Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guia prático para quem quer se formar na área de Letras

De Joseane, publicado dia 18/10/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Dicas para passar no vestibular de Humanas

Se formar na área de Letras é o desejo de alunos e alunas apaixonado por linguagem e cultura. O curso oferece aos estudantes um mergulho no aprendizado da língua portuguesa, da linguística, e das  línguas estrangeiras.

Como se sabe, o estudo do Português é obrigatório em todo curso de Letras. Mas, ao contrário do que se pensa, na faculdade de Letras,  não se aprende a conjugar verbo, achar o sujeito da oração, reconhecer o objeto direto e indireto, aprender a acentuação de palavras ou achar a sílaba tônica. O candidato da área de Letras deve conhecer tudo isso antes mesmo de entrar na faculdade, aliás, esse conhecimento é imprescindível para passar no vestibular da área de Letras!

Outro mito sobre o curso de Letras é achar que a formação é voltada somente para a docência, isto é, todo estudante de Letras vai obrigatoriamente se tornar professor. Ledo engano. A formação de Letras é bastante diversificada e abre portas para que os seus profissionais, os letrólogos, atuem em diferentes áreas profissionais. Na faculdade de Letras se aprende uma variedade de assuntos, por essa razão, os profissionais da área tem a possibilidade de atuar no mercado de trabalho em áreas distintas como, por exemplo, a área de tradução, edição, redação, interpretação, embora a área docente seja a mais abrangente dentre elas.

Antes de conseguir integrar à faculdade de Letras, o candidato deve passar em um processo seletivo: O vestibular ou o ENEM.

Nesses processos é avaliado certas competências necessárias para que o candidato tenha acesso ao ensino superior. Quanto a área de Letras, em especial, as universidades costumam levar em conta as notas dos candidatos na área de humanas, sobretudo em Português e Redação.

Para te ajudar a decidir se a área de Letras é realmente para você, o Superprof decidiu redigir esse guia prático para os alunos desejosos de cursar a faculdade de Letras!

O que se estuda no curso de Letras?

Chega de pensar que em Letras só se estuda a língua portuguesa e a literatura. A matriz curricular do curso de Letras é formada por disciplinas que buscam capacitar o aluno a lerinterpretar e produzir textos. O curso tem como objetivo mostrar a língua portuguesa de forma bastante completa, estudando em detalhes os diferentes conceitos gramaticais, como o idioma foi construído e analisando produções literárias.

Como reconhecer um aluno de Letras Gosta de ler, escrever e tem espírito analítico? Vem para Letras!

No entanto, além de português e literaturas outras disciplinas completam o currículo do curso de Letras. Veja a seguir o que se estuda no curso de Letras.

 Linguística

Em linguística, estuda-se alguns aspectos essenciais da linguagem verbal, sua diversidade, funções, origens, preconceitos linguísticos e sua relação com a sociedade. Aborda-se, ainda, os aspectos históricos e o processo de evolução das línguas românicas desde o Latim. Faz-se também uma introdução as teorias gramaticais, aos diversos tipos de gramática e as abordagens do fenômeno gramatical.

 Leitura e Produção de Texto

Nas disciplinas relacionadas a leitura e produção textual tem-se o objetivo de desenvolver  as habilidades e estratégias de leitura e produção de textos, construindo um estilo próprio de escrita. Trabalha-se temas como os diferentes tipos de textos (narrativos, argumentativos, descritivos, etc.), os mecanismos de produção textual, recursos de argumentação, emprego de expressões, estruturação da frase e pontuação.

Teoria da Literatura

Essa disciplina faz referência à natureza do discurso literário, assim como traz à luz os diferentes conceitos de literatura. Os conteúdos de Teoria da Literatura possuem o objetivo de analisar criticamente diversos textos literários, fazendo uma relação entre estes, a cultura da época em que foram produzidos e a cultura atual.

Fonética e Fonologia

Ainda da área de linguística, a fonética e a fonologia estudam a construção sonora das palavras, nosso aparelho fonador e os sons que produzimos. Esta disciplina traz conceitos básicos sobre fonologia, processos fonológicos, formação de fonemas, entonação e transcrição fonética de variações de um mesmo idioma. O objetivo é compreender, através de um processo investigativo, como os seres humanos produzem e ouvem os sons da fala.

Morfologia e Sintaxe

Incluído no ensino de Português, a morfologia e sintaxe compreendem o estudo da estrutura, formação e classificação das palavras, bem como sua colocação e função dentro de uma frase. Nesse aspecto são estudados os conceitos de: substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, pronome, artigo e interjeições, além do papel que cada um exerce na construção de frases. Faz parte dos objetivos desta disciplina a identificação de semelhanças e diferenças da morfossintaxe do português em relação a outras línguas.

 Semântica

A semântica é a área do conhecimento linguístico que explica o significado das palavras ou expressões em um determinado contexto. Também estuda e analisa as mudanças que ocorrem no sentido das formas linguísticas devido a fatores como o tempo ou o espaço geográfico.

Matérias e conteúdo da área de letras E aí, você ainda quer cursar a faculdade de Letras?

 Literatura Brasileira e Estrangeira

Em literatura, os alunos de Letras estudam as origens e transformações da literatura brasileira ou estrangeira, desde os relatos dos descobridores e colonizadores até as obras literárias de hoje. São vistos diversos autores clássicos, sua vida e obra e sua importância literária para a época, além de verificar influências da sua obra.

 Sociolinguística

Trata-se do aspecto social da linguagem, estuda suas variações e mudanças, além de abordar temas referentes aos conceitos de idioma e dialeto, causas e complicações das variações linguísticas, transformações fonéticas, etimologia popular, processos de padronização da língua, empréstimos e interferências de outros idiomas.

Para os alunos que escolhem a Licenciatura em Letras, algumas disciplinas da área de educação fazem parte do currículo, entre elas:

Didática e metodologia de ensino

Essa área de estudo discute as questões que envolvem os processos de ensino, podendo ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas. O objeto de estudo da didática são os processos de ensino e aprendizagem e as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno).

Psicologia da Educação

Trata-se de uma área de conhecimento que tem como vocação a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituinte do processo educativo. Nesta disciplina, busca-se compreender os diferentes processos de ensino e de aprendizagem no ambiente educacional.

Filosofia da Educação

A Filosofia da Educação tem por finalidade realizar uma crítica do processo educacional, de modo que essa crítica se estabeleça dentro dos moldes da atitude filosófica, isto é, como estranhamento, questionamento e busca de respostas. O estudo dessa disciplina busca desvendar os fundamentos da realidade educacional, seus contextos, suas limitações etc, e a partir disso, buscar um sentido para os mesmo.

Ficar bom em Português para fazer a faculdade de Letras

Agora que você já conhece uma boa parte do conteúdo que você irá estudar na faculdade de letras, você certamente está certo da sua decisão. E se você decidiu seguir com o seu desejo de se tornar um profissional de letras, então vamos ao primeiro passo: passar no vestibular da área de letras.

Conhecimentos de portugues para o vestibular Estude bastante português para gabaritar a prova de Linguagens no ENEM

E o que é necessário para ter uma boa nota no vestibular e no ENEM de forma a conseguir uma vaga para estudar nas melhores faculdades, no curso de Letras? Entre outras coisas, mandar muito bem em português.

Veja como:

  • Desenvolva seus conhecimentos linguísticos: regras gramaticais, ortográficas, léxicas…
  • Melhore a sua compreensão da língua, compreensão textual…
  • Exercite a sua expressão escrita! saiba escrever uma redação impecável…
  • Fique por dentro do que se passa no mundo, forme sua opinião e saiba expressá-la por escrito.

Confira alguns dos principais  livros de gramática para quem precisa estudar português:

  1. Nova gramática do Português Contemporâneo, Celso Cunha. Editora: L&PM
  2. Gramática Normativa da Língua Portuguesa, Carlos Henrique da Rocha Lima. Editora Jose Olympio.
  3. Moderna Gramática Portuguesa, Evanildo Bechara. Editora Lucerna
  4. Gramática Completa para Concursos e Vestibulares, Nilson Texeira de Almeida. Editora Saraiva

Requisitos para cursar a faculdade de Letras

O candidato de Letras deve possuir vasto conhecimento de língua portuguesa, gramática, interpretação textual, língua estrangeira, entre outras, essencial para ser aprovado no vestibular de Letras.

Atuação de um profissional de Letras O profissional de Letras é multi-função!

No entanto, outros requisitos mais gerais são necessários para que o aluno cumpra com sucesso a sua formação de letras e mande bem na sua vida profissional futura.

Por exemplo, os alunos de letras devem:

  • gostar de ler, a leitura é a base da formação de letras, lê-se muito durante a formação e depois quando da atuação no mercado de trabalho.
  • gostar de escrever, o aluno de letras será muito requisitado na escrita. Se expressar bem será mais do que a sua obrigação.
  • possuir raciocínio crítico: os alunos de Letras não se contentam com a leitura superficial. Precisam analisar o material escrito nos mínimos detalhes, observando todos os seus aspectos literários.
  • gostar de gramática: sem conhecimento amplo de gramática a capacidade de produção escrita do aluno estará comprometida.
  • ter conhecimento de línguas estrangeiras…por que faz parte da formação de Letras!
  • ser muito atentos aos detalhes, para ler a entrelinhas e compreender o não dito!
  • saber que a docência é uma das possibilidades do letrólogo e não a única!
  • ter paciência para explicar o que faz um profissional de letras…você vai entender a ração quando se formar!
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar