Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas imperdíveis de leitura na escolinha

De Carolina, publicado dia 18/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Como aprender a ler na infância?

“Uma hora de leitura é o remédio soberano contra os desgostos da vida”. Montesquieu (1689-1755)

O aprendizado da leitura na escolinha é uma passagem crucial da escolaridade, decorrente do aprendizado da escrita (letras do alfabeto e fonética). Muitas dificuldades permanecem desse ciclo de aprendizado, por vezes, até no colégio. No entanto, ela é abordada durante grande parte do jardim de infância.

Alguns métodos de leitura permitem que as crianças leiam e escrevam fluentemente? Aqui estão nossas técnicas.

Aprender o alfabeto antes de 6 anos e individualmente?

Segundo Sylvie d’Esclaibes, autora do livro Les Petits Montessori (Os Pequenos Montessori), é essencial ensinar a ler antes do ensino fundamental.

Aprenda a ler no jardim de infância?

Ensine o alfabeto para crianças o mais rápido possível, mas espere pelo menos 4 anos.

Apenas 2 anos, ainda é um pouco cedo para aprender a ler…

Ensine a sua criança a ler O sono é muito importante para o desenvolvimento, mas incentivar a leitura também!

Ela defende a tese de que é antes dos 6 anos que a criança passa por seu período sensível de leitura. Ou seja, nessa fase, a mente é tão estimulada que incorpora todas as noções. Isso não vale somente para a língua portuguesa escrita, mas também para apropriar e decodificar as letras do alfabeto.

Isso corrobora estudos em neurociência relacionados à aprendizagem de notas musicais antes dos 7 anos de idade. Essa fase é o exato momento em que a plasticidade neural da criança é mais exacerbada.

Segundo ela, todas as crianças teriam um nível de leitura melhor se aprendessem a diferenciar letras, ler bem e amá-las antes da primeira série.

Essa posição vai ao encontro dos ensinamentos tradicionais do Ministério da Educação, que reúne na mesma classe as crianças da primeira infância com algumas crianças disléxicas.

Porém, muitos estudos apontam para o fraco desempenho escolar dos estudantes: poucos alunos dominam a leitura no final do colégio. As desigualdades estão crescendo entre bons alunos e estudantes com dificuldades.

Outras fontes acreditam que é benéfico ensinar o alfabeto para cada criança.

O princípio alfabético, o que quer dizer?

Sim, é sobre a associação cerebral que permite entender que uma letra isolada ou um grupo de letras (grafemas), corresponde a um som (fonema).

Alguns organismos defendem ensinar os alunos a diferenciar sílabas e fonemas desenvolvendo seu vocabulário. As crianças mais jovens também devem ser capazes de aprender português quando criança e a distinguir a morfologia das palavras, como as famílias, de palavras simples ou a transição do masculino para o feminino.

Como?

Como ensinar a ler? Por que não fazer dobraduras e colocar as letras dentro para brincar com eles?

Contando com a compreensão escrita para diferenciar diferentes tipos de textos (poemas, romances, documentários, peças teatrais).

E como abordar a gramática na escola primária?

Leitura, um aprendizado individual?

Segundo a mesma autora, aprender a ler na primeira série só pode ser um ato individual.

Afinal, ler um livro não é uma ação praticada sozinha?

A introdução de crianças pequenas na leitura possibilitaria a adaptação ao método de memorização de cada aluno. Ao invés de fazê-lo assimilar as letras em aulas coletivas, todos simultaneamente, nos mesmos ritmos escolares e com o mesmo método de aprender a ler que os outros.

Algumas crianças mais lentas na primeira, segunda série precisam de outros métodos: algumas têm memória visual, outras têm auditiva, outras precisam tocar para ler.

Para isso, não haveria um bom método para aprender a ler, mas sim uma pluralidade de métodos: por exemplo, o método silábico, ou combinatório.

Isso é muito importante, uma vez que a leitura pode impedir dificuldades de aprendizagem e condiciona o sucesso escolar da criança.

Dicas para acelerar a velocidade de leitura

Como ensinar a leitura para meus filhos? Saber ler não só desenvolve seu desenvolvimento cognitivo, mas também sua escolaridade.

Fazer exercícios

A recomendação é multiplicar os exercícios das aulas para melhor decifrar e reconhecer a escrita de cada palavra: vogais, consoantes, letras maiúsculas e minúsculas.

Segundo os autores do relatório, esse treinamento possibilita melhor memorizar cada regra ortográfica e, por assim dizer, lidar com elas desde cedo.

Para conseguir isso, encorajamos nossos professores particulares registrados na plataforma digital Superprof para incentivar as crianças a ler em voz alta, copiar textos escritos, praticar o ditado para crianças. Nós também podemos passar por jogos de leitura e jogos educativos ativando sempre nosso cérebro.

Contextualizar o aprendizado da leitura

Não é só na escola que nossos filhos podem aprender a ler.

Mesmo na escola primária, eles fazem cursos de matemática, geografia, história, despertar musical ou artes visuais. Em todas as disciplinas, o uso da leitura determina a correta compreensão das enunciações.

Por isso, a leitura exige uma aprendizagem transversal. Assim, a criança também terá o prazer de ler num campo que ela gosta.

Ler também facilita a preparação para ditados…

Trabalhe na leitura depois da primeira série

Continuamos dizendo que o português não é apenas para alunos do ensino fundamental: adolescentes e adultos podem continuar melhorando ao longo de sua vida escolar e profissional.

Se seu filho já lê sozinho? Que maravilha! A leitura estimula a criança e promove sua riqueza lexical.

Ler incentiva a criatividade, a imaginação, a concentração e aumenta a riqueza lexical.

Por isso, ter aulas de português na escola fundamental é benéfico para ajudar as crianças. Além de evitar ou limitar o risco de maus resultados na escola, as aulas dos nossos Superprofs também podem incentivar o prazer da leitura.

Em literatura infantil, existem: livros interativos, livros infantis, pop up…

Como ensinar os pequenos o alfabeto? A criança se desenvolve mais e rapidamente com a ajuda de jogos e atividades de leitura

“Eu me lembro de ler páginas e páginas dessas revistas em quadrinhos. Eu não sabia que isso me ajudaria tanto a ler e escrever. Acho que até ajudou a criar o prazer de ler. ”

Frequentemente, nossos filhos amam o universo fantástico e fantasmagórico.

Assim, é sempre uma boa ideia dar-lhes livros contribuindo para a sua alfabetização, em vez de colocá-los na frente da televisão. Isso evitará identificar uma dificuldade de leitura como um distúrbio disléxico.

Sugerir jogos para aprender a ler

Felizmente, existe uma maneira simples de melhorar as habilidades de leitura para um aluno da escola primária: jogos e atividades divertidas. Nessa idade em que a ociosidade ainda anda no cotidiano de uma criança, por que privá-lo de jogos e brinquedos?

Aqueles que ficam em casa antes e / ou depois da escolinha podem se beneficiar dessas vantagens: a pedagogia Montessori não tem cor e se desenvolve tanto nas escolas quanto com os pais.

Combinar o jogo com a aprendizagem ajuda as crianças a memorizar sem serem pressionadas. Na escola, a criança tem que fazer sua lição de casa, mas muitas vezes não faz mais atividades de aprendizagem em casa.

Com o método Montessori, o aluno é estimulado a ter sua autonomia e iniciativa: tanto por seu desenvolvimento pessoal quanto por facilitar e motivar sua aprendizagem.

Então, livros com letras grandes, cores, histórias para contar e inventar são ótimos para desenvolver a capacidade intelectual da criança.

Não deixe de treinar com ela todas as atividades de leitura na escola e do alfabeto também! Lembre-se que o nosso cérebro deve ser exercitado como se fosse um músculo: quanto mais ele trabalha, melhor para o seu desenvolvimento.

O melhor conselho para os pais: proibir a tela em idade precoce. É melhor incentivar as crianças a ler em vez de permitir que joguem videogames ou vejam muitos desenhos e vídeos na internet ou televisão.

Aprender a ler pode ajudar no crescimento do pequeno O apoio dos pais e da família é essencial para o desenvolvimento intelectual da criança

Aqui está uma lista de uma dúzia de jogos que podemos oferecer aos alunos:

  • Escreva uma frase simples em um pedaço de papel e leia-a em voz alta para o pequeno aluno. Depois, peça-o que repita o que memorizou, escondendo o papel,
  • Escreva verbos de ação em uma folha e convide a criança a executar a ação descrita,
  • Faça perguntas simples (qual é a cor da casa, qual é o seu nome, tá fazendo calor, etc.),
  • Jogue o jogo de adivinhação
  • Faça pares de palavras: escreva três ou cinco palavras com uma intrusa ou duas. Peça à criança para colocar duas palavras da mesma família juntas (casa, telhado, presunto ou neve, montanha, cafeteira, etc.),
  • Jogue o jogo da forca: esse jogo permite aperfeiçoar a decodificação de grafemas enquanto encoraja o aluno a adivinhar rapidamente a palavra de seu oponente antes que a forca esteja completamente desenhada,
  • Jogue com dados de letras e cartas: revise a ortografia de uma forma divertida jogando dois dados com uma vogal de cada lado. Depois, coloque cartas na mesa cujo lado da frente representa imagens com a palavra escrita e as costas apenas a imagem. O objetivo do jogo é adivinhar as palavras correspondentes às duas vogais dos dados.

Alternativamente, pode-se fazer muitos jogos online cujo aprendizado é progressivo: estudo de cada letra, cada sílaba, palavra e depois as sentenças.

Por exemplo, alguns sites têm jogos de som em que você pode ouvir uma letra, e ver as letras minúsculas e maiúsculas com sua representação gráfica para criar cognitivamente a palavra.

Como melhorar o seu vocabulário de português na escola fundamental?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar