Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A partir de quando posso estudar a língua francesa?

De Carolina, publicado dia 29/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Há uma idade mínima para aprender francês?

O francês é uma língua importante na Europa, na África e até mesmo na América Latina. Você sabia que a Guiana Francesa é vizinha do Estado de Amapá no Brasil?

Por isso, pode ser interessante ensinar seu filho francês desde a infância!

Mas a partir de quando podemos começar o aprendizado do francês? Existem estudos que recomendam uma idade mínima?

Não há idade mínima para aprender francês

Muitos pais se perguntam sobre o ensino de uma língua estrangeira para seus filhos.

Eles devem ser bilíngues em alguma outra língua? Nesse caso: o ensino será adequado e suficiente?

Além disso, muitos pais se perguntam sobre a dificuldade que a criança pode ter para aprender duas línguas ao mesmo tempo.

É muito? O estudo de um outro idioma que não seja o português afetará o aprendizado de sua língua materna? Ele vai distinguir bem as duas línguas?

Visite os monumentos franceses e aprenda a língua O Mont Saint Michel é um dos pontos turísticos mais frequentados do país

Vamos responder a todas essas questões, começando com um fato estabelecido pelos linguistas: não, não há idade mínima para aprender francês (como?).

Especialistas da infância e do desenvolvimento da linguagem nunca estabeleceram uma idade para começar com a assimilação de uma língua estrangeira. Ao contrário! Recomenda-se começar desde o nascimento, em paralelo com o português, se esse for o objetivo.

Você sabe francês fluente? Você pode achar cansativo falar sempre com seu filho em francês durante seus primeiros anos, mas é o melhor presente que você pode lhe dar!

Durante os primeiros anos de sua infância precisamente, mesmo que ainda não possa falar, seu ouvido está afiado! Por isso, é importante já se acostumar com os sons da língua francesa (quanto tempo para aprender?).

Então, você pode ensinar francês para seu filho começando do zero e tornar sua criança ser bilíngue. O outro cônjuge pode falar com ele em português para ensinar os dois idiomas simultaneamente.

É assim que funcionam os pais bilíngues…

O exemplo das famílias bilíngues

Na verdade, você não precisa ter um vínculo familiar com o idioma da França. Porém, as famílias bilíngues podem te servir de exemplo para a educação de seus filhos.

O ser humano tem essa característica de transmitir o conhecimento para as diferentes gerações.

É, portanto, o que as famílias bilíngues costumam fazer quando uma criança nasce. O pai e a mãe optam por se expressar em uma das línguas para que a criança cresça em um ambiente bilíngue.

Alguns amigos, filhos de imigrantes, têm uma dupla cultura. Os pais deles transmitiram a cultura de dois ou mais países para suas crianças desde a primeira infância.

O resultado desse “esforço” é evidente: a partir dos 4 anos, de acordo com os especialistas, a criança será capaz de diferenciar as duas línguas.

Como?

Aprenda a língua francesa Étretat inspirou os impressionistas e pode inspirar você também a aprender o francês

Simplesmente porque é a idade em que ele começa a socializar, especialmente na escola, e encontrar amigos que falam português. A língua portuguesa é identificada como a principal. E, no caso de ensinar o francês para seu filho, ele será a segunda língua.

Quais são as outras formas de começar a ensinar francês às crianças?

Francês como língua materna e o limiar de 7 anos

Vamos identificar duas idades: a primeira seria o nascimento.

Os pais, se o desejarem, não devem hesitar em se expressar em francês com seu bebê. Para a sonoridade e o ambiente linguístico.

Quando a criança tem 4 anos, ela diferencia as 2 línguas e para de misturá-las.

A partir daí, o último estágio e a segunda idade que permite a assimilação do francês ou de outro idioma como língua materna seria a de 7 anos.

Linguistas e pesquisadores identificam a idade de 7 anos como o momento em que o cérebro atinge seu limite de maturidade.

Depois, obviamente, não é tarde demais, mas o aprendizado do idioma é feito mais devagar.

A criança não pode mais aprender francês intuitivamente. Abordamos esse ponto mais tarde, na famosa “hipótese do período crítico”.

A partir dessa informação, o que você pode concluir, queridos pais?

Se pudermos dar-lhe algum conselho (para aprender francês), é esse: não espere que seu filho aprenda português e sua sintaxe para começar o aprendizado do francês ou de outro idioma.

Se você deseja dar uma base linguística sólida e intuitiva, é melhor dedicar seus esforços durante os primeiros anos de vida.

Iniciando uma língua estrangeira a partir dos 3 anos

Você já tem algumas pistas para começar a ensinar francês ao seu filho. Nós lhe damos mais algumas…

No Brasil, existem muitos centros de formação linguística. Eles estão localizados principalmente nas grandes cidades.

Aprenda francês na cidade luz A alegria de transmitir a língua francesa aos nossos filhos.

Na maioria das vezes, a faixa etária é a partir do colégio, adolescentes, adultos… Mas há centros focados especialmente para crianças.

Há muitos centros especializados para a infância que oferecem aulas de francês. As aulas se tratam mais de uma iniciação que curso de francês online ou presencial propriamente dito. As crianças podem frequentar as aulas desde os 3 anos.

A aprendizagem da língua para os pequenos acontece em clima de brincadeira, através de canções, desenhos, jogos, desenhos animados e mídia.

A criança, então, aprende suas primeiras palavras em francês bem cedo e através da escola.

Para os pais que não sabem, não têm habilidade ou vontade de falar francês com seu filho durante seus primeiros anos, essa é uma alternativa totalmente viável.

Mas prepare o bolso também! As aulas em escolas como essas podem custar caro. A grande vantagem é que seu filho vai começar a falar a língua desde cedo aprendendo de forma fácil e não terá sotaque ao falar a língua estrangeira, no caso, o francês.

A partir desses conselhos, quais são as melhores estratégias para aprender francês?

Você conhece a hipótese do período crítico?

Coloque-se no lugar de alguém mais velho que você e questione o seguinte: “Eu sou velho demais para aprender francês?”

Mesmo se falamos acima que a melhor idade para aprender o francês e outra língua estrangeira é durante a infância, isso não quer dizer que não podemos aprender a língua de Molière quando adultos ou até idoso.

A única diferença é que você vai ter que se esforçar mais para aprender a gramática e a fonética de uma língua quando se alcança uma certa idade.

Mas isso não impede que você aprenda a língua quando se é mais velho. Ao contrário, o aprendizado de um idioma estrangeiro é um excelente exercício para a mente.

Ele permite o esforço constante para utilizar as palavras na hora certa, memorizar, se expressar.

Mas voltando a comparação entre o aprendizado de francês para uma criança e um adulto, vamos dizer quais são as idades ideais para o aprendizado de uma língua estrangeira.

Nós falamos acima sobre o limiar de 7 anos. Mas, ao ler este post, você descobrirá o que é a hipótese do período crítico.

É uma noção desenvolvida em torno dos anos 60 e estipula que existe um espaço em que é difícil aprender uma segunda língua.

O trabalho do linguista Eric Lenneberg sobre a questão da hipótese do período crítico mostra que o tempo ideal para ensinar uma segunda língua materna ao nosso filho é entre 2 anos e o início da puberdade.

Procure saber mais sobre o trabalho do linguista e não se esqueça que essa noção de período crítico é objeto de debate.

Mais uma vez reforçamos que não existe idade para aprender, somente é mais fácil durante um certo período da vida.

Você descobriu vários argumentos a favor da aprendizagem precoce da língua francesa.

Resta saber de que forma vai se dar esse aprendizado, com um profissional, em uma instituição ou se será você mesmo que ensinará a língua para o seu filho.

No final, seja qual for o método, não deixe de fazê-lo. Uma segunda língua e uma segunda cultura é uma grande vantagem hoje.

Em alguns anos, pode ser essencial. Cabe a você antecipar e oferecer ao seu filho esse conhecimento cada vez mais importante em nossa sociedade.

Se você decidir ensinar francês a seu filho desde a infância, você também lhe dará a oportunidade de ser trilíngue para a idade adulta, quem sabe? Você sabe sem dúvida que mais e mais pessoas falam inglês hoje, não é?

Comece a ensinar o idioma para o seu filho Aprenda a língua francesa na infância

Se o Brasil sofre um grande atraso nesta questão em relação a outros países, pouco a pouco, essa diferença será reduzida. Portanto, é muito provável que, nos próximos anos, o perfil bilíngue português-inglês seja definitivamente a norma para todos. Profissionalmente e socialmente.

Por isso, uma terceira língua pode ser uma vantagem para o seu filho em um futuro próximo.

Ela pode contar muito em uma entrevista de trabalho, para realizar certos estudos. Se você ensinar o francês desde a infância, você pode apresentar o nível de “língua materna”, você pode até sonhar na língua de Molière!

Então, durante a escolaridade, toda a sua atenção se concentrará em aprender inglês.

Se seu filho gosta de idiomas, você pode começar a aprender um 4º idioma! O objetivo de continuar aprendendo a se tornar um quadrilíngue parece ser totalmente possível.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar