Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estudar idioma da Alemanha utilizando a sétima arte

De Camila, publicado dia 15/11/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Os melhores filmes para se aprender alemão

Existem diferentes métodos a serem empregados por aqueles que ensinam e aprendem alemão. Os primeiros que vêm à cabeça são as aulas particulares ou em escolas de idiomas.

Aulas em países germanófonos também podem entrar para a lista de possibilidades caso o aluno tenha tempo e condições financeiras para passar um período o exterior.

O que muitos aprendizes negligenciam, e até mesmo ignoram, é o poder da sétima arte em proporcionar uma imersão ao aluno no mundo da língua alemã.

Além de acostumar o cérebro a ouvir e pensar no idioma, e a treinar os ouvidos para atingir uma boa compreensão oral, assistir a filmes em alemão pode ainda ser uma das maneiras mais divertidas de aprender a língua de Goethe.

Para os iniciantes, o áudio em alemão e a legenda em português proporcionam um treino de escuta e permitem ao aprendiz compreender a integralidade do roteiro.

Para os intermediários, a melhor opção é a escolha da versão original em língua alemã com a legenda em CC (Closed Caption) na mesma língua.

Já os avançados não precisam de legenda nenhuma e podem se jogar na telinha – ou na telona – com seu balde de pipoca!

Abaixo preparamos uma breve seleção de filmes que podem ser utilizados nesta aventura do aprendizado através da sétima arte!

Confira nossas dicas para dominar rápido a língua alemã!

Escolhendo um bom filme

Vários benefícios podem ser tirados do hábito de assistir filmes em alemão para aqueles que desejam aprender ou já fazem aulas do idioma. Alguns deles são:

  • complementar o aprendizado, fazendo o aluno evoluir rapidamente;
  • melhorar a memória ligada à língua;
  • aumentar o nível de conhecimento do vocabulário;
  • treinar a compreensão oral;
  • melhorar a expressão oral, aperfeiçoando a pronúncia;
  • enriquecer o repertório de frases e expressões utilizadas no quotidiano;
  • proporcionar uma imersão na cultura e na história germanófona, já que aprender sobre estes assuntos também faz parte do processo de assimilação do idioma.

Assistir filmes em alemão é uma alternativa para se aprender língua. Que tal fazer uma lista com seus filmes em alemão preferidos?

Tal hábito não exige muito esforço, apenas força de vontade, já que os interessados não precisam nem sair do conforto de seus lares. Com possibilidade de acesso através do computador, tablet ou smartTV, o futuro bilíngue na língua dos irmãos Grimm pode encontrar grande número de opções online nos sites de streaming como Netflix.

Vários canais de podcasts podem, ainda, complementar os estudos do idioma alemão.

Para aqueles que não são conhecedores das produções cinematográficas em alemão, não se preocupem: preparamos uma breve lista com algumas sugestões para agradar a “gregos e troianos” desejosos em se comunicar no idioma da Alemanha.

Good Bye Lenin

Filme de 2003 dirigido por Wolfgang Becker, Good Bye Lenin é ma comédia um pouco surreal -, mas nem por isso menos irresistível – que leva o espectador do sorriso às lágrimas de uma hora para outra.

A produção alemã fez extremo sucesso no seu país de origem quando chegou às telonas e foi aclamada internacionalmente em vários países, dentre eles o Brasil.

A história

A mãe de Alex entra em coma antes da queda do muro de Berlim e, ao acordar após tal evento marcante, corre o risco de não se dar conta da enorme transformação pela qual o país passou.

Receoso que um choque de tal magnitude possa ser ainda mais traumatizante para a mãe, Alex decide que a fará acreditar que nada mudou durante o período em que passou desacordada, ou seja, que o muro não caiu e que a vida continua exatamente igual ao que era antes.

Um filme marcante e cômico que mostra Alex se desdobrando, fazendo o possível e o impossível para manter a ilusão de que Berlim em nada mudou.

A ser assistido – obviamente – em versão original!

Por que assistir a este filme?

Good Bye Lenin enriquecerá o vocabulário do aprendiz de maneira diversificada, atual e com uma linguagem quotidiana.

A Vida dos Outros

Das leben der Anderen” é o título original desse filme que foi dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck e lançado em 2009.

A história

Esta jóia cinematográfica do cinema alemão mostra a vida na Alemanha Oriental durante os anos 1980 através do ponto de vista de um agente da Stasi, o serviço secreto / polícia política / agência de espionagem da República Democrática Alemã (também conhecida como RDA, o lado socialista do país).

O Muro de Berlim está presente em várias produções cinematográficas alemãs. Vários filmes alemães retratam o país na época em que ele foi dividido pelo Muro de Berlim (foto durante a construção do muro).

Por que assistir a este filme?

A Vida dos Outros proporciona tanto um vocabulário proveniente do quotidiano alemão quanto uma bagagem de palavras específicas utilizadas nas circunstâncias apresentadas no filme. “Das leben der Anderen” é, sem dúvidas, uma excelente oportunidade para entrar em contato com questões históricas e culturais que marcaram o passado do país de Angela Merkel.

Vários aplicativos estão também disponíveis para o download daqueles que desejam aprender a língua alemã.

Soul Kitchen

Comédia dramática dirigida por Tafih Akin e lançada em 2009, Soul Kitchen conta a história do jovem Zinos, habitante de Hamburgo e proprietário de um restaurante chamado… Soul Kitchen!

A história

Um dia, sua namorada o deixa pelo fato dele passa mais tempo na cozinha do restaurante do que ao lado dela. O ocorrido evoca uma grande crise existencial no rapaz, que decide vender seu negócio.

No entanto, um chefe de cozinha chega à cidade, movimentando a vida dos apaixonados por festas e boa comida. O acontecimento faz Zinos mudar de ideia e ele decide reconquistar Hamburgo e seus habitantes.

Por que assistir a este filme?

Esta é uma produção bastante conhecida na Alemanha e oferece um vocabulário ligado ao mundo da cozinha e dos restaurantes, sem deixar de lado as expressões e diálogos quotidianos.

A Onda

Lançado em 2008 e dirigido por Dennis Gansel, A Onda é um drama que emocionou toda a Alemanha ao levantar grandes questões como a volta de um regime ditatorial ao país.

A história

Em uma escola alemã, um professor com métodos de ensino bem peculiares tenta responder às indagações dos alunos.

Ao longo de uma semana, a turma orientada pelo tutor nada ortodoxo  forma uma “panelinha” que começa a ser chamada de “A Onda”. Já o professor passa a ser identificado como “Führer“. Os alunos do grupo vestem uniforme específico e adotam um gesto de saudação comum com os quais podem ser identificados.

A experiência tem, no seu início, fins pedagógicos, mas, ao decorrer dos dias, sai fora do controle.

Por que assistir a este filme?

A Onda propõe uma verdadeira reflexão sobre um componente da história alemã que marcou toda uma geração. A produção dá ao espectador a oportunidade de entrar em contato com um vocabulário bem informal, típico dos jovens alemães, contendo expressões utilizadas pelos nativos desta faixa etária.

Muitos filmes abordam a época da ditadura vivida pela Alemanha. Qualquer semelhança não é mera coincidência…

Corra Lola, Corra

Laçado em 1978 e dirigido por Tom Tykwer, Corra Lola, Corra é o filme desta lista que não pode deixar de ser assistido. Com um ritmo frenético, tudo se passa muito rápido e o espectador precisa “correr com os olhos” para conseguir acompanhar tanto as ações quanto os diálogos.

A história

Lola é uma jovem que percorre a cidade de Berlim – correndo, obviamente – encontrando diversos personagens singulares e atípicos.

O roteiro é estruturado de uma maneira alternativa, tornando o filme super interessante e diferente do que estamos acostumados.

Por que assistir a este filme?

De um lado, pelo caráter intenso e corrido com o qual os diálogos são apresentados, refletindo o ritmo de vida atual. Por outro, para entrar em contato com expressões e palavras relacionadas às gírias dos jovens alemães.

Uma boa dica é assistir ao filme fazendo uso de legendas (em português para os iniciantes e em alemão Closed Caption para os intermediários e avançados) para não se perder em meio a tanta “correria”.

A Queda – As Últimas Horas de Hitler

A história

Dirigido por Oliver Hirschbiegel, este filme de 2004 conta a história da queda de Hitler, figura emblemática que ainda fascina muitos.

A Queda reconstitui o que teriam sido os últimos dias do Führer no período em que ele se refugiou em seu esconderijo por já prever sua derrota.

Por que assistir a este filme?

Este filme mostra como era a Alemanha no período da guerra e como teriam se passado as últimas horas da vida deste homem que mudou para sempre a história mundial.

Ótima oportunidade para entrar em contato com um vocabulário ligado às especificidades da guerra.

O Milagre de Berna

Dirigido por Sönke Wortmann, O Milagre de Berna foi lançado em 2003.

A história

Em 1954 na República Federativa Alemã (RFA, também conhecida como Alemanha Ocidental), o time de futebol nacional se desdobra para participar e ganhar a Copa do Mundo.

Paralelamente ao evento, uma família se encontra com um homem que afirma ser o pai que eles não vêem há mais de 10 anos, pois estava preso na então União Soviética.

Por que assistir a este filme?

Repleto de vocabulário esportivo – principalmente ligado ao universo futebolístico, muito popular na Alemanha -, este filme também é uma ótima oportunidade para se descontrair durante o aprendizado da língua alemã.

Nada melhor que aprender alemão se divertindo. Filmes são bons para auxiliarem no aprendizado de vocabulários específicos, como àquele ligado ao futebol, por exemplo.

Asas do Desejo

Produzido em 1987 e dirigido pelo famoso Win Wenders, Asas do Desejo pode ser considerado como um certo tipo de fábula poética.

A história

Os anjos se interessam pelo nosso mundo de “reles” mortais e passam a nos observar. Eles ouvem e vêem tudo o que fazemos, falamos e pensamos, até mesmo nossos segredos mais íntimos.

Um certo dia, um dos anjos se apaixona perdidamente por um de nós, decidindo tornar-se, então, também mortal.

Por que assistir a este filme?

Asas do Desejo é uma maravilhosa e poética produção que fala sobre as noções de desejo, além de mostrar uma bela vista da cidade de Berlim.

Um filme a assistir uma, duas, três, quatro ou mais vezes, não só pelo espetáculo encantador, elegante e inteligente tecido por Wim Wenders, mas também pela qualidade das imagens em preto e branco, o cuidado na construção dos diálogos e a primorosa interpretação dos atores.

Sites na internet podem ser tão úteis para estudar alemão quanto filmes germanófonos!

Caso queira avançar um pouco mais no idioma antes de encarar esses filmes na língua original, você pode procurar um profe no Superprof para ter algumas aulas em um curso de alemao online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar