Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Até quando é possível aprender um esporte de combate?

De Glicia, publicado dia 23/02/2019 Blog > Esporte > Boxe > Existe uma idade limite para praticar boxe?

Quando chegamos a uma certa idade, já não temos a mesma vitalidade e motivação para praticar esportes que tínhamos antes. Nosso condicionamento físico também não é mais o mesmo e o corpo sofre com os efeitos do tempo.

Entretanto, quanto mais ativa for uma pessoa ao longo da vida, melhor será seu condicionamento, mesmo ao chegar à terceira idade. Por isso o esporte é indicado em todas as fases da vida: desde a tenra idade, até a velhice.

No boxe, não há idade para começar. Crianças e adultos podem praticar o esporte sem algum problema. Obvio que, quanto mais cedo começar, melhor será, mas esta não é uma característica apenas do boxe.

Qualquer disciplina, seja ela esportiva ou não, é mais fácil quando somo mais jovens. O único inconveniente de iniciar o boxe com uma idade mais avançada é que dificilmente você conseguirá participar de campeonatos ou dos Jogos Olímpicos. Mas se o que você deseja é praticar o esporte apenas como hobby, vá em frente.

Quer saber até que idade você pode começar a praticar boxe? Leia nosso artigo até o fim!

E não deixe de conferir nosso guia para quem deseja começar a praticar boxe!

Qual a idade máxima para praticar boxe?

O boxe é uma da mais antigas formas de luta. O esporte já era popular 7 séculos antes de Cristo e, no século XVII, já se lutava por dinheiro na ruas da Inglaterra.

Nos Jogos Olímpicos e Pan-americanos, contudo, a modalidade é amadora. Os combates têm duração de 4 rounds de 2 minutos cada e os atletas devem vestir luvas, botas e protetores bucais, genitais e de cabeça, para preservar sua integridade física.

começar a praticar boxe com que idade Na categoria de boxe amador (boxe olímpico) é obrigatório o uso de capacete e outros acessórios de proteção.

Existem duas formas de se definir o vencedor de uma luta de boxe: pela contagem de golpes, aferida pelos juízes; ou pelo nocaute (knock out, ou K.O.), quando um dos lutadores é derrubado e não consegue prosseguir no combate.

A modalidade é dividida em 11 categorias, segundo o peso dos atletas. Existe, atualmente, 2 tipos de boxe: o amador e o profissional. O primeiro, que também é chamado de boxe olímpico, tem como principal preocupação a total integridade física dos lutadores.

No boxe amador é obrigatório o uso de de diferentes acessórios de proteção, para que não haja maiores danos aos seu praticantes, enquanto no boxe profissional os competidores usam apenas luvas, calções e sapatilhas.

Os principais golpes do boxe são o jab, os cruzados de direita, de esquerda e o gancho. É proibido atingir o adversário abaixo da cintura, sob pena de desclassificação. Outros tipos de boxe, como boxe francês ou tailandês, permitem golpes usando os pés e/ou joelhos e cotovelos.

Pode-se praticar boxe olímpico (amador) dos 13 aos 39 anos. No entanto, para continuar até os 39 anos, você deve ter obtido sua primeira licença antes dos 34 anos. Será mais difícil (possíveis derrogações) obter uma primeira licença de boxe amador aos 37 ou 38 anos. Nesta variante do boxe,  a luta é realizada em 4 rounds de 2 minutos cada.

O boxe praticado como atividade esportiva de lazer é destinado a um público muito mais amplo e pode ser praticado de 8 a 80 anos de idade. Inclusive, o boxe é um esporte que traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar e ao contrário do que muito acreditam, não incita a violência.

Como todo esporte, o boxe possui regras que devem ser respeitadas. Além disso, as artes marciais transmitem valores como disciplina, trabalho em equipe e perseverança. Logo, é uma atividade que pode ser praticado por todos os públicos de qualquer idade.

É possível começar a praticar boxe depois dos 40 anos?

Tecnicamente, não há barreiras para praticar boxe e suas diversas variantes. Em competições de nível profissional o monitoramento médico imposto será mais rígido, mas isso não impede que o praticante tenha uma real satisfação no esporte.

Quando envelhecemos, seja você um esportista ou não, o corpo perde vitalidade e as capacidades físicas diminuem (flacidez, diminuição do condicionamento, da força e da velocidade dos movimentos, etc.).

quando parar de praticar boxe Treino de boxe depois dos 40 é possível?

Por outro lado, Aos 40 anos ainda mantemos um nível de resistência muito correto. Não é incomum ver atletas na casa dos 40 participarem e vencerem as mais prestigiosas maratonas.

Para os ex-boxeadores que querem voltar depois dos 40, o primeiro conselho é que não retomem com os mesmos hábitos que tinham quando lutavam aos 20 ou 30 anos, pois o corpo provavelmente não responderá da mesma maneira. Isso apenas aumentaria o risco de lesões.

Outro ponto importante concerne os cuidados com o corpo. Se antes você podia – na medida do aceitável – negligenciar seu regime alimentar de vez em quando, perder algumas horas de sono ou mesmo se preocupar menos com os dias de repouso, fazer isso depois dos 40 não será mais possível.

Em suma, para recuperar o nível que você tinha a 20 anos, é necessário ouvir e interpretar os sinais que o seu corpo te dá. Mas não se preocupe, esta é uma característica que, felizmente, adquirimos com o tempo e a maturidade.

De forma geral, dê ao seu corpo o descanso que ele pede, preze por suas horas de sono, se alimente bem evite álcool e tabaco. Estes conselhos são válidos em qualquer idade, mas depois do 40 são uma obrigação.

Para aqueles que não se sentem mais capazes de encarar golpes violentos, é possível continuar ativo e aproveitar os benefícios das artes marciais através do aikido, karate ou kendo, por exemplo.

Mas para quem não quer abrir mão do boxe, saiba que muitos boxeadores brilharam nos ringues depois dos 40!

A fabulosa carreira do boxeador Roberto Duran durou exatos 33 anos. Ele bateu o recorde de 103 vitórias para 16 derrotas. Roberto Duran começou no boxe com 16 anos e lutou até os 50 anos.

Floyd Mayweather também é um exemplo de longevidade e uma prova inegável do possível sucesso após 40 anos, como evidenciado pela última luta do boxeador contra o irlandês Conor Mcgregor. Ele está invicto em 50 confrontos profissionais.

O prêmio, no entanto, vai para Bernard Hopkins, um boxeador americano que foi campeão mundial aos 48 anos. Ele continua sendo o campeão mundial mais velho da história do boxe profissional.

E não esqueçamos de Mathieu Kassovitz, que participou de uma luta de boxe amador aos cinquenta anos! Como podemos ver, lutar boxe depois dos 40 não é uma tarefa impossível.

Quer se tornar boxeador? Saiba qual é a frequência ideal de aulas de boxe por semana!

Conheça a modalidade de boxe para pessoas idosas

E já que estamos falando de idade máxima para praticar boxe, saiba que os idosos também podem aproveitar os benefícios que o esporte traz para a saúde.

O boxe para idosos é um pouco diferente e não há confronto direto. Ao contrário do que parece em um primeiro momento, o boxe para idosos consiste em uma série de atividades funcionais, bem como exercícios cardiovasculares que são utilizados no boxe.

não há limite de idade para praticar boxe O boxe traz muitos benefícios para as pessoas idosas.

Isso significa que há uma apropriação dos movimentos, porém não é utilizado o contato direto nem o ringue, sendo a modalidade adotada dessa forma em muitas academias.

Entre as milhares de atividades físicas oferecidas pelas academias hoje dia, o boxe para idosos se destaca pela associação de um treino funcional de força a um treino cardiovascular. Essa junção traz muitos benefícios para quem pratica a modalidade esportiva.

Podemos salientar que, o boxe para idosos é importante na melhora da capacidade músculo-esquelética, o que auxilia na prevenção e também no tratamento de doenças relacionadas aos tecidos ósseos, como é o caso da osteoporose, muito comum entre os idosos.

A atividade também ajuda na melhora, e mesmo correção, da postura, pois elimina vícios posturais comuns na terceira idade, como por exemplo o hábito de ficar naturalmente mais curvado.

Seguindo a mesma lógica, os benefícios trazidos pelo boxe se concentram na melhora da flexibilidade das articulações, o que impede que o idoso atrofie. Ainda proporciona uma melhora na estrutura muscular e, consequentemente, ajuda no processo de autoestima da pessoa, que se torna mais confiante.

Nossos conselhos para quem deseja começar a praticar boxe em qualquer idade

Após meses de reflexão você finalmente decidiu levar o esporte a sério e deseja começar a praticar? Antes de se inscrever na academia, saiba que o boxe é um esporte que exige muita disciplina para obter progresso.

conselhos para começar no boxe Independente da sua idade, um professor de boxe te ajudará a alcançar seus objetivos.

Os esportes de combate são particularmente exigentes e demandam uma boa preparação física. Se você deseja praticar boxe com o intuito de participar de competições oficiais, a exigência é ainda maior!

Por isso, é importante começar no esporte com uma base sólida e treinar com os melhores profissionais do ramo. Nós acreditamos que praticar boxe com um professor particular traz muitas vantagens, como aulas individuais e personalizadas, um acompanhamento frequente, dicas e conselhos de um profissional qualificado, além da comodidade de fazer suas aulas na sua própria casa

Com um professor particular você poderá ter aulas de:

  • Diferentes tipos de boxe: inglês, francês, thai, etc;
  • Aulas de boxe combinadas com exercícios para tonificar e definir os músculos;
  • Aulas de defesa pessoal;
  • Aulas de MMA;
  • Treinamento e preparação para uma competição;
  • E muito mais.

Além disso, um bom professor irá  montar um treino que corresponda aos seus objetivos e nível de prática do esporte, ele também poderá adaptar os horários das aulas de acordo com sua disponibilidade.

Não deixe de acessar nossa plataforma, pois lá você encontra aulas de boxe para todos as idades.

Se você deseja ter uma alimentação saudável mas não sabe como, veja o que comer antes do treino de boxe.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar