Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas de língua alemã na capital carioca

De Camila, publicado dia 29/01/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Onde aprender alemão no Rio de Janeiro?

Você sabia que a língua alemã é a mais falada na Europa?

Mais de 120 milhões de pessoas fazem uso do idioma de Goethe praticamente todos os dias, dentre elas aquelas que moram na Alemanha, na Áustria e na Suíça.

O Brasil está cheio de cidades que oferecem várias opções de cursos de alemão.

Residindo na cidade de Rio de Janeiro, você está super ansioso para começar a fazer aulas da língua, mas não faz a menor ideia de onde procurar por escolas ou professores?

Mesmo com todo mundo falando que o alemão é um idioma difícil de se aprender, você está determinado a se lançar na aventura com o objetivo de virar germanófono. No entanto, você ainda está na dúvida se deve fazer uma aula particular ou em grupo?

O Rio é uma cidade enorme com oportunidades e opções de diferentes tipos de cursos de alemão.

Mas como iniciar essa busca?

Já foi dada a largada para a sua pesquisa, pois mostramos abaixo algumas dicas e indicações de locais onde procurar pelo tipo de tutoria mais adequado para seus objetivos e suas necessidades. Afinal de contas,

Não há nada impossível; há só vontades mais ou menos enérgicas.
(Júlio Verne)

Escolas de idiomas

Como já dizia Gilberto Gil, “Rio de Janeiro continua lindo“! Lindo e cheio de escolas de idiomas que ensinam alemão espalhadas por toda a capital carioca!

Redes renomadas com presença nacional e internacional podem ser encontradas na cidade maravilhosa, facilitando o acesso ao ensino da língua de Goethe para aqueles que sonham um dia falar alemão fluente.

Criança, jovem ou adulto; não existe idade certa, mínima ou máxima, para começar a seguir um curso, seja ele em grupo ou particular.

Com fama de ser difícil, a língua alemã é, na verdade, muito diferente do português. Sendo assim, é normal que ela demore mais tempo e demande mais esforço e dedicação do aluno para ser bem assimilada.

Força, fé e dedicação para conseguir aprender alemão! Aprender alemão exige empenho e determinação da parte do aluno.

Então, se você deseja um dia dominar o idioma de Albert Einstein, o melhor é não esperar mais e começar desde já a fazer aulas.

Confira abaixo algumas sugestões de escolas presentes no Rio de Janeiro que podem te ajudar nesta missão.

Berlitz

Berlitz é uma escola de língua presente no mundo inteiro e se dedica há décadas ao ensino de idiomas para estrangeiros.

Conhecida e prestigiada, ela foi a primeira empresa da sua categoria entre as melhores escolas de São Paulo dentro do conceituado “Blog dos Colégios”, do jornal Estadão.

Fundada em 1879, a escola aplica uma metodologia própria e possui o foco principal do seu aprendizado na conversação.

Dentro dos 42 idiomas ensinados por eles ao redor do mundo (são 500 unidades distribuídas em 70 países somando um total de 300 mil aluno por ano!), não poderia faltar o alemão.

Crianças, jovens e adultos podem se inscrever para seguir aulas com tumas adaptadas a cada uma das faixas-etárias.

As crianças e os jovens possuem a opção de aulas em grupo, duplas ou individuais enquanto os adultos, além de todas essas alternativas, ainda podem escolher por fazer uma imersão total.

Quer conhecer também quais cursos de língua alemã seguir em São Paulo?

Wizard

Hoje em dia a escola Wizard está espalhada por todo o Brasil, oferecendo cursos de diversas língua estrangeiras, incluindo o alemão.

Apesar do nome gringo, ela é de origem paulista. Criada em 1987 em Campinas, a Wizard possui várias dezenas de unidades na cidade do Rio de Janeiro, facilitando a vida do futuro aluno com mais opções de acesso.

Além das aulas regulares de aprendizado oral e verbal da língua, o Wizard oferece ainda cursos de preparação para exames de proficiência como o onDAF (online-Einstufungstest Deutsch als Fremdsprache)

Baukurs

O Baukurs é uma escola de línguas dedicada apenas ao ensino do alemão.

Ela atua no Rio de Janeiro desde 1978 e hoje possui unidades em Ipanema, Botafogo e Barra da Tijuca.

Além do idioma, Baukurs também foca sua intervenção na integração cultural entre Brasil e Alemanha. Os alunos que lá estudam podem escolher dentre os seguinte cursos:

  • Básico
  • Intermediário
  • Avançado
  • Especiais
  • Particulares
  • Preparatórios para provas e diplomas

Aprender alemão na cidade maravilhosa é super possível. Existem várias escolas de idiomas que ensinam alemão espalhadas pelo RJ.

Boa notícia é que ela oferece convênios para pessoas que trabalham em diversas empresas do RJ e para seus parentes diretos. Os conveniados recebem 30% de desconto.

Determinadas instituições de ensino também podem se beneficiar de um convênio. Neste caso, os descontos variam entre 30% e 50%, dependendo da relação do estudante com a instituição em questão.

A capital mineira também está cheia de cursos de alemão.

Institutos alemães

Goethe Institut

Se você é amante da língua e da cultura alemãs, então com certeza já conhece ou escutou falar no Goethe Institut. Com o nome escolhido em homenagem a um dos escritores alemães mais famosos de todos os tempos, este instituto foi criado na Alemanha com o objetivo de disseminar a cultura e a língua alemãs por todo o mundo.

Além de cursos de todos os tipos para todas as idades, o Goethe Institut oferece ainda formação profissional para professores que desejam se especializar no ensino do alemão enquanto língua estrangeira.

Este organismo promove ainda intercâmbios a países germanófonos e é o principal responsável pela aplicação das provas oficiais de proficiência para a obtenção de diplomas da língua alemã.

Ele está, obviamente, presente na capital carioca.

Instituto Brasileiro de Línguas

Fundado em junho de 1992, o IBL nasceu da ideia de se trabalhar vários idiomas em um mesmo centro.

Cada língua e sua cultura foram pesquisadas e estudadas academicamente. A partir desses estudos desenvolveu-se uma metodologia própria, voltada ao aprendizado contínuo da comunicação falada e escrita.

O Instituto Brasileiro de Línguas adota o desafio de ensinar qualquer uma das línguas dentro do seu portfólio de opções em apenas 2 anos e isso inclui o alemão!

O curso desta língua germânica é composto de quatro módulos com duração de 6 meses úteis cada módulo e com duas horas de aula semanais. Totalizando 2 anos úteis cada idioma.

Diversos grupos são oferecidos em vários dias e horários e as turmas podem ser iniciadas em qualquer período do ano.

Várias escolas de idiomas desenvolvem sua própria metodologia. Alguns cursos de alemão propõem metodologia de ensino própria.

Conheça ainda algumas escolas de alemão presentes em Recife!

Cursos particulares

Superprof.com.br

Você sabia que além do nosso blog com matérias com dicas diversas sobre vários tipos de aprendizado, possuímos ainda uma plataforma especializada em colocar professores e alunos em contato?

Poderíamos até arriscar dizer que Superprof.com.br é uma rede social para aulas particulares!

Oferecemos uma alternativa super prática tanto para tutores quanto para pupilos, pois ambos conseguem se encontrar facilmente ao navegarem pelas nossas páginas.

Com acesso a uma lista variada de profissionais de diversos perfis e preços, o aluno pode entrar em contato com os educadores através do próprio site antes de decidir quem escolher para ser seu futuro tutor individual.

Já o professor de alemão ganha uma página própria onde pode publicar seu perfil com uma apresentação do seu trabalho, seu currículo, suas experiências profissionais e ainda ter acesso a um grande número de clientes em potencial.

Um verdadeiro ponto de encontro para quem procura dar e receber aulas, sejam elas de alemão ou de qualquer outra disciplina.

Gostou da interface e encontrou vários professores de alemão que você gostaria de escolher? Então converse com eles e explique quais são seus objetivos de aprendizado. A troca mais aprofundada entre profissional e pupilo permite ao tutor entender onde seu futuro aluno quer chegar, quais suas necessidades e como ele desenvolver as aulas e o material da melhor maneira para proveitosas sessões de ensino.

Porto Alegre apresenta muitas opções de cursos de língua alemã!

Escolas de idiomas

A capital carioca possui várias escolas de idiomas espalhadas por toda a cidade. Nossa lista mostrada mais acima desta matéria mostrou uma breve seleção que serviu para dar uma ideia do número e da qualidade algumas delas.

Além de aulas em grupo, muitas delas oferecem a opção de aulas particulares. A melhor maneira de saber sobre as condições para se contratar o serviço é entrando diretamente em contato com esses organismos.

Os sites da escolas costumam conter informações sobre as tutorias individuais. Para não ter dúvidas, a melhor opção é ligar para ficar bem informado e não se deparar com surpresas.

Para se inscrever e conseguir o serviço, normalmente é cobrada uma taxa de matrícula, seguida da criação de uma ficha com o dados pessoais do aluno, contendo, dentre outros, o nível de domínio do idioma alemão no qual ele se encontra, suas necessidades de aprendizado e seus objetivos com as aulas. Em seguida, um professor é designado.

Existem alguns pontos positivos e negativos de recorrer a esses organismos para aulas particulares.

Tutorias individuais podem ser encontradas também nas escolas de idiomas. Muitas escolas de idiomas no RJ oferecem tanto aulas em grupo quanto particulares.

O lado positivo é que o bom nível dos professores é garantido, pois eles são, em sua maioria, diplomados em letras e / ou possuem um diploma de alto nível de controle do idioma de Goethe e anos de experiência.

Outra questão que joga a favor do aluno é que tanto a escola quanto o professor fornecem avaliações e relatórios regulares sobre o desenvolvimento do aprendiz.

O ponto negativo é que, na maioria das vezes, o aluno não escolhe qual educador será o responsável por suas aulas. Existem ainda grandes chances dos encontros só se passarem dentro do espaço físico da escola de idioma, mesmo sendo particulares.

Isso sem falar no preço, pois a hora de aula pode acabar saindo mais salgada do que a pag diretamente para um professor.

Gostaria de saber também onde fazer aulas de alemão em Brasília?

Saiba que, caso nenhum desses cursos estejam acessíveis para você, é possível de encontrar um bom profe no Superprof para fazer um bom curso alemão online.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar