Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual o regime alimentar mais adaptado para o boxeador?

De Glicia, publicado dia 23/02/2019 Blog > Esporte > Boxe > O que comer antes de um treino de boxe?

Quem pratica atividades físicas necessita de uma alimentação adequada e equilibrada, rica em carboidratos, proteínas lipídios de qualidade e com alto valor nutricional.

Estes macronutrientes, quando aliados a uma boa quantidade de fibras alimentares, vitaminas e minerais, fornecem todos os o nutrientes necessários para manter o bom funcionamento do organismo.

Além disso, é de suma importância a ingestão de água antes, durante e depois das práticas esportivas, afinal, hidratar o corpo é fundamental para mantermos a temperatura corporal e melhora o desempenho do nosso metabolismo.

No boxe, a alimentação tem um papel primordial, pois ela vai influenciar não apenas na forma física, mas também na performance do lutador.

Quer saber os alimentos que não podem faltar no prato de um boxeador? Então não deixe de ler nosso artigo!

E não deixe de conferir nosso guia para quem deseja começar a praticar boxe!

Por que é importante comer antes do treino de boxe?

Um treino de boxe demanda um grande esforço físico, e por isso nunca deve ser realizado em jejum. Não comer antes de uma aula de boxe ou competição pode resultar em perda de energia, limitando o desempenho do boxeador e aumentando seu tempo de recuperação e o risco de lesões.

o que comer para treinar boxe? A orientação de um nutricionista é indispensável se você deseja ter uma alimentação adequada para o boxe.

Tal como acontece com todos os esportes de combate, o boxe, praticado regularmente, requer uma dieta especial. Não se trata de seguir regimes mirabolantes para perder peso ou, pelo contrário, para ganhar massa – a menos que você tenha decidido isso juntamente com seu treinador e um nutricionista.

Trata-se, na realidade, de uma reeducação alimentar, para aprender a comer de forma saudável e conseguir manter uma dieta equilibrada a longo prazo.

Os boxeadores precisam de mais nutrientes para obter a energia necessária durante o treinamento, e para ajudar seus corpos a se desenvolverem e se recuperarem mais rapidamente.

O regime ideal para um boxeador deve:

  • Fornecer energia durante o treinamento;
  • Fornecer todos os nutrientes necessários para promover o ganho de massa magra e manter o percentual de gordura baixo;
  • Ser pobre em gorduras, em especial as gorduras transformadas – gordura trans – para facilitar a digestão;
  • Ser rico em proteínas e carboidratos de qualidade para ajudar na construção muscular.

Os hábitos alimentares do boxeador devem realmente se adaptar aos seus treinos. Um esportista deve comer mais, sem comer demais! No começo, pode ser difícil saber como equilibrar cada refeição para evitar sentir fome, mas não se sentir pesado e sofrer durante o treinamento.

Por isso, a ajuda de um profissional especializado em nutrição é essencial. Ele te ajudará a montar um cardápio adaptado às suas necessidades nutricionais.

Quer se tornar boxeador? Saiba qual é a frequência ideal de aulas de boxe por semana!

A importância de saber o momento certo para comer

Saber quando comer é tão importante para um boxeador quanto saber o que comer! Todo mundo sabe que os atletas devem comer de forma saudável, evitar fast foods, gorduras em excesso e preferir uma dieta baseada em legumes, frutas e proteínas.

Mas, o que muitos iniciantes negligenciam é o horário certo para fazer as refeições, pois tão importante quanto a qualidade dos alimentos, é o horário que você come. O corpo usa energia constantemente, durante todo o dia, mas obviamente o pico de gasto de energia é alcançado durante o treinamento.

quanto comer antes da aula de boxe Dê preferência a alimentos saudáveis e faça várias pequenas refeições ao longo do dia.

Para manter o corpo com energia suficiente durante o dia, o mais recomendado é comer a cada 3 horas. Isso garante que você nunca tenha quedas muito bruscas de glicemia, e te dá o gás necessário para enfrentar os treinos que podem ser bastante intensos dependendo do seu objetivo.

Os treinos causam um alto gasto calórico que deve ser compensado para garantir que não haja perda de massa magra e para permitir a recuperação total da fadiga muscular. Um nutricionista poderá te orientar de forma mais precisa, mas nós recomendamos de 5 a 6 refeições por dia.

Obviamente, estas refeições devem conter todos os macro e micronutrientes essenciais ao bom funcionamento metabólico. É preciso encontrar um equilíbrio entre quantidade e qualidade nutricional para não comer nem de mais, nem de menos.

Quando comemos mais que o necessário, nosso corpo transforma o excesso em gordura. Se comemos menos que o necessário, sentimos fome e temos tendência a “beliscar” entre as refeições, o que pode perturbar o metabolismo.

Outro efeito negativo de comer de menos, é que quando fazemos menos refeições por dia temos que esperar mais tempo para comer. A consequência disso é que por estarmos com muita fome, perdemos a noção de saciedade e acabamos comendo muito mais que o necessário, causando mal-estar e dificultando a digestão.

Um boxeador precisa de apenas 2 grandes refeições por dia: uma ao acordar e outra 1h30-2h antes do treino. As outras refeições podem ser mais leves e menos calóricas. Entre essas 2 grandes refeições, insira um almoço e alguns snacks saudáveis para evitar quedas bruscas de glicemia.

A refeição da noite deve ser leve para permitir uma boa recuperação. Se você seguir essa lógica, não haverá excesso de calorias por dia.

O que comer antes da aula de boxe?

Como vimos anteriormente, comer várias vezes por dia é o mais recomendado para quem pratica esportes, pois isso ajuda a manter a energia e evita que você coma em excesso.

se hidratar antes da aula de boxe Para manter o corpo hidratado, o ideal é ingerir 3 litros de água por dia.

Mas então, o que você deve comer nos dias de treino de boxe?

Uma dieta saudável é composta por diferentes alimentos e nutrientes:

  • Água: ajuda a hidratar o corpo e os músculos para prevenir câimbras e dores musculares. Você não deve esperar sentir sede para beber água, pois a sede já um sinal de desidratação;
  • Carboidratos: os carboidratos fornecem energia e ajudam no ganho de massa muscular. Mas, atenção! Existem diferentes tipos de carboidratos e nem todos são bons para saúde. Para manter uma alimentação saudável você precisa consumir carboidratos de qualidade como: lentilhas, grão de bico, arroz integral, cereais e pães feitos a partir de grãos completos, etc;
  • Proteínas: as proteínas são o ingrediente principal na fabricação dos tecidos musculares. Além disso, elas são pobres em gorduras e favorecem a recuperação após o esforço físico;
  • Lipídios: os lipídios são as gorduras. Ao contrário do que se possa imaginar, elas são indispensáveis e fornecem energia ao corpo. Dê preferência às gorduras naturais (óleos vegetais, oleaginosas, ovos, leite, manteiga, etc.) e evite gorduras transformadas, geralmente presentes em produtos industrializados.

Outros nutrientes importantes na alimentação de um boxeador são as vitaminas e minerais que podem ser encontrados nos legumes, frutas e em algumas superfoods, assim como as fibras. O papel das fibras é fazer funcionar o sistema digestivo, além de proporcionar saciedade.

A água é, obviamente, essencial e aqui nós queremos dizer ÁGUA de verdade! Bebidas energéticas, chás, sucos, ainda que sem açúcar, não possuem as mesma propriedades que a água. Comece seus dia bebendo um grande copo de água e tente beber pelo menos 3 litros ao longo dia.

Outra dica valiosa é sempre olhar o índice glicêmico (IG) dos alimentos. Ele indica o quão rápido os carboidratos serão absorvidos pelo seu organismo. Quanto mais baixo for o IG de uma alimento, mais lenta será absorção e a liberação de glicose no sangue. Você se sentirá saciado e com energia por mais tempo também.

Alimentos pobres em nutrientes costumam ter o IG muito alto, o que causa um pico de glicose no sangue, fazendo com que seu organismo produza altas doses de insulina, que é uma das responsáveis pelo armazenamento de gorduras.

Algumas idéias de lanches e refeições pré-treino de boxe

A refeição pré-treino é de extrema importância para o desempenho do boxeador. Se ele comer de menos pode não ter energia suficiente para terminar o treino, e se comer demais pode se sentir pesado e indisposto, o que influenciará na sua performance.

lanches ideais para comer antes da aula de boxe Escolha alimentos que garantam o máximo de energia nas refeições pré-treino de boxe.

A proporção ideal de cada nutriente é variável e depende da composição corporal de cada pessoa. O que é popularmente aceito é que as proteínas e os legumes devem ocupar a maior parte do prato de um atleta. O restante deve ser dividido entre os carboidratos, lipídios e outros nutrientes.

Veja a seguir algumas idéias de snacks saudáveis e refeições que podem ser consumidas antes do treino de boxe.

Snacks saudáveis

Se você treina à tarde, o ideal é fazer um lanche leve, mas que te garanta energia suficiente, antes de ir treinar. Aqui estão algumas idéias de lanchinhos rápidos e que vão te proporcionar bastante energia:

  • 1 banana amassada com 1 colher de sobremesa de pasta de amendoim ou amendoas;
  • 1 punhado de frutas secas e 1 iogurte natural adoçado com um pouco de mel;
  • 2 fatias de pão integral com um pouco de pasta de amendoim ou geleia sem açúcar;
  • Mingau de aveia com frutas.

Refeições completas

Se você treina logo depois do almoço ou do jantar, o correto é dar preferência para refeições completas porém leves, para evitar de se sentir pesado. A seguir, algumas idéias do que almoçar o jantar no pré-treino:

  • Salada de quinoa com legumes, 2 ovos cozidos e fruta de sobremesa;
  • Uma porção pequena de arroz integral, uma boa porção de legumes, peito de frango grelhado e fruta de sobremesa;
  • Salada de macarrão integral com folhas verdes, atum e fruta de sobremesa.

Gostaram das nossas dicas de alimentação para quem pratica boxe? Se você ainda não testou aulas de boxe, não deixe de acessar nossa plataforma. Lá você encontra os melhores professores de boxe e outras artes marciais em todo o Brasil.

Quer descobrir até que idade você pode praticar boxe? Confira nosso artigo sobre o tema!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar