Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais os temas mais comuns na prova de português do ENEM?

Blog > Apoio Escolar > Português > As matérias de língua portuguesa mais frequentes

Representando cerca de 63% das questões, língua portuguesa é a a principal matéria da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, uma das 4 áreas do conhecimento exigidas no ENEM.

A prova de português é capaz de tirar o sono de muitos candidatos. E não é atoa! As questões são complexas, com enunciados longos muitas vezes, e textos de apoio com conteúdo denso. Para resolvê-las é necessário uma boa preparação, além de uma grande capacidade de interpretação e bons conhecimentos dos temas da atualidade.

Diferentemente das outras matérias como química, matemática, história ou geografia, por exemplo, saber qual conteúdo estudar para a prova de português nem sempre é uma tarefa simples. Se você ler o edital do ENEM verá que quando se trata de língua portuguesa, o tema é bastante amplo e foca bastante nas capacidades de leitura e compreensão de mundo do candidato.

A matriz de competências apresentada pelo ENEM trabalha com 5 eixos cognitivos, sendo um deles a capacidade de dominar linguagens através do uso da norma culta da língua portuguesa e das linguagens matemática, artística e científica. Assim, entendemos que o ENEM cobra competências em linguagens de todas as áreas do conhecimento e que considera que esses são conteúdos básicos para que o aluno possa aprender qualquer outro conteúdo, e para que possa resolver as questões do exame.

A ansiedade costuma ser grande no ano de preparação para o exame, mas tentar entender como funciona a prova de português do ENEM – assim como as demais – e saber os assuntos que mais caem no exame pode te ajudar a organizar melhor seu cronograma de estudos e a se dar muito bem no final das contas.

Entenda como é estruturada a prova de português do ENEM

Entender a estrutura da prova é primordial para se sair bem. Língua portuguesa é a principal matéria da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Essa prova contém 45 questões e é aplicada no primeiro dia, juntamente com as 45 questões questões da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, o candidato também deve fazer uma redação.

A prova de portugues é a mais temida A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é uma das mais difíceis. Para tirar uma boa nota é preciso conhecer bem o conteúdo pedido.

O primeiro dia do exame é sem sombra de dúvidas o mais intenso para os candidatos. São 45 questões que abordam os seguintes conhecimentos:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira;
  • Literatura;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.

O candidato tem um total de 5h30 (cinco horas e meia) para terminar tudo, inclusive passar o texto da redação a limpo na folha de respostas e preencher e conferir as respostas no gabarito.

A prova de português é composta essencialmente de textos que o candidato deve interpretar para dar a resposta correta. Esses textos podem ser longos e densos, e exigem um bom nível de leitura e compreensão. O candidato encontrará também textos em forma de história em quadrinhos, tabelas, gráficos, anúncios publicitários, etc. Há uma grande diversidade de formatos e gêneros textuais e para se sair bem você precisa estar familiarizado com todos eles.

O que cai na prova de português?

A abordagem do ENEM é muito voltada à interdisciplinaridade dos conhecimentos, assim como ao hábito de leitura e à capacidade de interpretação dos candidatos. A isso junta-se a necessidade de estar por dentro dos assuntos atuais, do que está sendo mostrado e debatido nos principais veículos de comunicação. Saber decifrar o mundo atual é uma qualidade indispensável para se sair bem no ENEM.

A importância de estar por dentro das atualidades O ENEM costuma usar muitos textos com temas da atualidade. Se informe e leia bastante para se familiarizar com os temas.

Os principais conteúdos pedidos na prova são os seguintes:

  • Estudo do texto: conhecimento dos principais gêneros textuais, composição e produção escrita;
  • Estudo dos  aspectos linguísticos em diferentes gêneros textuais: articulação entre idéias e proposições, recursos expressivos da língua portuguesa;
  • Estudo do texto argumentativo: os tipos de argumentação, função sociocomunicativa, exposição de pontos de vista;
  • Aspectos linguísticos da língua portuguesa: norma culta, variação linguística, tempos e modos verbais, grau de formalidade, conectivos lógicos, regras ortográficas, etc.

Dentro dos conteúdos listados acima, algumas matérias são mais recorrentes do que outras nas provas. Para ter certeza que saberá responder todas as questões, não deixe de revisar:

  • Interpretação de texto;
  • Figuras de linguagem;
  • Ambiguidade;
  • Síntese e resumo;
  • Denotação e conotação;
  • Gêneros textuais;
  • Funções da linguagem;
  • Norma culta e popular, variação linguística.

Se sair bem na prova de português é uma questão de preparação. Chegar bem treinado no dia do exame é essencial e um dos caminhos para isso é ler muito e praticar a interpretação de texto para melhorar seu desempenho.

Outra dica é começar a estudar o quanto antes e não deixar matéria acumulada. É muito mais difícil absorver uma grande quantidade de conteúdo de uma só vez do que de forma progressiva. Não se esqueça de dedicar tempo ao aprendizado da norma culta também. Esse conhecimento é indispensável e será mais que bem-vindo na hora de fazer a redação, além de evitar que suas respostas apareçam nas pérolas do ENEM.

As 5 matérias que você não pode deixar de estudar

Separamos as 5 matérias que estão presentes em todas as provas de português do ENEM e que englobam uma lista extensa de conhecimentos necessários a todos os candidatos. O que nós fizemos foi agrupar os principais temas exigidos no exame em 5  categorias que vão te ajudar a fazer uma boa revisão sem deixar nada de fora.

principais matérias de português no enem. As matérias que sempre caem na prova de português são: interpretação de texto, literatura, gêneros textuais, linguística e gramática.

1. Interpretação de texto

Não há como escapar da interpretação de texto! Ela está presente e é necessária em todas as questões, inclusive nas de matemática, física e química. Aliás, aprender a interpretar textos é um conhecimento que levamos para vida, pois ele é necessário não apenas na escola ou na universidade, mas também no trabalho e nas tarefas cotidianas.

Quando você for fazer sua prova, lembre-se de ler os enunciados com muita atenção, pois muitas vezes eles contém informações que podem te dar pistas sobre a resposta correta. Outras vezes, o entendimento de tabelas, gráficos ou imagens é fundamental para a resposta.

2. Literatura

Não há uma lista de leituras obrigatórias para o ENEM, apesar de alguns livros serem abordados com mais frequência nas provas. Para as questões de literatura, você precisa ter conhecimentos sobre gêneros literários, assim como sobre movimentos literários. A procura por aulas de portugues particulares é mais comum, mas você também pode recorrer a um professor particular para melhorar seus conhecimentos em literatura.

Nossa dica para estudar para as questões de literatura é fazer uma revisão completa de cada escola literária. Por exemplo, se você for estudar romantismo, certifique-se de revisar os principais autores, datas importantes e obras mais conhecidas, tanto os textos em prosa como os poemas.

3. Gêneros textuais

As características de estilo e escritura específicas a cada gênero textual variam de acordo com a função social do texto. Um texto argumentativo não tem a mesma função que um texto narrativo, por exemplo. O primeiro busca convencer o leitor sobre um posicionamento e sua estrutura deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Já o segundo é caracterizado por apresentar ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é normalmente dividida em apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

É importante estar familiarizado com vários gêneros textuais e saber perfeitamente qual a função de cada um para fazer uma boa interpretação na hora de responder as questões. Para treinar é importante ler com frequência e de tudo um pouco: romances, textos jornalísticos, artigos científicos, notícias, etc.

4. Linguística

A linguística é a ciência que estuda a linguagem e suas variações. Esse estudo não está ligado ao uso da norma culta da língua portuguesa, pois ele trata a linguagem como uma faculdade cognitiva, e se interessa pelos diversos usos que damos a esta faculdade. As variantes linguísticas estão presentes em todas as línguas e são aspectos da linguagem que caracterizam um grupo social.

A linguagem oral tem inúmeras variações em relação à norma culta. Essas variações fazem com que o discurso seja adaptado em função do público-alvo e da situação. Outros temas abordados pela linguística e que são importantes na prova do ENEM são: morfologia, sintaxe e semântica.

5. Gramática

Como sabemos, a gramática determina as regras para o uso da língua portuguesa. Esta é uma matéria muito importante para o ENEM de forma geral. Assim como a interpretação de texto, um bom conhecimento em gramática pode te ajudar a se sair bem em todas a provas, não somente na de português. Além de ser de grande ajuda para a redação também.

Nós aconselhamos você a estudar e conhecer bem as classes de palavras, saber identificar situações onde há ambiguidade na frase, saber a diferença entre denotação e conotação, conhecer as figuras de linguagem e saber fazer análise sintática.

Competências indispensáveis para se sair bem na prova do ENEM

Listamos algumas competências que você precisa ter para tirar uma boa nota na prova de português do ENEM. Essa lista é baseada na matriz de competências proposta pelo ENEM e poderá te orientar na hora de montar o seu cronograma de estudos.

competências para o enem A matriz de competências do ENEM se baseia em 5 eixos cognitivos para a elaboração das questões.

  • Saber analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos da linguagem;
  • Saber analisar a função da linguagem usada nos textos em situações específicas;
  • Ser capaz de relacionar informações levando em consideração a função que elas desempenham nos sistemas de comunicação;
  • Saber confrontar argumentos e pontos de vista sobre diferentes temas;
  • Identificar recursos verbais e não verbais com a finalidade de expressar opniões, críticas e pontos de vista;
  • Identificar os objetivos por trás de um texto, assim como seu público-alvo;
  • Ser capaz de identificar marcas de variação linguística, sejam elas sociais, regionais ou de registro;
  • Identificar estratégias de argumentação e convencimento sobre uma opinião;
  • Conhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa em diferentes situações de comunicação;
  • Saber utilizar a linguagem para expressar a cidadania e propor soluções éticas para problemas de ordem social;
  • Identificar os diferentes tipos de linguagem e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação;
  • Reconhecer elementos de estruturação de textos de diferentes gêneros;
  • Entender que a língua portuguesa é geradora de significação e identidade.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar