Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas de dança country: aprenda a dançar como um cowboy!

De Fernanda, publicado dia 08/12/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Dançar o country: faça como os norte-americanos!

«Where did you come from? Where did you go? Where did you come from Cotton Eye Joe ?», Cotton Eye Joe, Rednex

Diretamente associada à música sertaneja no Brasil, a dança country tradicional é extremamente popular em alguns estados dos Estados Unidos, especialmente no sul do país (Louisiana, Idaho, Novo México, Texas etc.).

Como parte integrante da cultura norte-americana, esse estilo de dança está presente em muitos filmes dos EUA e os americanos não conseguem deixar de dar alguns passos de dança quando uma música country toca no rádio!

Então, coloque seus chapéus e suas botas de cowboys: este artigo é para que você tenha uma visão geral da dança country!

Mas se você é apaixonado por danças em geral, que tal fazer aula de zumba? Acesse o Superprof e ache o professor ideal!

Por que aprender a dançar o country?

Aprenda a história da dança

Fazer aulas de country é ideal para descobrir a famosa cultura norte-americana!

A dança western (ou a dança country) era uma forma de linguagem corporal particularmente popular durante o século XX nos Estados Unidos.

Existem muitas variações para ambos os passos, mas o mais básico segue um padrão simples que os iniciantes podem obter rapidamente. O Country Two-Step, por exemplo, tem suas raízes no balanço e é a dança country mais popular entre os dançarinos.

O country é inspirado por muitas outras formas de dança popular, como danças irlandesas, swing e as danças tradicionais dos fazendeiros americanos.

A dança country é muito popular por sua atmosfera amigável: muitos americanos se dedicam a esta arte durante shows de dança e festivais de música country!

Apesar disso, as origens desse estilo de dança ainda permanecem um pouco misteriosas.

De acordo com a lenda, os vaqueiros adoravam dançar até o ponto de correr para o salão de dança depois de um dia de trabalho, sem sequer nem trocar de roupa ou tomar um banho. É graças a essa paixão pela dança que as roupas de vaqueiro são hoje acessórios obrigatórios durante as aulas de dança country!

Outra dança americana que você pode aprender é o madison!

Cuide do seu corpo com o country

Esse estilo de dança traz muitos benefícios aos alunos, tanto sob o aspecto físico como sob o aspecto mental!

Os efeitos positivos da dança podem ser vistos em primeiro lugar no condicionamento físico, e isso depois de apenas alguns meses de sessões de dança.

Dançar o country faz com que os músculos abdominais se exercitem ao som e ritmo rápido e com movimentos enérgicos.

Por que fazer aulas de dança americanas? Dançar o country também contribui para que você conheça o universo dos cowboys e vaqueiros!

Praticar essa atividade também ajuda a diminuir a pressão sanguínea por meio de passos rápidos que melhoram a circulação para o coração.

Além disso, a dança country pode aumentar a energia do corpo e pode até impedir o desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

Por fim, essa dança é conhecida pelo bem-estar que ela oferece: o aluno aprende a deixar se levar pelo entusiasmo das canções e aprimorar sua concentração nas coreografias enquanto se diverte!

Todas as danças fazem bem para a saúde: que tal experimentar as danças africanas?

As músicas para dançar o country!

Como dissociar a dança country da música country, um estilo musical extremamente popular na América do Norte?

Como aprender os passos de dança do país? Em casal, família, amigos, sozinho… Existem vários tipos de aulas para progredir em uma atmosfera amigável!

Nos Estados Unidos, as músicas “Cotton Eye Joe” da Rednex e “Achy Breaky Heart” ajudaram a colocar o country de volta ao topo das paradas. No entanto, embora essas músicas permaneçam emblemáticas do estilo musical, elas não são necessariamente recomendadas para um nível iniciante de dança.

O segredo é escolher uma melodia adaptada ao seu nível (ritmo mais lento para um nível iniciante, ritmo mais rápido para um nível intermediário ou nível avançado) e sobretudo uma melodia que você goste!

Aqui está uma pequena lista não exaustiva de músicas recomendadas para uma coreografia iniciante:

  • « A woman like you » de Lee Brice,
  • « I don’t want this night to end » de Luke Bryan,
  • « Livin’ on love » de Alan Jackson,
  • « All your life » de The Band Perry,
  • « Me and my gang » de Rascall Flatts,
  • « Raise the barn » de Keith Urban,
  • « Pontoon » de Little Big Town,
  • « Honey bee » de Blake Shelton,
  • « She’s country » de Jason Aldean,
  • « Fake ID » de Big and Rich.

Nos Estados Unidos, a música country é uma instituição real.

Já no Brasil, a recepção desse estilo musical obteve muito sucesso devido à identificação do estilo de vida rural dos vaqueiros em cidades do interior do nosso país. Podemos afirmar que hoje a música country brasileira é a sertaneja, que se destaca atualmente com o estilo sertanejo universitário. As duplas e cantores mais conhecidos são: Jorge e Matheus, Fernando e Sorocaba, Maria Cecília e Rodolfo, Luan Santana, Gusttavo Lima, João Carreiro e Capataz entre outros.

Aprender e conhecer a dança country a fundo permite que você se familiarize com a cultura americana, o que é ideal antes de uma viagem aos Estados Unidos ou até mesmo antes de viver nos EUA, especialmente nos estados do Sul!

A música sempre é importante quando você aprende uma dança: especialmente no caso das danças orientais!

Vídeos para aprender a dançar o country

Aprender a dançar o country é possível graças às plataformas de vídeo on-line!

Youtube, Dailymotion… Existem várias plataformas onde você consegue encontrar aulas de dança country. Optar pelo ensino autodidata é uma metodologia recomendada para aqueles que desejam progredir em improvisação musical e autonomia esportiva.

Usar vídeos e tutoriais de aulas de dança é ótimo para aprender as noções de base e progredir nas coreografias!

Acesse os melhores professores de dança country em poucos cliques:

  • Brooke and Company,
  • Show Her Off,
  • Howcast,
  • Samantha Johnson,
  • Shalen Curle,
  • West Coast Country,
  • Shawn Trautman,
  • April and Davey,
  • Miguel Guzman,
  • Donny Robbins.

Os professores de dança on-line oferecem em geral muitas dicas valiosas para o futuro dançarino.

No entanto, é aconselhável usar os vídeos educacionais apenas para fazer uma introdução à dança.

Na verdade, nada é melhor do que o acompanhamento personalizado de um professor de dança graduado e experiente!

Existem também diferentes aplicativos (como Country Dance Lessons, Country Friends ou Learn Country Dance) para descobrir o passo a passo dos movimentos básicos da dança. Que tal fazer uma aula de dança gratuita diretamente no seu smartphone ou tablet? Alguns passos podem ser parecidos com os da dança irlandesa, você não acha?

Aprenda a dançar country na escola

Quem disse que você tem de ir para o exterior para aprender a dançar o country?

No Brasil, dezenas de professores oferecem aulas com base na música tradicional dos Estados Unidos.

As aulas em grupo são perfeitas para o progresso rápido na dança western, mas também para conhecer outros entusiastas da dança e do mundo e da cultura sertaneja!

As escolas de dança oferecem às vezes passeios culturais para mergulhar verdadeiramente na cultura do sul dos Estados Unidos.

Nas escolas, academias, estúdios ou associações de dança você pode participar de bailes country, oficinas de dança e até mesmo viajar para os Estados Unidos em uma excursão.

Nas principais cidades brasileiras e sobretudo em regiões do interior dos estados, os alunos podem usar suas habilidades de dança em uma festa ou em um festival de música country ou sertanejo. Alguns festivais mais conhecidos: Country Festival, Festival Line Dance & Country Music Brasil e o Flash Mob Country, Caldas Country Show, Ribeirão Country Fest…

De acordo com uma pesquisa dos EUA de 2016, a dança country pode contribuir para a memória e contribui para o desenvolvimento de capacidades intelectuais! Nada mal, hein?

As aulas de dança country são abertas a todos: aulas de dança para adolescentes e crianças, aulas de dança para adultos, aulas de dança para idosos…

Também muito na moda, aula de zumba ou aulas de Bollywood  são cada vez mais procuradas por brasileiros (sobretudo depois da novela Caminho das Índias, lembra?).

Faça aulas particulares de country!

Aprenda os fundamentos da dança country graças a um coreógrafo experiente!

Quais são as facilidades para dançar West Coast Swing? Faça uma aula de dança com um professor norte-americano!

Contratar um professor de dança em casa tem muitos benefícios.

Em primeiro lugar: saiba que, embora presentes em todo o Brasil, as escolas de dança são mais difíceis de encontrar nas pequenas cidades. Pode ser difícil encontrar aulas específicas de country, a não ser em comunidades voltadas à cultura sertaneja e vaqueira.

Por outro lado, por meio de aulas particulares, os alunos podem estudar a pluralidade dos estilos do country:

  • Line Dancing,
  • Western Promenade Dance,
  • Square Dancing,
  • West Coast Swing,
  • Country Waltz,
  • Country Two Step,
  • Country Swing,
  • Nite Club Two Step (dança a dois),
  • Country Cha Cha.

Outra vantagem das aulas particulares: a possibilidade de contratar um professor diretamente dos Estados Unidos!

O professor nativo pode ensinar a dança, mas também a língua inglesa e a cultura norte-americana.

No Superprof, é bem possível fazer aulas de dança online através de sessões via webcam. Essa é uma ótima opção para aqueles que desejam fazer aulas de norte ao sul do país!

Por fim, as aulas particulares têm um verdadeiro valor educacional.

O acompanhamento será mais regular e pessoal do que nas aulas em grupo e o aluno pode rapidamente aprender uma sequência coreográfica e dominar todos os passos de dança country em poucas sessões.

No Superprof, você certamente encontrará um professor de dança que atenda suas expectativas.

Quer algo novo? Que tal praticar também as danças espanholas?

Ou então aulas de zumba para treinar o corpo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,50 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar