Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba quais locais você deve visitar na capital alemã

De Gleice, publicado dia 28/08/2019 Blog > Idiomas > Alemão > Por onde andar na cidade de Berlim?

 

Não são as pessoas que fazem as viagens, mas as viagens que fazem as pessoas. – Autor Desconhecido

 

A cidade de Berlim conta com diversos pontos turísticos, capazes de agradar qualquer turista que resolver visitá-la. Ela é a capital da Alemanha e o segundo maior município em questão de habitantes da União Europeia, O país abriga diversas paisagens deslumbrantes, locais históricos e muitas opções para se alimentar enquanto ouve música ou bate um bom papo. Com certeza, turistas que viajam para a Alemanha sempre voltam com boas recordações.

Está pensando em viajar para a Alemanha? A Superprof preparou esse artigo muito esclarecedor para lhe ajudar a preparar o seu próprio guia turístico, conhecendo os seus principais locais e o que esperar de cada um deles.

Portão de Brandenburgo

Antigamente, a cidade de Berlim era cercada por um muro, que cuja a passagem de entrada e saída era o Portão de Brandenburgo. Este é o ponto turístico mais famoso do município, que foi restaurado entre os anos de 2000 e 2001. A  estrutura foi encomendada por Frederico Guilherme II, da Prússia, como um sinal de guerra. Uma outra curiosidade sobre o Portão de Brandenburgo é que durante a época da divisão da Alemanha, o portão ficou totalmente inacessível, já que estava localizado ao lado do famoso muro que dividiu o país.

Localização

O portão de Brandenburgo está localizado no Pariser Platz, 10117. Como está localizado bem no centro da cidade, é possível utilizar diversos meios de transporte para conhecê-lo, como metrô, ônibus ou até mesmo com um carro alugado. É importante saber que a entrada não é gratuita, e os ingressos são geralmente vendidos em pacotes. O valor do ingresso varia conforme as outras atrações inclusas.

Portão de Brandemburgo visto de baixo Um dos locais mais visitados na cidade de Berlim

Memorial do Holocausto

Em Berlim, há um espaço a céu aberto para homenagear a todos os judeus mortos no holocausto. O monumento consiste em 19 000 metros quadrados  com 2.711 blocos de concreto (também chamados de estrelas) simbolizando cada uma das vítimas, e foi feita pelo arquiteto Peter Eisenman e de engenheiros do grupo Buro Happold. De acordo com Eisenman, os blocos de diferentes tamanhos foram pensados para transmitir uma intranquilidade.

Localização

O Memorial do holocausto se encontra na Cora-Berliner-Straße 1, 10117 (a uma quadra de distância do Portão de Brandesburgo), sendo necessário pagar de 2 à 3 euros de ingresso. Essa localização foi escolhida devido ao ser fazer parte da chamada “faixa da morte”. abaixo do monumento principal, você também encontrará o chamado “Local da Informação”, uma exposição que conta a história de perseguição e extermínio de judeus no período nazista.

Reichstag

O prédio onde fica o parlamento alemão também um ponto turístico muito procurado em Berlim, devido à sua rica história e arquitetura preservada. Em 1918, uma das janelas desse edifício serviu de palco para a proclamação da República, realizada  pelo político Philipp Scheidemann. Posteriormente, em 1933, o Reichstag foi incendiado, acontecimento que serviu de pretexto para que extremistas nazistas perseguissem seus opositores.

Localização

Ele também fica próximo aos demais pontos turísticos citados, há poucos metros do Portão de Brandenburgo. De maneira mais precisa, o prédio fica na rua Platz der Republik 1, 11011. A visita na cúpula e terraço do Reichstag é gratuita, entretanto, é preciso agendar a sua visita com no mínimo 2 dias de antecedência, devido ao seu grande número de visitantes. Existe a opção de solicitar um guia de áudio (também gratuito) em língua portuguesa, que narrará informações e curiosidades sobre o parlamento.

Fachada do Palácio do Reichstag Local onde trabalha o parlamento federal da Alemanha

Avenida Unter den Linden

Ao sair da região do Portão, você poderá caminhar pela Unter den Linden, uma das avenidas mais famosas da cidade de Berlim. Lá, encontrará diversos outros pontos turísticos, como a Ópera de Berlim, Os palácios do Príncipe e Princesa herdeiros e  a Universidade Humboldt. Mais a frente, poderá ser vista a Ilha dos Museus, um local no qual são abrigados 5 edifícios, com várias relíquias que explicam a história da Alemanha.

Localização

o começo da avenida está na Prisier Platz (onde se encontra o Portão de Brandenburgo) e termina na ponte Schlossbrücke. Após a ponte, se inicia a Ilha dos Museus. Ao todo, a avenida tem cerca de 1,5km de extensão. E uma curiosidade: ela originalmente era uma trilha para cavalos, e após  uma ordem do duque Friedrich Wilhelm para que fossem plantadas tílias (Liden, em alemão) durante todo o caminho, o local ficou conhecido como “Sob as tílias). Para visitar a Ilha dos Museus, será necessário desembolsar cerca de 18 euros.

Potsdamer Platz

Após a queda do muro de Berlim, uma área com diversos prédios modernos surgiu, se tornando a atual Potsdamer Platz. Na década de 20, o local contava com vários bares, cafés e lojas, sendo considerada o coração do município. Porém, com a derrota da Alemanha na Segunda Guerra, o local sofreu diversos bombardeios, pois, ficava no meio da divisão da cidade entre americanos, soviéticos e britânicos. No período nazista, quase todas as construções restantes foram demolidas.

Após o final da guerra, o local recebeu diversos prédios e um centro de lazer, contendo salas de cinema, bares e restaurantes. Além disso, alguns prédios antigos estão sendo conservados no local, como o Haus Huth (edifício de 6 andares que suportou as diversas bombas em razão da sua estrutura de aço) e do Grand Hotel Esplanade, um antigo local de luxo da época que atualmente conta com apenas 10% da construção em pé, como parte da fachada e alguns quartos.

Localização

A região fica próxima ao canto sudeste do parque Tiergarten e cerca de 1 quilômetro ao sul do portão de Brandemburgo. A ida até o local é gratuita, porém as opções de lazer, como lojas e bares, possuem preços alternados, a depender de cada estabelecimento.  Também é possível se hospedar em hotéis dentro da Potsdamer Platz ou em suas imediações, existem diversas opções, com preços que podem variar bastante.

Potsdamer Platz Local que esbanja modernidade e bares

Gendarmenmarkt

Localizada no centro de Berlim, esta é considerada uma das praças mais bonitas da cidade, sendo composta por 3 construções:  as Catedrais Francesa e Alemã, além da Casa de Concretos. Ao seu entorno, podem ser encontradas diversos restaurantes, lojas e hotéis. Em dezembro, o local abriga um dos melhores mercados de Natal do município, no qual é preciso pagar um valor de entrada, porém os produtos encontrados nessa pequena feira são mais sofisticados do que os de outros eventos da época.

Localização

O Gendarmenmarkt fica próximo da avenida Unter den Linden, da Nova Casa da Guarda e do Museu de História Alemã. Para subir na cúpula da Catedral Francesa, é necessário pagar um valor de entrada, porém, as exposições na igreja alemã são gratuitas, assim como a travessia pela parte externa da praça. É possível chegar rapidamente até o local utilizando o transporte público alemão: diversas linhas de trem e um ônibus transitam próximos à praça.

Muro de Berlim

Sendo um dos maiores símbolos da Guerra Fria, a capital alemã já foi dividida em 2 grandes blocos (a parte ocidental sendo dominada pelo governo soviético e a parte oriental ficou sob o domínio dos EUA, Inglaterra e França). Mesmo após ter sido derrubado em 1989, ainda existem alguns resquícios, que são visitados por turistas todos os anos. O trecho mais famoso é o East Side Gallery, o qual foi coberto por diversas pinturas feitas por artistas do mundo todo. Cada arte representa um acontecimento que tenha alguma ligação com a queda do muro, ocasião que simbolizou o fim da Guerra Fria.

Localização

O East Side Gallery fica próximo ao rio Spree, na rua Mühlenstraße em Friedrichshain-Kreuzberg, e possui uma seção de 1.113 metros. O local também detém o posto de maior galeria ao ar livre do mundo e pode ser visitado gratuitamente 24 horas. Também existem outros trechos do muro espalhados por Berlim, como na Bernauer Straße e Niederkirchnerstraße, onde também ficam um memorial e a exposição Topografia do Terror, respectivamente.

Muro de Berlim Muro que separava a cidade de Berlim agora abriga artes de artistas do mundo todo

Alexanderplatz

Além de ser uma das maiores e mais movimentadas praças de Berlim, é onde se localizada uma das principais estações de metrô do município. Lá é onde também estão o Urania-Wltzeituhr (um relógio que mostra o horário em diferentes fuso horários) e a Torre de TV, uma das construções mais altas de toda a Europa(cerca de 365 metros de altura). Nesse edifício, é possível ver toda a cidade de Berlim em um ângulo de 360 graus. O local também já foi palco para cenas de filmes como Good Bye Lenin e Supremacia Bourne.

Localização

A Alexanderplatz (também chamada de Alex pelos berlinenses) fica próxima ao rio Spree e do Berliner Dom. Ao passar por lá, não estranhe em ver diferentes atrações acontecendo na praça e em ruas próximas. É possível chegar e sair do local por diversos meios de transporte, como ônibus, metrô e até mesmo de bonde. Há poucos metros da praça existe o shopping Alexa que possui mais de 180 lojas dos mais variados tipos.

Depois de conhecer tantos lugares para visitar em Berlim, com certeza a sua viagem ficará muito mais divertida e recheada de atividades que lhe farão não apenas tirar boas fotos e visitar novos espaços, mas também conhecer mais sobre a cultura e história da Alemanha.

Aproveite também para fazer boas amizades e entender como são os berlinenses e até mesmo ver lugares que são mais frequentados por nativos e que são igualmente espetaculares.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar