Você quer aprender francês, mas não sabe por onde começar?

É verdade que pode parecer difícil aprender francês quando se parte do zero... Bem, a aprendizagem de outros idiomas nem sempre é fácil.

Independente das razões que te motivam a começar essa jornada pelo país de Monet, você terá que se preparar...

Para facilitar sua fase de preparação, você pode identificar seu nível e, assim, criar um programa adaptado ao seu conhecimento sobre o idioma de Molière e o objetivo que você definiu.

Para ajudá-lo a se sentir confortável em francês, propomos alguns métodos para começar a aprender a língua de forma fácil e eficaz.

Comece a aprender francês: nível básico

Você adora estudar línguas, mas não sabe nada ou quase nada de francês?

Não se preocupe, cada bilíngue em francês se encontrou um dia nessa situação. Saiba que você deve superar alguns obstáculos antes de poder sonhar em francês...

Se você está lendo este post significa que deseja mudar isso. Já é o começo!

Comece com o francês (a partir de qual idade?) elementar: aprenda o básico

Mergulhe na cultura francesa!
Imersão na Suíça, França ou Canadá, tudo é válido para aprender francês

Se você procura por francês para iniciantes, a primeira etapa do seu aprendizado é dominar perfeitamente os conceitos básicos:

  • O alfabeto
  • A pronúncia em francês e o acento tônico
  • Os gêneros em francês
  • Artigos e adjetivos
  • O vocabulário básico (apresentação, cor, figuras, tempo ou roupas)
  • A construção de frases afirmativas, interrogativas e exclamativas
  • A negação
  • Os auxiliares: ser (ser e ser), avoir (haber)
  • A conjugação no presente, passado composto, passado simples e futuro
  • Pronomes
  • Condicional
  • Imperativo e o presente subjuntivo imperfeito
  • Os diferentes tipos de adjetivos, advérbios e preposições.

O tipo de conteúdo que vai levar algumas semanas e talvez meses a ser estudado.

Depois de conhecer todos esses conceitos, você está pronto para o nível superior...

Início do ensino elementar em francês: métodos de aprendizagem

Depois de passar pela lista que nós preparamos, você deverá estar ciente do trabalho que o espera...

Não se preocupe: com as boas ferramentas, você tem tudo o que precisa para aprender francês (até idoso) tranquilamente.

Primeiro, se puder, recomendamos que você vá à aula ou frequente cursos.

Aulas em grupos ou individuais: dependendo de você, dependendo do seu orçamento (as aulas particulares são mais caras que as aulas em grupo), mas também sua vontade de estar com as pessoas ou não.

No nosso site, você encontrará um grande número de professores de francês: centenas de professores da língua esperam por você.

Não se esqueça dos materiais didáticos de francês para iniciantes. Esse tipo de livro destina-se a pessoas de todas as idades que desejam aprender francês. Eles existem para todos os níveis!

Por fim, não esqueça os vídeos, podcasts, sites e aplicações de francês online. Especialmente se você deve ensinar francês a uma criança.

Faça uma imersão linguística e cultural
A melhor maneira de conhecer a França é visitando as suas maravilhas

Esses tipos de ferramentas são excelentes para praticar sua audição e aprender se divertindo. Por exemplo, você pode assistir a séries e filmes em francês (com legendas texto em francês, de preferência, ou em português, se precisar) ou procure as letras de seus cantores favoritos em francês.

Quer algumas dicas de filmes pra aprender o idioma? Os filmes são excelentes recursos para reforçar seu estudo. Confira nossa sugestão dos melhores longas para assistir em sua casa e divirta-se! Os resumos são do portal AdoroCinema.

Le fabuleux destin d’Amélie Poulain
O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001)

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Intouchables
Intocáveis (2011)

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

La Môme
Piaf – Um hino de amor (2007)

A vida de Edith Piaf (Marion Cottilard) foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.

Caché (2005)

Um dia Georges (Daniel Auteuil) e sua esposa Anne (Juliette Binoche) recebem uma fita de vídeo com imagens de sua casa, que fora filmada por uma câmara instalada na rua. Depois disso começam a receber desenhos sinistros. Assustado, o casal tenta descobrir o autor daquelas misteriosas ameaças que perturbam a paz de sua família. Logo percebem que quem os persegue conhece mais sobre o seu passado do que eles poderiam esperar.

Les Choristes
A Voz do Coração (2004)

Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância. Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais.

Coco avant Chanel
Coco antes de Chanel (2009)

Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada, junto com a irmã Adrienne (Marie Gillain), em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época.

The Artist
O Artista (2011)

Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para traballhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?

Você sabe a partir de quando começamos a sonhar em francês?

Mude para o nível intermediário de francês

Agora que você adquiriu o nível básico do francês, é hora de passar para o nível superior. Bem-vindo ao nível intermediário!

Continue aprendendo com as noções que você precisa saber no intermediário

Você terá que se aperfeiçoar nos muitos pontos que mencionamos no nível elementar. Aqui estão algumas dicas para suas classes de nível intermediário:

  • Melhorar a pronúncia
  • Crie frases mais complexas
  • Revise o vocabulário por tópico (verbos, substantivos, adjetivos).
  • Pratique a conjugação dos tempos indicativos dos verbos regulares (presente, passado simples, passado composto, futuro, imperfeito e mais-que-perfeito)
  • Conheça os verbos irregulares
  • Pratique os tempos do subjuntivo (presente e imperfeito), o condicional e o imperativo
  • Treine o uso correto dos tempos e sua concordância

Nesse nível, você já deve falar com uma pessoa que fala francês e entendê-la.

Comece o nível intermediário de francês: métodos de aprendizagem

Claro, no intermediário, você pode sempre mergulhar em livros com textos em francês adaptados a esse nível.

Mas agora que você domina as bases em francês, você deve se mudar para a prática da língua cotidiana. Para isso, você terá que apostar na sua compreensão e no uso de seu francês.

Continue a assistir filmes, séries e vídeos em francês. Se você puder, sem legendas ou com legendas em francês. Evite o português a qualquer preço! Comece também a ler livros e romances em francês! É uma excelente maneira de enriquecer seu vocabulário e aprender mais sobre a gramática, a ortografia e a conjugação francesa.

E acima de tudo: pratique o francês através de amigos, amigos de amigos, sites de troca de língua, etc. A gente realmente aprende uma língua em contato com um nativo ou quando você não tem outra escolha a não ser se comunicar nela!

Saiba tudo sobre a gramática francesa.
Coloque seu conhecimento do francês em prática visitando seu patrimônio

Um idioma é uma ferramenta comunicativa, então, para progredir, você terá que se comunicar com pessoas que falam francês!

Além disso, o bom de ter um contato francês é que você pode se comunicar facilmente, sem ter que sair da casa. Então, você pode começar enviando e-mails, cartas, usando um bate-papo ou WhatsApp para trocar mensagens instantaneamente.

Assim que tiver oportunidade e sentir mais confortável, não deixe de propor uma reunião pelo Skype ou em uma chamada. Assim, você vai se acostumar a escrever e a falar francês rapidamente.

professor de frances
Quanto mais você ouvir música em francês, mais familiarizado ficará com o idioma...

Dicas para manter uma conversa em francês

Com o seu conhecimento intermediário, que se concentra principalmente em regras gramaticais, tempos de verbos irregulares, pronúncia, expansão de vocabulário, você já tem todos os elementos de base para conduzir uma conversação em francês. A conversa é uma prática que deve ser estimulada ao máximo, pois é ela que irá ajudá-lo a evoluir na pronúncia e na fluidez da comunicação. Aqui estão algumas dicas para você ter sucesso em suas conversações de francês:

  • Você tem que ter confiança em si mesmo! Não tenha medo do ridículo e do desafio. Se você quiser se livrar da sensação de vergonha, encare isso e não se subestime. Você é muito capaz de falar francês! Você vai se sentir cada vez mais confortável.
  • Aprenda as frases úteis e sempre lembre de as empregar. A cultura francesa valoriza muito a politesse e ela pode ser uma porta de entrada para uma conversa mais longa. Exemplos : s'il vous plaît, merci, excusez-moi, Je vous en prie, Comment vous vous appelez, Pourriez-vous m'aider à, etc.
  • Não se preocupe com a sua pronúncia. O importante é se fazer entender, transmitir a mensagem.
  • Tome nota das frases do dia a dia que podem atendê-lo no seu diaba-dia: salut, comment allez-vous?, Je veux aller…
  • Se descobrir que alguém fala francês, informe-o que você está aprendendo e que fala francês.
  • Pergunte a ele o que significam as palavras que você não entende.
  • Não use estruturas difíceis ou conjugações complexas de verbos irregulares: fale no presente com palavras simples.
  • Fale claramente e não ofenda seu interlocutor. Seja expressivo.
  • Seja paciente consigo mesmo, e perdoe seus erros. Erros sempre acontecem, e nós aprendemos com eles.
  • Não fique ansioso se a conversa não fluir como gostaria. Muitos fatores podem interferir na sua desenvoltura com a língua. Às vezes você pode simplesmente não estar num dia bom!
Onde aprender francês.
Dedicação para aprender um novo idioma!

Comece francês: nível avançado

Neste ponto, você certamente falará bem a língua de Molière!

Você já possui as bases em francês e os conhecimentos importantes. Agora você pode se comunicar diariamente com pessoas nesse idioma!

Você quer continuar melhorando?

Isso é ótimo. Vamos para os níveis avançados.

Aprender francês em níveis avançados: o que você precisa desenvolver fluentemente em qualquer circunstância

Os níveis avançados de aprendizagem de francês combinam a revisão do conhecimento aprendido até agora e a aprendizagem de novas noções.

Então, você deve voltar para as listas de níveis intermediários e elementares e revisá-las até que você domine todas essas noções perfeitamente (especialmente a conjugação, tão complexas quanto a nossa...). Além disso, aproveite a oportunidade para treinar a falar francês com uma boa pronúncia e pronunciar cada sílaba perfeitamente.

Não se esqueça de enriquecer seu vocabulário diariamente. Por exemplo, estabelecendo um ritual diário que o leva a aprender uma lista de dezenas de palavras. Assim, em breve, você se sentirá tão confortável em francês como em português.

Aprender francês em níveis avançados: métodos

Em níveis avançados, esqueça os materiais didáticos e as aulas, eles não serão tão úteis. Você não precisa mais de uma teoria para melhorar.

A partir de agora, aposte na prática!

Se você tem um contato com quem fala em francês, continue escrevendo e falando com ele sempre que possível.

Além disso, se você mora em uma grande cidade, descubra os eventos dedicados à cultura francesa. Você pode encontrar muitas pessoas que falam a língua.

Sem esquecer as páginas de encontros para amigos ou namorados (depende do que você deseja). Resumindo: crie oportunidades de falar francês sempre que  possível.

Além disso, se puder, visite a França ou qualquer outro país francófono! O ideal é ficar pelo menos alguns meses para poder praticar o francês em qualquer situação.

Polinésia, Reunião, Tahiti, Mayotte, Guiana, Bélgica, Martinica, Montreal: o que não falta são escolhas de destinações francófonas, cada uma mais diferente que a outra!

Viaje para conhecer o francês e seu país
Você precisa aprender o idioma em boas condições, não é? Então, visite lugares lindos!

Você tem sorte: muitas são paraísos terrestres que você tem que visitar pelo menos uma vez em sua vida!

O melhor e a gente não cansa de repetir: ficar por alguns meses. Assim, você poderá mergulhar completamente na cultura francesa do país. Obviamente, esqueça o português e evite encontrar brasileiros ou portugueses o tempo inteiro. À noite, em casa, foque em livros e programas em francês. É a melhor maneira de aprender.

Se você estiver nesse nível, você é quase bilíngue em francês. Parabéns!

Agora que você tem seu programa para aprender francês, trabalhe sem demora. Algumas dicas para aprender francês de forma rápida e fácil: divirta-se e estude em poucos minutos mas todos os dias!

Mais uma vez, vamos recomendar os filmes. Aqui, você não tem mais o direito de ver o filme com legendas em português... O ideal é ver o filme sem legenda e inteiramente em francês.

O máximo é colocar a legenda em francês para compreender as palavras que não conseguiu entender escutando-as somente.

Não se esqueça que o cinema é um grande traço da cultura francesa e é realmente intrínseco ao povo da França.

Para se ter uma ideia, os franceses adoram conversar sobre os diálogos dos filmes mais conhecidos aqui! Eles são realmente fanáticos com o cinema francês!

Não adianta se obrigar a estudar duas horas por dia ou por semana. Apenas 15/20 minutos de revisão por dia. Isso lhe dá tempo para assimilar muitas noções em francês ou progredir devagar, mas com certeza! Você estará mais motivado para continuar seu aprendizado. E, acima de tudo, não se esqueça de que a melhor maneira de aprender um idioma é praticá-lo...

Encontre um ótimo curso de frances no Superprof!

Em resumo: dicas para ser bilíngue

Você gostaria de ser bilíngue em francês? Aqui estão algumas dicas.

  • Tenha um caderno de anotações: cartões de vocabulário, texto, palavra, expressões francesas, regras gramaticais peculiares ...
  • faça uma experiência: tente pensar em francês.
  • Obtenha bons suportes para melhorar rapidamente: livros, áudios, aplicativos...
  • Faça aulas particulares com um professor de língua francesa.
  • Mergulhe na cultura francesa: filmes VO, rádio francês, musicas francesas ...
  • Procure nativos francófonos e converse com eles com frequência. Você pode inclusive fazer uma troca linguística francês x português!
  • Encontre um grupo de estudos para praticar a fala e a conversação.
  • Se puder, viaje! Não só a França tem como o francês sua língua oficial. Polinésia, Reunião, Tahiti, Mayotte, Guiana, Bélgica, Martinica, Montreal....  Destinos diferentes e para todos os gostos!

5 métodos para aprender francês

Aqui estão algumas dicas infalíveis para aprender francês rapidamente.

  • Faça aulas particulares para progredir rapidamente em francês. Você pode ir a uma escola de idiomas ou escolher um professor particular em casa.
  • Aprender a falar francês na França é sem dúvida a maneira mais eficaz de melhorar rapidamente. A imersão em um país de língua francesa permitirá que você: fale francês com nativos, participe de aulas de conversação e receba aulas de francês gratuitas sem perceber!
  • A Internet é uma fonte inesgotável de informação. Você encontrará cursos, exercícios, vídeos de aprendizagem online gratuitos em francês, filmes, músicas, Youtubers, jogos online, portais educativos ... Você também pode baixar no seu celular ou tablet os diversos aplicativos existentes para aprender francês de uma maneira divertida.
  • Aprenda a desfrutar. Você conhece o método Slow Business? É a nova tendência emergente que recomenda desfrutar enquanto estuda. Aprender francês enquanto se diverte é a melhor maneira de progredir rapidamente. Bem, aplique este sistema ao seu aprendizado de francês!

Para melhorar seu idioma, você encontrará cursos de francês online em nossa plataforma. Dê uma olhada!

Avanço rápido em francês com um professor particular

Seja no nível básico, no nível intermediário ou no nível avançado, para entender melhor todos os meandros da gramática francesa, é melhor entrar em contato com um professor particular de francês. Esta solução é perfeita para quem quer aprender rapidamente e com uma boa metodologia orientada.

É uma opção disponível para todos os níveis, do mais iniciante ao mais experiente, pois os professores oferecem cursos personalizados para cada aluno. A principal vantagem das aulas particulares é que os alunos têm o acompanhamento totalmente personalizado de um profissional que os ajudará a entender, aprender, memorizar e revisar.

Em nossa plataforma Superprof, você vai encontrar um grande número de professores de francês prontos para acompanhá-lo nesta maravilhosa aventura. Não hesite em dar uma olhada e encontrar aquele que melhor se adapte às suas necessidades e expectativas!

Precisando de um professor de Francês ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 6 votes
Loading...

Carolina

Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.