Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba a história da língua portuguesa e brasileira!

De Carolina, publicado dia 25/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Conheça a cultura e o português do Brasil!

A história da língua anda junto com a história das pessoas que a falam. Por exemplo, a história da língua portuguesa fala muito sobre a história de Portugal, do Brasil e vice e versa.

Por exemplo, o território de Portugal foi invadido pelos romanos no século III a.C. Com isso, eles também impuseram o latim como língua para o povo que habitava nessas terras, os lusitanos.

Assim, o português foi originado a partir do latim como o francês, espanhol, italiano, romeno. Mas por que? Porque eles também foram invadidos pelos romanos e tinham a língua latina como modo de expressão.

Já o Brasil fala português porque nosso território foi colonizado pelos portugueses a partir de 1500. Então, nossa língua oficial é o português!

Mas não é simplesmente isso. A língua portuguesa brasileira também sofreu influência das línguas tupis (indígena) e banto (africana). O tupi era a língua mais falada no Brasil até o século XVIII, quando o português foi imposto pela metrópole. Por isso, nosso português do Brasil tem muitas palavras dos povos indígenas e africanos que habitaram ou habitam aqui.

Acho que com esses fatos, você já percebeu como uma língua recebe influência de outras e da história da sua nação. Vamos falar mais sobre cada ponto do nosso português brasileiro adiante!

Quantas reformas ortográficas houve no português?

Na esperança de unificar o português do Brasil e de Portugal, os dois países fizeram várias reformas. Porém, unificar a língua de países diferentes não parece tarefa fácil. Porque cada local tem suas características e fala uma língua diferente influenciada pelo contexto de cada uma.

Os barcos portugueses eram muito poderosos na época do mercantilismo As naus portuguesas chegaram no Brasil e definiram nossa história para sempre

Mas, ao todo, o português brasileiro foi afetado com 4 reformas ortográficas. A útima de 1990, é um esforço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para unificar o português de todos os países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A ideia é melhorar a comunicação entre os países de língua portuguesa e aumentar as trocas materiais e não materiais entre eles. Além disso, a unificação tem um papel essencial no prestígio do português no mundo e na ONU (Organizações das Nações Unidas). Somos mais de 240 milhões de pessoas que falam português no globo (somente o Brasil conta com mais de 200 milhões).

  • Reforma Ortográfica de 1911
    A Reforma de 1991 basicamente simplificou a grafia das palavras que ainda eram muito próximas de suas origens gregas e latinas.
  • Formulário Ortográfico de 1943
    Devido a divergências entre Portugal e Brasil com relação à ortografia das duas línguas: português do Brasil e português e Portugal, eles decidiram romper com o Acordo Ortográfico Luso-Brasileiro de 1931 e oficializar as diferenças de ortografia em cada país. A principal razão para o desacordo entre os dois países foi a tentativa de unificar 100% do vocabulário de Portugal e do Brasil.
  • Reforma Ortográfica de 1971 (Brasil)
    O Formulário de 1943 não resolveu um grande problema da língua portuguesa no Brasil: as diferentes ortografias para escrever as mesmas palavras. Por isso, eles resolveram mudar principalmente a acentuação das palavras para que a ortografia das mesmas seja igual.
  • Acordo Ortográfico de 1990
    Para se ter uma ideia, o Brasil assinou o Acordo Ortográfico de 1990, mas o acatou somente em 2009, ou seja, 19 anos depois! As principais mudanças na língua aconteceram na acentuação, no hífen, no trema e no alfabeto.

10 personalidades da língua portuguesa

Não escolhemos aqui somente os intelectuais ou os famosos lusófonos do show business. Misturamos todos aqui e escolhemos aqueles que falam português e são mais conhecidos no mundo inteiro.

Veja aqui a nossa lista:

1 – Vasco da Gama

O navegador português traçou o Caminho das Índias: a rota da Europa até às Índias (não é novela!). Ele fez a viagem no século XV e ficou conhecido mundialmente por desbravar os sete mares!

2 – Carmen Miranda

A cantora das mil e uma nacionalidades (brasileira, portuguesa, “americana”), frutas na cabeça e balangandãs, Carmen Miranda se tornou conhecida internacionalmente graças à política de boa vizinha que o Brasil mantinha com os Estados Unidos na época.

Ela foi responsável por exportar nosso samba e nosso molejo para o mundo!

3 – Pelé

Até hoje não sabemos se é ele ou Maradona o melhor jogador de todos os tempos. Mas Pelé é muito conhecido internacionalmente! Como falamos, talvez seja o lusofalante mais famoso no mundo. Ele virou o embaixador do futebol logo em sua primeira Copa do Mundo aos 17 anos (1958).

4 – Tom Jobim e Vinícius de Moraes

A dupla criou uma das músicas mais regravadas de todos os tempos, Garota de Ipanema! Ela ganhou fama internacional graças a versão em inglês cantada por Astrud Gilberto e Stan Getz – grande saxofonista de jazz conhecido internacionalmente. E porque a bossa nova é música boa, né?

5 – José Saramago

O grande escritor português morreu em 2010, mas escreveu obras belíssimas e muitos amantes da literatura espalhados pelo mundo amam seus livros. As mais conhecidas são O Evangelho Segundo Jesus CristoEnsaio Sobre a Cegueira.

6 – Ronaldo

É o Ronaldo Fenômeno! O craque ganhou o apelido no Barcelona na temporada de 1996/1997. Ainda por cima, obteve o prêmio de Melhor Jogador do Mundo três vezes pela FIFA. Ronaldo jogou no Cruzeiro, PSV Eindhoven, Barcelona, Internazionale, Real Madrid, Milan, Corinthians…

7 – Gisele Bündchen

Gisele é a primeira e única top model do mundo a ganhar o título de übermodel. Ou seja, ela superou as tops que surgiram nos tempos de Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Linda Evangelista, Naomi Campbell e Christy Turlington.

8 – Fernando Meirelles

O filme Cidade de Deus teve repercussão mundial! Com isso, seu diretor Fernando Meirelles também ficou conhecido no mundo todo. O diretor já filmou em Hollywood: Ensaio Sobre a Cegueira e O Jardineiro Fiel.

9 – Michel Teló

Quantos gringos já cantaram: “Nossa, nossa” quando souberam que era brasileira(o)? Essa é a prova que Michel Teló é um dos lusofalantes mais conhecidos no mundo!

10 – Cristiano Ronaldo

Quatro vezes “Melhor Jogador do Mundo” pela Fifa! Cristiano Ronaldo, português, foi o jogador que mais ganhou o título até hoje.

Por que o português do Brasil é sexy?

Os gringos acham o português do Brasil uma língua sexy principalmente porque falamos cantado e gesticulamos (dançamos) muito quando falamos.

As mulheres brasileiras são conhecidas graças às festas cariocas Os desfiles das escolas de samba do Rio são conhecidos no mundo todo

Há outros fatores da nossa cultura que ajudariam a o português do Brasil ter essa fama. Apesar do futebol ser um dos grandes pontos da nossa cultura a ser exportado, ele não seria uma das razões…

A nossa mistura de europeus, índios, negros, asiáticos, árabes seria um desses fatores. Nossa simpatia também contagia todo o mundo, nós fomos eleitos a população mais legal do mundo pela CNN Travel.

A música também não poderia ficar de fora: samba, bossa nova, forró, arrocha, funk, sertanejo… E o carnaval? Com as ruas lotadas, mulheres seminuas, todo mundo vivendo uma semana sem pensar no amanhã?

Nossas lindas modelos brasileiras também seriam um grande fator para nossa fama de país sexy. Alessandra Ambrósio, Adriana Lima, Lais Ribeiro, Ana Beatriz Barros, Isabeli Fontana, Izabel Goulart, Caroline Ribeiro, Emanuela de Paula… a maioria já fez o desfile da Victoria’s Secrets, considerado o mais sexy do mundo.

Culturas estrangeiras que influenciaram o idioma

Nosso povo começou a ser constituído desde que Pedro Álvares Cabral e sua nau chegaram em nossas terras.

Antes, o que seria Brasil era um território ocupados pelos índios. A maioria dessa população foi massacrada pelos colonos, sobrando poucos índios para contar história.

Mas eles (e outras culturas) contribuíram com vários de nossos hábitos brasileiros como a culinária, a peteca, o banho diário e a rede para dormir. Há mais de 20 mil verbetes indígenas na nossa língua: xará, carioca, tijuca, Pará, pororoca, piranha, jacaré, jaguar, quati e capivara, arara, tucano, urubus, caju, maracujá, pipoca, mandioca, tatu, paca, curumim, oca, cupim.

Os africanos vieram obrigados em condição de escravos, mas deixaram uma herança muito importante para nós, principalmente no modo de vida do brasileiro, na dança, na música e no vocabulário, igualmente: caçula, moleque, samba entre outras.

O idioma foi criado inicialmente em Portugal A capital portuguesa foi um dos berços da nossa língua

Já os portugueses, sendo colonos, deixaram a língua deles no nosso território. Outras culturas também deixaram traços na nossa língua como o francês e o inglês.

Por que o português é influenciado pelo latim e grego?

O português, o italiano, o espanhol, o francês e o romeno têm bases diretas na língua latina! Ela é oriunda dos romanos e chegou aos respectivos territórios na época do império romano.

Na Península Ibérica, os romanos chegaram 300 anos a.C., aproximadamente. Como eles faziam em todo território que ocupavam, impunham a língua latina para o povo que dominavam. Por isso, o latim se tornou a base da nossa língua.

Mas ppor que também temos palavras gregas e romanas no nosso vocabulário?

Porque a civilização grega era muito rica em teorias, literatura, filosofia. Os romanos também invadiram a Grécia e foram muito influenciados pela cultura desse povo.

É muito comum encontrarmos as palavras gregas na área da medicina, ciência, matemática, física, química…

Como o português é visto no mundo?

Primeiro, há sempre a diferenciação entre o português de Portugal e do Brasil.

Além do vocabulário e da grafia de muitas palavras, a principal diferença é a pronúncia. Nosso português normalmente é mais apreciado pelos estrangeiros que o português de Portugal.

Eles falam que nosso português é mais cantado e tem menos o som do “s” do português de Portugal. Tanto é que muitos preferem aprender o brasileiro que o português. Sim, muitos acreditam que falamos brasileiro (quando não acham que falamos espanhol…).

A capital fluminense também foi a capital do português do Brasil O Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais conhecida pelos estrangeiros

O que os estrangeiros acham da nossa língua? Sexy? Sim, pelo fato de falarmos cantado, devagar e gesticulando (muitas vezes sambando), eles acham que nossa maneira de falar é muito sexy.

Claro que essa ideia de que o português do Brasil é sensual vem também do imaginário que eles têm do carnaval, mulheres seminuas, top less, fio dental, samba, praia…

Além disso, eles conhecem nosso português através do futebol, da música, das novelas…

História geral do português do Brasil

Como já falamos aqui, a história do português do Brasil está ligada a história da Europa ocidental e da colonização dos portugueses no nosso território.

O português foi criado através do latim porque o território de Portugal e outros países da Europa foram invadidos pelo império romano alguns séculos antes de Cristo!

Nós falamos português porque Portugal colonizou nossas terras. Nós também temos influência da língua indígena e africana.

Aprenda mais sobre a disciplina com aula de portugues no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar