Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Entenda melhor o esporte nacional da Tailândia

De Fernando, publicado dia 23/01/2018 Blog > Esporte > Boxe > Tudo que você queria saber sobre boxe tailandês

Boxe é um esporte que exige muita energia, tanto mental quanto fiísica, e explora muitas possibilidades do seu corpo. Se o boxe inglês é, de longe, o mais conhecido no planeta, e o jiu-jitsu brasileiro é um dos esportes de combate que trazem mais reconhecimento para o nosso país, uma terceira modalidade de luta tem ficado cada vez mais popular por todo o mundo: o boxe tailandês.

Como o próprio nome sugere, ele vem diretamente do Sudeste Asiático e tem conquistado adeptos em muitos países.

É particularmente popular entre aqueles que desejam aprender a lutar de forma total , sem limitar-se às regras limitantes das versões francesas e inglesas da luta dentro dos ringues, e também aos que buscam um esporte que traz um trabalho físico bem completo.

Conheça melhor o boxe e sua variação da Tailândia!

Luta tailandesa é muito popular Muitas mulheres estão procurando o Muay Thai nas academias

As origens do boxe tailandês

Como 99% das pessoas, você achou que o boxe inglês tinha a honra de ser o mais antigo de todos? Bem, é uma concepção errada! Na verdade, você tinha que apostar no boxe tailandês – pelo menos em termos de sua forma moderna. Foi do século 16 que muay-thai foi regulamentado em uma versão bem próxima da atual.

Este sobrenome, eminentemente autêntico, também é bem antigo. E ela também atesta sua afiliação com muay-boran, uma arte marcial ainda mais antiga da Tailândia e que utilizava a cabeça também entre as suas possibilidades para os golpes.

A Tailândia é uma grande nação com particularidades locais relativamente fortes, o boxe tailandês foi subdividido em seu país natal em vários “estilos” , isto é, as variantes, a partir do mesmo prefixo “muay” ao qual podem ser adicionados terminações que discriminam onde foram originadas: ” thasao ” no norte, ” lopburi ” no Centro, ” korat ” ao leste e ” chaiya ” no sul.

Cada um concentra-se em técnicas particulares, mas é o boxe tailandês moderno que constitui um esporte nacional. O governo e o exército têm um grande amor por ele: já são mais de cinco séculos desde que esse conceito passou a fazer parte do treinamento de soldados locais!

Além de ser a capital de um estado, Bangkok é inegavelmente a capital mundial do boxe tailandês .

Antes da introdução das luvas nos treinamento de boxe contemporâneas do mundo ocidental, os boxeadores tailandeses tradicionais vestiam seus punhos com crina de cavalo e depois uma camada de algodão revestido de cola .

O crescimento do turismo na Tailândia levou muitos europeus a examinar de perto o muay-thai, que se tornou o concorrente direto do contato total. Na Europa, o famoso lutador Pud Pad Noy Worawut colocou o esporte em ainda mais evidência ao se mudar para a França nos anos de 1980.

A Holanda é, sem dúvida , o país em que omuay-tailandês mais bem sucedido da Europa , como evidenciado pelos avanços espetaculares de esportistas holandeses como Fred Royers, Rob Kaman, Ernesto Hoost, Ramon Dekkers e Peter Aerts.

No Brasil, ele foi introduzido no ano de 1979 pelo lutador de taekwondo Nelio Naja, e desde então passou a ser muito popular, inclusive tendo muitas de suas técnicas sendo aplicadas no MMA, como pelo atleta (e atualmente comentarista) Arthur Mariano.

Luta exige muita habilidade fisica O uso de proteções é importante para o atleta

As características básicas do boxe tailandês

O boxe tailandês pode parecer o mais completo de todos os boxes, na medida em que multiplica as áreas do corpo que podem ser usadas no ataque e também dos alvos. A chamada “arte das oito armas” possibilita o uso dos dois punhos/mãos, dois cotovelos, dois joelhos e dois pés/canelas. E os mesmos podem servir como escudos durante as defesas.

Essa flexibilidade é muito agradável para os praticantes que se tornam cada vez mais encantados com a liberdade de movimentos – o que torna a prática do boxe sombra dessa luta bem completa.

O boxe tailandês ganhou muito mais popularidade e visibilidade mundial do que outros esportes de combate do Sudeste Asiático , como o boxe da Birmânia, o boxe vietnamita, o boxe Khmer (natural do Camboja) e o boxe do Laos, todos muito praticados na região.

Na verdade, foi o primeiro deles a ter sido – em parte – profissionalizado (com treze categorias de peso) e ser atualizado mais recentemente. É inegável uma vantagem na sua participação na televisão, publicidade e investimentos recebidos.

É essencial ter um mínimo de equipamentos de boxe, como bandagens e luvas – incluindo, para homens, um protetor genital. Os shorts de boxe tailandeses são essenciais, e possivelmente, fitas nos  tornozelos ou como é comum no Brasil, nos braços. Por outro lado, é necessário lutar com pés descalços.

Em vista de suas origens, o  boxe tailandês manteve as conotações pagãs e animistas em alguns de seus seguidores étnicos, como evidenciado pelo  ram-muay  ou wai-khru, rituais em que movimentos realizados por mais de um  desafiante antes de qualquer luta em o objetivo de invocar a proteção de divina e sorte. Esta dança preparatória é essencial para profissionais nativos.

Mas evocar a sorte do sagrado não deve dispensá-lo de treinamento adequado!

O boxe americano, cada vez mais conhecido e popular em todo o mundo, é realmente uma variante americana de muay-thai , mas com a adição de inspirações do japonês karatê.

Chutes e socos também são parte desse combate Cotovelos estão entre as áreas que podem ser utilizadas no Muay thai

Algumas regras básicas de muay-thai e a graduação dos atletas

Alguns gostam de descrever o boxe tailandês com uma fórmula compacta: “tudo pode ser usado como arma” . Mas você já imagina que isso é obviamente uma explicação bem simplista… Para ser mais específico, são permitidos socos, pontapés, cotoveladas, joelhadas e chutes.

São estes últimos pontos que diferenciam muito o muay-thai do Savate (boxe francês), permitindo sequências muito mais variadas e uma arte de luta muito mais densa e completa do que as contempladas nas regras do Marquês de Queensberry para o boxe francês.

Além disso, o boxe tailandês profissional se diferencia bem do boxe amador.

No primeiro, as partidas incluem cinco rodadas (ou  rounds) de três minutos, que exige um quarto de hora de combate efetivo, todos pontuados por instrumentos musicais tradicionais. Os tempos de recuperação são de um minuto e trinta ou dois minutos, dependendo das federações.

Anteriormente, uma regra era bem parecida com algumas outras lutas: o praticante tinha que colocar seu oponente nocaute ou obrigá-lo a desistir. Isso era extremamente violento, especialmente porque os lutadores podiam concordar com a adição de pedaços de vidro nas bandagens de suas mãos, apenas para aplicar golpes mais destrutivos.

O potencial mortal desta modalidade tinha sido a origem de sua proibição total em 1921, uma mudança que foi bastante benéfica para o esporte, uma vez que reapareceu em 1930 com suas regras contemporâneas mais humanizadas.

Com o uso de luvas de boxe, um ringue como palco (com pelo menos três fileiras de cordas em volta de um quadrado de cinco a sete metros de largura), movimentos bem cadenciados e a proibição dos golpes mais mortais, as coisas estavam mais de acordo com o respeito entre os boxeadores e o espírito contemporâneo.

Também são proibidos os golpes na direção de partes íntimas, o uso das cordas, mordidas, cuspes, puxões de cabelo, bater em um lutador no chão e colocar os dedos nos olhos do adversário.

Os juízes atribuem uma pontuação técnica, especialmente para agilidade de defesa e combatividade. Existe também uma variante de “contato leve” por ataque: é um empréstimo do savate, o famoso boxe francês, e da esgrima.

No Brasil, os atletas são divididos de acordo com sua experiência e carregam em uma corda no braço esquerdo as cores dessa hierarquia. Do mais novato ao mais experiente, as cores utilizadas são:

  • branca,
  • branca ponta vermelha,
  • vermelha,
  • vermelha ponta azul clara,
  • azul clara,
  • azul clara ponta azul escura,
  • azul escura (quando o aluno pode se tornar um instrutor do esporte),
  • azul escura ponta preta (instrutor master),
  • preta (passa a ser denominado professor),
  • preta e branca (o mestre),
  • preta, branca e vermelha (mais alto grau da Confederação Brasileira de Muay Thai, o Grão Mestre).

A concentração ajuda no combate Depois do aquecimento, é hora de lutar

Existe algum grande campeão de boxe tailandês?

Por sua antiguidade, o boxe tailandês tem um grande número de campeões , mas em diferentes níveis e respeito.

Entre os nomes da história de muay-thai, podemos surpreender especialmente a presença de cabeças coroadas . Este é, por exemplo, o caso do rei Pra Chao Sua, chamado voluntariamente “Tigre” por suas conquistas. Outro monarca conhecido, Naresuan, promoveu esse esporte no fim do século XVI.

Mas é verdade que, no século XVIII, o boxe tailandês era para os tailandeses o que poderia ser a tourada para os espanhóis. Todas as aldeias já tiveram seus próprios campeões.

A história às vezes conta também com as lendas, como com o herói nacional Nai Khanom Tom, um soldado capturado em 1767 por seus inimigos birmaneses e que teria eliminado dez oponentes em sequência!

Mais recentemente, os grandes boxeadores tailandeses são Apidej Sit Hrun (95 vitórias para 102 jogos), Patrick Brizon (primeiro campeão europeu do boxe tailandês em 1979) , Yamoun Saydali (162 vitórias em 177 combates), Samarth Payakaroon (muito conhecido pelos seus técnicos golpes altos), Orlando Wiet (campeão mundial cinco vezes), Dany Bill (francês com sete títulos mundiais), Dida Diafat (também da França, mas com onze campeonatos) , Buakaw Banchamek e Anuwat Kaewsamerit.

E agora, o que você está esperando para praticar melhor esse esporte com o apoio de um professor particular?

E que tal conhecer outras artes marciais orientais, como o boxe chinês?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar