Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O aprendizado da língua francesa desde cedo

De Carolina, publicado dia 29/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Como ensinar francês para as crianças?

A França, com suas belas paisagens, sua língua, sua riqueza cultural e arquitetônica, passando pela pintura, a cozinha elaborada e deliciosa, seus patrimônios e suas pessoas.

Há muitas razões que farão com que seus filhos desejem descobrir esse país fantástico e aprender francês (como?).

Você quer que seus filhos aprendam o francês?

Aqui, vamos explicar vários métodos, desde aulas particulares, através de histórias de família (no caso de uma parte ser francesa). Desse modo, desde a infância, sua prole se familiarizará com o idioma dos croissants. On y va ? (Vamos?)

Em que idade podemos começar a aprender francês?

O francês é uma das línguas da cena internacional por excelência. Juntamente com o inglês e o espanhol, o francês é uma das línguas mais faladas em organizações e empresas internacionais.

Assim, não é de se surpreender que mais e mais pais desejam que seus filhos aprendam francês em uma idade precoce para dominá-lo perfeitamente.

Dado isso, temos as seguintes dúvidas: qual idade podemos começar a aprender francês (ou outra língua estrangeira)? Existe alguma teoria científica que determine uma idade concreta?

Resposta: Não há idade mínima para aprender francês.

Muitos pais temem que, por não serem bilíngues, impor o bilinguismo aos seus filhos pode ser prejudicial (misturando línguas, não desenvolvendo uma boa língua materna…).

Acostume-se a ler desde pequeno As histórias são um bom meio para aprender línguas estrangeiras

Os especialistas em linguagem não determinaram a idade mínima para começar a assimilar uma língua estrangeira (francês). Na verdade, muitas vezes recomendam que este aprendizado comece o quanto antes em paralelo com o aprendizado de sua própria língua materna.

Desta forma, as crianças podem assimilar duas línguas como suas, para que nunca percebam o francês como língua estrangeira, mas como segunda língua materna.

Muitas vezes, ouvimos que as crianças são como esponjas reais: elas absorvem tudo ao seu redor. Com histórias e jogos em francês, você pode fazer as crianças descobrirem e aprenderem a língua de Molière desde sua primeira infância.

Na verdade, Barbara Abdelilah-Bauer, uma psicóloga e linguista, diz que o fato das crianças estarem submersas em uma variedade de sons (diferente da própria língua materna) fará com que eles desenvolvam um ótimo gosto pelas línguas e que aprendam muito mais facilmente.

Não deixe de procurar um bom curso de francês online no Superprof!

Ensine o francês a crianças com uma Tablet

As crianças de hoje têm, ao alcance de suas mãos, telas sensíveis ao toque, especialmente as tablets.

Em vez de fazer com que ele jogue joguinhos somente para o entretenimento, você pode fazê-lo descobrir a língua francesa (nunca é tarde!) para que ele possa se divertir de uma maneira útil.

Por exemplo, o aplicativo Fun French, destinado a crianças de 3 a 10 anos, propõe jogos de aprendizado de língua francesa para aprender a ler, soletrar e escrever palavras em francês. As aulas são pagas (o pacote de 8 lições custa 12,99€ no iTunes).

Se o seu filho gosta de bichos de pelúcia, você pode escolher o método Little Pim que consiste em um urso de pelúcia (um lindo panda), uma pochete e um método para aprender francês. Com base na repetição, esta fórmula é composta de DVDs que permitem aprender e integrar 60 palavras cada.

Os pais também podem começar lendo este post sobre o uso de aplicativos para aprender francês. Graças as dicas (para aprender francês) de aplicativos, em qual idade as crianças podem começar a aprender francês?

Ensine o francês às crianças graças aos desenhos animados

Os desenhos animados não precisam ser evitados a qualquer preço. Eles nem sempre são prejudiciais. Os pais terão que definir o tempo certo para esse hobby o conteúdo que consideram apropriado.

Ver desenhos animados em francês é uma excelente maneira de captar a atenção de seu filho, familiarizá-lo com o vocabulário que ele vai associar diretamente com as imagens e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a afinar seus ouvidos para a língua.

Aqui estão algumas idéias de desenhos animados em francês para sua prole:

  • Bob le train: Destinado ao menores da casa, esses desenhos do trem chamado Bob os ajudarão a descobrir figuras, nomes, cores… E tudo em francês! Assim, eles se familiarizarão com novos conceitos, mas também com um idioma diferente. Uma ótima maneira de promover o seu bilinguismo desde a primeira infância.
  • Pocoyo: quem já não conhece esse linda garota vestida de azul? Embora tenha surgido para que as crianças aprendam inglês ou espanhol, o sucesso desses desenhos a levou a muitos outros países. No YouTube, você encontrará uma grande quantidade de episódios franceses com os quais seus filhos irão gostar de aprender.
  • Caillou: uma série de televisão canadense que começou a ser transmitida na década de 1990. Ele conta a vida de um menino de 4 anos com muita imaginação. Você pode encontrar muitos episódios completos dessa série no YouTube.
  • Titeuf: Titeuf nasceu há alguns anos, em 1992, como personagem em quadrinhos. Seu sucesso o levou para a tela pequena no início dos anos 2000 (em abril de 2001, para ser exato). Esta série de desenhos conta o dia a dia de um jovem pré-adolescente e sua visão do mundo adulto. Ele é indicado principalmente para as que crianças (um pouco maiores) descobram todos os mistérios e tabus que cercam o amor, a sedução e o sexo com o personagem Titeuf.

Visite o patrimônio da França O castelo de Cheverny serviu de inspiração para Hergé criar o do Capitão Haddock

É claro que os desenhos animados franceses não são suficientes para aprender o idioma, mas representam um primeiro contato muito útil. Você terá que fornecer outros meios complementares para que ele comece a usar o francês no seu dia a dia.

Será que os desenhos animados serão suficientes para fazê-los sonhar em francês?

Livros infantis em francês

Como todos sabemos, as crianças adoram histórias, especialmente antes de dormir. Com ilustrações, aprender francês será fácil e divertido e ele sonhará na linguagem de D’Artagnan.

Se sua menina ou criança gosta de ler, por que não lhe dar livros franceses fáceis?

Você pode escolher títulos inteiramente em francês ou livros em versão bilíngue (recomendamos mais para crianças de 6 anos, que começam a aprender a ler). Aliás, quanto tempo demora em ser bilíngue em francês?

Aqui estão alguns livros em francês para as crianças lerem ou escutarem as histórias antes de adormecer:

  • Le Petit Nicolas: é uma saga de livros infantis em francês criada por René Goscinny que começou a ser publicada em 1959. As histórias são contadas do ponto de vista do próprio Nicolas. Isso dá ao livro um toque de humor muito pessoal! Ele conta como interpreta o comportamento dos adultos ao seu redor.
  • Le Petit Prince: uma das melhores obras da literatura francesa, Le Petit Prince é a joia de Antoine de Saint-Exupéry. Publicado pela primeira vez em 1943, esse livro foi traduzido em todo o mundo (mais de 300 idiomas, incluindo Braille). É um conto poético (com ilustrações de aquarela pelo próprio autor) que conta como um piloto que se perdeu no deserto encontra um príncipe que caiu em um pequeno asteroide. Embora muitos o concebam como um livro exclusivamente feito para crianças, é mais do que provado que este trabalho contém um grande fardo filosófico e social que gira em torno do sentido de estranheza do mundo adulto.
  • Odette Toulemonde et autres histoires: uma coleção de romances escritas pelo francês Éric-Emmanuel Schmitt que contam a história de oito mulheres que tentam, contra o vento e a maré, encontrar a felicidade. Estas oito histórias são: Wanda Winnipeg
    – C’est beau jour de pluie
    – L’intruse
    – Le Faux
    – Tout pour être hereuse
    – La Princesse aux pieds nus
    – Odette Toulemonde
    – Le Plus Beau Livre du monde
  • Les Aventures de Tintin: ele já foi mais de vez para a tela grande. Certamente, você conhece mais de uma história de Tintin.

    Leia com ele um livro na língua francesa antes de dormir Os personagens das histórias em quadrinhos franceses são muito conhecidos

    Os quadrinhos do belga Hergé é um dos quadrinhos mais populares do século XX. Foi traduzido para centenas de línguas e dialetos e também chegou ao teatro. Os pequenos vão desfrutar como nunca as idas e vindas do jornalista loiro (sempre acompanhado por seu fiel amigo Milou, um fox terrier branco).

  • Astérix le Gaulois: falando em quadrinhos, Astérix como é conhecido no Brasil, não pode ser deixado para trás. Junto com Tintin, é um dos quadrinhos mais conhecidos no mundo. Como você provavelmente já sabe, eles contam a história de Asterix e Obelix, em torno do ano 50 a.C. em uma aldeia fictícia no norte da Gália, território ainda não conquistado por Júlio César. Histórias cheias de anacronismos e estereótipos que fazem os leitores de todas as idades rirem muito!

Outra estratégia, você pode comprar a versão francesa de uma de suas histórias favoritas, por exemplo Nemo.

Será a ocasião para aprender muitas palavras de cor, um trabalho muito útil tanto para a escola quanto para o desenvolvimento do cérebro!

Ensine o francês para as crianças com um professor

Para as crianças que querem muito aprender e gostam particularmente da língua francesa, é possível propor aulas particulares de francês com um professor.

Quando podemos começar a aprender idiomas estrangeiros? Todos conhecem a história dele e seu filho pode aprendê-la na língua original

Escolas especialmente concebidas para crianças propõem aulas coletivas em pequenos grupos ou aulas de francês individuais. A vantagem de aulas em grupo são múltiplas: fazer novos amigos, compartilhar risos, aprender juntos, não ficar parado por estar sozinho com um professor.

Mas há professores particulares que são especializados em dar aulas de frances basico para criança! Confira no site do Superprof e verá!

Saiba também como encontrar um bom profe para seu curso de frances online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar