Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Flamenco, bolero, pasodoble… Olé!

Blog > Artes e Lazer > Dança > Qual dança espanhola praticar?

“A novidade é a sensibilidade do artista.” – Azorin

A Espanha é um dos destinos turísticos favoritos de muitos brasileiros! Sol, história, tapas, mas também muito ritmo com os dançarinos de flamenco: essas são as maravilhas que você vai encontrar na terra do sol.

No entanto, sem mesmo sair de sua cidade, você pode descobrir a cultura hispânica por meio de aulas de dança espanhola. A partir daí, basta escolher o estilo que mais combina com você, de acordo com suas expectativas como iniciante ou dançarino profissional!

Neste artigo vamos dar uma visão geral desta arte muy caliente!

Quais são os estilos da dança espanhola?

As danças espanholas são especialmente reconhecidas pela pluralidade de seus estilos, que podem agradar a todos os gostos artísticos!

Como aprender passos de dança espanhola? Catalunha, Reino de Castela, Andaluzia…: cada região espanhola tem uma ou mais danças próprias.

Em geral, os dançarinos profissionais da Espanha explicam que não há um único gênero de dança nacional, mas sim uma grande variedade de modalidades. Independentemente do estilo preferido do aluno, ele certamente vai se beneficiar com o conhecimento desta cultura e expressão artística celebrada em todo o mundo.

Aqui está uma lista não exaustiva dos estilos de dança espanhola mais populares:

  • Dança flamenca,
  • Dança clássica espanhola
  • Balé espanhol,
  • Danças folclóricas espanholas,
  • Dança de castanholas
  • O pasoduplo,
  • O bolero,
  • A dança sardana,
  • A dança muñeira,
  • O fandango.

O futuro dançarino também pode aprender danças tradicionais de certas regiões da Espanha: dança de Jota Aragonesa do norte da Espanha, a Sevillana da região de Sevilha e a dança de Zambra de Granada, na Andaluzia.

Tenha cuidado para não confundir as danças espanholas e as danças latinas!

Na verdade, as danças latinas têm suas origens em países latino-americanos. Por exemplo, podemos citar a salsa cubana ou o tango argentino. Estudar danças espanholas permite que os estudantes saibam mais sobre música mediterrânea, mas que também incorporem alguns passos de dança presentes em algumas danças latino-americanas.

O aluno deve, para escolher seu estilo de dança, levar em consideração suas expectativas como dançarino. Por exemplo: um dançarino que procura explorar e desenvolver sua sensualidade pode aprender o flamenco; outro que deseja aprimorar seus talentos como músico pode optar pela dança de castanholas.

Em suma, no que diz respeito às danças espanholas, o aluno tem com certeza um painel amplo de opções e variedades!

Já nos Estados Unidos, você tem a escolha entre a dança country e a dança madison.

Escolha uma dança espanhola de acordo com suas origens

País das artes e da cultura, a Espanha tem, como o Brasil, uma história particularmente rica e cheia de influências e misturas!

Se dedicar aos estudos de uma dança espanhola é, sem dúvida, conhecer as origens desta dança e, consequentemente, a história da Espanha. Algumas danças mais tradicionais foram e permanecem hoje praticadas por categorias sociais muito distintas. Outras, mais populares, visam a todas as idades e todos os níveis.

Foi no século XV que a maioria das regiões espanholas começaram a desenvolver seus próprios estilos de dança: naquela época, havia mais de 200 estilos de dança diferentes na Catalunha!

No século 18, durante o período Bourbon, a cultura espanhola começou a se espalhar pelo mundo e os dançarinos hispânicos conseguiram finalmente difundir seus talentos artísticos. Mais tarde, foram os ciganos que desenvolveram o estilo de dança espanhola mais famoso do mundo: o flamenco.

No entanto, a difusão da dança espanhola desacelerou sob a ditadura de Francisco Franco, que naquele momento proibia todas as formas de cultura regional (música, dança, línguas, etc.). Felizmente, hoje, os espanhóis são livres para praticar esta arte como bem entenderem!

As danças espanholas e as danças latinas são particularmente populares no século 21 graças ao surgimento do pop latino. Antes de começar, pense em dar uma olhada nas origens e na evolução dos diferentes estilos para conseguir mergulhar de cabeça na cultura hispânica!

As danças africanas também vão fazer você descobrir uma cultura igualmente rica!

Escolha uma dança espanhola de acordo com o tipo de ensino

Escolas e associações de dança espanholas

Para aprender a dançar como um espanhol, nada melhor do que uma aula de dança profissional!

Em uma escola ou estúdio de dança, os alunos frequentam as aulas supervisionados por professores que possuem em geral diploma ou formação específicos na área.

Os alunos também podem ingressar uma associação ou centro cultural para estudar dança.

Com alegria e bom humor, as associações acolhem crianças e adultos, qualquer que seja seu nível: é, portanto, a estrutura ideal para dançar em casal ou em família. No entanto, é aconselhável ter o nível de iniciante para frequentar esses cursos, pois as instituições oferecem em geral uma iniciação musical básica.

Um exemplo de associação especializada é a Cuadra Flamenca, em São Paulo. Outra dica também é procurar o Instituto Cervantes de sua cidade ou região e se informar sobre as manifestações artísticas e ensino de dança.

Onde aprender a dançar flamenco? Ao conhecer os diferentes ritmos espanhóis você também aprende sobre história e musicalidade hispânicas.

Aulas particulares de dança espanhola

Ter um professor de flamenco só para você é o sonho de qualquer um que queira se tornar um verdadeiro dançarino espanhol!

Para encontrar um coreógrafo que domine os passos de dança espanhola, os futuros alunos geralmente usam o método boca a boca, ou então procuram por anúncios de professores em estúdios de dança ou em redes sociais.

No entanto, é sempre possível encontrar um coreógrafo adaptado às suas expectativas por meio de classificados on-line. Nesse caso, o aluno pode acessar uma ampla gama de professores e pode até realizar uma aula teste de dança para descobrir os diferentes estilos espanhóis. Além disso, os dançarinos que residem longe dos centros urbanos podem muito bem fazer aulas de dança on-line com a ajuda do Skype.

No Superprof, uma hora aula de flamenco custa em média 80 reais!

Preço, estilo de dança, nível de ensino: existem muitos critérios que devem ser considerados na hora de procurar um professor no portal do Superprof!

Seja com as danças espanholas ou com a dança oriental, escolher bem seu professor é etapa crucial.

Escolha o seu tipo de dança espanhola de acordo com seu gosto musical

Música flamenca

Com origem na dança cigana, o flamenco deflagra suas raízes por meio de sua musicalidade marcante. Com seu violão, o músico flamenco toca num ritmo rápido e frenético, que coincide com os passos de dança do dançarino.

Descubra as canções flamencas mais populares:

  • « Para ayudarme a llorar » de Antonio Mairena,
  • « Juncales » de Niño Ricardo,
  • « Tanguillo » de El Niño de Almadén,
  • « Que lastima de gitana » de Beni de Cadiz,
  • « Tiene mi niña un balcon » de Manolos Vargas,
  • « Sin cédula ni licencia » de Pericón De Cádiz,
  • « Tientos » de Aurelio Sellés de Cádiz,
  • « No hables mal de nadie » de Tio Gregorio el Borrico,
  • « Alegria » de Ramón Montoya,
  • « En un verde prado » de Rafael Romero,
  • « Me valgo de mi saber » de La Perla de Cadiz.

E por que não fazer aulas de violão flamenco para aprimorar sua musicalidade?

Música do pasodoble

Tocado durante as apresentações de dança nas touradas, a música do pasodoble é particularmente cativante e enérgica. Na maioria das vezes, os professores de dança usam gravações de músicas populares, mas pode acontecer, por exemplo, em competições de dança, que os grupos dancem acompanhados de orquestras ao vivo.

Aqui estão algumas músicas míticas do passo doble dance:

  • « Marcha a la manoleria » de F.A. Barbieri,
  • « Currito de la Macarena » de Fernandez,
  • « La belle Signorine » de Max Elloy,
  • « Ole Torero » de Luis Mariano,
  • « Montevideo » de Rina Ketty,
  • « Muchacha » de Rose Avril,
  • « Un Pasodoble por favor » de Mika Wolkan,
  • « Brisas del Moncayo » d’Abel Moreno,
  • « En er mundo » de Juan Quintero Munoz,
  • « Maestranza Sevillana » de Pedro Morales Munoz.

Em função do tipo da dança espanhola, você pode descobrir muitos estilos musicais e artistas oriundos de diferentes regiões do país. Na verdade, a escolha da música é crucial para ter sucesso nas aulas de dança: uma boa música faz o aluno ficar ainda mais motivado e contribui para que ele progrida ainda mais rápido!

Você gosta mais do estilo da música celta? Procure pela dança irlandesa!

Os acessórios específicos da dança espanhola

Por fim, último critério para levar em consideração antes de começar suas aulas: o material solicitado pelo professor!

A dança espanhola enfatiza acima de tudo a beleza dos gestos e a estética dos dançarinos: ao contrário da dança moderna do jazz ou da dança esportiva, é necessário adquirir acessórios bem específicos e às vezes muito caros.

No que diz respeito à dança do flamenco, as mulheres têm a opção de vestir uma saia cheia, composta de ornamentos na parte inferior, e uma blusa leve, muitas vezes em renda; muitas optam por adquirir um traje espanhol completo. As cores devem ser preferencialmente vermelhas e pretas e os sapatos pretos devem ter uma presilha à frente.

As mulheres também podem acrescentar acessórios como flores, lantejoulas, xales ou leques!

Como se vestir para uma aula paso duplo? Os dançarinos de flamenco normalmente amarram seus cabelos em um rabo de cavalo baixo.

Para o pasodoble, as roupas são semelhantes. Os homens devem usar um terno preto confortável e sapatos de sola dura.

Muitas escolas de dança fornecem os materiais necessários, mas nada melhor do que adquirir seus próprios acessórios para poder treinar entre as aulas em casa!

Está pronta? Então coloque agora seu vestido vermelho e seus sapatos pretos: desperte sua sensualidade com a dança espanhola!

Tal como acontece com a dança de Bollywood, alguns acessórios são parte integrante fundamental à arte.

Caso procure por algo mais esportivo e menos técnico, você pode optar por aula de zumba no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,50 sob 5 de 2 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar