Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Demora muito para se tornar fluente na língua francesa?

De Carolina, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Quanto tempo é preciso para ser bilíngue em francês?

Quando decidimos aprender um novo idioma, muitas vezes estamos com pressa e queremos saber logo quantos meses de esforço teremos que nos dedicar à língua. Em quanto tempo vou conseguir conversar sem muita dificuldade?

Para ser bilíngue em francês (até idoso!), como para qualquer outro idioma, é preciso meses, mesmo anos, porque ser bilíngue é o mais alto grau de domínio de uma língua.

Deixe-nos fazer uma pausa nessa noção e ver o tempo que leva para começar a falar frances basico ou avançado de forma natural.

Ser bilíngue em francês, o que isso significa exatamente?

No idioma atual, usamos a expressão bilíngue em francês para dizer que a pessoa pode ler, escrever, falar sem qualquer dificuldade. Esta noção é realmente subjetiva e a única maneira de certificar um bom domínio da língua francesa para alguém que não tenha a língua como materna é passar um exame.

O TOEFL na versão francesa é chamado DALF. A gente pode tentar o exame nos níveis C1 e C2 (mais avançados) ou o DELF para níveis mais baixos. Eles permitem validar suas competências em gramática, vocabulário, compreensão escrita e oral.

Não deixe de visitar a França e conhecer seu idioma A cidade luz tem muitos pontos turísticos interessantes para conhecer

Os resultados permitirão que você esteja em um dos níveis definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas (A1, A2, B1, B2, C1, C2).

Existem várias escolas de idiomas para prepará-lo para esses exames. Há muitos professores particulares que também conhecem qual tipo de questão cai mais e pode te passar todas as dicas para ir bem no exame!

A preparação e a apresentação dessas provas podem ser realizadas em um contexto de formação profissional.

Um indicador: se você não precisa pensar em português para traduzir para o francês, você já tem um nível fluente.

Mas quando você vai sonhar em francês?

Se você quer conhecer o seu nível na língua de Molière (ou Catherine Deneuve), é possível fazer esse teste também online!

Bilíngue em francês com 6 meses de imersão total, delírio?

Para dominar um idioma, você deve praticar. O melhor a fazer é enfrentar um universo francês em que o idioma é falado, lido, entendido. Então, por que não morar na França ou em outro país francófono?

Porém, se quiser morar com alguém, tome cuidado para não morar ou conviver somente com brasileiros. Afinal, se fizer assim, o objetivo de aprender francês será mais difícil de ser alcançado.

É importante também descartar o inglês em suas trocas com outros estrangeiros! Você não estará na França, por exemplo, para isso.

Se você tiver o nível razoável, você pode arrumar um trabalho em um país de língua francesa!

Se você não sabe falar nem oi, comece com aulas intensivas e depois reduza as aulas de francês para ter tempo para trabalhar no país. O melhor é ficar livre no verão (junho, julho, agosto)! Essa é uma excelente época para encontrar empregos em hotéis com a chegada dos turistas!

Aprenda a falar o idioma de Molière em alguns meses Quer andar nas ruelas de Paris ou de outras cidades francesas?

O interesse de fazer uma imersão completa para se tornar bilíngue em francês (algumas dicas para aprendê-lo) é certamente o acesso ao idioma e as gírias.

O primeiro mês permite que você se acostume. Quando você ouve as pessoas nativas conversando, você poderá familiarizar-se com o vocabulário, as voltas idiomáticas, o acento tônico… De qualquer forma, comece a falar para desbloquear! A partir do segundo mês, você se sentirá mais confortável e você não vai parar de falar.

Faça aulas de francês para ser fluente rápido

Fazer aulas de francês é quase inevitável quando queremos aprender a falar a língua (a partir de qual idade podemos aprender francês?).

Na verdade, quando queremos ser bilíngues em francês, isso quer dizer ter um domínio perfeito da sintaxe, conjugação, vocabulário rico e fluência nas conversas.

Devemos ir além do nível da escola! Para isso, você deve passar, sem dúvida, pelas aulas particulares de francês para ter fluência na língua. Elas vão permitir que você adquira as bases e as pratique em exercícios e conversas. Isso é absolutamente essencial para se impregnar com uma língua estrangeira!

Os professores de língua francesa têm ferramentas pedagógicas para transmitir seus conhecimentos. Além disso, você pode encontrar um professor francês nativo com um conhecimento natural da língua materna.

Então, o ideal, definitivamente, é ter um professor de francês bilíngue. Se já tiver uma boa noção da gramática francesa, as aulas de francês podem ser só de conversação, por exemplo. Assim, o professor poderá corrigir seus erros na fala, na escrita…

Aprenda francês rápido Olhe como o país de Molière é interessante mesmo em suas imagens de satélite?

Dessa forma, você vai aprender francês como é falado e terá todas as explicações que você precisa!

Boas ferramentas para saber francês em alguns meses

Para aprender a falar francês e treinar o máximo possível, você deve saber como encontrar e usar os recursos adequados. Você sabia que as crianças também podem aprender francês e têm materiais adequados para elas?

Quando queremos ser bilíngue em francês, temos que estudar e ler livros no curso de francês e fora dele!

Algumas ideias muito eficazes para você se aproximar de seu objetivo de ser bilíngue em francês:

  • Ter um aplicativo em francês para praticar enquanto espera: Duolingo por exemplo, pode ser usado tanto no celular quanto no tablet. 100% gratuito, esse aplicativo de francês lúdico ajuda a aprender a língua através de jogos, ganhando pontos. Você perde vidas dependendo de suas respostas. Com esse método, você não vai perder tempo.
  • Use sites gratuitos para aprender o francês. Durante uma pausa no trabalho ou enquanto espera aquele seu amigo enrolado, leia uma lição e faça os exercícios todos os dias para adquirir as bases necessárias para dominar francês.
  • Assistir ou ouvir as notícias em francês e trabalhar o ouvido de acordo com o seu nível. Uma maneira de estudar sem fazer muito esforço! Pense em canais como TF1, France 2, Arte ou M6.
  • Leia francês o máximo que puder. A página www.actuaoo.com oferece inúmeras revistas e jornais em francês e outras línguas gratuitamente. Por exemplo, mergulhar no francês através do jornal Le Monde.

O que fazer para ser bilíngue em francês em tempo recorde

Tenha cuidado para não ser seduzido por fórmulas como “Seja fluente em francês em 30 dias”. Isso é completamente impossível!

Principalmente quando se deve aprender francês a partir do zero! Já para uma criança, quanto mais cedo ela começar a estudar francês, melhor.

Se você já tem um bom nível: já sabe conjugar os verbos irregulares, o subjuntivo, e tem um vocabulário rico, é claro que você pode se aperfeiçoar rapidamente. Mesmo assim, é preciso alguns meses para isso!

Aqui está uma pequena lista para ajudá-lo em sua aventura rumo ao bilinguismo francês:

  • Fale francês todos os dias: pelo Skype, Whatsapp, telefone ou por escrito através de cartas, mensagens nas redes sociais…
  • Veja filmes em francês. Procure a filmografia de atores conhecidos como Marion Cotillard ou Gerard Depardieu. Depois, veja os filmes de diretores franceses conhecidos como François Truffaut, Louis Malle, Jean-Jacques Annaud… Para começar, você também pode assistir algumas séries em francês.
  • Divirta-se colocando o seu telefone em francês. Você vai aprender em poucos dias as palavras relacionadas com a telefonia.
  • Aprenda a usar as palavras de ligação e expressões comumente usadas como “bom”, “Eu não acho”, “a verdade é que”, “para você também”, etc. Resumindo, obtenha reflexos idiomáticos e use a língua como um AUTÊNTICO francófono.
  • Consulte um dicionário bilíngue francês / português todos os dias para aprender novas palavras. Existem inúmeros termos que vêm do latim porque o francês, como o português, é uma língua romana. Na verdade, você vai aprender vários termos que se parecem nas duas línguas graças as suas raízes em comum.
  • Encontre um(a) namorado(a) que fale francês como língua materna. Você verá que não há melhor motivação! L’amour donne des ailes (O amor dá asas).

Uma criança pode ser bilíngue em francês?

Sem dúvida! Para os interessados, você pode ensinar francês para uma criança desde sua tenra idade.

Aproveite e conheça os lindos castelos do Vale do Loire Faça aulas da língua francesa e conheça os monumentos da França

Não se esqueça que, quanto mais jovem o cérebro, mais ele gosta de ser utilizado para aprender coisas novas, especialmente quando se trata da aprendizagem de línguas.

A ideia de que é preciso dominar a língua materna para aprender uma segunda (a partir de 7 anos ou menos) é totalmente errada!

Na verdade, é recomendado ensinar francês para os mais pequenos ao mesmo tempo que o português. Você pode ensinar o francês lendo histórias nessa língua, mostrando desenhos animados, jogos, aulas de francês, de português e francês, etc.

Assim, uma criança poderá falar francês quanto pronunciar suas primeiras palavras em português. Genial, não?

Agora você sabe que para ser bilíngue em francês em um tempo relativamente curto, temos de tentar! Comece a praticar todas essas estratégias a fale francês rapidamente!

Saiba também como encontrar um bom curso de frances rj ou um curso de francês em outras cidades do Brasil.

E porque não um curso de frances online no Superprof?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar