Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Entenda melhor o full contact, modalidade de luta que incentiva o contato

De Fernando, publicado dia 23/01/2018 Blog > Esporte > Boxe > Existe um boxe americano?

Você sonha em se tornar um desafiador de boxe invicto? Já testou o boxe americano? Mais técnico, mas também mais violento do que o Savate, o boxe americano libera movimentos e incentiva o contato próximo entre adversários.

Popular com lutadores de todo o mundo, este tipo de boxe é praticado em competições oficiais onde toda a atenção é paga aos punhos e aos pés.Por conseguinte, será necessário mostrar a concentração e a motivação para superar o seu adversário por KO, respeitando os regulamentos oficiais, claro.

Superprof explica tudo o que você precisa saber sobre o boxe de contato completo, uma das modalidades da luta praticada pelo mundo!

Técnicas complementares ajudam o atleta Muitos dos seus praticantes são experts em outras modalidades

Boxe americano e contato completo: definição!

Em busca de emoções na academia de boxe? Então o boxe americano –  também conhecido como kickboxing americano, full contact (contato total) – é para você!

Possuindo regras muito diferentes nas aulas de boxe inglês, aula de boxe francês (savate) e na aula de muay thai (boxe tailandês), o esporte americano típico se concentra principalmente na aproximação física entre os dois boxeadores.

Mas a origem do Full Contact teve como base as técnicas de Karatê e Boxe inglês clássico, que são as artes marciais mais expressivas entre as modalidades esportivas de combate.

O contato próximo não é permitido, mas é encorajado: os concorrentes devem, portanto, mostrar força e concentração para atacar de maneira muito eficaz.

Fenômeno que deu origem ao kickboxing na terra do Tio Sam, o boxe full contact é apropriadamente chamado: o contato é total, ao contrário de outros esportes “semi-contato” ou “contato limitado” (contato restrito), como artes marciais chinesas, futebol, hóquei ou polo.

Uma vez que o KO é permitido e os praticantes também podem colidir uns com os outros, mas também com vários objetos presentes no clube de boxe (nesse caso, o chão), o risco de lesões é bem maior do que em outros esportes de combate amadores. Antes de iniciar a luta livre ou o MMA (Artes Marciais Mistas), não será apenas uma boa preparação física , mas também espera tirar alguns golpes que possam pôr em perigo sua saúde!

O boxe não é o único esporte a aplicar uma política de contato completa. Outros esportes populares no país, como o lacrosse, o futebol americano ou o rodeio também são considerados como tais. Os Estados Unidos são o país para ir para muitas emoções nesse aspecto!

homens e mulheres podem praticar A união de diversas técnicas criou o boxe americano

A história do boxe americano

Foi durante a década de 1960 que os americanos descobriram uma paixão por várias artes marciais!

Os habitantes locais, curiosos para ver esta prática com seus olhos, rapidamente se concentraram em organizar torneios de boxe para observar a técnica do combate mais perto. Mas ainda estamos longe do contato completo: as artes marciais, e mais particularmente o karatê, ocorrem sem contato e, portanto, sem grandes riscos para os participantes.

A primeira idéia para começar a arte marcial com o contato vem do famoso ator Bruce Lee, que encoraja a luta real com protetores de canela, capacete de boxe e, claro, as famosas luvas de boxe!

Os Estados Unidos são, portanto, o berço do boxe com contato total. E o país viu nascer estrelas reconhecidas por todo o mundo nas lutas como boxe, luta livre ou kickboxing:

  • Mike Tyson,
  • Floyd Mayweather (recentemente causou uma sensação para sua luta contra Conor McGregor),
  • Joe Lewis,
  • Muhammad Ali (coroado várias vezes campeão mundial),
  • Rocky Marciano,
  • Evander Holyfield,
  • Joe Frazier,
  • Jack Dempsey,
  • George Foreman,
  • Joe Louis, etc.

Na década de 1970, os jornalistas começaram a usar o termo “boxe americano” ou “contato completo” para descrever o fenômeno recente do combate corpo a corpo. Os melhores praticantes adoraram o boxe em pleno contato, amando o sentimento de liberdade que lhes ofereceu!

À medida que as lutas são cada vez mais vistas e comentadas por americanos, o mundo está começando a se interessar pelo esporte. Não foi até meados da década de 1970 que outros países reconheceram o karatê americano, o antecessor do boxe americano e kickboxing como um esporte oficial depois de alguns anos.

Associações como o WFCA (World Full Contact Association – Associação Mundial de Full Contact) e ISKA (International Sports Karate and Kickboxing Association – Associação Internacional de Karatê e Kickboxing Esportivo ) realizam eventos por todo o mundo.

E desde a década de 1970, o boxe americano tem lutado para encontrar um lugar o internacionalmente aclamado círculo de artes marciais e é regularmente encenado nos muitos torneios mundiais de combate corpo a corpo!

Você conhece uma modalidade de boxe sem nenhum contato, o shadow boxing?

O esporte de comparte exige regras A pesagem é uma importante etapa para as competições

As regras do boxe americana

Uma condição física exemplar é necessária para evitar um soco ou um chute assalto por seu oponente. O boxe americano está, portanto, longe de ser um boxe amador: geralmente é praticado após alguns anos de esporte de combate intensivo, como kung fu, taekwondo ou jujitsu.

Levando os códigos de conduta do boxe, em que socos são permitidos, e artes marciais clássicas, adicionando a possibilidade também de chutes, como o krav maga (noções de autodefesa), o aikido ou a arte marcial vietnamita viet vo dao , o boxe americano se concentra em cabeça, tronco e pés, que são as opções de alvo.

No entanto, o esporte de combate proíbe muitas práticas:

  • Agarrar um oponente,
  • Atacar um oponente que já está no chão,
  • Continuar a lutar após o “stop” do árbitro,
  • Atacar qualquer parte do corpo não mencionadas no regulamento,
  • Chutar diferente de socos e pontapés,
  • Virar as costas para o adversário,
  • Levantar ou jogar seu oponente,
  • Atacar um boxer preso nas cordas, etc.
Técnicos e treinadores também estão sujeitos a regras estritas para garantir o respeito pelos outros em todas as circunstâncias!

Para iniciar uma aprendizagem no boxe americano, será necessário cuidar de seguir as regras impostas sob pena de fortes penalidades. Aviso, perda de pontos, cancelamento da partida ou até exclusão do clube desportivo são algumas das punições previstas em caso de violação das regras oficiais.

O boxe americano é acima de tudo uma questão de estado de espírito, as regras precisam ser seguidas pelo respeito ao esporte!

Quais são as técnicas americanas de boxe?

Para se tornar um grande campeão de boxe americano, você terá que dominar a técnica de boxe profissional!

Seus pés e seus punhos terão que ser operacionais para dominar o contato completo da técnica, aprendendo também as diferenças para outras lutas, como o savate francês (já conhece essa modalidade?).

O boxe norte-americano não está apenas lá para desabafar: o aprendiz deve entender os métodos de combate e treinar regularmente para obter o famoso cinto preto, assim desejado pelo boxe dos neófitos. Uma ótima técnica será a garantia de ganhar alguns pontos extras e impressionar o júri na disputa de boxe amador ou profissional.

Aqui está uma pequena e não exaustiva lista de técnicas utilizadas pelos boxeadores americanos:

  • Técnicas de socos: uppercut, direto, gancho, back fist, overcut, jump-punch,
  • Técnicas clássicas de pontapé: pontapé lateral, pontapé dianteiro, pontapé investido, pontapé traseiro, chute de martelo,
  • Técnicas de chutes altos e chutes:  frontal, lateral, giratório, entre outros.

Se você já fez boxe inglês ou alguma das principais artes marciais asiáticas, como o Muay Thai, o boxe tailandês,  você logicamente conhecerá todas essas técnicas de boxe americano!

Acima de tudo, não se esqueça de estudar, além das técnicas de combate, as técnicas de defesa, cruciais para não ser eliminado no início da luta.

Defesa passiva e defesa ativa serão úteis para combater facilmente as melhores técnicas ofensivas de seu oponente e ganhar pontos extra. Com uma boa resposta aos golpes, você pode desestabilizar o boxeador oponente e assumir a liderança em apenas alguns segundos.

Os novatos podem podem ser inspirados pelos melhores, indo ver por si mesmos sua primeira luta profissional de boxe! Em uma aula de boxe, uma sessão de treino de boxe e no clube ou um campeonato da federação, os atletas estarão longe de praticar apenas o lazer do esporte. Essa é uma boa oportunidade para você estudar com mais detalhes a técnica profissional do boxe dos EUA!

Elas são bem diferentes das técnicas, por exemplo, do Savate, o boxe francês.

homens e mulheres podem praticar A união de diversas técnicas criou o boxe americano

Como aprender o boxe americano?

Se você está motivado para aprender o boxe americano, você pode começar as aulas e avançar rapidamente! Você precisa de um pouco de musculação para se tornar mais apto ao esporte que exige tanto de seus praticantes.

E quais equipamento devo adquirir antes da primeira aula de boxe?

Em primeiro lugar, o aluno deve adquirir equipamentos de boxe de qualidade para dominar a sequência da disputa no tatami ou no ringue de boxe. A roupa do boxeador é essencial: escolha cuidadosamente suas luvas e suas bandagens para disparar socos rápidos e eficazes.

Não se esqueça de comprar um quimono, um calção de boxe ou uma roupa de combate que fará com que você se sinta confortável, bem como sapatilhas de boxe para se mover livremente no ringue.

Corda de pular, saco de pancadas e escudo vai ser parte do seu kit necessário para alcançar uma musculatura preparada e trabalhar seu fortalecimento de casa sem a presença de um instrutor. Muitos boxeadores praticam treinamento cruzado na academia ou em casa para treinar as diferentes partes do corpo: você terá que complementar seu equipamento de boxe com equipamentos esportivos clássicos!

E onde aprender contato completo?

Muitas organizações oferecem classes de boxe:

  • Associações de artes marciais
  • Escolas de boxe,
  • Clubes de boxe,
  • Academias esportivas,
  • Treinadores de esportes independentes e personal trainers,
  • Centros culturais de juventude e esporte,
  • Clube de artes marciais esportivas.

As aulas de esportes em casa são a melhor maneira de garantir uma progressão rápida e descobrir todas as técnicas novas e avançadas da boxe americana. No Superprof, a hora média de uma hora de aulas de boxe, aula de muay thai, etc é de R$ 80 para uma lição em casa ou em um clube privado!

Bem além do trabalho de pés e posturas, o autocontrole e autoconfiança também estão entre os bons resultados das aulas de boxe.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar