A França é um dos países mais visitados do mundo. Em 2018, cerca de 90 milhões de turistas estrangeiros visitaram Paris, Côte d'Azur ou a região da Alsácia.

Fazer uma viagem à França é uma excelente maneira de aprender mais sobre a cultura do país, além de melhorar sua compreensão oral e sua capacidade de falar francês. Você também pode enriquecer seu conhecimento sobre a França sem mesmo sair de casa, primeiro aprendendo o idioma com um professor particular de francês e depois expandindo seu conhecimento sobre a cultura francesa.

Aqui está um artigo que resume uma pequena parte da cultura francesa, desde a história do país, passando pela televisão francesa e suas melhores séries, além das músicas francesas que você deve conhecer.

Cultura francesa: história da França

A França era conhecida anteriormente pelo nome de Gália, povoada pelos gauleses, um povo celta de origem indo-européia. Cayo Julio César derrotou o Chefe Galo Vercingetorix no ano 51 a.C. Assim, a maior parte da Galia celta logo se tornou latina e cristã.

A França foi fundada em 420 pelo duque Faramundo. Adotou vários nomes até 877, quando fora finalmente chamada de França.

cultura francesa
«Vercingétorix joga suas armas aos pés de Júlio César» de Lionel Royer (1899).

A Dinastia Merovíngia governa a França e parte da Alemanha entre os séculos V e VIII. Durante a Idade Média, a primeira união política duradoura foi feita com Carlos Magno, que também conquistou outras terras formando um Império.

A dinastia Capetos chegou a governar a França. Nesse período, as Cruzadas e a Guerra dos Cem Anos ocorreram.

No século XVI, o rei francês Francisco I enfrentou o imperador Carlos I da Espanha, enfrentando abertamente a Casa de Bourbon e a Casa da Áustria. Luís XIII e Richelieu foram seguidos pela regência e Mazarin, e depois Luís XIV, com quem a França daria a conhecer ao mundo todo o seu esplendor.

A Revolução Francesa, um processo social e político que ocorreu entre 1789 e 1799, teve como principais conseqüências a abolição da monarquia absoluta e a proclamação da República.

O Consulado e a Primeira República cederiam seu lugar a Napoleão Bonaparte, que construiu um vasto Império que liderava o continente. Após sua morte, Luís XVIII foi entronizado, que foi sucedido por Carlos X, e Luis Felipe I. Napoleão III da França, sobrinho de Napoleão I, tomou um golpe de estado e estabeleceu um novo Império.

Nas últimas décadas do século 19, a França, como as outras potências européias, está a caminho para colonizar a África e a Ásia.

Após as duas guerras mundiais, foi formado um governo provisório presidido pelo general Charles de Gaulle, que deu lugar à Quarta República e teve que enfrentar a crise da descolonização.

De 1959 a 1969, o general De Gaulle reformou a constituição para dar maior estabilidade aos governos (Quinta República). Depois de Mitterrand, Chirac, Sarkozy e Hollande, Emmanuel Macron (atual governante) se torna o 25º presidente da República Francesa em 2017 no meio de um estado de emergência devido aos recorrentes ataques terroristas perpetrados em solo gálico.

Depois de uma longa história cheia de grandes conflitos, hoje a França é considerada um dos países mais bem administrados e desenvolvidos do mundo.

Leia nosso artigo completo sobre a história da França para saber mais!

Personalidades francesas famosas

Que você faça ou não aulas de francês, certamente você conhece muitas celebridades francesas:

curso de frances a distancia
Voltaire, grande nome da filosofia francesa
  • Napoleão Bonaparte: governante e militar francês, é considerado um dos maiores gênios militares da história, pelas táticas inovadoras de guerra que ele executou.
  • Édith Piaf: uma das cantoras francesas mais famosas do século XX, autora de canções mundialmente famosas como La vie en roseNon, je ne regrette rien. Inspirou inúmeros compositores e foi mentora de jovens artistas que alcançaram fama internacional.
  • Victor Hugo: poeta, dramaturgo e romancista, é considerado um dos mais importantes nomes em língua francesa. Escreveu Nossa senhora de Paris e Os Miseráveis. 
  •  Voltaire: foi escritor, historiador, filósofo e advogado e um dos principais personagens do Iluminismo, um movimento que enfatizava o poder da razão humana, da ciência e do respeito à humanidade.
  • Joana d'Arc:  é uma das personalidades francesas mais faladas. Joana era uma camponesa que aos 17 anos, dirigia e comandava os exércitos franceses fazendo com que Carlos VII de Valois se tornasse o rei da França.
  • Monet: líder do movimento impressionista, suas pinturas são reconhecidas como os exemplos mais puros desse estilo. Ele lançou as bases da pintura moderna.
  • Jules Verne: foi um dos escritores mais importantes da França e de toda a Europa, famoso por seus romances de aventura e considerado, juntamente com H. G. Wells, o "pai da ficção científica".

No mundo dos esportes, podemos citar Zinedine Zidane, considerado um dos melhores jogadores dos anos 90, ou Antoine Griezmann, atacante de futebol que atualmente joga no Barcelona.

Quanto ao cinema, não podemos deixar de mencionar Gérard Depardieu, que no início dos anos 80 já era um dos mais prestigiados atores franceses, com filmes como O Homem da Máscara de Ferro, O Miserável ou Astérix e Obélix;

Jean Reno, igualmente conhecido, com atuações em filmes como The Great Blue ou The Professional; Audrey Tautou, que alcançou reconhecimento mundial por seu papel como Amélie Poulain em Amélie (2001), um filme indicado ao Oscar de Melhor Filme de língua não inglesa, alcançando o sucesso de críticos e bilheteria; e a Marion Cotillard, vencedora do Oscar, entre outros, por seu papel de Édith Piaf no filme La vie en rose. Ela é a única mulher que ganhou um Oscar de melhor atriz por um filme francês.

As melhores séries em francês

Quem faz curso de línguas sabe bem que, para aprender um idioma rapidamente, não há nada melhor do que assistir filmes e séries na versão original. Se você quer melhorar o seu nível de francês, saiba que o país da torre Eiffel tem séries que se tornaram um fenômeno além de suas fronteiras. O suspense, o mistério, a história, o humor ... vêm melhorando ano após ano na televisão francesa.

A seguir, algumas das séries francesas de sucesso:

  • Les Revenants: É para os críticos uma das melhores séries do Canal + nos últimos anos. A Netflix adquiriu os direitos de transmissão e está atualmente disponível na plataforma. Em Annecy, no mesmo dia, pessoas de diferentes idades e classes sociais, todas desorientadas, tentam entrar em suas casas. Eles não sabem que estão mortos há vários anos, que não envelheceram e que ninguém os espera. É por isso que eles não entendem o terror, a rejeição ou a alegria que causam em parentes que já haviam assumido sua perda.
professor particular de frances
"Call my Agent!' foi uma das séries <> dos franceses...
  • Call my agent!: Os críticos a posicionaram como uma das melhores séries francesas nos últimos anos. Não é de surpreender que a Netflix tenha sido beneficiada com os direitos de transmissão em dezembro de 2016 e desde então tenha sido emitida em mais de 110 países. Todos os dias, Andréa, Mathias, Gabriel e Arlette, agentes de talento da agência ASK (Agência Samuel Kerr), onde lidam com situações difíceis, combinam habilmente a arte e negócios, e suas vidas pessoais e profissionais se cruzam...

 

  • Profilage: Esta série é uma das ficções mais emblemáticas da televisão francesa.  A série segue as investigações de Chloe Saint-Laurent, psicóloga especializada em criminologia, que inicia seu novo trabalho como assistente do comissário Lamarck, da Brigada Criminal de Paris. Seus métodos de pesquisa são bastante particulares, pois são muito excêntricos. Sua maneira de encontrar os assassinos e resolver os diferentes casos expostos na série é o que mais chamou a atenção do público.

 

  • Bref.: A série segue a vida de um homem de trinta anos, desempregado e solteiro, que mostra como é o seu dia a dia, mostrando alguns dos problemas típicos dos jovens.

 

  • Plan Corazón: Elsa é uma jovem de trinta e poucos anos que ainda não consegue esquecer seu ex. Ela desistiu do amor e está resignada a ser solteira. Sua amiga Charlotte, cansada de vê-la sofrer, decide contratar, sem que ela saiba, um gigolô para seduzi-la.

Depois de maratonar essas séries, seu nível de francês vai estar bem melhor! Isso, claro, se você assistir a estas séries no idioma original.

Top 10 das melhores músicas francesas

Se você está fazendo curso de francês com um professor particular, ou se está tentando aprender frances sozinho, pode utilizar a música francese como álibi para adquirir mais vocabulário, exercitar a compreensão oral e, claro, expandir o seu conhecimento de cultura francesa.

aprender a cantar em frances
Cantar é uma excelente maneira de se familiarizar com um idioma...

Acreditando na música como facilitadora no aprendizado de francês, o Superprof convida você a descobrir 10 das músicas francesas mais famosas. Que tal aprender francês cantando e relaxando?

  • Je veux – Zaz
  • Non, je ne regrette rien – Edith Piaf
  • Alors on danse – Stromae
  • Je t’aime… moi non plus – Jane Birkin feat Serge Gainsbourg
  • Quelqu’un m’a dit – Carla Bruni
  • Moi… Lolita – Alizée
  • La vie en rose – Edith Piaf
  • Voyage, voyage – Desireless
  • Tu es foutu – In-Grid
  • Je ne veux pas travailler – Pink Martini

A música da França é famosa no mundo pela variedade de estilos, e deve-se notar que alguns de seus ritmos são da América Latina, África e Ásia que, através da imigração e colônias, influenciavam os ritmos e notas franceses, mas que com o tempo foram reconhecidos como próprios e típicos da França.

Além dos mencionados nesta lista, outros cantores famosos do século XX foram Charles Aznavour, Mireille Mathieu, Gilbert e Salvatore Adamo, nomes que qualquer francês reconhecerá após a grande influência que deixou na música, mesmo depois de tantos anos.

Atualmente, a chanson française, estilo tradicional da música do país, ainda é muito popular. Não hesite em se apaixonar pelas músicas de artistas franceses atuais, como Dub Inc., Chinese Man, Les Ramoneurs de Menhirs, Marina Kaye ou Black M.!

Precisando de um professor de Francês ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.