Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Um esporte de combate nascido na França

De Fernando, publicado dia 23/01/2018 Blog > Esporte > Boxe > Conhece o Boxe Francês?

“Você vê que Savate é uma ciência profunda, que exige muita frieza, reflexão, cálculo, agilidade e força; É o desenvolvimento mais bonito do vigor humano, uma luta sem outras armas além das armas naturais, e onde nunca se pode ser pego sem guarda”. Esse é um trecho de um artigo de Théophile Gautier, escritor francês do século XIX e contemporâneo de vários grandes lutadores do boxe francês.

Assim como a aula de boxe,  aula de kick boxing, aula de muay thai ou de MMA, o savate é parte da grande família do boxe e, de maneira mais geral, dos esportes de combate.

A modalidade surge usando como inspiração parte do espírito e do vocabulário da esgrima. Este é um jogo de boxe em que seus praticantes tem por objetivo bater o oponente com punhos ou pés em certas partes do corpo do adversário. A prática do boxe francês é feita com luvas para os punhos e sapatos de boxe para os pés.

Em 2015, o Savate se tornou patrimônio cultural imaterial na França.

Essa é a modalidade francesa do boxe, que possui diversas possibilidades, e agora vamos falar um pouco mais sobre sua história e curiosidades.

Nascido na França, esse estilo é muito popular Mais de 50 mil pessoas praticam boxe francês em seu país de origem e cerca de 40% são mulheres

A história do savate

O primeiro vestígio do nascimento do savatte (escrita da época) data de 1797. Os primeiros relatos são de Eugène-François Vidocq, então com 22 anos e um criminoso francês, que descobre esse esporte durante seu momento na prisão de Brest e aprende as técnicas (depois de um tempo, ele passa a ser uma das maiores referências em criminalística no mundo, influenciando diversos autores e até mesmo uma romanceada cinebiografia)

No início do século 19, a savate é ainda considerada como o esporte dos meninos maus das trincheiras de Paris. Por volta de 1800, também aparece a luta dos marinheiros no sul (esporte de combate usando apenas os pés).

Em 1820, Michel Casseux abriu a primeira sala de Savate parisiense onde também ensinou lutas com bastões. Na década de 1830, Charles Lecour sintetizou as inspirações do savate, alinhando o boxe e  a luta com calçados de Marselha. O nascimento do boxe francês!  Ao voltar para Paris, ele também abriu uma sala onde ensinou boxe e savate.

Ao longo do século, o savate rapidamente se tornou um esporte de autodefesa e um símbolo esportivo da aristocracia. Este também é reconhecido como uma maneira prática de trabalhar fisicamente e manter a forma.

Em 1877, Joseph Charlemont publicou o “Tratado de boxe francês” que codifica e teoriza pela primeira vez as técnicas e golpes autorizados ou proibidos. Dez anos depois, ainda sob a direção de Charlemont e seu filho Charles, a Academia de Boxe Francesa é criada. Ela resiste até a morte de Charles em 1944.

O combate entre Charles Charlemont e Jerry Driscoll (lutador de boxe inglês, a nobre arte) desencadeou as paixões e colocou o boxe francês em primeiro plano. Esta luta foi vencida por Charles Charlemont com um golpe na parte inferior do estômago – o que é um movimento controverso, pois o golpe era válido para alguns e proibido para outros. Esta reunião não oficial terminaria com um julgamento onde os dois protagonistas foram sentenciados por agressão.

Em 1903, foi criada a Federação Francesa de Sociedades de Boxe (FFSB), que reúne boxe francês e inglês. Após o final da Primeira Guerra Mundial, o Savate retorna à vanguarda nas Olimpíadas de Paris (1924), quando é apresentado como um esporte de demonstração. Até o final da Segunda Guerra Mundial, o boxe francês mantém a estagnação e não ganha muito destaque além do habitual. Apenas alguns campeões como Pierre Baruzy, Berceau, Laford ou Prévost mantêm a chama do esporte em evidência.

A popularidade começa a melhorar nos anos 70-80, graças à boa gestão da CNBF (Comitê Nacional de Boxe Francês) que passa a inserir o boxe francês no ambiente universitário e na escola. Em 1980, havia mais de 10 mil diplomados e mais de 20 mil em 1985, coincidindo com a criação da Federação Internacional. Hoje, existem mais de 50 mil praticantes na França.

Você conhece o boxe tailandês, outra luta que é muito popular pelo mundo?

A luta francesa exige equipamentos Ataques são permitidos com mãos e pés.

As regras e a codificação de savate

Como em todos os esportes e especialmente em esportes de combate, o Savate possui um vasto código de  regras. Para que as batalhas sejam equilibradas, existem delimitações por categoria de peso e idade.

A prática oficial tem a primeira categoria de idade entre 7 e 9 anos, depois de 10 a 11, 12 a 13, 14 e 15, e após 16 e 17 anos eles passam a se diferenciar também pelo peso. Existem categorias oficiais para adultos entre 18 e 20 anos e entre 21 e 34 anos.

Para os mais velhos, é feita também uma distinção entre a categoria “assalto” e “contato”, duas variantes da modalidade em que retornaremos a falar melhor sobre logo abaixo.  Assim, a partir dos 35 anos como variante de “contato”, um praticante é considerado “veterano”. É o mesmo ocorre para os maiores de 40 anos para a variante “assalto”.

Após os 17 anos, a categoria chamada cadete, são considerados os seguintes pesos para distribuir os atletas nas categorias de treino de boxe:

  • mosca : menos de 48 kg,
  • galos: de 48 a 52 kg,
  • pluma: menos de 56 kg,
  • Peso leve: de 56 a 60 kg,
  • Super leve : de 60 a 65 kg,
  • Meio-médio: 65 a 70 kg
  • S / M / Médio: de 70 a 75 kg,
  • Médio: de 75 a 80 quilogramas incluídos (para mulheres, a categoria abrange todas lutadoras de 75 quilos ou mais),
  • Meio-pesado: de 80 a 85 kg,
  • Pesado: mais de 85 quilos.

Você sabia que o vilão Batroc, dos quadrinhos da Marvel, mais especificamente do Capitão América, é um especialista em Savate?

Uma luta de muita atenção O savate possui diversas maneiras de atacar e defender

As graduações

A organização da hierarquia de classificação é responsabilidade de cada clube de boxe francês (geralmente duas vezes por ano). Como em muitos esportes de combate como o judô, o karatê ou o aikido, as notas são materializadas por cores.

As diferentes notas são luvas de cores azul, verde, vermelho, branco, amarelo, prata e ouro. Cada uma dessas cores é composta por 3 graus.

Você já ouviu falar sobre o boxe sombra ?

Algumas peculiaridades de savate

No boxe francês e ao contrário de muitos esportes de combate, o choque entre dois adversários pode assumir duas formas diferentes:

  • O assalto que é uma forma de encontro em que o poder dos golpes é excluído: falaremos de choque ao toque. Aqui, o essencial é acertar golpes colocados. O atirador é essencialmente julgado por sua habilidade técnica e tática para levar golpes e desviar. A potência durante tais confrontos também é observada. A variante de “assalto” pode ser praticada em todas as idades e em todos os níveis. Na maioria das vezes, as rodadas dessa modalidade ocorrem três vezes por um minuto e trinta segundos cada.
  • O contato em que os golpes com energia é autorizado e valorizado para determinar o vencedor de um duelo. Esta variante só pode ser praticada a partir dos 18 anos e sob a condição de ter o grau mínimo da luva amarela. Os combates normalmente são realizados em cinco rodadas de 2 minutos.

Você conhece as particularidades do boxe chinês ?

Ganhe músculos praticando boxe Assim como outras lutas, é preciso fazer musculação para melhorar a resistência e performance

As diferentes técnicas

Mesmo durante uma aula de teste, os alunos aprenderão algumas das principais técnicas de artes marciais francesas. As nomenclaturas podem variar de acordo com a região, mas a ideia é basicamente a mesma, o importante é conhecer bem cada um dos movimentos e as regras.

Chutes

A Federação Internacional de Savate reconhece 11 tipos de chutes e pontapés diferentes, que podem ser classificadas em três categorias: chicoteadas, caçadores e balanceados (fouettés, chassés e balancés, respectivamente).

  • O chicoteado: é um pontapé circular dado na parte inferior, média ou na cabeça do adversário com a parte superior do pé ou a ponta dele. O movimento começa a partir do quadril e da pelve que vão na direção do adversário,
  • O caçador: ele pode ser feito de maneira frontal e lateral. O frontal é um golpe dado com a sola do pé em uma parte frontal do adversário. O golpe é alto, levantando o joelho e relaxando a perna até o impacto. O caçador lateral pode ser administrado com a sola, o calcanhar ou a ponta do pé,
  • Balanceado: encontramos vários tipos de equilíbrio (frontal, lateral, ascendente e descendente). Todos usam o princípio do estilingue, movimento que é organizado em torno do eixo do quadril.

Muitos tutoriais em vídeo são úteis e práticos para entender visualmente essas técnicas!

Os socos

O savate possui quatro categorias de socos. Existem duas categorias, aquelas carregadas por um movimento de pistão e aquelas carregadas por um movimento balanceado:

  • O gancho  que é um soco circular dado horizontalmente e direcionado para as partes laterais do adversário no nível médio ou na cabeça,
  • O direto, que é um soco retilíneo, dado com um movimento de pistão. Com uma direta, o foco é atingir diretamente as partes frontais do adversário, sejam elas no nível médio ou na cabeça,
  • O swing, soco armado por um movimento de balanço realizado lateralmente ,
  • O uppercut é um soco circular dado de baixo para cima e que também se dirige às partes intermediárias e altas (cabeça) do oponente.

Ficou animado com as dicas? Que tal agendar sua aula de muay thai?

Ações proibidas  

Inicialmente presente no  Savate, são proibidos os golpes de joelho. O mesmo para chutar verticalmente, chutes verticais com o calcanhar, uso das canelas ou dos chutes entregues nas costas do oponente. Também é proibido chutar com a ajuda de uma mão no chão.

No que se refere às proibições de punho, são proibidos os cotovelos e o uso dos antebraços para defesas.

Quais são as diferentes técnicas do boxe americano?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar