Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como dar uma boa aula para garantir resultados satisfatórios?

De Joseane, publicado dia 30/10/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Como estruturar um bom curso de reforço escolar

O aluno que busca aula particular está certamente buscando melhorias! Seja numa área ou domínio específico ou na vida acadêmica de maneira geral.

O professor tem por seguinte um grande desafio pela frente, acompanhar esse estudante a obter o tão desejado sucesso.  O objetivo do aluno passa, consequentemente, a ser a prioridade do professor  que fará do seu melhor para conquistar seu próprio sucesso como profissional da área de educação e ensino.

Seja para complementar seu rico salário como  professor do ensino público ou para ajudá-lo a financiar seus estudos universitários, você pode depositar seu anúncio gratuitamente para se tornar um professor particular.

Da escola primária até o final do ensino médio- ou até mesmo na universidade- , Os alunos usarão seus conhecimentos e pedagogia para ajudá-los a melhorar os seus resultados acadêmicos, logo você será uma referência na vida do seu aprendiz.

Além de ser interessante do ponto de vista financeiro,  dar aula particular é um treinamento excelente para aqueles que estão almejando a profissão de professor. Você pode melhorar suas habilidades de ensino enquanto aprimora sua abordagem pedagógica!

No entanto, para ser um bom tutor de apoio escolar e ter um retorno satisfatório,  você precisa ter as armas certas nas suas mãos. Se você é um professor em formação mas que ainda não cursou as suas matérias  de licenciatura e prática docente, pode ser um pouco complicado saber por onde começão para estruturar uma boa aula.

E  é provavelmente por isso que você está lendo esse artigo! A equipe Superprof  te orienta  e te dá dicas excelentes para que você planeje seu curso  e construa seu plano de aula da forma mais completa e didática possível! O objetivo é atender às necessidades do seu aluno e enriquecer a sua experiência como professor! Todo mundo sai ganhando;

Pronto pra anotar ? Sigam-me os bons…

O plano de aula-  ferramenta indispensável para um curso bem sucedido

A preparação de um plano de aula eficaz requer muita pesquisa e dedicação da parte do professor.

É preciso estar ciente que o sucesso da sua aula vai depender de como você a organizou e dos esforços que você empregou para escolher um bom material de apoio. O plano de aula faz parte da metodologia e pedagogia do professor.

Pesquisar para elaborar um plano de aula eficaz

 

Antes de começar a elaborar o seu plano é interessante refletir sobre algumas questões importantes que podem te auxiliar na construção de um plano de aula que vai de acordo com os seus objetivos e os de seu aluno.

 Por que é importante ter um plano de aula?

O plano de aula é o guia que permite ao professor organizar de forma sistemática seus objetivos e, em seguida, estruturar como eles serão realizados na prática. Um bom plano de aula deverá conter o conteúdo programático da disciplina, definir a (as) didáticas adequadas, bem como as formas de avaliação mais apropriadas.

O plano de aula permite também que o professor controle o tempo que sera dedicado a cada assunto. Quem nunca assistiu a uma aula e no momento que o assunto chega no seu ápice, booooum, o sinal toca e o professor não tem tempo de terminar o programado. Pois é, se você planejar bem, você correrá menos risco de ser esse professor. O plano de aula é fundamental para estruturar uma boa boa.

Tenha em mente que quando você pretende ensinar alguma coisa a alguém , a organização do conteúdo é um aspecto fundamental. Uma boa aula precisa ter começo, meio e fim. O aluno precisa entender a sua linha de raciocínio para não ficar perdido ou ter a sensação de “andar em círculo”.

Embora não precise seguir um padrão fixo, nem seja um roteiro imutável e inflexível, é interessante considerar que planos de aula precisam ser encarados como ferramentas indispensáveis e te ajudarão a organizar aulas mais produtivas e dinâmicas.

Sem esses amigos do ensino, qualquer docente estará propenso a momentos de incerteza em classe. Que professor em começo de carreira nunca teve aquele frio na barriga quando viu que os alunos terminaram a atividade muito antes do previsto?

Faltam 20 minutos pra acabar a aula e eu já falei tudo (ops) . Ou ainda a santa dificuldades para gerenciamento de tempo- já estamos na metade do ano e não consegui atender todo conteúdo programático. Você e o seu aluno não merecem isso.

Você já entendeu que o plano de aula será o seu melhor companheiro na sua carreira como docente né?  continue lendo…

organizando um plano de aula eficiente

Ao contrario do que falam as más línguas, elaborar um bom plano de aula não é nenhum bicho de sete cabeças.

Confira essas dicas super simples que te ajudarão a potencializar a estruturação dos seus planos de aula de forma prática e eficiente.

  • Conheça seu alunoPlanejar e organizar seus objetivos e metas para cada aula compõem a tarefa mais básica na realização de qualquer plano. É importante lembrar, porém, que cada aluno é diferente e você precisará adaptar o seu plano e a sua aborgadem em função. Seu aluno é do tipo que termina a atividade mega rápido? ele é mais lento ?É preciso sincronizar seu plano de acordo com a receptividade do aluno. Não adianta você esta ligado no 220 e ele no 110! Ou ainda, seu aluno é super ágil e entende tudo muito rápido e você continua falando, dando voltas, ganhando tempo …Muita calma nessa hora.
  • Domine o conteúdo – Interdisciplinaridade é a palavra de ordem

Entende-se por interdisciplinaridade  a capacidade de “estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” . Na prática, o método interdisciplinar dinamiza o conhecimento possibilitando ao aluno de compreender e analisar determinado assunto a partir de um ponto de vista mais amplificado.

Dinamize o conhecimento criando relações entre disciplinas diferentes

Trabalhar com esse método é apresentar ao aluno perspectivas diferentes para chegar a um resultado ou conceito comum. Por exemplo, matérias como história e geografia por possuir conteúdos bastantes similares, podem ser trabalhadas em conjunto já que é possível estabelecer um diálogo conciso entre os sujeitos.

Por isso, na hora de elaboração seu plano de aula, considere dialogar entre as matérias. Esse recurso faz prova de conhecimento e será útil no processo de  construção do pensamento analítico do aluno. Converse com outros professores sobre o conteúdo programático deles, e estude a possibilidade de unir abordagens.

Além de aumentar o conhecimento do aluno que será capaz de ampliar sua compreensão da realidade em sua complexidade, muito provavelmente essa estratégia irá proporcionar ainda, uma otimização de tempo de aula, aumentando a eficiência no cumprimento do conteúdo programado.

  • Esteja aberto a novas metodologias

Ao contrário do que diz a música de Belchior , nem sempre é bom ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Seja flexível e aberto para tentar novos métodos. A utilização de diferentes tipos de metodologias costuma ter impacto positivo  no processo de ensino-aprendizagem do aluno.

Não seja tímido e anime a sua aula com música, poesia, dinâmicas de grupo -se você tiver mais de um aluno-,  tecnologias . O seu aluno ficará mais motivado e consequentemente aprenderá com mais facilidade.

 

O Dom da Criatividade

Segundo o nosso querido Aurélio, dicionário de português, criatividade é a capacidade de criar, de inventar,

Qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo.

A criatividade será seu diferencial como professor

Muitas vezes nos conformamos a repetir ações convencidos de que não há mais nada a ser inventado, inovado, melhorado. Ledo engano! A criatividade é um bem inesgotável e como professor particular você deve se exercitar nela para se sobressair. Deixe transparecer que você acredita e valoriza o seu trabalho!

Um aluno ficará muito mais interessado a prestar atenção num professor que foge do comum. Se solte! Cante, dance, se fantasie, treine vozes, use a sua criatividade para ilustrar a sua aula, você terá retornos positivos além de ficar conhecido como o professor legalzão.

É claro que o desenvolvimento de aulas criativas nem sempre ocorre com facilidade. Nesse caso,  uma boa ideia seria deixar aberta ao aluno a possibilidade de opinar e oferecer sugestões. Dessa forma, a busca por novas formas de aprendizado será parte da rotina deles .

Diversifique a sua aula. Seja simplesmente o professor que você gostaria de ter!

 

A tecnologia a serviço da Educação

Estamos na era Digital então por que não aproveitar tudo o que a tecnologia tem para oferecer?   Para planejar sua aula ideal você pode e deve contar com o maior número de recursos possíveis. A tecnologia sera uma forte aliada nesse processo.

Use a abuse de recursos tecnológicos para criar sua aula ideal

Siga essas dicas que te ajudarão a dinamizar e  a tornar a sua aula de reforço escolar mais interessante e atrativa contribuindo para o sucesso do seu aluno:

  • Instale aplicativos de smartphones dedicados à educação (Babbel para idiomas estrangeiros, por exemplo) 
  • Compartilhe exercícios on-line com seu aluno
  • Consulte as bibliotecas de vídeo didáticos do Youtube ou outros
  • Instale software educacional para crianças ou adolescentes, etc.

Seja sua aula particular de acompanhamento escolar à domicílio ou online, os recursos digitais serão de grande serventia para você e para seu aluno. Ao fazer uso de um recurso que ele provavelmente se interessa , o seu aluno será mais dedicado e motivado e isso vai contribuir para melhorar seu desempenho escolar. 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,75 sob 5 de 4 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar