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Qual frequência de aulas para progredir no treino de boxe?

De Glicia, publicado dia 23/02/2019 Blog > Esporte > Boxe > Quanto tempo é necessário para se tornar boxeador?

Foi-se o tempo em que o boxe era um esporte apenas para quem queria competir a nível profissional. Nos últimos anos, o esporte se popularizou e uma infinidade de modalidades derivadas da arte marcial surgiram.

Outro fenômeno interessante ligado ao boxe é o crescente número de mulheres adeptas. O sucesso entre o público feminino é tamanho, que hoje em dia existem modalidades desenvolvidas especialmente para as mulheres, como o Funcional Fight, criado pelo ex-lutador profissional de MMA e faixa preta em jiu-jitsu, Eduardo Mun­rá.

A modalidade visa a definição do corpo, sem necessariamente aumentar a massa muscular da pessoa. É por essa razão que virou o treino queridinho de muitas modelos e celebridades.

Nem todo mundo escolhe boxe para se tornar campeão mundial ou participar dos Jogos Olímpicos. Algumas pessoas buscam perda de peso, definição muscular ou apenas uma atividade física dinâmica. Seja qual for o seu objetivo, as aulas de boxe devem ser regulares se você quiser ver um real progresso em cada sessão.

Mas, quantas vezes por semana é necessário se dedicar aos treinos de boxe para conseguir obter bons resultados – seja do ponto de vista físico, como técnico?

Neste artigo trouxemos muitas dicas para quem deseja começar a praticar boxe e progredir cada vez mais.

E não deixe de conferir nosso guia para quem deseja começar a praticar boxe!

Qual é seu objetivo com a prática do boxe?

Em primeiro lugar, como dissemos na introdução, nem todos os praticantes de boxe têm os mesmos objetivos. Alguns buscam se profissionalizar e participar de campeonatos, outros querem apenas praticar uma atividade dinâmica e desafiadora.

boxe quantas vezes por semana? A sua frequência nas aulas de boxe vai depender dos seus objetivos.

Algumas pessoas também buscam as aulas de boxe para emagrecer ou recuperar a boa forma física. Assim, entre as razões mais comuns que levam uma pessoa a começar a praticar boxe estão:

  • Perda de peso;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Ganho de força e definição muscular;
  • Aprender a se defender;
  • Ter um abdomên sarado;
  • Aliviar as tensões e o estresse;
  • Superar desafios pessoais.

Nem sempre começamos o boxe pensando em nos tornarmos o melhor lutador. No entanto, este é um esporte em que os praticantes costumam tomar gosto rapidamente. Isso provoca, consequentemente, uma vontade  de progredir para melhorar a técnica e desenvolver a resistência em combate.

Praticar boxe demanda muita disciplina e motivação. Trata-se de um esporte de alta intensidade e você deve estar ciente de que, afim de progredir, é preciso dar o máximo de suas capacidades físicas a cada aula.

Para ver uma evolução física de forma rápida, é preciso manter uma frequência semanal nas aulas, mas também é preciso respeitar os dias de descanso para que o corpo tenha tempo suficiente para se recuperar do esforço. Também é importante dar uma atenção especial ao sono e à alimentação.

Prontos para entrar no ringue?

Existe uma duração ideal para a aula de boxe?

A duração de um treino de boxe depende do objetivo do praticante. Pugilistas de alto nível e aqueles que desejam progredir rápido treinam de 3 a 5 horas a cada sessão. Esse treinamento costuma ser dividido da seguinte forma:

  • Aquecimento;
  • Exercícios no saco de pancadas;
  • Exercícios de shadowboxing ou sparring;
  • Exercícios de musculação e condicionamento físico;
  • Abdominais;
  • Alongamentos.

Quanto tempo dura a aula de boxe? Nas academias, a aula de boxe dura em média 1 hora.

Já os praticantes das modalidades fitness do  boxe, ou seja, atividades com inspiração na prática profissional da luta, costumam seguir outros tipos de treinamentos, menos exigentes.

Assim como no boxe profissional, os treinos são iniciados com um momento voltado ao aquecimento e condicionamento físico, onde são realizados exercícios como alongamentos, flexões de braços, polichinelos, abdominais e saltos com corda.

O momento principal é dividido em rounds, com sequências de golpes diferentes, determinadas pelo professor, alternadas com intervalos de descanso. Os movimentos são realizados, sempre, com foco na técnica e na posição de guarda (defesa) e do sparring, que simula o ataque.

Normalmente, esses exercícios são feitos em duplas ou em formato de circuito, com o uso de luvas e manoplas para evitar que os alunos se machuquem. Nos minutos finais da aula, os alunos executam alongamentos dos grupos musculares trabalhados durante a sessão que dura, em média, 1 hora.

O que se deve ter em mente e que, no início você sentirá muito mais dificuldades em realizar os exercícios e seu corpo se cansará mais rápido. Mas com o passar do tempo e das aulas, você perceberá uma melhora visível no condicionamento.

Tenha isso em mente para evitar de se frustrar nas primeiras aulas. É importante escutar seu corpo e não ultrapassar os limites de suas capacidades físicas, especialmente se você estiver começando. Dessa forma, sua progressão será gradual e eficaz.

Quer ter uma alimentação saudável mas não sabe como? Veja o que comer antes do treino de boxe.

Quantas vezes por semana devo praticar boxe?

Esportes em geral devem ser regulares para serem eficazes. Corrida, zumba, levantamento de peso, alongamento, cardio-training, crossfit, pilates … pouco importa a modalidade, para ver resultados é preciso praticar sempre.

aulas de boxe frequência semanal Quem busca resultados rápidos deve treinar boxe pelo menos 2 vezes por semana.

Para obter bons resultados no boxe, seja do ponto de vista da técnica ou do condicionamento, é preciso praticar o esporte pelo menos 2 vezes por semana. Este é um bom começo para quem deseja entrar em forma.

Como o boxe é uma atividade física que permite evacuar o estresse, além de trazer inúmeros outros benefícios para o corpo e a saúde, se você puder praticar 3 vezes por semana é ainda melhor!

Mas, esteja ciente que, se tornar o próximo Mike Tyson ou Floyd Mayweather não é uma tarefa fácil e não está ao alcance de todos, infelizmente. Se você quer ver resultados rapidamente, mas não tem muito tempo para treinar, recomendamos 2 treinos intensos por semana ou 1 treino que tenha uma duração mais longa.

A preparação física é muito importante no boxe. Considere alternar exercícios de musculação (tríceps, bíceps, peitorais, quadríceps …), com lutas simuladas no ringue de boxe para ganhar agilidade e treinar sua técnica.

Seu treinador de boxe irá aconselhá-lo sobre os melhores exercícios para aperfeiçoar os movimentos, respeitando o seu ritmo de aprendizagem.

Dê especial atenção aos seus hábitos cotidianos que poderão influenciar diretamente na sua performance: durma bem, beba muita água, se alimente de forma saudável e evite álcool e tabaco.

Dicas para obter bons resultados e progredir rápido no boxe

Cada pessoa aprende no seu ritmo e nem todos possuem o mesmo condicionamento físico. No entanto, isto é algo que pode ser trabalhado e melhorado gradativamente.

como obter resultados no boxe Respeite os limites do seu corpo. O tempo de repouso é essencial para a recuperação muscular!

veja a seguir algumas dicas que poderão te ajudar:

  • Escolha um bom treinador: O erro do iniciante é pensar que ele pode aprender sozinho. Um boxeador com um bom treinador e preparador físico vai obter resultados até 3 vezes mais rápido que um iniciante sozinho, pois ele te ajudará  a adototar bons hábitos, além de te orientar da melhor forma;
  • Não se contente em treinar apenas em um saco de pancadas: o risco é que você se acomode e veja sua evolução estagnar. O saco de pancadas não se move e não te ajuda a desenvolver os seus reflexos, a sua defesa ou agilidade. Você não pode sequer treinar um uppercut. Em suma, você tem que variar os exercícios para ver real progresso;
  • Não focalize apenas na potência dos golpes: outro erro de iniciantes é achar que o mais importante é a potência aplicada aos golpes. Claro que, este é um aspecto importante, mas o boxe é um conjunto de elementos que trabalham em conjunto. Antes de pensar na potência, dê atenção à técnica e à boa execução dos movimentos. Outras habilidades essenciais para o boxe são velocidade, resistência, precisão e equilíbrio;
  • Pratique, mesmo que sozinho: o shadowboxing pode te ajudar, e muito! Lutar com um oponente imaginário pode parecer ridículo, mas é uma ótima maneira de aperfeiçoar a técnica. Isso evita lesões e é um bom exercício cardiovascular. Se você puder fazer isso na frente de um espelho para corrigir os movimentos e a postura, é ainda melhor;
  • Respeite os limites do seu corpo: o repouso é primordial para quem pratica atividades físicas, pois ele permite a recuperação muscular. O overtraining pode ser extremamente perigoso para sua saúde;

Algumas definições: shadowboxing e sparring

Se você está começando no boxe, algumas palavras e expressões podem soar como grego para você. Não se preocupe, isto é perfeitamente normal e ninguém nasce sabendo tudo.

Os dois termos muito usados no mundo dos boxeadores são “shadowboxing” e “sparring“. Mas, o que eles significam? Quais as diferenças entre eles?

Vamos lá:

O que é shadowboxing

Shadowboxing, literalmente “boxe sombra”, é um treinamento que consiste a lutar sozinho, com um oponente imaginário. Trabalhado em frente a um espelho, o shadowboxing permite aperfeiçoar a técnica, treinar a velocidade e flexibilidade e melhorar o condicionamento físico.

O que é sparring

Sparring significa, literalmente, “lutar” em inglês. O termo é amplamente usado nas artes marciais porque designa uma forma de treinamento comum na preparação para as lutas oficiais.

sparring pode variar de acordo com cada modalidade esportiva mas, essencialmente, é um tipo de luta livre em que os próprios lutadores podem acordar as regras do “combate”, sempre tomando o cuidado de não provocar lesões no adversário.

No boxe, o sparring também designa a pessoa que auxilia no preparo do lutador, muitas vezes participando das lutas onde simula ser o adversário.

Quer descobrir até que idade você pode praticar boxe? Confira nosso artigo sobre o tema!

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