Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O guia completo sobre como aprender a dançar como os irlandeses

De Fernanda, publicado dia 07/12/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Descubra as origens da dança irlandesa!

“Em algumas partes da Irlanda, o sono que não termina é sempre seguido por um despertar que não tem fim…” – Mary Wilson Little

Ah, a Irlanda! Seu trevo de quatro folhas, seus elfos e sua dança única! Além de ser reconhecido por sua beleza, o sapateado irlandês é um esporte propriamente dito, praticado em competições internacionais. No entanto, poucos de nós sabem como dominar com maestria os passos básicos da dança clássica irlandesa.

Então, por que não fazer aulas de dança irlandesa para descobrir a maravilhosa cultura celta?

O que é dança irlandesa?

Para você que não é um conhecedor da cultura celta: que tal dar um mergulho na dança irlandesa?

Como aprender a dançar Riverdance? Na Irlanda, não se brinca em competição! Há campeonatos específicos para todas as idades, até para os mais jovens!

A dança irlandesa é uma dança tradicional originária de Éire, parte do arquipélago das ilhas britânicas. A dança é praticada em modalidade solo mas também em grupos, sobretudo nas competições esportivas de dançarinos. Embora suas origens não sejam muito claras, sabe-se que a dança surgiu no mesmo período que a música tradicional irlandesa e se espalhou por toda a Irlanda nos séculos 18 e 19.

Nessa época, a dança era praticada em pequenos grupos e os dançarinos subiam em barris ou mesas de “pubs”. Com o passar do tempo, os praticantes começaram a frequentar estúdios de dança e desenvolveram seus movimentos próprios, não se concentrando apenas nos braços.

A dança irlandesa às vezes é confundida com o sapateado clássico. Por isso, cuidado! Embora essas duas artes pareçam semelhantes, elas têm algumas diferenças. Apesar disso, a prática da dança irlandesa pode sem dúvida contribuir para o conhecimento do sapateado clássico.

Você sabia que o show de dança “Riverdance” contribuiu muito para a popularidade da dança irlandesa no mundo? Este espetáculo irlandês é composto de música celta, balés, canções e modelos tradicionais e é apresentado sobretudo na Europa Ocidental e na América do Norte.

Então, por que não descobrir esta dança que vem lá do Norte?

Se você tem interesse em outro tipo de dança online, que tal se deixar levar pelo country ou testar uma aula de zumba?

Qual dança irlandesa praticar?

Antes de fazer um tour pelos diferentes estilos da dança irlandesa, note que a dança irlandesa é dividida em duas categorias:

  • A dança de espetáculo: praticada em escolas de dança ou associações culturais, é uma coreografia especialmente feita para o palco. O corpo de dançarinas realiza movimentos em ritmo acelerado ou ritmo lento, de acordo com a sequência coreográfica ensaiada. As aulas de dança de espetáculo ocorrem com músicas pré-gravadas.
  • A dança de competição: este tipo de dança é mais orientada para a dança solo. Os alunos têm que ter uma base artística sólida para dominar todos os passos de dança. A dança de competição é em geral realizada com um músico irlandês (um violinista ou acordeonista) ou uma orquestra celta. A trupe é tradicionalmente composta por oito dançarinos.

Para aprender uma dança irlandesa, será essencial escolher um estilo adaptado aos seus desejos!

Alguns estilos de dança, menos rítmicos, são mais adequados aos níveis iniciantes. As aulas que exigem habilidades de sapateado são mais reservadas para o nível intermediário, embora seja bem possível dominar esta arte em alguns meses de prática em um estúdio de dança.

Descubra uma lista não exaustiva de estilos de dança irlandesa, em função de ritmos específicos:

  • Dança reel,
  • Dança single jig,
  • Dança slip jig,
  • Dança treble jig,
  • Dança treble reel,
  • Dança set dancing,
  • Dança ceïli dancing,
  • Dança hornpipe,
  • Dança polka,
  • Dança step dancing,
  • Dança two hand dancing,
  • Dança three hand figure,
  • Dança traditional set,
  • Dança individual set etc.

Há tantos estilos de dança irlandesa… O suficiente para fazer um iniciante ficar totalmente perdido! Mas não entre em pânico: para encontrar o estilo mais adequado, as escolas de dança em geral oferecem uma aula de teste gratuita. Esta primeira aula permite que você observe os outros dançarinos e identifique as dificuldades e facilidades de determinado movimento ou dança.

Você sabia que a dança madison com suas raízes norte-americanas é bem diferente da cultura celta?

Onde aprender sapateado irlandês? Você vai precisar de muita sorte para encontrar vestimentas típicas irlandesas a preço acessível!

Os passos básicos da dança irlandesa

Como em qualquer esporte, é obrigatório se aquecer bem e se alongar antes da sua aula!

O aquecimento para a dança irlandesa deve durar no mínimo cinco minutos, durante os quais o aluno tem de exercitar as pernas, os pés e o abdômen. A dança irlandesa pode exigir bastante de um corpo que não tenha condicionamento físico: muitos dançarinos irlandeses fazem aulas de Pilates para ganhar peso corporal e flexibilidade.

Sim, praticar dança irlandesa não é fácil. Como John Carey, um dos melhores professores de dança irlandeses do mundo, explica no jornal Le Figaro de 29 de novembro de 2011:

“Esses jovens têm um corpo de aço e uma vontade de ferro. […] O número de praticantes cresce a cada ano e novos professores abrem cursos em todo o mundo, incluindo Israel, América do Sul e Cidade do México. “

Com uma boa dose de motivação, você pode começar a aprender os passos básicos da dança irlandesa sem grandes problemas! E para aumentar sua flexibilidade e ritmo, você também pode fazer aula de zumba!

Por ser caracterizada por seus movimentos rígidos, rápidos e complexos, a dança irlandesa desenvolve agilidade, flexibilidade, coordenação, ritmo e força naqueles que a praticam.

Para controlar os passos, o aluno deve mover o peso do corpo do pé direito para o pé esquerdo e pular enquanto mantém o joelho erguido. Em seguida, é uma questão de colocar o pé esquerdo para trás enquanto pula três passos para trás com o pé esquerdo.

Para a quadrilha, o aluno deve dar um pequeno salto e pousar no pé direito e depois pular para a frente. O pé deve finalmente subir à altura do joelho, então o pé esquerdo dá sete rápidos passos.

Para se ter uma ideia dos passos de dança clássica irlandesa, é aconselhável assistir a vídeos educativos ou tutoriais (Youtube, Dailymotion) ou baixar aplicativos de dança grátis (Irish Step Dance, Irish Dance …)!

Claro, estamos longe das aulas de dança africanas onde você tem que liberar todos seus movimentos e membros superiores!

Faça aulas de dança irlandesa

Para se tornar um especialista em cultura irlandesa, nada melhor do que fazer uma aula de dança profissional!

No Brasil há muitas escolas de dança e associações culturais especializadas em danças irlandesas. No entanto, como esse estilo ainda permanece desconhecido, às vezes pode ser mais difícil de encontrar aulas próximas de sua casa, ao contrário das danças mais populares (aulas de balé clássico, aulas de dança contemporânea, aulas de sapateado clássico, aulas de dança de salão…).

O ideal? Fazer aulas particulares de dança irlandesa!

No Superprof, os alunos podem escolher sua aula personalizada, de acordo com diferentes critérios:

  • O local de ensino (estúdio de dança, centro municipal, salão de dança particular …),
  • Os diplomas do professor,
  • A experiência do coreógrafo,
  • O nível ensinado pelo dançarino,
  • O estilo de dança irlandesa,
  • O preço de uma hora de aula,
  • A possibilidade de fazer aulas via webcam,
  • A disponibilidade do professor de dança, etc.

Embora a possibilidade de uma aula de dança irlandesa individual pareça atraente, ainda é aconselhável escolher pelas aulas em grupo a princípio.

Além de ser financeiramente vantajoso, as aulas particulares em grupo proporcionam uma atmosfera amigável e permitem que você domine mais facilmente a coreografia. Em grupo também é mais fácil de trocar informações e conhecimentos sobre a cultura irlandesa mais a fundo. Que tal ir à Irlanda para fortalecer ainda mais esse hobby?

Da dança irlandesa às danças orientais: hoje em dia a oferta é bem variada nas escolas de dança pelo Brasil afora.

Como se preparar antes de uma aula de dança irlandesa

Pois bem, você finalmente encontrou o seu mestre ideal de dança. Então, é hora de se lançar na pista! Mas, do mesmo jeito que para uma aula de danças indianas, é preciso se preparar antes.

Você nunca deve menosprezar a preparação para uma aula de dança: seja o professor de dança ou o aluno. Aliás, esse último corre o risco de perder horas preciosas sem uma preparação adequada.

Um dos problemas recorrentes dos recém-chegados nas aulas de dança irlandesa é a aquisição de materiais e acessórios adequados. Ao contrário dos collants e das sapatilhas, que são facilmente encontrados em qualquer loja de dança, é muito mais difícil de adquirir os acessórios e roupas de dança irlandeses a um preço justo.

Para fazer isso, uma boa dica é procurar por lojas especializadas online. Você pode comparar os preços e ainda verificar se o serviço é garantido pela avaliação dos usuários.

Como aprender a dançar como os celtas? A dança irlandesa exige preparação física, concentração e ritmo.

Os dançarinos irlandeses usam em geral tap irish, calçados rígidos parecidos com aqueles utilizados para o sapateado clássico, ou então os irish guillie, que são flexíveis, com cabedal e sola fabricados inteiramente em couro.

Nosso conselho: comece comprando uma roupa de dança simples para aprender a dançar os passos básicos. Na verdade, os trajes irlandeses tradicionais, que são obrigatórios para uma competição oficial de dança, são relativamente caros: são, portanto, a princípio reservados para bailarinas e dançarinas profissionais.

Por fim, a tradição é que a mulher penteie seus cabelos em longas tranças. Se você não quer gastar com cabeleireiro ou se seus cabelos forem curtos, você pode utilizar uma peruca!

Então, o que você está esperando para começar sua primeira aula de dança irlandesa?

Da dança irlandesa às danças espanholas: nossos Superprofs estão aqui para ajudá-lo!

Caso procure por algo mais esportivo, você pode dar uma olhada nos profes para aula de zumba no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar