Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Faça aulas e aprenda as danças afro no Brasil

De Fernanda, publicado dia 21/11/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Como aprender a dançar ritmos africanos?

Cansado das suas aulas tradicionais de zumba, aulas de sapateado e balé clássico? Por que não testar uma dança africana com um professor experiente e qualificado?

As danças africanas são bem conhecidas por serem dinâmicas e técnicas!

Graças ao seu crescimento recente, os ritmos africanos agora são acessíveis a todos os níveis, desde o iniciante até o avançado. Dança a dois, dança em grupo ou dança sozinho: há opções para todos os gostos!

Descubra agora nosso conselho para aprender a dançar ao som dos batuques africanos!

Por que aprender dança africana?

Existindo há pelo menos três séculos, a dança afro surgiu no Brasil no período colonial; ela foi trazida por africanos que chegaram em nosso país obrigados a trabalharem como escravos. Esse estilo de dança sofreu muitas influências e evoluções: da sua origem essencialmente religiosa, se fortaleceu em meados do século XIX com a influência dos sudaneses; bantos (dois povos situados em território africano) e os indígenas, estes responsáveis pelo candomblé e outros segmentos regionais que deram origem à dança dos caboclos e outros aspectos da cultura africana.

Outra personagem que influenciou muito a composição da dança afro é Katherine Dunham. Muitas das danças e coreografias estudadas hoje em escolas brasileiras são inspiradas na obra dessa bailarina e antropóloga norteamericana.

Nascida em Chicago no início do século XX, era filha de um afro-americano e uma francesa-canadense. Quando criança, cantava gospel em uma Igreja Metodista e posteriormente se tornou professora na Universidade de Chicago, sendo a primeira mulher afrodescendente a obter bacharelado, mestrado e doutorado em Antropologia.

Katherine Dunham estudou as raízes da dança afro e tornou-se um verdadeiro ícone, pesquisando ritmos africanos pela América do Sul e pelo Caribe. Elaborou coreografias, implementando aspectos de dança contemporânea à modalidade e formando a sua companhia de balé negro, o Ballet Katherine Dunham.

Quais são os benefícios de aprender dança afro? A dança africana é acima de tudo sinônimo de encontros! Fuja do estresse e exercite os músculos do seu corpo durante as aulas de dança em grupo!

Além disso, a dança afro como a conhecemos hoje no Brasil tem direta influência das religiões afrobrasileiras: o candomblé e a umbanda. Ela incorpora os movimentos característicos de cada orixá, que são utilizados nos rituais em terreiros. Além disso, nessa miscigenação, a dança afrobrasileira também absorveu e influenciou outros ritmos como o funk e o samba.

Hoje, em meio a tantas polêmicas relacionadas à comunidade negra e o racismo recorrente em nosso país, a dança afro persiste como forma de arte, de expressão cultural e de resistência, e transmite aos seus dançarinos, além de exercícios, uma enorme quantidade de informação, simbologias e tradição cultural.

Em geral, as danças africanas são reconhecidas pelo seu lado tônico e energético. Os estudantes exercitam os músculos dos corpos por meio de movimentos ritmados, fortes e agitados. Dessa maneira, é possível trabalhar sua flexibilidade, sua tonicidade, seu ritmo e até mesmo sua musicalidade!

Este tipo de dança favorece acima de tudo a linguagem corporal e a emoção. Em uma atmosfera amigável, as aulas de dança africanas ajudam os alunos a perceberem seus corpos, seus limites e suas forças.

Além disso, as danças africanas são um excelente canalizador de stress! Os passos de dança ajudam os alunos a esvaziarem suas cabeças, deixando-se levar pelo ritmo da música.

Para se sentir bem durante uma aula de dança africana, você deve, no entanto, adquirir o equipamento esportivo apropriado. Você pode transpirar muito, portanto é aconselhável escolher uma roupa com tecidos leves para se sentir mais livre em seus movimentos.

Para as mulheres, é melhor optar por um sutiã esportivo, mais conveniente para se mover em paz! Finalmente, não é necessário fazer muitas perguntas sobre os sapatos: a maioria das danças são praticadas com os pés descalços! Esqueça as botas, sapatos e sapatilhas utilizadas em outras danças mais tradicionais como os ritmos norte-americanos ou estilo country!

Quais são os estilos de dança africana

Acima, descrevemos sobretudo o estilo de dança afrobrasileiro. Mas além dele, há dezenas de outras modalidades de dança oriundas da África Ocidental ou do Norte da África: pense em rever todos os estilos antes de escolher o seu curso!

Em uma aula de dança africana, há lugar para todos. Aulas para crianças e adolescentes, aulas de dança para casais ou aulas de dança individuais: a metodologia de ensino varia de acordo com a dificuldade do estilo e do ritmo da música africana. Enquanto alguns estilos favorecem música tradicional com percussão, outros são baseados em música contemporânea (por exemplo, Kapri e Afro House).

Durante as aulas particulares de dança, você poderá aprender estilos variados danças:

Aulas de kizomba
Aulas de kuduro
Aulas rumba
Aulas de danças orientais
Aulas de makossa
Aulas de gnawa
Aulas de zouglou
Aulas de kwasa kwasa,
Aulas de malewa,

Outra vantagem de fazer danças africanas é a descoberta dos diferentes instrumentos de origem africana e que até hoje são utilizados em diferentes ritmos brasileiros. Alguns deles:

  • Afoxé
  • Agogô
  • Arghul
  • Balafon
  • Bendir
  • Berimbau
  • Caxixi
  • Chiquitzi
  • Conga ou Atabaque
  • Cuíca
  • Djimba
  • Djembe
  • Ganzá
  • Ghaita
  • Kalangu
  • Kalimba
  • Korá
  • Lira Africana
  • Quissanga
  • Reco-reco
  • Senza
  • Ud
  • Uffataha

Recentemente, muitos artistas e músicos ajudaram a divulgar a dança africana em todo o mundo. Este é o caso, por exemplo, do rapper MHD que, graças ao seu movimento “afro-trap”, viralizou sua sequência coreográfica pelo mundo.

Para escolher o estilo certo, o ideal é fazer uma aula introdutória, que servirá como uma aula de descoberta. A maioria das escolas de dança oferece uma primeira aula de dança gratuita para testar um estilo antes de adotá-lo.

Seja qual for o seu gosto musical, tenha certeza de que você vai encontrar uma aula de dança africana que se adapte às suas necessidades!

Do mesmo jeito que as danças africanas são numerosas, as danças orientais oferecem vários estilos.

Aprenda a dança africana em escolas de dança

Por que não descobrir gestos, instrumentos e rítmicos africanos por meio de aulas de dança em escola?

Quanto custa uma aula de dança africana? A dança afro-brasileira também é uma forma de arte-resistência na atualidade.

Seja qual for o seu nível de dança, é bem possível desfrutar de uma educação artística graças a um professor conhecido por suas habilidades de dança. Os preços na escola de dança variam dependendo do local: em média, você vai pagar cerca entre 130 e 300 reais pela mensalidade.

As escolas de dança geralmente oferecem pacotes decrescentes anuais, mas também cursos livres de dança para progredir rapidamente e passar de um nível iniciante para um nível avançado!

Além disso, algumas instituições podem oferecer aulas de música, por exemplo, para aprender a tocar tambores ou djembe.

É possível encontrar cursos livres de dança africana em escolas mais tradicionais, como a Escola de Dança de São Paulo, mas você também pode encontrar em escolas particulares, associações artísticas e culturais africanas e em escolas públicas.

Aulas de dança africana em associações e fundações culturais

Para aprender a dançar em uma atmosfera cultural e enriquecedora, nada como começar a fazer suas aulas em uma associação!

Algumas associações oferecem aulas de dança com fins educacionais para promover valores como auto-aceitação, respeito e solidariedade. A maioria das instituições, centros culturais, fundações e ONGs que oferecem aulas de dança afro também promovem palestras, cursos teóricos, e outros eventos que contribuam para a promoção e preservação da cultura afro, de suas raízes e manifestações plurais.

As aulas em associação são, portanto, perfeitas para descobrir a cultura africana e quilombola, mas também para desfrutar de aulas de dança a preços mais acessíveis. De fato, as associações são adaptadas a todos os orçamentos e o preço evolui de acordo com sua situação pessoal. Por exemplo, estudantes, jovens, idosos ou desempregados podem desfrutar de tarifas com desconto.Em geral, as associações ainda oferecem uma aula de teste para que o aluno possa abordar sua aprendizagem com confiança.

Quer testar outra dança do mundo? Que tal se deixar levar pelas danças indianas?

Faça aulas particulares de dança africana

Onde aprender os ritmos africanos? As danças africanas são fonte de história, cultura e musicalidade.

Em poucos cliques, o aprendiz de dança pode encontrar o professor ideal para realizar um aquecimento físico e aprofundar seu conhecimento da dança africana. Além disso, o aluno não precisa ser obrigado a aceitar tal ou tal professor: aqui é ele quem escolhe seu mestre de acordo com sua experiência e suas especialidades.

No Superprof, o preço médio de uma hora de aulas de dança africana é 58 reais.

As aulas de danças africanas geralmente ocorrem em um estúdio de dança profissional para aprender nas melhores condições. Mais de 92% dos nossos professores oferecem a sua primeira hora de aula gratuitamente: o suficiente para fazer uma aula de dança de graça e descobrir os passos básicos!

Optar por aulas particulares tem muitas vantagens:

  • Acompanhamento regular do aluno,
  • Preços atraentes,
  • A oportunidade de aprender vários estilos de dança africana,
  • A livre escolha do professor,
  • Um preço negociável,
  • A oportunidade de fazer aulas de dança online,
  • Exercícios de dança para fazer como autodidata,
  • Aulas de danças africanas disponíveis para todos os níveis, etc.

Alguns estudantes escolhem fazer aulas juntamente com seus amigos ou familiares. Além de ser financeiramente vantajoso, esse estilo de ensino é muito mais amigável e permite compartilhar sua paixão pela dança com seus entes queridos!

Então, por que não experimentar a aventura e se tornar um profissional de dança africana?

Já se você faz mais o estilo de danças espanholas ou dança irlandesa… tem Superprof para todo mundo!

Porque não procurar também por aulas de zumba? Uma arte que mescla várias danças originárias da África, como o samba e mambo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ana Paula Gomes Da Silva Marcelino Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Ana Paula Gomes Da Silva Marcelino
Convidado
Ana Paula Gomes Da Silva Marcelino

Olá Boa noite!
Estou precisando urgentemente fazer aulas de dança afro vcs são de onde?