Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tenha melhores resultados em língua portuguesa

De Glicia, publicado dia 22/12/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Como ter melhores resultados nas aulas de português?

O português é uma língua particularmente rica. As inúmeras regras de gramática e de ortografia, assim como as muitas variações linguísticas que encontramos pelo Brasil afora fazem da nossa língua um conjunto único, cheio de significância e identidade.

O português é a matéria mais difícil de se aprender para muitos alunos, o que gera muitas dificuldades em sala de aula. Estar preparado para os exames importantes, vestibulares ou concursos públicos demanda disciplina e dedicação.

Se você faz parte desses alunos que sofrem com as aulas de portugues, nós preparamos este artigo com alguns conselhos que vão te ajudar a melhorar seu desempenho na escola e consequentemente se sair bem no ENEM e no vestibular.

Revise com frequência as novas matérias que aprendeu

A boa e velha técnica da decoreba não vai te ajudar a melhorar seus resultados nas aulas de português e consequentemente, não te ajudará a tirar boas notas na escola ou nos vestibulares. A chave do sucesso é treinamento! Crie o hábito de estudar todos os dias. Revise as novas matérias aprendidas e pratique o que aprendeu cotidianamente.

revisão de portugues Revisões frequentes te ajudam a não esquecer os novos conteúdos.

Para estar preparado para a prova de português dos vestibulares e do ENEM, uma das mais difíceis do exame, é preciso muito treino e dedicação. Você não precisa passar inúmeras horas estudando, 10 ou 20 minutos por dia são suficiente se você for assíduo.

Uma dica é escolher um tema por dia. Por exemplo, em um dia você pode estudar a conjugação de um verbo até que ela esteja bem clara na sua mente, e em outro você pode se dedicar a aprender uma regra de gramática na qual você tenha dificuldade.

Para aumentar seu vocabulário, você pode aprender uma palavra nova por dia e tentar usa-la sempre que surgir uma oportunidade.

Se você tiver disciplina e preparar um cronograma de modo a dedicar alguns minutos do seu dia aos estudos, logo você perceberá uma melhora nos seus resultados na escola e no seu dia a dia.

Leia muito, não há português correto sem leitura

Não existe melhor maneira de adquirir conhecimento e ao mesmo tempo de melhorar o vocabulário, a interpretação de texto e o entendimento do mundo a nossa volta do que a leitura. Ler te ajuda a armazenar no seu cérebro uma grande quantidade de informações e palavras. Isso é essencial para dominar as regras gramaticais e ortográficas, assim como as conjugações de diversos verbos.

Se você não tem o hábito de ler, não precisa começar lendo os livros mais eruditos da biblioteca. O principal objetivo da leitura é passar um momento agradável e descobrir coisas novas. Ler é um momento de lazer! Livros densos, que demandam um bom nível de interpretação podem ser bem difíceis para quem está começando.

Prefira livros mais leves, com uma linguagem mais acessível. Revistas e jornais também são excelentes para praticar a leitura. Conforme o seu nível for melhorando, comece a ler textos mais difíceis, sobre assuntos variados como, romances e poemas de diferentes estilos literários, artigos científicos, resenhas jornalísticas, etc. Além de proporcionar uma progressão mais rápida nas aulas de português, a leitura vai ser um ótimo treinamento para a prova do ENEM e para os vestibulares.

Preste atenção na forma como as pessoas a sua volta se expressam

A língua é viva. Ela se transforma a cada instante, para se adequar às necessidades dos falantes. O português oral não é o mesmo que o escrito. A comunicação oral tem seus códigos e regras próprias, e cada situação demanda um tipo de linguagem diferente. Você não fala com seus professores da mesma maneira que fala com seus pais ou com seus amigos.

observar como as pessoas se comunicam A escuta é um exercício que pode te ajudar a entender como funciona a comunicação oral e qual linguagem usar em cada situação.

Um bom exercício é observar como as pessoas se comunicam em diferentes situações. Preste atenção na forma como seus professores, pais e amigos falam. Fique atento também à linguagem usada nos meios de comunicação, principalmente na TV e no rádio, pois essas mídias usam a comunicação oral. Assistir filmes também pode te ajudar a expandir seu vocabulário e a aprender formas diferentes de linguagem.

Pratique a escrita sempre que possível

Juntamente com a leitura e a escuta, a escrita é uma importante ferramenta para melhorar o desempenho em língua portuguesa. E escrever bem é uma competência essencial não apenas na escola, mas na vida de todos os dias. Essa habilidade também te ajudará no vestibular ou no ENEM, pois uma das provas de mais peso nesses tipos de exame é a prova de redação.

Escrever é uma atividade agradável e estimulante. É também uma atividade que te permite fazer uma autoavaliação. Por exemplo, quando você aprende uma matéria nova na escola, uma boa maneira de saber se você entendeu tudo que foi explicado pelo professor é reescrever o conteúdo aprendido.

Você também pode escrever sobre outros assuntos, diferentes dos tratados em sala de aula. Assim como a leitura, escrever também pode ser um momento de lazer e se revelar uma atividade muito divertida, basta deixar sua imaginação fluir. Aarrisque escrever um conto curto, ou poemas, por exemplo.

Busque ajuda de um professor particular de português

Na escola, é difícil para os professores darem a devida atenção a cada um dos alunos. As salas costuma ter por volta de 30 alunos ou mais. Nessas condições não há possibilidade para um ensino individualizado. Seu professor de português tem um cronograma de aulas a seguir, e deve prosseguir com a introdução de novas matérias mesmo se um ou mais alunos não conseguem acompanhar o ritmo das aulas.

Recorrer aos serviços de um professor particular de português é uma excelente maneira de trabalhar os temas nos quais você sente mais dificuldade e de melhorar seu desempenho. Procure por um professor próximo do seu bairro, que possa se deslocar até sua casa, ou que você possa ir até ele facilmente.

Quando você encontrar o professor que melhor corresponde às suas necessidades, converse com ele, explique quais são suas maiores dificuldades. Dessa forma ela poderá te fazer uma oferta de acordo com seus objetivos e disponibilidade.

Tenha sempre um dicionário com você

Quando estamos aprendendo uma língua estrangeira, acabamos desenvolvendo alguns automatismos que nos ajudam a aprender mais rápido. Um desses automatismos é o uso frequente do dicionário. Quando se trata de aprender a usar corretamente nossa própria língua, esses mesmos mecanismos de aprendizagem se mostram muito eficientes.

Tenha sempre um dicionário Para dominar o uso correto da língua portuguesa o dicionário será seu melhor amigo.

Como vimos, as principais ferramentas para melhorar seu desempenho em português é ler, ouvir e escrever. Dessa forma, sempre que você se deparar com uma palavra nova, a qual o significado é totalmente desconhecido para você, ou simplesmente quando você não estiver muito seguro com relação à ortografia de uma palavra ou a conjugação de um verbo, use o dicionário.

Hoje em dia não precisamos mais carregar aquele dicionário enorme e pesado na mochila. Se você tem um smartphone, basta procurar por um aplicativo e baixa-lo. Assim você terá um dicionário à mão sempre que precisar.

O objetivo de consultar o dicionário é ter certeza de que não está errando. Ele vai te ajudar a progredir e em pouco tempo você notará uma clara melhora no seu vocabulário e na sua escrita. As leituras serão feitas de forma mais rápida também, uma vez que você não precisará mais parar a cada 3 minutos para procurar uma palavra.

Ditado: uma poderosa ferramenta no aprendizado de língua portuguesa

Você deve estar pensando que ditado é para crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Mero engano! O ditado é um dos métodos mais eficazes para melhorar o nível de português e obter bons resultados nas provas escolares, assim como nos exames, vestibulares e concursos. Além disso você se tornará um expert em ortografia e evitará de aparecer nas pérolas do ENEM.

Para transformar esse exercício em uma atividade leve e divertida, se reúna com seus amigos ou irmãos.  Escolha um livro que você goste e escolha palavras aleatórias. A cada jogada uma pessoa diferente escolherá as palavras e será o árbitro . A idéia é escrever o máximo possível de palavras corretas. Além de passar um momento agradável, você melhora seus conhecimentos em ortografia.

Ditado é excelente para aprender ortografia Ortografia é essencial para escrever um texto claro e legível.

Todos essas dicas que acabamos de passar neste artigo são destinadas em particular aos alunos com dificuldades em português, mas obviamente elas podem ser usadas por qualquer pessoas que queira melhorar sua escrita ou sua comunicação oral.

Muitas pessoas negligenciam o aprendizado e o uso correto da língua portuguesa e isso pode trazer graves consequências para a vida social e profissional. Algumas delas são:

  • Não saber se expressar corretamente em diferentes situações;
  • Ter dificuldades em escrever um texto coerente e sem erros;
  • Ter dificuldades em entender e interpretar textos;
  • Não conseguir manter uma conversa por nã entender o que as pessoas à sua volta falam.

Tudo isso pode prejudicar sua inserção profissional, acadêmica e social. Em qualquer meio é importante saber se comunicar. Daí o interesse em ter um excelente nível em língua portuguesa e um vocabulário rico. Se você almeja um determinado cargo, quer passar em um concurso ou no vestibular, o português correto é obrigatório.

O português é essencial em qualquer área do conhecimento, de Ciências Humanas a Ciências Exatas. Não se trata somente de nossa língua, mas também de um traço da nossa identidade enquanto brasileiros. A língua portuguesa carrega em cada uma das palavras que a compõem um aspecto da nossa cultura e da nossa forma de ver o mundo.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar