Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo que você precisa saber sobre a nobre arte

De Glicia, publicado dia 23/02/2019 Blog > Esporte > Boxe > Guia prático para quem quer começar a praticar boxe

O boxe é uma da mais antigas formas de artes marciais. O esporte já era popular 7 séculos antes de Cristo e, no século XVII, já se lutava por dinheiro na ruas da Inglaterra. Nesta época, o boxe ainda não era um esporte.

Antes do século 20, o boxe era praticado com as mãos nuas e de forma clandestina, durante brigas e acertos de contas. Foi apenas quando a disciplina foi reconhecida como um esporte que as regras surgiram, e junto com elas os equipamentos de proteção.

Nos Jogos Olímpicos e Pan-americanos, contudo, a modalidade é amadora. Os atletas devem vestir luvas, botas e protetores bucais, genitais e de cabeça, para preservar sua integridade física.

aula de boxe, tudo que precisa saber o que você sabe sobre a prática do boxe?

Existem duas formas de se definir o vencedor de uma luta de boxe: pela contagem de golpes, aferida pelos juízes; ou pelo nocaute (knock out, ou K.O.), quando um dos lutadores é derrubado e não consegue prosseguir no combate.

O boxe se tornou muito popular nos últimos anos e uma infinidade de modalidades derivadas da arte marcial surgiram. Outro fenômeno interessante ligado ao boxe é o crescente número de mulheres adeptas. O sucesso entre o público feminino é tamanho, que hoje em dia existem modalidades desenvolvidas especialmente para elas.

Se você deseja começar a praticar boxe, é preciso se informar antes e mesmo, fazer uma primeira aula para saber se o esporte é para você. Hoje, trouxemos um mini-guia que irá te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o boxe.

Qual a frequência adequada de aulas para progredir no boxe?

A frequência de aulas que você deve fazer depende muito do seu objetivo. Nem todos os praticantes de boxe têm os mesmos objetivos. Alguns buscam se profissionalizar e participar de campeonatos, outros querem apenas praticar uma atividade dinâmica e desafiadora.

Algumas pessoas também buscam as aulas de boxe para emagrecer ou recuperar a boa forma física. Fato é que, nem sempre começamos o boxe pensando em nos tornarmos o melhor lutador!

No entanto, este é um esporte em que os praticantes costumam tomar gosto rapidamente. Isso provoca, consequentemente, uma vontade  de progredir para melhorar a técnica e desenvolver a resistência em combate.

aula ce boxe, quantas vezes devo praticar por semana A frequência dos treinos é importante no desempenho do lutador.

Para ver uma evolução física de forma rápida, é preciso manter uma frequência semanal nas aulas. A duração de um treino de boxe também é importante. Lutadores profissionais treinam de 3 a 5 horas a cada sessão. Esse treinamento costuma ser dividido da seguinte forma:

  • Aquecimento;
  • Exercícios no saco de pancadas;
  • Exercícios de shadowboxing ou sparring;
  • Exercícios de musculação e condicionamento físico;
  • Abdominais;
  • Alongamentos.

Já os praticantes das modalidades fitness do  boxe, ou seja, atividades com inspiração na prática profissional da luta, costumam seguir outros tipos de treinamentos, menos exigentes e duram, em média, 1 hora.

Para obter bons resultados no boxe, seja do ponto de vista da técnica ou do condicionamento, é preciso praticar o esporte pelo menos 2 vezes por semana. Este é um bom começo para quem deseja entrar em forma.

A preparação física é muito importante no boxe. Considere alternar exercícios de musculação (tríceps, bíceps, peitorais, quadríceps …), com lutas simuladas no ringue de boxe para ganhar agilidade e treinar sua técnica.

Seu treinador de boxe irá aconselhá-lo sobre os melhores exercícios para aperfeiçoar os movimentos, respeitando o seu ritmo de aprendizagem.

Dê especial atenção aos seus hábitos cotidianos que poderão influenciar diretamente na sua performance: durma bem, beba muita água, se alimente de forma saudável e evite álcool e tabaco.

Quer se tornar boxeador? Saiba qual é a frequência ideal de aulas de boxe por semana!

Qual o regime alimentar mais adequado para o boxeador?

No boxe, a alimentação tem um papel primordial, pois ela vai influenciar não apenas na forma física, mas também na performance do lutador.

Um treino de boxe demanda um grande esforço físico, e por isso nunca deve ser realizado em jejum. Não comer antes de uma aula de boxe ou competição pode resultar em perda de energia, limitando o desempenho do boxeador e aumentando seu tempo de recuperação e o risco de lesões.

Tal como acontece com todos os esportes de combate, o boxe, praticado regularmente, requer uma dieta especial. Trata-se, na realidade, de uma reeducação alimentar, para aprender a comer de forma saudável e conseguir manter uma dieta equilibrada a longo prazo.

aulas de boxe, alimentação balanceada Uma alimentação rica em legumes, frutas e proteínas é a mais indicada para quem pratica boxe.

Os boxeadores precisam de mais nutrientes para obter a energia necessária durante o treinamento, e para ajudar seus corpos a se desenvolverem e se recuperarem mais rapidamente.

O regime ideal para um boxeador deve:

  • Fornecer energia durante o treinamento;
  • Fornecer todos os nutrientes necessários para promover o ganho de massa magra e manter o percentual de gordura baixo;
  • Ser pobre em gorduras, em especial as gorduras transformadas – gordura trans – para facilitar a digestão;
  • Ser rico em proteínas e carboidratos de qualidade para ajudar na construção muscular.

Saber o momento certo de comer também é muito importante! O corpo usa energia constantemente, durante todo o dia, mas obviamente o pico de gasto de energia é alcançado durante o treinamento.

Para manter o corpo com energia suficiente durante o dia, o mais recomendado é comer a cada 3 horas. Isso garante que você nunca tenha quedas muito bruscas de glicemia, e te dá o gás necessário para enfrentar os treinos que podem ser bastante intensos dependendo do seu objetivo.

Um nutricionista poderá te orientar de forma mais precisa, mas nós recomendamos de 5 a 6 refeições por dia. Obviamente, estas refeições devem conter todos os macro e micronutrientes essenciais ao bom funcionamento metabólico. É preciso encontrar um equilíbrio entre quantidade e qualidade nutricional para não comer nem de mais, nem de menos.

A refeição pré-treino é de extrema importância para o desempenho do boxeador. Se ele comer de menos pode não ter energia suficiente para terminar o treino, e se comer demais pode se sentir pesado e indisposto, o que influenciará na sua performance.

Se você treina à tarde, o ideal é fazer um lanche leve, mas que te garanta energia suficiente, antes de ir treinar, já se você treina logo depois do almoço ou do jantar, faça suas refeições habituais porém, prefira alimentos leves e digestos, para evitar de se sentir pesado.

E para se aprofundar no assunto, veja o que comer antes do treino de boxe.

Existe idade limite para praticar boxe?

Pode-se praticar boxe olímpico (amador) dos 13 aos 39 anos. No entanto, para continuar até os 39 anos, você deve ter obtido sua primeira licença antes dos 34 anos. Será mais difícil (possíveis derrogações) obter uma primeira licença de boxe amador aos 37 ou 38 anos. Nesta variante do boxe,  a luta é realizada em 4 rounds de 2 minutos cada.

O boxe praticado como atividade esportiva de lazer é destinado a um público muito mais amplo e pode ser praticado de 8 a 80 anos de idade. Inclusive, o boxe é um esporte que traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar e ao contrário do que muito acreditam, não incita a violência.

aulas de boxe pessoas terceira idade de forma geral não há limite de idade para praticar boxe, basta ter motivação e força de vontade.

Depois dos 40 anos, ainda é possível iniciar no boxe, porém com algumas ressalvas. Quando envelhecemos, seja você um esportista ou não, o corpo perde vitalidade e as capacidades físicas diminuem (flacidez, diminuição do condicionamento, da força e da velocidade dos movimentos, etc.).

Por outro lado, Aos 40 anos ainda mantemos um nível de resistência muito correto. Não é incomum ver atletas na casa dos 40 participarem e vencerem as mais prestigiosas maratonas.

Para os ex-boxeadores que querem voltar depois dos 40, o primeiro conselho é que não retomem com os mesmos hábitos que tinham quando lutavam aos 20 ou 30 anos, pois o corpo provavelmente não responderá da mesma maneira. Isso apenas aumentaria o risco de lesões.

Outro ponto importante concerne os cuidados com o corpo. Se antes você podia – na medida do aceitável – negligenciar seu regime alimentar de vez em quando, perder algumas horas de sono ou mesmo se preocupar menos com os dias de repouso, fazer isso depois dos 40 não será mais possível.

Em suma, para recuperar o nível que você tinha a 20 anos, é necessário ouvir e interpretar os sinais que o seu corpo te dá. Mas não se preocupe, esta é uma característica que, felizmente, adquirimos com o tempo e a maturidade.

De forma geral, dê ao seu corpo o descanso que ele pede, preze por suas horas de sono, se alimente bem evite álcool e tabaco. Estes conselhos são válidos em qualquer idade, mas depois do 40 são uma obrigação.

Saiba que os idosos também podem aproveitar os benefícios que o esporte traz para a saúde.

O boxe para idosos é um pouco diferente e não há confronto direto. Ao contrário do que parece em um primeiro momento, o boxe para idosos consiste em uma série de atividades funcionais, bem como exercícios cardiovasculares que são utilizados no boxe.

Os benefícios trazidos pelo boxe se concentram na melhora da flexibilidade das articulações, o que impede que o idoso atrofie. Ainda proporciona uma melhora na estrutura muscular e, consequentemente, ajuda no processo de autoestima da pessoa, que se torna mais confiante.

Quer descobrir até que idade você pode praticar boxe? Confira nosso artigo sobre o tema!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar