Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas imperdíveis de leitura na escolinha

De Carolina, publicado dia 10/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Português > Como aprender a ler na infância?

“Uma hora de leitura é o remédio soberano contra os desgostos da vida”. Montesquieu (1689-1755)

O aprendizado da leitura nos ciclos de alfabetização é uma passagem crucial da escolaridade, decorrente do aprendizado da escrita (letras do alfabeto e fonética). Muitas dificuldades permanecem desse ciclo de aprendizado, por vezes, até o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. No entanto, ela é abordada durante grande parte do jardim de infância.

Alguns métodos de leitura permitem que as crianças leiam e escrevam fluentemente? Aqui estão nossas técnicas.

Descubra onde encontrar um bom curso de portugues!

Aprender o alfabeto antes de 6 anos e individualmente?

Segundo Sylvie d’Esclaibes, autora do livro Les Petits Montessori (Os Pequenos Montessori), é essencial ensinar a ler antes do ensino fundamental.

Aprenda a ler no jardim de infância?

Ensine o alfabeto para crianças o mais rápido possível, mas espere pelo menos 4 anos.

Apenas 2 anos, ainda é um pouco cedo para aprender a ler…

Ensine a sua criança a ler O sono é muito importante para o desenvolvimento, mas incentivar a leitura também!

Ela defende a tese de que é antes dos 6 anos que a criança passa por seu período sensível de leitura. Ou seja, nessa fase, a mente é tão estimulada que incorpora todas as noções. Isso não vale somente para a língua portuguesa escrita, mas também para apropriar e decodificar as letras do alfabeto.

Isso corrobora estudos em neurociência relacionados à aprendizagem de notas musicais antes dos 7 anos de idade. Essa fase é o exato momento em que a plasticidade neural da criança é mais exacerbada.

Segundo ela, todas as crianças teriam um nível de leitura melhor se aprendessem a diferenciar letras, ler bem e amá-las antes da primeira série.

Essa posição vai ao encontro dos ensinamentos tradicionais do Ministério da Educação, que reúne na mesma classe as crianças da primeira infância com algumas crianças disléxicas.

Porém, muitos estudos apontam para o fraco desempenho escolar dos estudantes: poucos alunos dominam a leitura no final do colégio. As desigualdades estão crescendo entre bons alunos e estudantes com dificuldades.

Outras fontes acreditam que é benéfico ensinar o alfabeto para cada criança.

O princípio alfabético, o que quer dizer?

Sim, é sobre a associação cerebral que permite entender que uma letra isolada ou um grupo de letras (grafemas), corresponde a um som (fonema).

Alguns organismos defendem ensinar os alunos a diferenciar sílabas e fonemas desenvolvendo seu vocabulário. As crianças mais jovens também devem ser capazes de aprender português quando criança e a distinguir a morfologia das palavras, como as famílias, de palavras simples ou a transição do masculino para o feminino.

Como?

Como ensinar a ler? Por que não fazer dobraduras e colocar as letras dentro para brincar com eles?

Contando com a compreensão escrita para diferenciar diferentes tipos de textos (poemas, romances, documentários, peças teatrais).

E como abordar a gramática na escola primária?

Leitura, um aprendizado individual?

Segundo a mesma autora, aprender a ler na primeira série só pode ser um ato individual.

Afinal, ler um livro não é uma ação praticada sozinha?

A introdução de crianças pequenas na leitura possibilitaria a adaptação ao método de memorização de cada aluno. Ao invés de fazê-lo assimilar as letras em aulas coletivas, todos simultaneamente, nos mesmos ritmos escolares e com o mesmo método de aprender a ler que os outros.

Algumas crianças mais lentas na primeira, segunda série precisam de outros métodos: algumas têm memória visual, outras têm auditiva, outras precisam tocar para ler.

Para isso, não haveria um bom método para aprender a ler, mas sim uma pluralidade de métodos: por exemplo, o método silábico, ou combinatório.

Isso é muito importante, uma vez que a leitura pode impedir dificuldades de aprendizagem e condiciona o sucesso escolar da criança.

Dicas para acelerar a velocidade de leitura

Procurando por aulas de portugues no Rio?

Como ensinar a leitura para meus filhos? Saber ler não só desenvolve seu desenvolvimento cognitivo, mas também sua escolaridade.

Fazer exercícios

A recomendação é multiplicar os exercícios das aulas para melhor decifrar e reconhecer a escrita de cada palavra: vogais, consoantes, letras maiúsculas e minúsculas.

Segundo os autores do relatório, esse treinamento possibilita melhor memorizar cada regra ortográfica e, por assim dizer, lidar com elas desde cedo.

Para conseguir isso, encorajamos nossos professores particulares registrados na plataforma digital Superprof para incentivar as crianças a ler em voz alta, copiar textos escritos, praticar o ditado para crianças. Nós também podemos passar por jogos de leitura e jogos educativos ativando sempre nosso cérebro.

Contextualizar o aprendizado da leitura

Não é só na escola que nossos filhos podem aprender a ler.

Mesmo na escola primária, eles fazem cursos de matemática, geografia, história, despertar musical ou artes visuais. Em todas as disciplinas, o uso da leitura determina a correta compreensão das enunciações.

Por isso, a leitura exige uma aprendizagem transversal. Assim, a criança também terá o prazer de ler num campo que ela gosta.

Ler também facilita a preparação para ditados…

Trabalhe na leitura depois da primeira série

Continuamos dizendo que o português não é apenas para alunos do ensino fundamental: adolescentes e adultos podem continuar melhorando ao longo de sua vida escolar e profissional.

Se seu filho já lê sozinho? Que maravilha! A leitura estimula a criança e promove sua riqueza lexical.

Ler incentiva a criatividade, a imaginação, a concentração e aumenta a riqueza lexical.

Por isso, ter aulas de português na escola fundamental é benéfico para ajudar as crianças. Além de evitar ou limitar o risco de maus resultados na escola, as aulas dos nossos Superprofs também podem incentivar o prazer da leitura.

Em literatura infantil, existem: livros interativos, livros infantis, pop up…

Como ensinar os pequenos o alfabeto? A criança se desenvolve mais e rapidamente com a ajuda de jogos e atividades de leitura

“Eu me lembro de ler páginas e páginas dessas revistas em quadrinhos. Eu não sabia que isso me ajudaria tanto a ler e escrever. Acho que até ajudou a criar o prazer de ler. ”

Frequentemente, nossos filhos amam o universo fantástico e fantasmagórico.

Assim, é sempre uma boa ideia dar-lhes livros contribuindo para a sua alfabetização, em vez de colocá-los na frente da televisão. Isso evitará identificar uma dificuldade de leitura como um distúrbio disléxico.

Sugerir jogos para aprender a ler

Felizmente, existe uma maneira simples de melhorar as habilidades de leitura para um aluno da escola primária: jogos e atividades divertidas. Nessa idade em que a ociosidade ainda anda no cotidiano de uma criança, por que privá-lo de jogos e brinquedos?

Aqueles que ficam em casa antes e / ou depois da escolinha podem se beneficiar dessas vantagens: a pedagogia Montessori não tem cor e se desenvolve tanto nas escolas quanto com os pais.

Combinar o jogo com a aprendizagem ajuda as crianças a memorizar sem serem pressionadas. Na escola, a criança tem que fazer sua lição de casa, mas muitas vezes não faz mais atividades de aprendizagem em casa.

Com o método Montessori, o aluno é estimulado a ter sua autonomia e iniciativa: tanto por seu desenvolvimento pessoal quanto por facilitar e motivar sua aprendizagem.

Então, livros com letras grandes, cores, histórias para contar e inventar são ótimos para desenvolver a capacidade intelectual da criança.

Não deixe de treinar com ela todas as atividades de leitura na escola e do alfabeto também! Lembre-se que o nosso cérebro deve ser exercitado como se fosse um músculo: quanto mais ele trabalha, melhor para o seu desenvolvimento.

O melhor conselho para os pais: proibir a tela em idade precoce. É melhor incentivar as crianças a ler em vez de permitir que joguem videogames ou vejam muitos desenhos e vídeos na internet ou televisão.

Procurando por aula de portugues? Os melhores professores estão no Superprof!

Aprender a ler pode ajudar no crescimento do pequeno O apoio dos pais e da família é essencial para o desenvolvimento intelectual da criança

Aqui está uma lista de uma dúzia de jogos que podemos oferecer aos alunos:

  • Escreva uma frase simples em um pedaço de papel e leia-a em voz alta para o pequeno aluno. Depois, peça-o que repita o que memorizou, escondendo o papel,
  • Escreva verbos de ação em uma folha e convide a criança a executar a ação descrita,
  • Faça perguntas simples (qual é a cor da casa, qual é o seu nome, tá fazendo calor, etc.),
  • Jogue o jogo de adivinhação
  • Faça pares de palavras: escreva três ou cinco palavras com uma intrusa ou duas. Peça à criança para colocar duas palavras da mesma família juntas (casa, telhado, presunto ou neve, montanha, cafeteira, etc.),
  • Jogue o jogo da forca: esse jogo permite aperfeiçoar a decodificação de grafemas enquanto encoraja o aluno a adivinhar rapidamente a palavra de seu oponente antes que a forca esteja completamente desenhada,
  • Jogue com dados de letras e cartas: revise a ortografia de uma forma divertida jogando dois dados com uma vogal de cada lado. Depois, coloque cartas na mesa cujo lado da frente representa imagens com a palavra escrita e as costas apenas a imagem. O objetivo do jogo é adivinhar as palavras correspondentes às duas vogais dos dados.

Alternativamente, pode-se fazer muitos jogos online cujo aprendizado é progressivo: estudo de cada letra, cada sílaba, palavra e depois as sentenças.

Por exemplo, alguns sites têm jogos de som em que você pode ouvir uma letra, e ver as letras minúsculas e maiúsculas com sua representação gráfica para criar cognitivamente a palavra.

Como melhorar o seu vocabulário de português na escola fundamental?

Os benefícios das aulas de português para as crianças

Não importa o formato das aulas: seja aulas particulares, reforços escolares, ateliê, oficina, nivelamento, ajuda no dever de casa… As aulas de português têm muitos benefícios para ajudar as crianças a se abrirem uma para outras.

Através de aulas de português, as crianças aprenderão a se comunicar melhor oralmente, acrescentar palavras em seu vocabulário ou ainda trabalhar a reflexão.

Mais crianças vão se esforçar mais para falar e escrever bem o português com esse aprendizado! Além disso, elas ficaram mais à vontade com o idioma na escola e em seu cotidiano.

Desenhos, pinturas, tudo é válido na hora de aprender o idioma Métodos lúdicos também ajudam a criar o interesse dos pequenos para o português

Diferentes possibilidades se oferecem às crianças para aprofundar seus conhecimentos da língua. Através de aulas em associações, no tempo livre da escola, na escola e em casa!

Eles também podem fazer aulas particulares em domicílio ou em um estabelecimento especializado:

  • Aulas em um instituto particular: as aulas de português em escolas particulares ou institutos especializados têm a vantagem de propor múltiplas ofertas. Aulas intensivas, semi-intensivas, em grupo, individual, aulas durante as férias, etc.

De acordo com a fórmula escolhida, os custos podem ser maiores ou menores…

  • Aulas particulares da língua de Machado de Assis: fórmula ideal para uma aprendizagem sob medida, as aulas particulares de português são adaptadas a todos os bolsos e permitem uma evolução do aluno rápida e serena.

Aulas de português para aprender a ler com confiança

As aulas particulares de português ou de outras matérias são essencialmente baseadas em métodos pedagógicos individualizados.

Se a criança tem dificuldades em sala de aula, provavelmente ele não está à vontade com a situação e pode ter a impressão de ser avaliada toda hora.

As aulas de português na escola com seus momentos de leitura em voz alta, apresentações, não facilitam as coisas quando não se está seguro de si… Muitas vezes, eles se fecham cada vez mais e não gostam de se expor em público.

Em outros termos, eles perdem completamente a autoconfiança.

O professor particular de português vai se adaptar a criança e personalizar seus métodos para que ela consiga integrar completamente as noções ganhar a autoconfiança.

Desenvolver os argumentos

Independente da idade da criança, conversar com ele, perguntar sobre o seu dia, questionar sobre as coisas da vida, tudo isso vai ajudá-la a criar seus argumentos. Quanto mais a criança tiver o hábito de falar e manter um discurso, mais ele encontrará o seu lugar na família e na escola.

Nesse caso, as aulas de português pode ajudar a criança a se tornar mais curiosa, ganhar mais confiança em si e desenvolver seu espírito crítico.

As aulas dadas por um professor de forma individual podem ser direcionadas para uma comunicação oral em um ambiente intimista e seguro. O que acaba sendo ideal para diminuir o medo de falar em público, desenvolver seu discurso e reflexões mais aprofundadas.

Uma aula de portugues pode ser uma aula de conversação, análise de um filme, uma notícia recente…

Motivar um bom aluno 

Quando falamos em aulas particulares, pensamos naturalmente em uma criança com dificuldades.

A língua portuguesa é um aprendizado inesgotável Não existe muito cedo nem muito tarde quando o assunto é aprender português

E nem sempre é o caso! Alguns alunos (ou os pais) querem constantemente progredir para chegar em um nível ideal para o futuro!

Aulas de português podem motivar bons alunos que querem se tornar ainda melhores! E sempre é possível melhorar através de novos métodos de estudos, nutrir sua sede de cultura, afinar sua reflexão, passar em uma prova de português.

Não esqueça que um aluno de nível bom pode, como o aluno que tem dificuldade, se sentir diferente, sozinho, isolado na sala de aula.

Escolhendo fazer aulas de português, o professor pode se adaptar às exigências e aos objetivos do aluno. Ele pode propor conteúdos mais difíceis que ele ainda não estudou na sala de aula.

Atento às vontades do aluno, o professor poderá guiá-lo na sua escolha de leituras e redação.

Ensinar o gosto de aprender 

Por múltiplas razões (ambiente da sua de aula, seus colegas, seu professor ou o questões pessoais), a criança pode em algum momento abaixar os braços ou chutar o balde do sistema escolar.

Todos nós estivemos na escola…

Às vezes, um professor pode nos fazer adorar o português como a matemática, física, história ou nos fazer detestar em cinco minutos!

Sem falar necessariamente do ensino, o aluno pode viver a escola em uma atmosfera opressiva (medo de tirar notas baixas, camaradas violentos, bullying…) no cotidiano e se desconectar da escola aos poucos…

Fazer aulas particulares pode ajudar a criança a se concentrar e descobrir o gosto de aprender.

Diante dele, o professor se adaptará a seu perfil e será a sua disposição.

Amar a leitura

Durante toda a sua escolaridade, as crianças podem aprender a gostar mais da leitura!

Fora das salas de aula, algumas crianças gostam de ler para melhorar sua compreensão. Com a ajuda dos pais, eles podem desenvolver esse gosto e melhorar sua capacidade de análise. É quase matemático: quanto mais as crianças leem, mais eles acostumam com um vocabulário rico.

E quem diz vocabulário diz ortografia! Todos sabem, de maneira geral, que a leitura é muito benéfica para melhorar a ortografia e a gramática.

Através de aulas coletivas, reforços escolares, aulas particulares, as crianças podem pedir ao professor de estudar um livro específico ou discutir sobre ele.

As aulas são um apoio interessante para a criança não lê em casa ou se tem dificuldade de ler sozinho.

Como aprender a ler: dicas de gramática

Uma boa maneira de se aprimorar ainda mais o português é ter o hábito de exercitar a gramática por meio da leitura, jogos e exercícios. Se você tiver esse hábito junto ao seu filho, de quebra, ainda pode ser que também melhore seu nível na nossa língua materna, não é mesmo?

Porque a língua, até a materna, é prática! Se a gente não escreve, ou não lê, ou não interpreta regularmente, a gente vai perdendo o domínio dela.

Por isso, é sempre importante estar em contato com a língua e usá-la em suas diferentes maneiras e representações.

Mas voltando aos alunos do ensino fundamental, quais são os nossos conselhos para que eles estejam sempre em dia com a língua portuguesa?

Para dominar a escrita do português, nossos filhos podem também consultar um livro de gramática e conjugação. Esse bom e velho método ainda funciona para todos!

Existem muitos outros métodos para dar às crianças uma compreensão progressiva da língua.

Aqui estão algumas dicas para os alunos do que já entraram para o Ensino Fundamental progredirem:

Faça aulas do idioma lusófono Ensine seu filho a pescar e ter bons resultados na língua portuguesa!

  • Faça ditados: com esse exercício emblemática para melhorar o seu português, os alunos podem memorizar o uso adequado e a formação de palavras,
  • Incentive seu filho: erros de ortografia e de gramática, às vezes, são resultado de falta de autoconfiança. Recompense-o quando ele for bem e incentive-o a ir além, mesmo quando não for bem,
  • Peça-lhes que leiam livros infantis: coleção Vaga-Lume para crianças, histórias em quadrinhos, etc.
  • Brincar com aplicativos de gramática e ortografia: há muitas opções educativas e didáticas para aprender sem restrições,
  • Sugira ao seu filho que leia para seu irmão mais novo ou irmãzinha para se divertir,
  • Encoraje-os a escrever contos para avançar no final do verbo e da conjugação no passado simples,
  • Peça-lhes que escrevam um diário,
  • Faça-os ouvir músicas da Música Popular Brasileira (MPB) para liberar sua criatividade e descobrir a poesia.

Mas, não se esqueça de não pressioná-lo muito! Se ele estudar intensivamente, corre o risco de criar uma aversão a língua portuguesa. Utilize um método de estudos com a repetição espaçada e use um sistema de recompensa.

Por exemplo, deixe-o fazer uma atividade de sua escolha depois de completar um exercício de gramática.

As crianças devem, então, progredir em ortografia e outros pontos da gramática na escola e fora dela para evoluir cada vez mais.

Olhar a conjugação de vez em quando, algumas regras de gramática, fazer alguns ditados, ler, não faz mal a ninguém. Além disso, melhora os resultados ortográficos em português!

Fazer aulas particulares é uma boa ideia para afinar o aprendizado das crianças através de exercícios personalizados. Assim, eles também vão reforçar os métodos aprendidos na escola.

Você já entendeu, as aulas de português podem perfeitamente ajudar as crianças a melhorar suas notas, ganhar autoconfiança e aprender novos métodos de estudos com motivação e paciência.

Cursos de gramática online para crianças

Na internet, muitos recursos educacionais estão disponíveis para professores lusófonos: download gratuito de PDF, sites de cursos e exercícios de gramática para crianças…

Há sempre modelos de frases e exercícios para o seu filho através de jogos.

A internet está aí para ajudar as crianças a melhorar pagando menos.

Existe uma infinidade de sites onde as crianças podem treinar, se os pais concordarem em colocá-las na frente de uma tela de computador ou de um smartphone…

Pense em aulas de português em casa!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar