Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos online para aprender o idioma da Alemanha

De Camila, publicado dia 23/06/2019 Blog > Idiomas > Alemão > Melhores aulas de alemão através da internet

A língua alemã é a número 1 falada na Europa e se encontra entre os 8 idiomas mais falados no mundo, com aproximadamente 120 milhões de falantes.

Com uma demanda crescente, escolas de idiomas, associações, professores particulares e cursos universitários se desenvolvem e se adaptam para oferecer cada vez mais aulas de alemão.

Se você é autodidata ou já faz algum curso do idioma de Angela Merkel e está à procura de ferramentas que te auxiliem no progresso do aprendizado, então é preciso ficar atento à um meio que pode virar seu grande aliado nesta super aventura: a internet.

Vários cursos e formações estão disponíveis online e, junto a eles, atividades e revisões que beneficiam o processo de assimilação da língua.

Mas quais são estes sites?
Quais deles são fiáveis?
Quais os melhores e mais utilizados?

Abaixo preparamos uma lista com várias sugestões. Acreditamos que pelo menos uma delas “cairá como uma luva” para suas metas e objetivos.

Confira nossas dicas para dominar rápido a língua alemã!

Principais sites para aulas de alemão

Alguns cursos de língua alemã podem acabar saindo caro, principalmente se calcularmos o quanto as aulas semanais custam ao longo de um ano de aprendizado.

Muitos desejosos em aprender o idioma de Goethe apostam em alternativas mais econômicas – se não grátis – para aprender, revisar e exercitar as habilidades na língua.

O aprendizado autodidata pode ser muito eficaz, mas exige grande dedicação e motivação da parte do estudante.

Abaixo mostramos um “Top 8” dos endereços online mais procurados e com melhor reputação quando o assunto é fazer aulas de alemão através da internet.

Estude alemão na hora que for mais apropriada. Com os cursos de alemão online o estudante pode estudar dentro do seu próprio ritmo.

Duolingo

Duolingo vem crescendo, progredindo e ganhando cada vez mais a atenção e a fidelidade daqueles que desejam aprender línguas estrangeiras, como o alemão.

O conteúdo disponível pode ser acessado através do site, mas o formato principal de Duolingo é o de aplicativo, que pode ser utilizado tanto no tablet quanto no smartphone.

Cada curso de língua alemã é composto de exercícios de gramática e vocabulário.

O aprendiz ganha pontos à medida em que avança nas lições. A cada grupo de respostas corretas, o utilizador “muda de fase”, como em um jogo de videogame. Quanto mais avançada a fase, mais avançado é o nível de alemão exigido nas atividades.

Estudar alemão através de produções cinematográficas também pode ser muito lúdico!

Memrise

Memrise também propõe cursos de línguas e, dentre elas, encontramos o alemão.

A singularidade do método aqui apresentado é que ele é simples e eficaz: “repetir para melhor memorizar”. O aluno vai fazer e refazer os exercícios até que os conheça de cor.

Ao trabalhar a memória, Memrise aposta na melhora do tempo de aprendizagem do alemão como idioma estrangeiro.

BBC Languages

O conhecido site BBC Languages disponibiliza cursos online gratuitos de mais de 40 idiomas e o alemão não poderia estar de fora desta lista.

Através de várias lições de alta qualidade, o estudante, seja ele iniciante ou intermediário, tem a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos em gramática, aprender uma grande quantidade de vocabulário, assim como ter acesso à jogos didáticos e outras atividades lúdicas.

Testes para avaliar o nível de conhecimento do idioma de Goethe são igualmente disponibilizados pelo BBC Languages, um ótimo suporte para aqueles que debutam os estudos em alemão.

Lang-8

Lang-8 não é um site de aprendizado de alemão propriamente dito. Pelo menos não como os outros apresentados anteriormente nesta lista. Nele, o aprendiz não vai encontrar os exercícios tradicionais com os quais está acostumado.

A colaboração entre estudantes é importante para o avanço do aprendizado através da internet. Alguns cursos de alemão online funcionam na base da troca de conhecimento.

O site é uma plataforma de aprendizagem para aqueles que desejam melhorar o nível de domínio do idioma alemão.

O princípio adotado por Lang-8 é simples: você escreve em alemão e um nativo do idioma que está aprendendo uma outra língua estrangeira através de Lang-8 acessa o site para corrigi-lo. Enquanto utilizador de Lang-8, você também corrige exercícios de outros alunos que tentam aprender português online.

O sistema de aprendizado funciona na base da troca, pois todos os usuários se ajudam mutuamente.

E saiba que na comunidade Superprof também temos curso de alemão. Faça seu cadastro!

Lingocracy

Lingocracy coloca à disposição do aluno um método de aprendizagem baseado em textos ligados a atualidades e assuntos que interessam os estudantes.

Para aqueles que adoram saber em qual nível de domínio da língua se encontram, o site propõe tabelas e gráficos de avaliação que mostram a evolução e o progresso do aluno baseado em diferentes indicadores.

Verbling

Verbling apresenta um método agradável com o qual o aluno se diverte ao desbravar o site, descobrindo uma maneira prazerosa de se aprender alemão.

O princípio é simples e se assemelha um pouco ao do Lingocracy: o utilizador pode atuar tanto quanto aluno de alemão quanto como tutor de português. Em troca, ele receberá a tutoria de um nativo em língua alemã.

Esta metodologia cria um vínculo entre os internautas aprendizes, pois cada um deles atua como professor e aluno ao mesmo tempo.

Deutsch.info

Esta é outra plataforma referência quando o assunto é o aprendizado do idioma falado na Alemanha.

Ela apresenta um método de ensino atual com o qual é possível aprender sobre a história da língua alemã, descobrir a cultura germanófona e ainda ter informações de como as pessoas vivem e trabalham no país dos irmãos Grimm.

Deutsch.info é destinado àqueles motivados a aprender alemão e que desejam igualmente enriquecer seus conhecimentos sobre a cultura, a história e os hábitos da população germânica.

E se você mora no Rio de Janeiro, confira aqui curso de alemão no RJ!

Cultura e história sobre a língua alemã também são ensinados nos cursos online. Aulas pelas internet enriquecem a bagagem de conhecimento dos estudantes de alemão.

Sprachcaffe

Com Sprachcaffe, qualquer um pode se lançar na aventura de aprender alemão sem sair do conforto de sua casa. Através do computador, tablet ou smartphone, o usuário pode acessar suas aulas a qualquer hora, sempre que tiver um tempo para estudar.

Com mais de 30 anos de experiência e presença no mercado de ensino do idioma germânico, esta plataforma desenvolve sempre novas estratégias de ensino, levando em conta as anteriormente utilizadas.

O foco principal aqui é a comunicação através de cursos lúdicos, vivos, com os quais o aluno poderá aprender a se comunicar em alemão.

Os professores germanófonos oferecem a oportunidade aos aprendizes de entrarem em contato com nativos da língua.

O curso oferecido por Sprachcaffe não se resume apenas à aquisição de vocabulário e assimilação de regras gramaticais, mais igualmente à importância do desenvolvimento das habilidades de expressão e compreensão oral.

Vários canais de podcasts podem, ainda, complementar os estudos do idioma alemão.

Formações em língua alemã pela internet

Loecsen

Uma formação composta de cursos gratuitos de alemão com os quais o aluno pode aprender facilmente novo vocabulário, expressões práticas e uma boa pronúncia é oferecida pelo site Loecsen.

O método aqui apresentado é destinado, principalmente, àqueles que desejam se iniciar rapidamente no aprendizado do alemão pela internet.

Arquivos de áudio em mp3 e textos em pdf permitem ao usuário praticar a escuta e a leitura em qualquer lugar, aproveitando as condições de estudo mais favoráveis para o aprendizado e a revisão da matéria.

Deutsch Perfekt

Site super bem elaborado, Deutsch Perfekt alia de maneira super eficiente o jornalismo profissional ao aprendizado do idioma alemão.

Enquanto aprendiz, o utilizador tem acesso a textos informativos sobre temas variados e atuais. Além de aprender o idioma de Goethe, o aluno ainda fica por dentro em tempo real sobre as notícias ligadas à cultura, economia e assuntos gerais ligados à vida na Alemanha, Suíça e Áustria.

O banco de dados é dividido em três níveis, de acordo com grau de aprendizagem do aluno:

  • textos para iniciantes (A1);
  • escritos para intermediários (B1);
  • produções escritas para alunos avançados (B2).

DeutschAkademie

Este continua sendo um dos maiores curso alemão online para se aprender na internet e ele é totalmente gratuito.

Existem várias vantagens em seguir a integralidade do programa apresentado pelo DeutschAkademie, tais como:

  • mais de 20.000 exercícios de gramática;
  • aproximadamente 800 horas de curso interativo de língua alemã;
  • exercícios bem estruturados;
  • cursos elaborados por professores capacitados no ensino do alemão enquanto língua estrangeira.

Ao utilizar este site, o aluno tem a oportunidade de seguir um protocolo de aprendizagem personalizado no qual pode acompanhar o progresso do seu desenvolvimento ao completar os exercícios.

Fóruns de discussão podem igualmente ser acessados, dando ao aprendiz a possibilidade de conversar e tirar dúvidas com um professor.

As etapas alcançadas pelo usuário são acompanhadas de exercícios bem estruturados, de acordo com o nível de domínio do idioma.

Os cursos online podem ser feitos a qualquer hora, em qualquer lugar.

Deutsch Interaktiv

Para a alegria dos apaixonados por alemão que se jogam no aprendizado online, este é mais um site que disponibiliza cursos do idioma inteiramente gratuitos.

Desenvolvidos para os estudantes entre os níveis A1 e B1, o Deutsch Interaktiv oferece a possibilidade do acompanhamento de cursos em áudio e vídeo, treinando o aluno tanto na parte de compreensão oral quanto escrita.

Com aproximadamente 750 exercícios e testes interativos, os adeptos deste método evoluem de maneira significativa.

Para completar o aprendizado, fichas de trabalho, exercícios de gramática e um dicionário com mais de 7000 palavras são disponibilizados para facilitar a vida do aluno na hora dos estudos.

Audiotrainer

Ideal para aqueles que estão nos níveis A1 e A2, Audiotrainer auxilia na aquisição do vocabulário básico e na melhora da pronúncia.

Com mais de 100 lições de alemão, este site se torna rapidamente um grande aliado daqueles que o utilizam para aprender o idioma de Kant.

Arquivos em áudio e texto são disponibilizados para download por esta plataforma que é elaborada e atualizada em cooperação com o Goethe Institut.

Vários aplicativos estão também disponíveis para o download daqueles que desejam aprender a língua alemã.

Curso de alemão online vale a pena?

Bom, como tudo na vida, saber se seu curso online de alemão vai valer a pena ou não vai depender, majoritariamente, apenas de você mesmo e de seu empenho. Como você já viu, excelentes fontes de material sobre a língua alemã disponíveis na internet é o que não falta!

O diferencial, acreditamos, será a sua dedicação e disciplina, já que se trata de um curso online e, portanto, quem gerencia o tempo dedicado a ele será você mesmo.

Muitos estudiosos de cursos EAD – Ensino a Distância afirmam que não existe diferença para o aprendizado, se o mesmo é feito de forma sólida e eficiente. Para esses estudiosos, tanto faz se você cursa um curso presencial ou se online, embora, claro, os cursos online tragam várias características diferentes dos presenciais.

Participação e interação do aluno

Pode parecer o contrário, já que a interação não se dá de forma presencial, mas se engana quem pensa que a participação e a interação do aluno nos cursos online seja menor por causa dessa modalidade. Na verdade, é o completo oposto, existe presente uma inclusão democrática da maioria na discussão e nos questionamentos!

Isso acontece porque nesse tipo de curso não existem grupos de destaque que monopolizam a comunicação com os professores. Todos contam com o mesmo recurso disponível para acesso a dúvidas, discussões e esclarecimentos.

Essa democratização do acesso aos professores, sem formar aqueles grupos isolados dos que sempre perguntam, evita a concentração de informações e, em decorrência, ocorre uma melhor distribuição da compreensão sobre o saber. Este é um diferencial fundamental e um dos pilares que fomentam o estudo em cursos online.

Aprofundamento de discussões

Você já parou para pensar que, em cursos online, as discussões não ficam restritas aos horários das aulas? Só por essa característica, muitos estudiosos afirmam que é muito válido estudar online.

Já que existe a possibilidade de comunicação direta e sem restrição de horários, o aprofundamento e as discussões sobre os temas são exploradas de forma mais extensa e aprofundada. Tal processo torna o aprendizado mais efetivo e democrático.

Os cursos online propiciam uma maior participação e interação do aluno, pois oferecem um espaço mais democrático de discussão e sem restrições de horário e de lugar.

Maior foco nas aulas

Como nesses cursos a presença dos papos paralelos entre alunos e as distrações são em escala muito menor do que os presenciais, as aulas são realizadas com um grau maior de concentração e aproveitamento dos conteúdos transmitidos. Sendo assim, o aluno pode avaliar sua própria evolução também. E é bom lembrar que cursos online, em sua grande maioria, contam com alunos que querem aprender e que não chegaram ali de forma forçada. Curiosos e com a vontade de aprender, esses alunos criam um espaço real mais propício ao aprendizado e às interações entre si.

Liberdade para definir o tempo dedicado às aulas

Todo mundo sabe que, em um curso online existe uma maior facilidade para se estabelecer os horários e a duração da participação dos alunos. Quando se tem a liberdade de escolha de locais e horários, existe, naturalmente, uma maior motivação em aprender e em não se interromper os estudos. Nesse sentido, os cursos são concluídos com um efetivo aproveitamento e aprendizagem.

Possibilidade de definir o plano de estudos para optimizar a aprendizagem

Este é um assunto importante, pois um dos grandes diferenciais do estudo online é a condição na qual o aluno imprime o próprio ritmo no desenrolar do curso. Em muitas vezes o ritmo de um curso presencial não é o mesmo que o do aluno. Às vezes o professor se estende muito em um assunto que você já domina bem, mas pode passar rápido demais por outro no qual você está cheio de dúvidas. E se a turma for cheia, tem-se a ideia de que ficar parando para tirar dúvida toda hora atrasa a aula.

Bom, nos cursos online isso não ocorre. Você poderá estudar no próprio ritmo, dando atenção ao assunto que tem mais dificuldade. Ademais, você pode assistir às aulas mais de uma vez, pode pausar, pode pular, rever, enfim… Quem manda é você.

Melhor custo-benefício

Os cursos online geralmente apresentam um melhor custo-benefício. São mais baratos do que um curso presencial, pois não requerem vários recursos que um precencial requer.

De acordo com várias pesquisas, mesmo o Brasil passando ainda por uma crise econômica, a educação a distância, EAD, tem crescido continuamente e se tornado mais resiste do que a presencial.

Você já pensou também que, por ser mais barato, no curso online você economiza com transporte (e o tempo que levaria no deslocamento) e com alimentação, por exemplo. Portanto, que tal economizar?

Tire suas dúvidas sem sentir-se envergonhado

Se muita gente trava na hora de falar em inglês, talvez o mesmo pode acontecer no aprendizado da pronúncia em alemão. Só que isso é algo completamente desnecessário e que, esperamos, se ocorrer, que ocorra apenas no início do curso online.

No entanto, existem aqueles alunos mais tímidos, ou que têm um certo medo de falar em público. Bem, se você pode interagir através de um computador, talvez essas dificuldades sejam mais facilmente superadas.

Por essa razão, alunos com déficit de atenção, por exemplo, têm procurado cada vez mais cursos online, de todos os tipos, não apenas os de línguas. Além disso, muitos alunos reportam que essa modalidade de educação também contribiu para a concentração, como já mencionado, já que o aluno permanece sozinho no ambiente de estudo.

Faça seu tempo render

Quando você faz um curso presencial, poucas são as flexibilidades a seu dispor. Existe hora, lugar e dia certos e determinados. Mas e se você prefere, porque rende mais, estudar à noite ou pela manhã? E se você, como quase todos nós, tem que também trabalhar, cuidar da família e da casa, mas seu curso é no meio da tarde?

Enfim, em um curso online você percebe que seu tempo rende mais. Você não precisa sair mais cedo do trabalho por causa do trânsito, você não precisa comer mais rápido para chegar a tempo de assistir a aula. E nem perde tempo procurando vaga para estacionar ou onde se sentar no ônibus.

Opção de maior conforto

Além de pode estudar segundo seu próprio horário e ritmo, quando você quiser e puder, você ainda escolhe onde. Em muitos cursos presenciais você pode ficar sentado naquelas cadeiras nada confortáveis em um ambiente que, às vezes, pode estar muito quente ou muito frio. E lembre ainda que sua mochila ou bolsa pode estar muito pesada por causa dos vários materiais que você deve levar para o curso.

O curso de alemão oferecido pela Sprachcaffe, por exemplo, não se resume apenas à aquisição de vocabulário e à assimilação das regras gramaticais. Esse curso foca no desenvolvimento das habilidades de expressão e compreensão orais.

Crescimento e validação dos cursos online

Por todas essas vantagens, o aluno que realmente quer aprender e estudar conta cada vez mais com plataformas EAD e cursos online nas mais diversas categorias. E, seguindo essa tendência, os cursos online de língua alemã também têm crescido através da internet. Isso é um ótimo sinal, a demanda refina a oferta dos serviços.

Já no meio acadêmico esse crescimento também impressiona. Segundo o mais recente censo EAD.BR, cerca de 17% de todos os cerca de 8, 2 milhões de estudantes brasileiros matriculados em cursos superiores estão fazendo uma graduação à distância.

Em 2003, nosso país possuia apenas 52 cursos à distância em atividade. A grande maioria era de licenciatura e, em 92% dos casos, os matriculados estavam em universidades públicas, federais ou estaduais.

Desse total, segundo o censo EAD.BR, temos hoje:

  • 40,3% alunos matriculados em licenciaturas, incluindo os cursos de línguas, dentre outros.
  • 31% alunos matriculados em cursos de bacharelado.
  • 28,7% alunos matriculados em cursos superiores de tecnologia – os cursos de tecnólogo.

Dos míseros 52 cursos saltamos para mais de 1365 cursos à distância oferecidos em faculdades públicas e particulares em todo o país. E a previsão é a de que esse número continue crescendo.

Portanto, como você viu, hoje em dia existe uma oferta muito boa de cursos online, inclusive de cursos online sobre a língua alemã, sendo que vários deles oferecem acesso gratuito.

Sendo assim, acabou a desculpa de que estudar alemão era algo caro ou inalcançável. Já há anos que existem muitas opções sólidas de instituições que oferecem os cursos online, conforme apresentamos aqui.

Lembre sempre que a sua dedicação e tenacidade ao aprendizado é o que faz a diferença e isso, em qualquer modalidade de curso, tanto presencial quanto online.

Que tal começar a aprender a fascinante língua de Nietzsche e, de quebra, aprender um pouco mais sobre a profícua cultura germânica? Agora é com você!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 4 votos)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
maria Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
maria
Convidado
maria

Muito bem escrito seu texto! Parabéns! Amei as dicas!