Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guia de escolas de língua alemã nas principais cidades do país

De Camila, publicado dia 31/01/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Onde fazer aulas de alemão no Brasil?

Mesmo com o inglês sendo a língua estrangeira número 1 quanto à escolha dos brasileiros na hora de aprender um segundo idioma, não podemos esquecer que o alemão é falado por mais 120.000.000 de pessoas ao redor do mundo inteiro.

Você quer ir trabalhar no país da Primeira Ministra Angela Merkel porque descobriu que a taxa de desemprego nacional foi de apenas de 3.6% no segundo semestre de 2017?

A Alemanha é uma das maiores potências mundiais, um país onde a taxa de desemprego é baixíssima e, atualmente, um dos maiores importadores e exportadores do planeta!

Mesmo com todo mundo falando que o alemão é um idioma difícil de se aprender, você está determinado a se lançar na aventura com o objetivo de virar germanófono.

Com um mundo cada vez mais globalizado, se você planeja seguir cursos em universidades no exterior ou construir uma carreira internacional, você precisa se destacar ainda mais.

Confira algumas sugestões de cursos e orientações de como encontrar a melhor opção para o que você procura na hora do aprendizado da língua de Goethe.

Brasília

Onde fazer aulas de alemão em Brasília?

Goethe-Zentrum: a sede do Goethe-Institut no Brasil

Se você mora em Brasília, então pode se considerar um felizardo, pois é na capital brasileira que se encontra a sede nacional do tão famoso instituto criado na Alemanha e presente no mundo inteiro com o objetivo de divulgar a cultura e a língua alemãs.

Cursos e outros recursos

Este é o local onde você encontrará a gama mais completa de cursos oferecidos por qualquer tipo de instituição de ensino da língua alemã no Brasil.

O Instituto ainda é o responsável pelo desenvolvimento, aplicação, correção e distribuição da grande maioria dos diplomas oficiais de proficiência do idioma.

Biblioteca

O Goethe-Zentrum tem uma biblioteca maravilhosamente recheada de títulos em alemão, acessível a todos e não só aos seus alunos. Aqueles que estão matriculados em algum curso do instituto podem consultar o acervo gratuitamente. Os visitantes de fora precisam pagar uma taxa válida por 6 meses de 35,00 reais.

Distrito Federal. Brasília.

Instituições especializadas no ensino do alemão

  • Alemannia: não só como um local de aprendizado, mas também como ponte entre diferentes culturas e línguas, focando sua pedagogia na aplicação direta da linguagem na comunicação.
  • Carl Duisberg Centren: a filosofia da instituição é a de que “alemão se aprende na Alemanha“.

Escolas de idiomas

  • ILE
  • Exchange
  • Wizard
  • Linguae Mundi
  • MB Institute

Aprender alemão na Universidade de Brasília

Você sabia que a maior universidade da cidade – e uma das melhores do país – também oferece cursos de línguas? Melhor ainda: eles são abertos para todos!

A UnB Idiomas possui aulas de alemão em 5 locais diferentes da universidade:

  • Campus Universitário Darcy Ribeiro;
  • Setor Comercial Sul;
  • Faculdade UnB Ceilândia;
  • Faculdade UnB Gama;
  • Faculdade UnB Planaltina.

São Paulo

Quais cursos de língua alemã seguir em São Paulo?

Escolas de idiomas

  • Berlitz: escola de idiomas presente não só em São Paulo, mas em todo o Brasil e também em todo o mundo: sã0 mais de 500 unidades espalhadas por 70 países!
  • Wunderwelt A: a escola segue os padrões internacionais de ensino do Conselho Europeu e oferece, dentre vários outros tipos de cursos, aulas individuais.

Associações e institutos para aprender a língua de Goethe

  • Goethe-Institut: Criado para promover a língua e a cultura alemãs no exterior, o Goethe Institut oferece um programa de curso completo e adaptado a todos os níveis e objetivos.
  • APPA – Associação Paulista de Professores de Alemão: é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 16 de março de 1985. Atualmente ela reúne por volta de 250 associados de várias categorias.

Rio de Janeiro

Conheça algumas escolas que ensinam alemão no Rio de Janeiro.

Escolas de idiomas

  • Berlitz: crianças e jovens possuem a opção de aulas em grupo, duplas ou individuais enquanto os adultos, além de todas essas alternativas, ainda podem escolher por fazer uma imersão total.
  • Wizard: além das aulas regulares de aprendizado oral e verbal da língua, o Wizard oferece ainda cursos de preparação para exames de proficiência como o onDAF (online-Einstufungstest Deutsch als Fremdsprache).
  • Baukurs: escola de línguas dedicada apenas ao ensino do alemão. Ela atua no Rio de Janeiro desde 1978 e hoje possui unidades em Ipanema, Botafogo e Barra da Tijuca.

Cristo Redentor Rio de Janeiro

Institutos alemães

  • Goethe-Institut: além de cursos de todos os tipos para todas as idades, o Goethe Institut oferece ainda formação profissional para professores que desejam se especializar no ensino do alemão enquanto língua estrangeira.
  • IBL – Instituto Brasileiro de Línguas: o curso de alemão é composto de quatro módulos com duração de 6 meses úteis cada módulo e com duas horas de aula semanais. Totalizando 2 anos úteis cada idioma.

Belo Horizonte

A capital mineira também está cheia de cursos de alemão.

Escolas de idiomas em Belo Horizonte

  • Cultura Alemã: além dos cursos de língua alemã, a escola ainda funciona como uma plataforma de divulgação da cultura do país de Michael Schumacher, pois ela incentiva os alunos a terem um contato estreito com costumes germânicos. Afinal de contas, aprender um idioma também passa pelo conhecimento da história e cultura dos países onde ele é falado.
  • Berlitz: presente na famosa região da Savassi, a escola Berlitz de Belo Horizonte oferece, em meio à sua vasta gama de idiomas internacionais, o ensino do alemão para os mineiros da capital. Adultos, adolescentes e crianças podem se beneficiar do método próprio desenvolvido e aprimorado ao longo das décadas de experiência e atuação da escola nos quatro cantos do mundo.
  • Luziana Lanna: Quem mora em Belo Horizonte com certeza já escutou falar dos Cursos Luziana Lanna. A rede de escolas é um gigante na cidade, possuindo nada mais, nada menos que 33 unidades dentro da grande BH. Isso sem contar com as escolas no interior de Minas Gerais e em São Paulo! Dentre as 9 diferentes línguas ensinadas, encontramos o alemão, pois ele não poderia ficar de fora desta lista.
  • Wizard: o método utilizado pelo Wizard, segundo descrição no site oficial da rede, visa desenvolver os aspectos pessoais, culturais e acadêmicos, além de liderança e automotivação. Ao longo dos anos de atuação, a rede desenvolveu uma metodologia própria de ensino.

Associações e Institutos em BH

  • AMPA – Associação Mineira de Professores de Alemão: a Associação Mineira de Professores de Alemão foi fundada em 2012 com o objetivo de reunir e representar instituições profissionais, pesquisadores e outros interessados no estudo e na divulgação do idioma e da cultura da Alemanha na região de Minas Gerais.

Recife

Conheça ainda algumas escolas de alemão presentes em Recife!

Aprender alemão em Recife

Recife está cheia de escolas de idiomas que ensinam alemão. Sem falar no famoso Instituto Goethe, que está representado na cidade, e nos cursos profissionalizantes oferecidos pela prefeitura! Temos que confessar que ficamos orgulhosos com a capital ao saber que o município investe na educação de línguas estrangeiras com o foco no mercado de trabalho.

Escolas de idiomas

  • Senac: com uma visão de futuro que visa oferecer soluções em educação profissional de qualidade, sua escola de idiomas oferece cursos de alemão, uma das principais línguas escolhidas pela instituição pela sua forte presença no mercado.
  • Wizard: são 7 escolas espalhadas pela cidade de Recife. Elas aplicam uma metodologia própria, desenvolvida ao longo das várias décadas de atuação do Wizard dentro do domínio das aulas de línguas.

Associações e Institutos

  • Goethe-Institut: Interessado em ter aulas com a qualidade do Instituto Goethe em Recife? Então procure a Escola Oliveira Lima, pois ela é sua representante na cidade. Ela está localizada na rua Barão de São Borja, 347, Boa Vista.
  • CCBA – Centro Cultural Brasil-Alemanha: ele vai muito além do ensino do alemão. Como o próprio nome diz, a organização se define como “um ponto de encontro entre Brasil e Alemanha no Recife“.

A capital do Pernambuco. Recife.

Cursos profissionalizantes – Prefeitura de Recife

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) oferece, através da Rede Municipal de Ensino localizada nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife, mais de 32 cursos profissionalizantes.

As escolas presentes no programa não poderiam deixar de oferecer cursos de alemão, já que o país de Angela Merkel só cresce enquanto potência econômica mundial.

Porto Alegre

Porto Alegre apresenta muitas opções de cursos de língua alemã!

Escolas de Idiomas

  • Go Ahead: As aulas da escola de línguas Go Ahead oferecem aos alunos não somente o aprendizado do idioma alemão mas também informações sobre os costumes e os hábitos comuns do país de Angela Merkel.
  • Unilínguas: Criado em 1994, o Unilínguas é o Instituto de Língua da Unisinos. Com a missão de proporcionar a comunicação assertiva e consistente aos seus alunos, ela conta com uma equipe especializada de professores que seguem os padrões da universidade, ou seja, com pós-graduação, vivência internacional e certificados reconhecidos mundialmente.
  • Eurolínguas: fundada em 1998, ela possui uma característica interessante: a maioria dos seus alunos atuais se inscreveram por indicação de ex-alunos. Ou seja, grande parte dos estudantes de idiomas que seguem ou já concluíram cursos no local saíram de lá satisfeitos com o que aprenderam.
  • You Dynamic: os profissionais responsáveis pelos cursos de alemão são nativos germanófonos ou brasileiros com vivência em países onde o alemão é falado.
  • LH Centro de Idiomas: A LH Centro de Idiomas é uma instituição de ensino com objetivo de ensinar através de situações comunicativas, levando o aluno à prática regular da gramática e do vocabulário utilizados por nativos germanófonos.
  • CLEM Idiomas: o método utilizado por eles estimula o aprendizado através da utilização e consulta de outras interfaces e ferramentas como pesquisas na internet, músicas em alemão, programas de TV na língua de Goethe e o diálogo com pessoas nativas.

Associações e Institutos

  • ACELE – Associação Comunitária de Ensino de Línguas Estrangeiras: nasceu para dar continuidade a um projeto que se iniciou duas décadas antes da sua abertura (em 1999) por professores e alunos do Instituto de Educação de Porto Alegre. Ela oferece cursos de alemão para os níveis A1 e A2.
  • Goethe-Institut: o Instituto Goethe de POA fica na rua 24 de Outubro, 112 e seu telefone é o (51) 2118.7800.

Professores particulares: onde e como encontrá-los?

Você gostou muito das opções que mostramos acima, mas nenhuma delas se adapta às suas necessidades, pois você quer um ensino super personalizado e exclusivo?

A internet está cheia de tutores de alemão oferecendo seus serviços de aulas particulares.

Mas como encontrá-los?

Ora bolas, aqui no site do Superprof.com.br, claro!

Sem falar que existem vários profissionais inscritos no nosso banco de dados! Procurar por professores particulares de alemão no site do Superprof.com.br é super fácil, rápido e intuitivo.

Além de possuir um blog com matérias que visam sempre te ajudar em vários campos do aprendizado, possuímos também um site que funciona como uma rede social que coloca em contato professores particulares e alunos à procura de tutores.

Com profissionais de diversas categorias, Superprof.com.br oferece um leque enorme de opções de educadores especializados no ensino do idioma falado na Alemanha.

Através do Superprof.com.br você pode consultar o perfil dos professores e conversar com eles online antes de decidir qual profissional escolher para ser seu tutor. E aproveite que a primeira hora de aula é grátis!

Aproveite e encontre um bom curso alemão online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar