Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossas dicas para fazer aulas de dança indiana!

De Fernanda, publicado dia 07/12/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Como aprender a dança indiana?

“Depois que você sentir a Índia pela primeira vez, você nunca mais vai esquecer” – Rumer Godden

Embora a dança contemporânea, a dança clássica ou a dança do jazz moderno ainda sejam incontornáveis para alguns estudantes, alguns brasileiros optam por conhecer outras culturas por meio das danças asiáticas. Bollywood continua a ser um dos estilos mais reconhecidos: para desenvolver sua sensualidade e seu talento nos palcos, não há nada melhor!

Então, descubra agora como aprender a dançar como na Índia!

O que é a dança indiana?

Assistir a uma dança indiana é, acima de tudo, descobrir a grande história da Índia e até mesmo a mitologia indiana!

Como dominar os passos básicos da Kathak? A dança indiana remonta ao século II a.C. Aprenda uma dança antiga com aulas de Bollywood!

Pouco conhecida no brasil, a dança indiana continua extremamente popular no continente asiático.

De acordo com a mitologia hindu, a dança seria uma criação do deus Brahma: essa arte teria aparecido no século II a.C., de acordo com os textos mitológicos.

A dança na Índia era indispensável em termos sociais, estéticos, artísticos ou culturais.

No entanto, a dança indiana mais famosa, a dança “Bollywood”, continua sendo uma construção recente proveniente do cinema indiano, tão popular na Ásia e comparável ao Hollywood americano.

De forma geral, a dança e o teatro indiano permanecem inseparáveis: a dança é praticada em torno de uma história contada ou sugerida e alguns dançarinos usam até gestuais e mímicas para expressar melhor a história!

A dança é uma arte que faz parte integrante da cultura indiana e do folclore indiano. Muitas danças clássicas indianas se desenvolveram ao longo dos anos para ocasiões especiais, como casamentos, celebrações e ritos religiosos.

Não existe uma única dança indiana: esta disciplina varia de acordo com a sua origem geográfica e cultural.

Para aprender a dança indiana e transformar sua paixão pela dança em profissão, é essencial estudar os costumes desse país: a cultura indiana é, de fato, um recurso importante para ensinar a dança indiana ou até mesmo se tornar um verdadeiro profissional de dança asiática.

Para você, que está mais acostumado a dançar o country, que tal deixar suas botas e chapéus no armário?

Os diferentes tipos de dança indiana

Antes de começar suas aulas de dança indiana, você ainda precisa escolher o estilo certo!

Na verdade, não há uma única dança indiana, mas sim vários estilos diferentes. A Índia do Norte e a Índia do Sul têm suas histórias regionais e criaram danças culturais populares no povo indiano.

Esses diferentes tipos de dança têm em geral alguns pontos em comum, embora os passos sejam distintos: danças podem ser realizadas em ritmo lento ou ritmo rápido, em modalidade solo ou em grupos ou com temas tradicionais ou mais modernos.

Na Índia, a dança é sobretudo um meio de comunicação que utiliza o corpo, mas também os olhos e as expressões faciais!

Aqui está uma pequena (e não exaustiva) lista de estilos de dança do país asiático:

  • A dança Kathak,
  • A dança Ossidi,
  • A dança Manipuri,
  • A dança Kuchipudi,
  • A dança de Bharatanatyam,
  • A dança Sattriya,
  • A dança Dandiya,
  • A dança Kalbelia,
  • A dança Ghoomar,
  • Dança clássica indiana,
  • A dança de Bollywood,
  • A dança de Bihu.

Embora a dança oriental seja principalmente associada aos países do norte da África, também existem danças do ventre tipicamente indianas!

Danças tradicionais ou danças contemporâneas: há opções para todos os gostos na dança indiana. O estilo de ensino, a música utilizada ou o ritmo são alguns dos critérios que você deve levar em conta para escolher seu estilo.

O ideal é fazer uma aula teste para experimentar várias danças indianas antes de se inscrever definitivamente em um estúdio ou escola. Este primeiro curso também pode ajudar a definir as expectativas do aluno e assim escolher o plano de pagamento mais adaptado ao seu orçamento (intensivo de dança, dança em casal, aulas pontuais…).

Nos Estados Unidos, existem diferentes estilos de dança: madison é um deles.

Aprenda a dança indiana com um professor

Contrate um coreógrafo de dança indiana

Você quer refinar seus gestos e sua improvisação musical? Por que não contratar um professor de dança indiano em casa?

Como se preparar para uma dança de abertura na dança indiana? Quem tal contratar um coreógrafo de Bollywood que já surpreendeu muita gente no palco de dança?

Para se tornar um dançarino profissional de Bollywood ou até mesmo para se preparar para uma apresentação de dança, nada melhor do que o ensino em casa. Com aulas particulares, os alunos são introduzidos à dança aprendendo o básico da arte indiana, como Maahi Ve ou Chaiyya Chaiyya.

Para encontrar um coreógrafo indiano, nada mais simples:

  • Utilize o boca a boca entre amigos e família;
  • Encontre um professor de Bollywood em anúncios nas universidades, escolas ou em estúdios de dança,
  • Encontre um professor de Bollywood em anúncios on-line ou nas redes sociais,
  • Faça aulas de dança indiana on-line,
  • Contrate um professor de dança indiana por meio de uma agência de aulas particulares, etc.

No Superprof, fazer dança indiana custa, em média, 59 reais por uma hora de aula!

É relativamente fácil obter descontos ou reduções para aulas em grupo, aulas intensivas ou pacotes semanais de aulas. As aulas de dança indiana são adequadas para todos os níveis: basta ver o perfil de um Superprof para verificar a disponibilidade e as condições do curso.

Pule do nível iniciante para o nível avançado com as aulas particulares de Bollywood!

Para descobrir outro estilo de dança, que tal experimentar uma das danças africanas?

Faça aulas de bollywood em escola de dança

Fazer aulas de dança indiana em uma escola é uma boa maneira de progredir rapidamente e aprender uma sequência coreográfica em apenas algumas sessões!

Aquecimento básico, estudos de musicalidade ou iniciação musical para dança: existem diferentes tipos de aula para todos os gostos. A dança indiana pode ser acessível para toda a família. É possível fazer aulas para crianças e adolescentes, aulas para adultos (aulas para casais) ou até aulas para terceira idade!

No Brasil, você pode encontrar aulas tanto em estúdios mais genéricos de dança como em locais especializados, como centros e associações culturais. Você pode se informar junto à Embaixada da Índia, ao Consulado Geral da Índia, ao Centro Cultural da Índia (ICC), ou em locais que promovem práticas e manifestações indianas como yoga ou apresentações musicais.

Da dança indiana à dança do ventre, basta alguns passos para permear culturas ricas e diferentes! 😉

Aprenda a dança indiana como autodidata

Vídeos para aprender a dança indiana

Na era da Internet (e das aulas e tutoriais on-line), por que não aproveitar os recursos digitais para aprender a dançar como em Bollywood?

Mesmo que seja aconselhável fazer aulas em escolas ou estúdios de dança com uma coreógrafa profissional para progredir de verdade, é bem possível assimilar os conceitos básicos da dança indiana por meio de uma lista extensa de videoaulas.

Estes vídeos, disponíveis gratuitamente na web, permitem que você faça aulas de dança indiana para crianças ou para níveis mais avançados.

Descubra os professores de dança indiana mais populares:

  • RSU Dance Company,
  • Bollywood Dance,
  • Columbia Missouri,
  • Good Indian Girl Videos,
  • Pop Sugar Fitness,
  • Dance with Abby,
  • Devesh Mirchandani,
  • Manpreet Toor,
  • Lasya Dance,
  • Akshay Yogesh Bhosale,
  • Bharat Yoga etc.

Pequena detalhe: os vídeos disponíveis de graça em plataformas de compartilhamento on-line (tipo Youtube ou Dailymotion) são recomendados para níveis iniciantes, mas não permitem uma melhoria real de seus movimentos de dança indiana.

Os vídeos de Bollywood são perfeitos para dar noções básicas e tradicionais da dança, mas não substituem um acompanhamento real com um professor especializado!

Assim como na dança irlandesa, é possível encontrar vídeos em poucos minutos na web. Experimente!

Os aplicativos para aprender dança indiana

Ser capaz de aprender seus passos de dança apenas com a ajuda de seu smartphone: um sonho, certo?

Como fazer uma aula gratuita na escola de dança indiana? Técnicas, conselhos e vídeos tutoriais: os aplicativos serão o seu melhor aliado se você quiser aprender Bollywood por conta própria!

Kathakali, Kuchipudi, Odissi ou Bharatnatyam: aplicativos educacionais oferecem aulas de dança indiana para todos os estilos, níveis e gostos. Os aplicativos apresentam danças modernas, bem como danças tradicionais oriundas de diferentes partes da Índia.

Alguns aplicativos gratuitos contêm até algumas citações em sânscrito para você mergulhar fundo na cultura e no idioma indianos!

Aqui estão alguns aplicativos recomendados para aprender a dançar, como na Índia:

  • Indian Classical Dance,
  • Indian Wedding Dance,
  • Indian Dance Choregraphy,
  • Exercice de Danse Bollywood,
  • Bollyshake,
  • Bollywood Dance Workout,
  • Khatakali Hindi Dance,
  • India Folk Dance,
  • Bollywood Punjabi,
  • Hindi Dance Tutorials,
  • Bollywood Dance Fitness, etc.

Para smartphone ou tablet, também há aplicativos voltados para músicas indianas tradicionais.

O aprendiz de Bollywood pode, portanto, treinar de forma autodidata graças às diferentes funções do software educacional na dança indiana!

Além disso, aprender com a ajuda de aplicativos permite que você desenvolva sua autonomia musical e até mude sua coreografia na hora que desejar: perfeito para criar suas próprias coreografias adaptadas aos seus gostos pessoais!

Então, coloque seu sári e suas babuchas: agora você está pronto para aprender a dança indiana!

Lembre-se de consultar nossa plataforma para encontrar um professor de danças indianas ou de danças espanholas.

Caso procure por algo mais esportivo, você pode dar uma olhada nas aulas de zumba no Superprof! 🙂

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Amanda Delatorre Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Amanda Delatorre
Convidado
Amanda Delatorre

O SuperProf me ajudou a encontrar alunos sérios e comprometidos com os estudos de uma maneira rápida! Assim que o aluno solicita a aula, eu já sou notificada automaticamente para que possamos marcar os horários das aulas!!!