Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A língua portuguesa para alunos do fundamental

De Carolina, publicado dia 19/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Como aprender o português na primeira série?

Aprender gramática e regras de ortografia do português é difícil para a maioria dos alunos do ensino fundamental: entre tempos, verbos, conjugação, adjetivos, sujeito, complemento do objeto direto, complemento do objeto indireto, etc. São tantas regras que fica difícil assimilar tudo, distinguir e conjugar.

E os resultados das escolas brasileiras confirmam a dificuldade dos alunos, além da falta de infraestrutura para uma educação de qualidade. A maioria dos alunos não teriam o nível suficiente em português na saída do colégio. Quem dirá no início do ensino fundamental… Aliás, veja dicas para aprender a ler antes da primeira série!

Por outro lado, os alunos de pais com condição de pagar um ensino particular para seus filhos teriam o nível esperado pelos programas escolares do Ministério da Educação.

Faça aulas de português Brinque e estimule seu filho à aprendizagem. Ele vai te agradecer no futuro!

Aqui estão as nossas dicas do Superprof para aprender gramática portuguesa para todas as crianças do ensino fundamental.

Programa da escola primária em português

Para que seus filhos aprendam português em boas condições, pensamos em relembrar os programas para o ensino fundamental.

Esses programas estão associados a uma base comum de conhecimento, habilidades e cultura estabelecida pelo MEC. É o corpo de conhecimento encontrado em livros didáticos que os alunos devem adquirir durante a escola:

Entender e se expressar oralmente:

  • Escutar para poder entender uma mensagem oral, um propósito, um discurso, um texto lido.
  • Falar considerando o seu público,
  • Participar de trocas em situações diversas,
  • Adotar uma atitude crítica com relação à linguagem produzida.

Ler:

  • Ler com fluidez,
  • Entender um texto literário e interpretá-lo,
  • Controlar sua compreensão, ser um leitor autônomo.

Escrever:

  • Escrever à mão de maneira fluída e eficaz,
  • Recorrer a escrita para refletir e para aprender,
  • Escrever de maneiras variadas,
  • Reescrever a partir de um enunciado e fazer evoluir seu texto,
  • Obedecer as normas de escrita para formular, transcrever e revisar.

Entender o funcionamento da língua:

  • Dominar as relações entre o oral e o escrito,
  • Adquirir a estrutura, o sentido e a ortografia das palavras,
  • Dominar a forma das palavras com ligação com a sintaxe,
  • Observar a função do verbo e saber escrevê-los,
  • Identificar os componentes de uma frase simples em relação com o seu sentido: distinguir frases simples e frases complexas.

Esse programa de português parece bem ambicioso para crianças pequenas!

Português no início do fundamental

A primeira fase da escola fundamental inclui as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries.

Nessa fase, o português é um dos assuntos centrais da aprendizagem.

Os objetivos desse ciclo de estudos da língua portuguesa giram em torno da aprendizagem da leitura e da escrita. O programa também enfatiza que os professores da escola devem ensinar como identificar os elementos de uma frase simples: sobre o que falamos e o que isso quer dizer.

Isso é para ter uma escrita clara e uma boa ortografia da língua: concordância verbal e concordância do adjetivo em gênero e número, mudar singular / plural, ir do masculino para o feminino, relação sujeito-verbo.

O aluno deve se familiarizar com as famílias de palavras (ensinar vocabulário para crianças) e conjugar as formas verbais no passado e no presente: o infinitivo presente indicativo, imperfeito e futuro…

Além disso, os alunos são apresentados aos verbos do 1º grupo, a formação do passado, homófonos e homônimos.

Para memorizar tudo isso, o professor de português dará muitos exercícios de conjugação e de gramática para ajudar os alunos.

Português na segunda fase

Durante a segunda fase, isso é, na 6ª, 7ª, 8ª, 9ª série, as crianças em idade escolar continuam a aprender a ler e escrever com a chamada fase de consolidação.

A criatividade é muito importante para as línguas Como ensinar o seu filho a dominar o português e estudar o idioma corretamente?

Aulas e exercícios de português continuam com a aquisição da linguagem oral, melhorando as regras de ortografia e gramática.

Cada nível segue uma aprendizagem progressiva: cada aluno pode, em teoria, ter o tempo necessário para memorizar a estrutura gramatical.

No entanto, há muitas pessoas que não conseguem domar as dificuldades da língua portuguesa. Portanto, não têm o nível escolar esperado para a entrada no ensino médio. A progressão, apoiada, pode ser muito rápido para alguns alunos com dificuldades.

Aulas particulares de português com Superprof

Os professores do fundamental devem seguir um ritmo muito rápido para alguns alunos. Obviamente, ninguém pode dominar a língua portuguesa em nove anos de escolaridade.

Por isso, muitos pais de alunos também lutam para ler e escrever bem, e as crianças, às vezes, têm um nível melhor que eles!

Então, nem sempre as crianças podem contar com os pais para tirar suas dúvidas no idioma de Machado de Assis.

Ditado e formas simples de linguagem: algumas palavras podem ser difíceis de escrever…

É aí que nossos professores entram em cena: o que é melhor que ter aulas particulares de português em casa? Sem contar com a ajuda de qualidade com um ensino metodológico e aprofundamento!

Eles são muitos professores de português no nosso site do Superprof em todo o Brasil. Com certeza, você vai achar aquele ideal perto da sua casa para ajudar seu filho a rever os fundamentos da ortografia e gramática.

Nossos professores do colégio se adaptam a cada aluno de acordo com suas necessidades: nivelamento, resolver defasagens de aprendizagem (distúrbios como dislexia), do primeiro ao nono ano.

Quaisquer que sejam os objetivos dos pais que contratam as aulas particulares, só há uma maneira de aprender bem o português: fazer e repetir exercícios da gramática.

Aprender um idioma funciona como aulas de música: você tem que repetir metodicamente, segmentar seu aprendizado e estudar regularmente!

O que fazer em aulas de português em casa?

Basicamente, use recursos educacionais e exercícios interativos – por que não os jogos educacionais? – para melhorar e trabalhar a gramática do português:

  • Pronome,
  • Adjetivo qualitativo e adjetivo possessivo,
  • Preposições
  • Acordo de particípio passado,
  • Advérbio,
  • A conjunção de subordinação,
  • O complemento do objeto direto e indireto,
  • Pronomes possessivos,
  • Pronome pessoal e verbos pronominais,
  • A função das palavras e a natureza das palavras do português,
  • A conjugação de verbos irregulares…

Na sala de aula ou em casa, o ditado e exercícios corrigidos – teoricamente – encorajarão o estudante a apropriar-se das regras da língua de Machado de Assis.

Faça aulas particulares do idioma lusófono Brincar também ajuda a aprender português, então, deixe seu filho se divertir também

A gramática é útil para ditados na escola fundamental.

Cursos de gramática online para crianças

Na internet, muitos recursos educacionais estão disponíveis para professores lusófonos: download gratuito de PDF, sites de cursos e exercícios de gramática para crianças…

Há sempre modelos de frases e exercícios para o seu filho através de jogos.

A internet está aí para ajudar as crianças a melhorar pagando menos.

Existe uma infinidade de sites onde as crianças podem treinar, se os pais concordarem em colocá-las na frente de uma tela de computador ou de um smartphone…

Pense em aulas de português em casa!

Conselhos para que as crianças sejam boas em gramática

Uma boa maneira de se manter atualizado em português é consultar gramáticas e livros resumidos com as regras mais utilizadas e as dúvidas mais recorrentes.

Assim, pode ser que muitos pais também melhorem seu nível na nossa língua materna, não é mesmo?

Porque a língua, até a materna, é prática! Se a gente não escreve, ou não lê, ou não interpreta regularmente, a gente vai perdendo o domínio dela.

Por isso, é sempre importante estar em contato com a língua e usá-la em suas diferentes maneiras e representações.

Mas voltando aos alunos do ensino fundamental, quais são os nossos conselhos para que eles estejam sempre em dia com a língua portuguesa?

Para dominar a escrita do português, nossos filhos podem também consultar um livro de gramática e conjugação. Esse bom e velho método ainda funciona para todos!

Existem muitos outros métodos para dar às crianças uma compreensão progressiva da língua.

Aqui estão algumas dicas para os alunos do colégio progredirem:

Faça aulas do idioma lusófono Ensine seu filho a pescar e ter bons resultados na língua portuguesa!

  • Faça ditados: com esse exercício emblemática para melhorar o seu português, os alunos podem memorizar o uso adequado e a formação de palavras,
  • Incentive seu filho: erros de ortografia e de gramática, às vezes, são resultado de falta de autoconfiança. Recompense-o quando ele for bem e incentive-o a ir além, mesmo quando não for bem,
  • Peça-lhes que leiam livros infantis: coleção Vaga-Lume para crianças, histórias em quadrinhos, etc.
  • Brincar com aplicativos de gramática e ortografia: há muitas opções educativas e didáticas para aprender sem restrições,
  • Sugira ao seu filho que leia para seu irmão mais novo ou irmãzinha para se divertir,
  • Encoraje-os a escrever contos para avançar no final do verbo e da conjugação no passado simples,
  • Peça-lhes que escrevam um diário,
  • Faça-os ouvir músicas da Música Popular Brasileira (MPB) para liberar sua criatividade e descobrir a poesia.

Mas, não se esqueça de não pressioná-lo muito! Se ele estudar intensivamente, corre o risco de criar uma aversão a língua portuguesa. Utilize um método de estudos com a repetição espaçada e use um sistema de recompensa.

Por exemplo, deixe-o fazer uma atividade de sua escolha depois de completar um exercício de gramática.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar