Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As 10 melhores  pérolas do Exame Nacional

De Glicia, publicado dia 22/12/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Os piores erros cometidos pelos candidatos do ENEM

Existem alunos que nos surpreendem por sua inteligência. E existem aqueles que nos surpreendem por sua criatividade na hora de escrever a redação do ENEM, única prova que exige que o candidato escreva e discorra sobre um determinado tema. As demais questões do exame são de múltipla escolha.

Apesar de causar boas risadas, todos os anos as pérolas do ENEM nos fazem pensar na triste realidade da educação no Brasil. Cada vez mais constatamos o quanto o ensino nas escolas ainda não está alinhado com as exigências dos vestibulares e exames importantes.

Outra coisa que pode levar os candidatos a cometerem erros grotescos é a falta de preparo para as provas e o estresse. No entanto, os corretores não vão levar esses fatores em consideração na hora de corrigir sua prova, então a melhor maneira de evitar que sua nota baixe drasticamente é revisar muito e se preparar para o dia do exame.

Para se sair bem na prova de português, e sobretudo na redação, você precisa se planejar e saber o que vai estudar. Rever os conteúdos trabalhados em sala de aula ou no curso de portugues é importante para se sentir mais confiante e ter uma boa nota no exame.

O ideal é se preparar ao longo do ano e não deixar para revisar toda a matéria na última hora. Você também pode participar de simulados para testar seus conhecimentos e descobrir o que precisa melhorar e os pontos a serem aprofundados.

Faça um bom cronograma de estudos. No hora de escrever sua redação, dê preferência a uma linguagem simples, mas que respeite a norma culta da língua portuguesa. Não se esqueça de revisar também as regras ortográficas, pois de nada adianta um texto bem escrito do ponto de vista do conteúdo, mas cheio de erros de ortografia. Se necessário, procure ajuda de um professor particular de português. Ele poderá te orientar quanto ao conteúdo a ser revisado.

Neste artigo nos selecionamos os piores erros cometidos nas provas do ENEM. Podemos constatar que as dificuldades encontradas pelos candidatos vão desde os problemas com a ortografia, passando pelas dificuldades em articular idéias e argumentos, até a completa falta de nexo que podemos observar em algumas respostas. Alguns usam o senso de humor  para não deixar a prova em branco e outros demostram falta de preparo.

Confira as 10 respostas mais engraçadas, e estranhas, do exame nacional.

As melhores (ou piores) frases escritas nas provas do ENEM

“O calor é a quantidade de calorias armazenada em uma unidade de tempo.”

Pelo visto esse candidato não entendeu que caloria é uma medida de energia que se refere ao calor trocado quando a massa de 1 grama de água passa de 14,5° C para 15,5° C.

Quando a usamos para nos referir ao valor energético dos alimentos, por exemplo, ela se refere a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um quilograma de água de 14,5° C para 15,5° C.

erros grotescos no enem Não quer ver suas respostas nas pérolas do ENEM? Estude!

“A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo”

Aparentemente o candidato não sabe o que significa a palavra “extinto”! Ou ele confundiu animais extintos com animais em risco de extinção. De qualquer forma, além do problema de interpretação, há também um sério problema de argumentação. Esse é um claro exemplo de um aluno que não sabe escrever um texto dissertativo-argumentativo e precisaria melhorar seu desempenho em língua portuguesa.

“Uma tonelada pesa pelo menos 100 kg de chumbo”

Uma tonelada, seja ela de pena ou de chumbo, equivale a 1000 kg. Esse candidato pelo visto matou muitas aulas de matemática!

“Os portugueses, depois que descobriram Fernandes de Noronha, assinaram o Tratado de Tortas Ilhas”

Se o candidato se refere ao Tratado de Tordesilhas – e não Tortas Ilhas – se trata de um acordo assinado entre O Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras descobertas (e a descobrir) fora da Europa por ambas as coroas.

Vivo ou morto? Mao Tse Tung está vivo e morto ao mesmo tempo. Por essa Schrödinger não esperava.

“Na China o presidente Maose Tung continua vivo, apesar de morto”

Nesta frase o aluno não apenas errou o nome do presidente chinês – o correto é Mao Tse Tung – como também não parece estar muito certo se o mesmo está vivo ou morto. Talvez ele tenha confundido o presidente chinês  com o gato de Schrödinger.

A título de curiosidade, Mao Tse Tung morreu em 1976 aos 82 anos, vítima de uma crise cardíaca.

“O piloto que atravessa a barreira do som nem percebe, porque não escuta mais nada”

Nada simples de entender o que esse candidato quis dizer, mas segundo sua linha de raciocínio, pelo visto todos os pilotos de caça supersônicos ficam surdos ao atravessarem a barreira do som!

“Cada vez mais as pessoas querem conhecer sua família através da árvore ginecológica”

Na realidade as pessoas recorrem à árvore genealógica para saber mais sobre suas origens. Se trata de um longo estudo que traça o perfil das pessoas que participaram direta ou indiretamente na vivência passada de uma pessoa ou família.

Para os descendentes que buscam conhecer a árvore genealógica de suas famílias é como decifrar o mistério de um passado desconhecido. É uma chance de se conhecer avôs, bisavôs, entre outros parentes até então existentes apenas no imaginário e nas histórias relatadas pelos familiares. Esse estudo nada tem a ver com a ginecologia, especialidade médica que se dedica ao estudo da fisiologia e da patologia do corpo da mulher e de seu aparelho genital.

apóstrofo ou apóstolo? Apóstrofos? Jurava que eram apóstolos!

“Apóstrofes são os doze homenzinhos que comeram com Jesus e que Michelangelo bateu a foto”

Apóstrofe é uma figura de linguagem que permite interromper a narração para dirigir a palavra a pessoas ausentes ou ao leitor. Esse recurso estilístico da linguagem nada tem a ver com os 12 apóstolos de Jesus. Uma boa maneira de conhecer as figuras de linguagem é estudando poesia.

Sobre quem “bateu a foto”, o candidato conseguiu colocar dois anacronismos na mesma frase: Michelangelo, que definitivamente não viveu na mesma época que Jesus, e fotografia, que só foi inventada muitos séculos depois.

“As moléculas de água quando congelam viram duréculas”

Bom, se esse candidato não entende nada de física, uma coisa temos que admitir: ele tem um ótimo senso de humor e uma imaginação extremamente fértil!

“Vasos capilares são aqueles potinhos em que plantamos os pés de cabelo”

Mais um candidato que está desperdiçando seu “talento” humorístico na prova do ENEM!

Os capilares sanguíneos, ou simplesmente vasos capilares, são pequenos vasos sanguíneos do sistema circulatório. Eles tem a forma de um tubo que possui diâmetro milimétrico, ou seja, de pequeníssimo calibre, por isso a alusão aos cabelos.

Bônus: mais pérolas

AVISO: você irá presenciar cenas fortes de violência e maus-tratos a nossa querida língua portuguesa.

Rir pra não chorar Estou rindo, mas no fundo estou preocupada!

“Ultimamente não se fala em outro assunto anoser sobre os araras azuls que ficam sob voando as matas”

“Isso tudo é devido aos raios ultraviolentos que recebemos todo dia”

“A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO”

“O problema ainda é maior se tratando da camada Diozonio”

“O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes”

“O seringueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derrubam as seringas”

“No paiz enque vivemos, os problemas cerrevelam”

“O Nordeste é pouco aguado pela chuva das inundações frequentes”

“Os anaufabetos nunca tiveram chance de voltar outra vez para a escola”

“Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio”

“O imenso grande planeta, esta sendo fuzilado, por ets de outros mundos alheios ao nossu”

“A harpa é uma asa que toca”

“O vento é uma imensa quantidade de ar”

“O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas”

“O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d’água”

“A principal função da raiz é se enterrar”

“As aves tem na boca um dente chamado bico”

“A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário”

“O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia”

“A insônia consiste em dormir ao contrário”

“O Chile é um país muito alto e magro”

“Na época de Cristo não haviam hindústrias para poluir e assim mesmo haviam problemas sociais entre os povos”

“O que é de interesse de todos nem sempre interessa a ninguém”

“A natureza foi discuberta pelos homens a 500 anos atrás”

“Não preserve apenas o meio ambiente, mas sim todo ele”

“O maior problema da floresta Amazonas é o desmatamento dos peixes”

“Nos dias de hoje a educação está muito precoce”

“Hoje endia a natureza não é mais aquela”

“Na Amazonas está cendo a maior derrubagem e extração de madeira do Brasil”

“Vamos deixar de sermos egoístas e pensarmos um pouco mais em nós”

“Por isso eu luto para atingir os meus obstáculos”

“O serumano no mesmo tempo que constrói também destói, pois nois temos que nos unir para realizar parcerias”

“Vamos mostrar que somo semelhantemente iguais”

“A concentização é um fato esperançoso para o território mundial”

Essas são algumas relíquias escritas pelos candidatos do ENEM. Como dissemos anteriormente, apesar de nos tirar boas risadas, esses erros denotam um grave problema educacional. Para não ver suas respostas catalogadas entre essas pérolas, não se esqueça de colocar suas revisões em dia.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
marcos Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
marcos
Convidado
marcos

otimo post, parabéns. Conteúdo bom pra quem quer passar no ENEM https://beduka.com/blog/enem/o-que-estudar-para-enem/