Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para aprender a escrever no colégio

De Carolina, publicado dia 28/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Como melhorar a escrita no fundamental?

“O instinto dita o dever e a inteligência fornece pretextos para evitá-lo”. M. Proust (1871-1922)

Aprender a ler e a escrever na escola fundamental é um dos pilares da educação escolar e um passo crucial para todos os alunos que querem ter sucesso escolar.

A aprendizagem do português ocupa um lugar chave na escolarização de um aluno. No entanto, apesar das ambições do Ministério da Educação, muitos estudantes encontram-se na triste situação de fracasso escolar.

O Brasil é regularmente coroado campeão das desigualdades sociais e educacionais: a maioria dos alunos, seja no fundamental ou no ensino médio, tem grandes lacunas no aprendizado. Um fenômeno fortemente correlacionado com a origem social.

Então, um bom exercício para ajudar os alunos com dificuldades na língua portuguesa e na ortografia é fazer um ditado. Veja como preparar as crianças para esse exercício.

Praticar o ditado nos primeiros anos do fundamental

Conseguir ir bem nos ditados propostos pelo professor da escola é muitas vezes a irritação do aluno e o vetor de notas ruins.

Erros de ortografia, regras de conjugação ignoradas, a falta de vocabulário, dificuldades para distinguir as palavras em português, separar os homônimos e as palavras homófonas: o ditado pode ser uma boa solução para para preencher as lacunas e dominar o português escrito.

Qual é as dicas para evitar a síndrome da página branca nas aulas de português?

Estude português para ir bem na escola A leitura é muito importante para evoluir na língua

Por que praticar o idioma escrevendo sua língua materna?

Os novos programas escolares lembraram o uso do ditado no nível fundamental:

Uma atenção permanente é dada à ortografia: prática regular da cópia, do ditado em todas as suas formas e escrita, bem como exercícios diversificados que asseguram a fixação do conhecimento adquirido: sua aplicação em muitas e variadas situações conduz gradualmente para a automação da grafia correta. Os alunos se acostumam a usar as ferramentas apropriadas.

Soletrar um texto de dez ou quinze linhas e saber como usar um dicionário de português estão entre as aprendizagens prioritárias do programa da língua e a base comum do conhecimento.

No ditado, cada criança deve:

  • Escrever automaticamente palavras conhecidas,
  • Realizar os acordos gramaticais,
  • Fazer hipóteses gráficas sobre palavras desconhecidas,
  • Saber como ler seu texto e usar ferramentas para corrigir seus erros.

Na escola fundamental, as aulas de português, os professores dissociam dois tipos de erros de ortografia: erro gramatical e falha lexical.

O primeiro mostra deficiência para dar às palavras a sua natureza e sua função na frase: conjugar verbos, classificar como um substantivo, o acordo em gênero e número com o sujeito, o adjetivo etc.

A ortografia gramatical também identifica palavras homófonas gramaticais (a /à, há / a) se o professor de português dita uma frase simples.

O aluno deve, portanto, dissociar o verbo e a preposição. A frase do ditado é usada para avaliar o nível do aluno na gramática da língua portuguesa.

A ortografia lexical, por sua vez, tem como objetivo avaliar a capacidade dos alunos para escrever as próprias palavras.

Em suma, fazer ditados permite uma melhoria significativa na gramática e ortografia, enriquecendo o vocabulário dos alunos.

Porque face a um texto lido em voz alta, o aluno deve identificar as armadilhas identificando a natureza das palavras e escolhendo a grafia apropriada.

Pergunta surpresa para as crianças: qual (is) sentença (s) está (ão) corretamente escrita aqui (no caso de palavras homófonas).

Como progredir na leitura?

Faça exercícios para treinar antes de um ditado na escola

Os primeiros anos do ensino fundamental e a entrada no sistema escolar brasileiro é um passo crucial na socialização de uma criança. Aprender português exige que você treine duro para fazer os exercícios da língua com confiança e dominá-la.

Para nossos alunos que solicitaram aulas de reforço escolar para um de nossos professores, pode ser apropriado usar aulas particulares para preparar um ditado.

Também é importante não errar no gênero e no número do ditado. As regras dos acordos gramaticais devem ser sempre respeitadas.

Aqui estão algumas maneiras de trabalhar com seu aluno e ensinar-lhe a língua portuguesa.

Em primeiro lugar, é importante que ele leia o texto várias vezes para que ele possa se familiarizar com esse novo documento.

Fazer aulas de português Escrever bem as palavras é uma questão de prática e leitura

Dependendo do nível de texto de literatura – ou o nível da linguagem (coloquial, gírias ou formal) -, um aluno do 1º ao 5º ano podem ter alguns bloqueios com algumas palavras complicadas.

O ideal é sublinhar ou anotar essas palavras desconhecidas para procurá-las uma a uma no dicionário.

Ao fazê-lo, o aluno constrói um estoque de palavras de vocabulário – escritas em um caderno de notas – para aprender na forma de fichas informativas a serem revisadas em intervalos regulares.

O adulto pode, então, ler o texto em questão: o ditado começa.

A fim de aprender esse exercício e ancorar permanentemente as regras de ortografia do português em sua memória, os pais ou professores podem incentivar seus alunos a copiar o texto várias vezes, corrigindo os erros de ortografia que eles próprios identificam.

Naturalmente, será importante assegurar que os tempos verbais sejam consistentes, que os homônimos sejam soletrados e que os arranjos gramaticais sejam observados.

Outro conselho fundamental a ser feito durante todo o ano letivo: ter cuidado com a escrita, ler de novo e escrever de forma legível! É importante prestar muita atenção no plural das palavras, pronúncia e letras maiúsculas.

Isso, de modo que uma palavra mal escrita não seja considerada pelo professor como uma palavra incorreta.

Muitos estudantes da escola pagam pela sua má escrita e perdem pontos estupidamente porque não releem, ou – ainda mais injustos – são punidos pelo professor, que vê, por exemplo, um “m” em vez de um “n”, um “u” em vez de um “v”, etc.

Muitos profissionais da educação recomendam por unanimidade a leitura de livros infanto-juvenis e a memorização de palavras e regras gramaticais, ortográficas na sala de aula e o cuidado com a pontuação das frases.

De fato, os livros infantis estão cheios de invenção, fantasia que imerge o leitor infantil em um mundo imaginário. Isso pode liberar sua criatividade enquanto aumenta sua riqueza léxica.

Fazer ditados ajuda a melhorar seu conhecimento da gramática portuguesa.

Como progredir na ortografia da língua portuguesa no fundamental?

Certo, mas como os pais podem ajudar os filhos a se preparar para um ditado se, apesar de todos os seus esforços, não conseguirem dominar os fundamentos da sua língua materna?

Ensino fundamental: como escrever melhor? Ler ajuda a criança a mergulhar nas histórias e liberar a sua criatividade: um coquetel vencedor para fazer bem o o ditado.

Aprender o idioma pela internet Como utilizar do computador para ajudar os filhos no aprendizado?

Como primeiro passo, os pais podem incentivar seus filhos a identificar palavras problemáticas (consoante dupla, grafia específica de um som especial, acentos, cedilha, etc).

Em seguida, faça-os listar um conjunto de frases pertencentes à mesma família de palavras. Isso deve promover sua memorização criando pequenos automatismos mnemônicos.

Podemos nos concentrar mais em homófonos e homônimos se as dificuldades forem sentidas nesse nível durante as aulas particulares.

Aprender português em aulas particulares em casa serve para rever e ter uma boa progressão da disciplina. Outra vantagem é que o aluno não está sujeito ao tempo na escola, que pode ser muito acelerado para ele.

Não ser capaz de escrever um texto de cinco linhas sem erros ortográficos não é vergonhoso. Isso significa que é importante estudar a língua portuguesa.

Se, antes ou durante um ditado de palavras, um aluno se depara com o acordo de um verbo em uma sentença simples, é necessário revisar os pontos gramaticais elementares.

Por exemplo, vamos inventar as duas frases seguintes: “Maria e Antônio foram ao cinema. Maria não gostou do filme, mas Antônio, no entanto, gostou do filme porque a história foi bem atuada pelos atores”.

O substantivo (Maria e Antônio) é plural: é necessário, portanto, conjugar o verbo para ir para a terceira pessoa do plural. Na última frase, o substantivo (a história) é um feminino singular: assim, damos em gênero e em número o advérbio, daí o acordo com a palavra “atuada”.

Identifique todas as formas verbais complicadas: imperfeito, distinguir o particípio passado, o particípio do passado simples, o imperfeito do subjuntivo, passado simples ou futuro simples condicional. Ou, sabendo dissociar o presente do indicativo do subjuntivo.

Na frase “Eu deveria ter dinheiro para viajar para a Espanha”, qual é o final do verbo ter? A adição do “ia” para conjugar o verbo no presente do subjuntivo não é uma questão óbvia para um aluno do ensino fundamental.

Fazer exercícios de gramática Já é possível aprender a língua portuguesa dessa idade?

O método número 1 é, vamos repetir, ler livros. Aprender a ler no jardim de infância permite boa memória e é um sólido antídoto contra o fracasso escolar.

Seu filho vai lhe agradecer no futuro quando dominar bem a língua portuguesa!

Erros de ortografia comuns na escola

Os alunos costumam muito errar letras como “ç”, “s”, “z” que têm sons parecidos. Por isso, é importante enfatizar as palavras com essas letras no ditado.

Outro erro comum é o uso de “ss”/”s”,”c”, “rr” ou “r”. Por isso, os professores e alunos devem ficar atentos para não cometer erros na ortografia de palavras assim.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar