Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

As tradicionais lutas dos chineses

De Fernando, publicado em 23/01/2018 Blog > Esporte > Boxe > Como definir os esportes de combate da China?

De acordo com um provérbio espanhol, “um homem bem preparado para a batalha já é meio vitorioso”.  Antes de entrar no ringue de boxe para enfrentar um excelente campeão de boxe, Savate ou mauy thai, há, de fato, apenas uma regra predominante para ganhar a disputa: é preciso uma boa preparação física.

As artes marciais de origem chinesa são numerosas e é difícil quantificar os estilos de boxe chinês. Há tantos que é melhor chamar essas disciplinas esportivas por “artes marciais chinesas” .

Na língua chinesa, a arte marcial é chamada “wushu” , enquanto as artes marciais chinesas são chamadas  em pinyin de “zhōngguó gōngfū” .

Esta denominação – gong e fu –  não nos lembra de nada? Sim, isso é o que geralmente chamamos de Kung-Fu, ou Gong Fu . As artes marciais chinesas também são referidas como  guóshù  ou quánfa.

A origem da prática de artes marciais é atribuída à necessidade de autodefesa e aos treinamento dos militares na China antiga.

Interessado em muitos estilos de boxe e aulas de artes marciais? A verdade é que, além de utilizar com destreza um saco de pancadas, é melhor entender o que fazemos. Que tal um resumo do boxe chinês?

Todos podem praticar kung fu Algumas de suas variantes utilizam elementos como espadas

O que é chamado de boxe chinês?

Possivelmente existem cerca de 360 estilos diferentes de artes marciais chinesas, nem precisamos dizer que falar apenas sobre um boxe chinês é redutor. Quer reproduzir as impressionantes acrobacias dos praticantes de kung fu?

No Ocidente, classificamos estilos de boxe chineses como artes marciais internas, com foco em autocontrole, energia, respiração e espiritualidade – e na arte marcial chinesa externa, baseada em combate corpo a lado, força física e velocidade.

A prática de wu shu gongo fu – ou kung fu wushu – é muito ampla e possui algumas diferenças : é um estilo de boxe chinês que contém uma seqüência de luta com as mãos nuas e com armas (chamado de tao lu: ele usa nunchakus, espadas, etc. ), exercícios de flexibilidade e técnicas de combate (sanda).

 Sanda?

Sim, boxe sanda . É uma disciplina esportiva com dois tipos de treinamento: um é o civil – regulamentado – e é praticado pelos competidores . Ele está próximo do boxe tailandês ou kickboxing.

O outro é uma disciplina marcial, praticada pelos militares e todos os golpes são permitidos, incluindo pontos vitais , coluna vertebral ou articulações.

O termo Kungfu foi introduzido na Europa na década de 1970 para se referir ao boxe em filmes de artes marciais, incluindo aqueles interpretados pelo icônico ator Bruce Lee (1940-1973) e, mais tarde, Jackie Chan e Jet Li.

O kung fu é definido como uma arte marcial que exige um trabalho longo e difícil. O termo ” kung ” (ou “gong”) em chinês mandarim significa habilidade e precisão.  “Fu ” significa “mestre”, “marido”, “alfabetizado”: um homem realizado.

O kung fu chinês tradicional, como deve ser praticado por um grande mestre, é, portanto, diferente do kung fu wushu , que significa a luta, a parte esportiva da arte marcial.

O último designa inicialmente a arte da guerra, ou a arte de parar o oponente com uma alabarda (uma arma chinesa que consiste em uma lança, um gancho e uma lâmina).

Os praticantes do kungfu wushu hoje em dia usam dois tipos de rotinas:

  • A luta, chamada “sanda”, uma luta de punho e pés com projeção de golpes,
  • Técnicas de combate, com uso de facas (tao lu).

O boxe “Tao lu” pode ser quebrado em várias técnicas:

  • Um longo boxe com chutes : o chang quan , um boxe nativo do norte da China,
  • Um boxe com socos: o  nan quan, reproduzido com frequência entre os lutadores do sul da China.

Em conclusão, o kungfu é, de fato, uma síntese das centenas de estilos de boxe chineses – usando o chute ou o soco ou ambos, a cabeça, o cotovelo e o joelho para atacar – praticado na China e do qual devem ser evitados os pontos vitais do adversário, como no sanda, quanfa, wushu, wing chun, etc.

São algumas boas diferenças em relação ao Savate.

Qual o seu interesse em lutar? Ar artes marciais chinesas são muito variadas

Alguns pontos históricos no boxe chinês

Atividade marcial, o boxe chinês (e todas suas variações) foram desenvolvidos na Antiguidade, há 2.000 anos, e são fortemente compostos por lendas.

Imagine: milhares de homens da Dinastia Ming dominam quem quer que seja por nocaute com as próprias mãos.  A história afirma que as artes marciais emergem da necessidade de autodefesa e treinamento intensivo dos militares da China antiga.

Algumas histórias contam que Huang Di, o Imperador Amarelo, que teria reinado no século 27 aC, teria criado os primórdios da luta chinesa.

Mas, muito mais recentemente, no século V, um monge budista chamado Boddhidharma chegou ao Mosteiro de Shaolin para ensinar o budismo aos monges de lá. Ele teria criado exercícios esportivos para torná-los mais robustos, melhorar sua condição física e protegê-los contra os saqueadores, saqueadores e ladrões que colocam o mosteiro em perigo.

A sequência gradualmente se tornou uma arte marcial praticada pelos monges Shaolin. O estilo de luta foi então exportado por toda a Ásia, e deu origem ao karatê (no Japão) e taekwondo (na Coréia do Sul).

É nos séculos 16 e 17 que a prática das artes marciais pelos monges Shaolin é reconhecida.

Até meados do século 20, a prática de kungfu shaolin e kungfu wushu evoluiu entre um boxe chinês de punhos e uma arte marcial sem confrontos físicos.

Com o estabelecimento de Mao Tsé-Tung na República Popular da China em 1949, esta arte budista – kung fu – evolui para o esporte oficial do povo e do Estado.

Em seguida, é desenvolvida uma modernização do kung fu wushu, contando com mais acrobacias e movimentos, criando uma ruptura bem forte com a antiga prática chinesa de kung fu.

Foi necessário esperar até o fim do regime maoísta em 1975 para que a prática das outras artes marciais chinesas tradicionais pudessem ser reabilitadas nas diferentes escolas de boxe e artes marciais chinesas.

Você conhece as origens do boxe americano?

O kung fu possui variações É preciso conhecer bem os seus pontos fortes antes de iniciar os treinos

Prática esportiva e posturas de kung fu

A cultura chinesa é tão rica e tão imersa em espiritualidade e domínio do corpo humano que não se trata apenas de bater o adversário para vencê-lo por nocaute (como muitos podem pensar do boxe inglês).

Fazer o boxe chinês não é apenas praticar a arte da autodefesa, mas, acima de tudo, dominar o corpo e a mente , uma filosofia de vida e um desenvolvimento do potencial físico e mental dos praticantes, graças a poderosas técnicas de combate. É uma questão de se entregar para uma uma realização de si mesmo.

A prática do boxe chinês é dirigida ao desenvolvimento dos seus praticantes, tanto física como mentalmente.

Ele trabalha para construir músculos para bater  com socos, sem causar lesões, além de fazer uso de posições permitindo uma boa sequência de técnicas de ataques e defesas (mantenha a guarda e você terá sucesso).

Os praticantes, usando luvas de boxe e sapatilhas de boxe , aprendem a fazer um trabalho ou jogo de pés rápido para evitar danos aos seus pontos vitais durante o combate.

Na prática educativa, as costas e pescoço são áreas proibidas.

Fazer kung fu em um clube de boxe permite que você receba um treinamento muito completo, fortalecendo a saúde física e mental, sob o conselho do treinador ou um instrutor experiente. O Templo Shaolin é, desde a Idade Média, um importante lugar de prática de Kung-fu.

o kung fu faz parte da vida no oriente Ar artes marciais podem ser aprendidas desde cedo

E as posturas de boxe chinês ?

Eles são obviamente diferentes daquelas do savate, o boxe francês.

Cada estilo do boxe tem suas variantes, no entanto, há uma série de posturas básicas encontradas nas escolas asiáticas de artes marciais:

  • O cavaleiro: pernas separadas e pés paralelas, joelhos dobrados para fora, tronco para a frente,
  • O arqueado: uma perna para a frente dobrados, a outra estendida para a parte traseira, parte superior do corpo para a frente. Uma postura que lhe permite liberar socos e chutar rapidamente,,
  • A posição do gato : em uma perna, a ponta do pé esticada para bater no pé da frente,
  • O guindaste: a postura em uma perna, joelho levantado, ponta tensionada do pé para chutar,
  • O cabrito: posição de “wing Chun”. Os pés devem ser colocados na largura dos ombros, joelhos e pés dobrados para dentro,
  • A posição do bêbado: posição tradicional, sem esquivar-se para o lado, com uma perna um sobre o outro,
  • Rasante não raspando: a perna dianteira esticada e a perna na perna flexionada. O pé da perna traseira deve girar 45 ° para fora, é uma postura para evasão e defesa,
  • O passo vazio: é realizado com a perna dobrada e a perna dianteira apoiada na ponta, tronco virado para a frente,
  • Dragão: a posição do dragão serve de chute ou rotação, é uma postura de ataque. Perna inclinada para a frente, pé virado no ângulo certo, perna traseira dobrada, apoiada na ponta dos pés. O joelho traseiro está posicionado no calcanhar dianteiro.
  • O tigre: esta postura estimula os músculos das pernas e os abdominais. A perna está dobrada, o joelho da perna traseira está perto do chão.

Antes de se dirigir para o dojo da escola de boxe mais próxima , certifique-se de comprar o equipamento de boxe necessário.

Armas de Kung Fu, as proteções certamente serão necessárias para sua aula, experimental ou já regular, além de roupas confortáveis e calçados apropriados.  Pesquise bem sobre os esportes e aproveite bem o seu tempo!

Você já ouviu falar de um esportes que está na moda, o boxe sombra?

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
Mas recentes Mais antigos Mais populares
STEPHANIE CAROLINE
Convidado
STEPHANIE CAROLINE

AMEEEEEI