia em Taúrides – 1779
    – Torquato Tasso – 1780
    – Reineke Raposo – 1794
    – Xenien (em conjunto com Friedrich Schiller) – 1796
    – Fausto (Parte I) – 1808
    – As afinidades eletivas – 1809
    – Hermann e Dorothea – 1798
    – Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister – 1807
    – Fausto (Parte II) – 1832
    – Viagem à Itália (não ficção).

Goethe é visto como referência da língua germânica. Não é à toa que sempre falamos aqui sobre “a língua de Goethe”!

Suas obras foram controversas, principalmente por seus temas ousados. Muitas foram ​​rejeitadas pela sociedade burguesa do século XVIII. As novelas de Goethe – e especialmente os “sofrimentos do jovem Werther” – tornaram-se, no entanto, verdadeiros clássicos da literatura alemã.

Estudar o trabalho de Goethe é, portanto, indispensável para dominar a cultura e a história da língua falada na Alemanha!

Goethe foi um dos escritores alemães mais importantes. Goethe é referência na literatura alemã.

Horst Tappert

Horst Tappert é um dos atores mais famosos do cinema germânico. Além de seu papel como detetive Derrick, Tappert apareceu em mais de cinquenta filmes e produções para TV ao longo de sua carreira.

A série policial “Derrick” levou a língua alemã ao mundo inteiro: ela foi comprada por canais de televisão de mais de 100 países. Depois de mais de 25 anos de sucesso, Horst Tappert finalmente aposentou seu emblemático detetive em 1998.

Horst Tappert  teve ainda o Papa João Paulo II como seu fã declarado e recebeu o título de comissário de honra da polícia de Munique!

Bônus: Karl May

Karl May é um dos escritores de língua alemã mais populares do mundo. Entre poemas, autobiografia e músicas, ele é, acima de tudo, famoso por seus romances de aventura.

Apesar de seu sucesso internacional, Karl May não é tão conhecido no Brasil.

O escritor se tornou famoso com as aventuras vividas no Velho Oeste norte americano pelo cacique apache Winnetou e seu ‘irmão de sangue’, o branco Old Shatterhand.”, escreveu o site DW sobre as produções do autor.

Encontre um bom curso de alemão online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar