Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por onde começar os estudos da língua francesa

De Carolina, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Como iniciar o aprendizado do francês?

Você quer aprender francês, mas não sabe por onde começar?

É verdade que pode parecer difícil aprender francês quando se parte do zero…

Independente das razões que te motivam a começar essa jornada pelo país de Monet, você terá que se preparar…

Para facilitar sua fase de preparação, você pode identificar seu nível e, assim, criar um programa adaptado ao seu conhecimento sobre o idioma de Molière e o objetivo que você definiu.

Para ajudá-lo a se sentir confortável em francês, propomos alguns métodos para começar a aprender a língua de forma fácil e eficaz.

Comece a aprender francês: nível básico

Você não sabe nada ou quase nada de francês?

Não se preocupe, cada bilíngue em francês se encontrou um dia nessa situação. Saiba que você deve superar alguns obstáculos antes de poder sonhar em francês…

Se você está lendo este post significa que deseja mudar isso. Já é o começo!

Comece com o francês (a partir de qual idade?) elementar: aprenda o básico

Mergulhe na cultura francesa! Imersão na Suíça, França ou Canadá, tudo é válido para aprender francês

Se você procura por francês para iniciantes, a primeira etapa do seu aprendizado é dominar perfeitamente os conceitos básicos:

  • O alfabeto
  • A pronúncia em francês e o acento tônico
  • Os gêneros em francês
  • Artigos e adjetivos
  • O vocabulário básico (apresentação, cor, figuras, tempo ou roupas)
  • A construção de frases afirmativas, interrogativas e exclamativas
  • A negação
  • Os auxiliares: ser (ser e ser), avoir (haber)
  • A conjugação no presente, passado composto, passado simples e futuro
  • Pronomes
  • Condicional
  • Imperativo e o presente subjuntivo imperfeito
  • Os diferentes tipos de adjetivos, advérbios e preposições.

O tipo de conteúdo que levará algumas semanas e talvez meses a ser estudado.

Depois de conhecer todos esses conceitos, você está pronto para o nível superior…

Início do ensino elementar em francês: métodos de aprendizagem

Depois de passar pela lista que nós preparamos, você deverá estar ciente do trabalho que o espera…

Não se preocupe: com as boas ferramentas, você tem tudo o que precisa para aprender francês (até idoso) tranquilamente.

Primeiro, se puder, recomendamos que você vá à aula.

Aulas em grupos ou individuais: dependendo de você, dependendo do seu orçamento (as aulas particulares são mais caras que as aulas em grupo), mas também sua vontade de estar com as pessoas ou não.

No nosso site, você encontrará um grande número de professores de francês: centenas de professores da língua esperam por você.

Não se esqueça dos materiais didáticos de francês para iniciantes. Esse tipo de livro destina-se a pessoas de todas as idades que desejam aprender francês. Eles existem para todos os níveis!

Finalmente, não esqueça os vídeos, podcasts, sites e aplicações de francês online. Especialmente se você deve ensinar francês a uma criança.

Faça uma imersão linguística e cultural A melhor maneira de conhecer a França é visitando as suas maravilhas

Esses tipos de ferramentas são excelentes para praticar sua audição e aprender se divertindo. Por exemplo, você pode assistir a séries e filmes em francês (com legendas em francês, de preferência, ou em português, se precisar) ou procure as letras de seus cantores favoritos em francês.

Mude para o nível intermediário de francês

Agora que você adquiriu o nível básico do francês, é hora de passar para o nível superior. Bem-vindo ao nível intermediário!

Continue aprendendo com as noções que você precisa saber no intermediário

Você terá que se aperfeiçoar nos muitos pontos que mencionamos no nível elementar. Aqui estão algumas dicas para suas classes de nível intermediário:

  • Melhorar a pronúncia
  • Crie frases mais complexas
  • Revise o vocabulário por tópico (verbos, substantivos, adjetivos).
  • Pratique a conjugação dos tempos indicativos dos verbos regulares (presente, passado simples, passado composto, futuro, imperfeito e mais-que-perfeito)
  • Conheça os verbos irregulares
  • Pratique os tempos do subjuntivo (presente e imperfeito), o condicional e o imperativo
  • Treine o uso correto dos tempos e sua concordância

Nesse nível, você já deve falar com uma pessoa que fala francês e entendê-la.

Comece o nível intermediário de francês: métodos de aprendizagem

Claro, no intermediário, você pode sempre mergulhar em livros com textos em francês adaptados a esse nível.

Mas agora que você domina as bases em francês, você deve se mudar para a prática da língua cotidiana. Para isso, você terá que apostar na sua compreensão e no uso de seu francês.

Continue a assistir filmes, séries e vídeos em francês. Se você puder, sem legendas ou com legendas em francês. Evite o português a qualquer preço! Comece também a ler livros e romances em francês! É uma excelente maneira de enriquecer seu vocabulário e aprender mais sobre a gramática, a ortografia e a conjugação francesa.

E acima de tudo: pratique o francês através de amigos, amigos de amigos, sites de troca de língua, etc. A gente realmente aprende uma língua em contato com um nativo ou quando você não tem outra escolha a não ser se comunicar nela!

Saiba tudo sobre a gramática francesa. Coloque seu conhecimento do francês em prática visitando seu patrimônio

Um idioma é uma ferramenta comunicativa, então, para progredir, você terá que se comunicar com pessoas que falam francês!

Além disso, o bom de ter um contato francês é que você pode se comunicar facilmente, sem ter que sair da casa. Então, você pode começar enviando e-mails, cartas, usando um bate-papo ou WhatsApp para trocar mensagens instantaneamente.

Assim que tiver oportunidade e sentir mais confortável, não deixe de propor uma reunião pelo Skype ou em uma chamada. Assim, você vai se acostumar a escrever e a falar francês rapidamente.

Comece francês: nível avançado

Neste ponto, você certamente falará bem a língua de Molière!

Você já possui as bases em francês e os conhecimentos importantes. Agora você pode se comunicar diariamente com pessoas nesse idioma!

Você quer continuar melhorando?

Isso é ótimo. Vamos para os níveis avançados.

Aprender francês em níveis avançados: o que você precisa desenvolver fluentemente em qualquer circunstância

Os níveis avançados de aprendizagem de francês combinam a revisão do conhecimento aprendido até agora e a aprendizagem de novas noções.

Então, você deve voltar para as listas de níveis intermediários e elementares e revisá-las até que você domine todas essas noções perfeitamente (especialmente a conjugação, tão complexas quanto a nossa…). Além disso, aproveite a oportunidade para treinar a falar francês com uma boa pronúncia e pronunciar cada sílaba perfeitamente.

Não se esqueça de enriquecer seu vocabulário diariamente. Por exemplo, estabelecendo um ritual diário que o leva a aprender uma lista de dezenas de palavras. Assim, em breve, você se sentirá tão confortável em francês como em português.

Aprender francês em níveis avançados: métodos

Em níveis avançados, esqueça os materiais didáticos e as aulas, eles não serão tão úteis. Você não precisa mais de uma teoria para melhorar.

A partir de agora, aposte na prática!

Se você tem um contato com quem fala em francês, continue escrevendo e falando com ele sempre que possível.

Além disso, se você mora em uma grande cidade, descubra os eventos dedicados à cultura francesa. Você pode encontrar muitas pessoas que falam a língua.

Sem esquecer as páginas de encontros para amigos ou namorados (depende do que você deseja). Resumindo: crie oportunidades de falar francês sempre que  possível.

Além disso, se puder, visite a França ou qualquer outro país francófono! O ideal é ficar pelo menos alguns meses para poder praticar o francês em qualquer situação.

Polinésia, Reunião, Tahiti, Mayotte, Guiana, Bélgica, Martinica, Montreal: o que não falta são escolhas de destinações francófonas, cada uma mais diferente que a outra!

Viaje para conhecer o francês e seu país Você precisa aprender o idioma em boas condições, não é? Então, visite lugares lindos!

Você tem sorte: muitas são paraísos terrestres que você tem que visitar pelo menos uma vez em sua vida!

O melhor e a gente não cansa de repetir: ficar por alguns meses. Assim, você poderá mergulhar completamente na cultura francesa do país. Obviamente, esqueça o português e evite encontrar brasileiros ou portugueses o tempo inteiro. À noite, em casa, foque em livros e programas em francês. É a melhor maneira de aprender.

Se você estiver nesse nível, você é quase bilíngue em francês. Parabéns!

Agora que você tem seu programa para aprender francês, trabalhe sem demora. Algumas dicas para aprender francês de forma rápida e fácil: divirta-se e estude em poucos minutos mas todos os dias!

Mais uma vez, vamos recomendar os filmes. Aqui, você não tem mais o direito de ver o filme com legendas em português… O ideal é ver o filme sem legenda e inteiramente em francês.

O máximo é colocar a legenda em francês para compreender as palavras que não conseguiu entender escutando-as somente.

Não se esqueça que o cinema é um grande traço da cultura francesa e é realmente intrínseco ao povo da França.

Para se ter uma ideia, os franceses adoram conversar sobre os diálogos dos filmes mais conhecidos aqui! Eles são realmente fanáticos com o cinema francês!

Não adianta se obrigar a estudar duas horas por dia ou por semana. Apenas 15/20 minutos de revisão por dia. Isso lhe dá tempo para assimilar muitas noções em francês ou progredir devagar, mas com certeza! Você estará mais motivado para continuar seu aprendizado. E, acima de tudo, não se esqueça de que a melhor maneira de aprender um idioma é praticá-lo…

Encontre um ótimo curso de frances no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar