Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual é a idade máxima para saber a língua francesa?

De Carolina, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Quando é tarde demais para aprender francês?

Depois dos vinte anos, muitas pessoas se arrependem de ter passado tanto tempo sem ter aprendido a tocar um instrumento. Mas a música não é a única área em que expressamos o arrependimento…

Idiomas também! No entanto, nunca é tarde demais para aprender um idioma e começar com o francês!

É por isso que vamos responder aqui a pergunta: “Sou velho demais para aprender francês?”

O que diz a hipótese do período crítico?

Existe um limite de idade ou um período limite para aprendermos uma língua estrangeira e, portanto, o francês? Em determinados momentos da vida, é mais difícil conhecer o idioma?

Esse assunto é muito debatido, caso você não conheça, entre cientistas e linguistas há várias décadas.

Com relação a isso, é essencial mencionar a altamente controversa “hipótese do período crítico”.

Aprenda o idioma e a cultura francesa Você sempre gostou do carro 2 CV – Deux Chevaux?

Desenvolvido por Penfield e Roberts (1959), Lenneberg (1967), essa noção aborda pela primeira vez um período ideal para aprender uma língua.

Um intervalo de tempo além do qual a assimilação de uma segunda língua seria mais difícil.

Também chamamos isso de “período sensível”.

Lenneberg, no decorrer de sua experiência pessoal, disse que esse período começaria aos 2 anos e terminaria com o fim da plasticidade neuronal (o início da puberdade).

Esses experimentos foram realizados principalmente com crianças surdas na aquisição de linguagem gestual.

Mais tarde, em 1989, foram realizados estudos para tentar aprofundar nessa hipótese do período crítico ou sensível. Os cientistas mostraram que:

  • Após a puberdade, o aprendiz francês não será capaz de alcançar as habilidades de um “falante nativo”: uma criança que aprendeu a língua (francês) desde que ele era um bebê.
  • Além disso, parece que os adultos progridem mais rapidamente nos estágios iniciais da aprendizagem de línguas. Mas, mais tarde, seu ritmo diminui com relação às crianças.

Em seguida, foi detectado um certo declínio em vários testes. No entanto, é necessário deixar claro aos nossos leitores que a hipótese do período crítico continua sendo objeto de árduos debates e discórdias.

Principalmente porque não há nenhuma explicação sobre “como e por que” esse declínio ocorre.

Aprender francês: as vantagens do adulto em relação à criança

Geralmente, as crianças são mais propensas a aprender uma língua que os adultos. Está cientificamente comprovado!

E como todos sabem, comparamos o cérebro de uma criança com uma esponja… e o do adulto com um queijo ralado. Injustamente, tendemos a acreditar que é impossível ou quase que um adulto se torne bilíngue em uma idade avançada.

Levará mais tempo e será mais difícil. Mas não é impossível! Nunca é impossível!

Você sabia que os adultos têm certas vantagens na hora do aprendizado que a criança não tem? Primeiro, sua maturidade.

Após vários anos de estudos, ou mesmo uma carreira profissional especializada, determinados mecanismos são estabelecidos. O adulto adquire uma metodologia com o tempo, ferramentas e meios lógicos para acelerar o processo de compreensão. Isso lhe dá a capacidade de avançar rapidamente.

Aprenda o idioma de Molière comendo! Por que não organizar festas de gastronomia francesa?

Outra vantagem que nossos anos queridos e a experiência podem nos trazer: a concentração! Pegue um menino de 3 a 6 anos, por exemplo. Todos nós sabemos que ele vai se concentrar entre 10 e 20 minutos no máximo durante uma hora de aula. E isso, se falamos cerca de 20 minutos enquanto a criança está exercitando, não ouvindo uma explicação.

Em compensação, quando se trata de um adulto, a concentração aumenta com o tempo. Para isso, o adulto precisa de um ingrediente indispensável: motivação! Sem ele, durante uma explicação de 1 hora, um adolescente ou um adulto estará atento cerca de 12 minutos.

A motivação é, portanto, a chave na aprendizagem do francês. Afinal, aprender outro idioma na idade adulta pode trazer muitas vantagens, até financeiras! A partir daí, podemos considerar que você pode fazer isso sozinho como um autodidata, por que não? O bom lado disso é que a língua não será uma imposição e você não vai gastar seu tempo fantasiando!

Sendo motivado pela aprendizagem do francês, você será pró-ativo durante suas aulas ou, quem sabe, em uma imersão no exterior? Multiplicando suas chances de aprender mais facilmente o idioma?

Você pode se perguntar: “Quanto tempo vou demorar para aprender francês?” Desta forma, o processo será mais rápido caso você se esforçar mais!

Semelhanças com o português ajudarão a aprender francês adulto

Com relação a esses dois primeiros pontos explicados acima, você pode ter certeza que muitas coisas da língua francesa são parecidas com as da língua portuguesa.

Esse ponto essencial entre os dois idiomas quebrará mesmo algumas barreiras que a idade traz.

Por exemplo, o espanhol é sem dúvida a língua mais próxima do português. Pense que mesmo sem ter aberto um livro de castelhano, a gente entende muitas coisas somente com a base que temos com o português.

O francês não é tão próximo do português quanto o espanhol. Porém, ele possui a mesma raiz, a latina. Isso significa uma coisa: que a história e a etimologia da maioria de suas palavras vêm do latim.

Saiba francês e as obras do local O país também tem engenhosas construções como esta ponte

A partir daí, você adivinhou: é muito mais fácil para um adulto aprender francês (como?) em idade avançada que alemão ou holandês.

Você acha que pode começar o seu aprendizado do francês? Então, desengate agora: logo você perceberá as semelhanças com sua língua materna. Um começo promissor!

Por outro lado, em que idade um filho pode começar a aprender francês?

Métodos para aprender o francês em uma idade avançada

Agora que sabemos que não há idade para aprender francês, mesmo que sua assimilação demore um pouco mais na idade adulta, vamos passar para o próximo estágio! Vamos dar algumas pistas para avançar rapidamente em francês e não perder tempo!

Veja aqui alguns métodos interessantes para os adultos:

Faça aulas particulares de francês

Na nossa opinião, não adianta voltar a frequentar aulas na universidade para aprender francês. Imagine fazer quatro anos de estudos superiores somente para aprender a língua? Ok, se você é um amante das letras, da literatura, de todos os detalhes que constituem uma língua, aí sim. Mas caso você quiser somente aprender uma língua, o curso de letras não é o local adequado.

Nosso conselho para aprender a língua francesa é que você recorra diretamente às aulas particulares! Aprender com um professor qualificado e acostumado a este tipo de aulas permitirá avançar a toda velocidade!

Não entre em uma sala cheia de alunos com objetivos bem diferentes dos seus com relação à aprendizagem da língua. Opte por lições particulares e ensino personalizado!

Seu aprendizado de francês será muito mais rápido! O professor estará a sua disposição para se concentrar em suas fraquezas e preparar um programa especialmente para você!

Você está convencido das vantagens desse método?

A partir de qual idade aprender francês e começar as aulas particulares?

Experimente uma viagem para o exterior

Na verdade, a imersão é muitas vezes a solução para todos os nossos problemas linguísticos.

Muitos jovens, durante ou após os estudos, decidem se lançar na aventura de aprender uma língua, uma cultura na Europa, nos Estados Unidos, na América Latina…

Se você quer aprender francês em idade avançada: por que não ir para o exterior também? Na França, Suíça, Quebec ou até Guiana Francesa. Países francófonos é o que não falta!

Como dizemos acima, do ponto de vista linguístico, a imersão é muitas vezes o remédio para tudo. Ao optar por um ambiente 100% francófono (acomodação, trabalho, amigos, administração…), dê a sua orelha e a seu cérebro uma chance de se acostumar com esse novo idioma rapidamente!

Se o seu objetivo é avançar rapidamente em francês e adquirir um bom nível em alguns meses… Comece a considerar a imersão com uma excelente solução para os seus problemas!

Participe de grupos de conversação

Nem todos podem se dar ao luxo de ir viver de um dia para o outro em um país francófono. É claro que estamos cientes disso…

Então, além das aulas particulares ou os curso de francês online ou em uma escola de idiomas, o que nos resta?

Em muitas grandes cidades do Brasil, especialmente nas cidades universitárias, há os chamados grupos de conversas ou de intercâmbio linguístico. À medida que essas grandes aglomerações acolhem estudantes (com o ERASMUS, por exemplo), os estudantes montam grupos de conversação para os habitantes aprenderem suas línguas respectivas: inglês, francês ou alemão, tudo é possível!

Temos também as festas franco-brasileiras nos bares de certas cidades. Esses eventos são criados justamente para os franceses conhecerem pessoas do Brasil e vive versa. Assim, cada um pode fazer amigos e praticar a língua que lhe interessa.

Conheça o país dos jardins e dos castelos Vá para a França e aprenda o idioma e sua cultura

Já no seu caso, você pode aproveitar essas oportunidades para praticar seu francês (até sonhando) ao máximo! Em uma tarde, você pode contar toda a sua vida para alguém e praticar o vocabulário de várias situações!

Outra excelente dica: o site Meet Up. Especializado em encontros amigáveis, você pode encontrar e organizar grupos de conversação especializados (em francês, por exemplo). Todos os membros se reúnem para organizar reuniões, piqueniques ou passeios para você progredir em francês!

Uma maneira de começar o francês de forma eficaz!

Assista filmes e séries em francês

Finalmente, um último método para mergulhar no idioma na frente de sua TV, computador ou tablet: os filmes e séries em francês sem legenda!

Caso ainda não se sentir seguro, o ideal é você pelo menos ver o filme com a legenda em francês. Depois de um tempo, você pode tentar ver filmes franceses sem a legenda.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar