Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que se estuda no curso de Letras?

De Joseane, publicado dia 11/10/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Se formar em português na faculdade

Cursar uma faculdade é o sonho de muitos estudantes. No entanto sonhar não é o suficiente, é preciso se preparar, ter foco nos estudos, ter bons professores, ter um bom preparo para poder passar no vestibular ou no ENEM e finalmente conseguir ter acesso a um curso universitário.

A preocupação dos estudantes começa durante o ensino médio, quando devem decidir para qual área eles querem prestar vestibular! ciências humanas, ciências exatas, línguas, área da saúde…são muitas escolhas e incertezas…

Alguns sortudos já conhecem a sua vocação, outros nem tanto e acabam decidindo no último minuto. É importante optar por um curso com o qual se tem afinidades. Escolher uma profissão somente baseado no futuro emprego, no retorno financeiro não é o ideal. É preciso ter em mente que antes de chegar no emprego dos sonhos deve-se passar pela faculdade. Essa passagem será definitiva para a sua vida profissional do futuro! Assim sendo, nós julgamos que conhecer o curso para o qual você está aplicando é importante para evitar frustrações durante a vida universitária.

Nesse artigo, superprof explica todas as nuances da faculdade de Letras. Para os alunos interessados em estudar Português e línguas na universidade, fiquem por dentro do que vos espera em Letras!

Programa do curso de Letras?

A grade curricular do curso de Letras é composto por disciplinas variadas cujo objetivo é, entre outros, capacitar o estudante a ler, interpretar e produzir textos.

Formação do profissional de Letras O aluno de Letras deve gostar de ler…

Confira algumas das principais disciplinas:

Linguística e Sociolinguística

A disciplina apresenta um estudo científico da linguagem, sua origem,  diversidade, funções, preconceitos linguísticos e a relação com o nossa sociedade.  Na sociolinguística trabalha-se a linguagem no contexto social, avaliando variações e mudanças. Por exemplo aprende-se o conceito de idioma e dialeto, transformações fonéticas, empréstimos e interferências de outros idiomas…

Português:

  • Leitura e produção de texto

No curso de letras você aprenderá a ler de forma técnica, observando os diferentes recursos de estilo e os mecanismos utilizados pelo autor do texto. Tudo isso tem por objetivo capacitar o aluno a criar estratégias de leitura e produção textual e, também de incentivá-lo no desenvolvimento de um estilo de escrita própria.

  • Morfologia e Sintaxe

Entre tantos objetivos da morfologia e da sintaxe, o principal é capacitar o aluno a compreender a formação, estrutura e classificação dos vocábulos, assim como o papel que desempenha dentro da frase.

São objetos dessa matéria o estudo das classes gramaticais que são elas: pronome, artigo, substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, preposição, numeral, conjunção, interjeições. E a sintaxe se preocupa em estudar o papel que cada palavra desempenha na construção de frases nas línguas naturais.

  • Semântica

Explora o significado das palavras ou expressões em um determinado contexto. Estuda também os fatores como o espaço geográfico e o tempo no processo de mudanças que acontecem no sentido das expressões ou palavras.

Fonética e Fonologia

Podemos dizer bem resumidamente que a fonética e a fonologia são áreas complementares da linguísticas cujo objetivo é estudar e investigar os sons da fala, isto é, a construção sonora das palavras, o nosso aparelho fonador e os sons que somos capazes de produzir quando falamos.

Ao iniciar seus estudos na disciplina, você vai aprender desde conceitos mais básicos de fonética e fonologia até o estudo de entonação, formação de fonemas, processos fonológicos e as diferentes variações em um mesmo idioma…

Português para o vestibular E você achando que Letras era só português e gramática…

Teoria da Literatura

Como o nome sugere, na teoria da literatura lida com a análise crítica dos textos à luz de argumentos científicos ou filosóficos. Tem a função de comparar a relação entre a obra e a cultura, sendo ela atual ou da época em que os textos foram produzidos. Em síntese, a teoria da literatura aborda a natureza do discurso literário e o conceito de literatura.

Literatura Brasileira e Literaturas estrangeiras

A disciplina de Literatura Brasileira estuda a origem e as transformações da nossa literatura, do momento em que fomos descobertos e colonizados até a contemporaneidade.

Em termos de literaturas estrangeiras, são estudadas obras de diferentes épocas e estilos, sempre promovendo a leitura e a discussão dessas obras. O objetivo é, entre outros, notar semelhanças entre a literatura nacional e estrangeira e como esta influenciou ou influencia aquela.

Como você pode ver, a grade da faculdade de letras não foca somente no estudo da gramática do português! Você deve chegar na faculdade já preparado…

Veja como ser aprovado no vestibular de Letras…

Quem pode cursar uma faculdade de Letras?

Todo mundo pode cursar uma faculdade de Letras desde que possua o ensino médio completo e, claro, se identifique com o perfil do curso. Letras é um curso da área das ciências humanas, logo é importante que o aluno possua identificação com a área.

Os alunos que desejam cursar a faculdade de letras devem ter sido aprovado no vestibular ou na prova do ENEM. No Brasil, as faculdades públicas são consideradas melhores na área de Letras do que as universidades privadas.

O curso de Letras é bem abrangente, as matérias estudadas permite que os estudantes se inscrevam em diferentes mestrados não necessariamente ligados diretamente a faculdade de Letras.

Embora haja controvérsias, sugerimos que o aluno que deseja cursar letras possua uma certa inclinação literária, ou seja, goste de ler, seja sensível com relação à literatura, goste de escrever muito, possua pensamento crítico sobre aquilo que ler, goste de artes de maneira geral, e goste muito de português e línguas!

Veja o que é preciso conhecer para ser aprovado em Letras…

Letras é para ser professor?

De cara, já vamos logo dizendo que essa história de “faculdade de letras só forma professores” é o maior mito! Embora seja possível cursar uma licenciatura em Letras com o objetivo de se tornar professor de português, professor de literaturas ou professor de línguas estrangeiras,a  formação de letras não acaba ai não!

O que fazer depois da faculdade de letras? Ser professor é uma das possibilidades para o aluno de Letras mas não é a única !

Essa visão de que aluno de Letras será necessariamente professor é um tanto quanto limitada. A cada dia, observa-se mais e mais estudantes da área de Letras atuando no mercado não só como professor de sala de aula, mais como tradutor, revisor, redator, jornalista, intérprete, relações públicas, linguista, programador….

Isso se deve ao fato de que a área de Letras é mais abrangente do que o que parece. O bom domínio de português, o conhecimento aprofundado em línguas estrangeiras, linguística, fonética, culturas, literaturas permite que o aluno de Letras seja polivalente, podendo atuar em diversas áreas nas quais esses conhecimentos sejam necessários.

No entanto é preciso saber que existe duas habilitações possíveis na faculdade de letras. Algumas faculdades oferecem somente a habilitação para se tornar professor, e outras oferecem a habilitação para se tornar bacharel, e algumas outras como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, oferece aos seus alunos a possibilidade de obter uma dupla habilitação. A seguir, explicaremos a diferença entre elas…

Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura?

Como já mencionado, na área de Letras existe dois tipos de habilitação possíveis: a licenciatura e o bacharelado

Licenciatura

A licenciatura é a habilitação para poder atuar como professor. Quem opta pela licenciatura na graduação de Letras tem interesse em aprender o ofício mais lindo do mundo! Ao fim da graduação, o aluno aprovado estará habilitado a dar aulas em escolas, cursinhos, faculdades, dar aulas particulares. E de acordo com suas qualificações e experiência profissionais, terá um leque maior de oportunidades.

Como se tornar professor? Uma vez diplomado em Licenciatura, você já pode começar a dar aulas!

Bacharelado

Os bacharéis são aqueles que detém um conhecimento técnico e aprofundado sobre determinado assunto. Os alunos do bacharelado de Letras estarão habilitados a atuar de forma mais ampla no mercado, podendo trabalhar em áreas mais diversas, só não pode dar aulas. Em resumo, o bacharel é aquele que compreende de forma bastante técnica a língua portuguesa, um  verdadeiro pesquisador. Aliás o objetivo do bacharelado é formador pesquisadores na área correlata. O bacharel em Letras não poderá atuar como professor a menos que ele opte também por cursas as disciplinas da licenciatura e obtenha a dupla habilitação.

Licenciatura x Bacharelado

Alguns profissionais que já atuam na área de Letras sugere que todos os alunos optem por fazer a licenciatura, além do bacharelado. Justamente, a licenciatura é opção mais procurada pelos estudantes que desejam atuar na área de Letras. Acredita-se que aproximadamente 80% dos alunos procuram a licenciatura. Isso se deve ao fato de que a atuação como professor é mais imediata do que nas demais áreas.

Uma grande parte dos vestibulandos que escolhem fazer somente o bacharelado em Letras, assim o fazem para obter um diploma de nível superior que os qualifique a prestar concursos públicos para o nível superior. Esses alunos utilizam os conhecimentos aprendidos no curso de Letras para gabaritar as provas de concursos!

Convenhamos que passar nos concursos públicos fica muito mais fácil quando você tem pleno domínio na língua portuguesa já que esta é matéria quase obrigatória em todos os concursos públicos.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar