Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossas dicas para fazer aulas de dança indiana!

De Fernanda, publicado dia 07/03/2019 Blog > Artes e Lazer > Dança > Como aprender a dança indiana?

“Depois que você sentir a Índia pela primeira vez, você nunca mais vai esquecer” – Rumer Godden

Embora a dança contemporânea, a dança clássica ou a dança do jazz moderno ainda sejam incontornáveis para alguns estudantes, alguns brasileiros optam por conhecer outras culturas por meio das danças asiáticas. Bollywood continua a ser um dos estilos mais reconhecidos: para desenvolver sua sensualidade e seu talento nos palcos, não há nada melhor!

Então, descubra agora como aprender a dançar como na Índia!

O que é a dança indiana?

Assistir a uma dança indiana é, acima de tudo, descobrir a grande história da Índia e até mesmo a mitologia indiana!

Como dominar os passos básicos da Kathak? A dança indiana remonta ao século II a.C. Aprenda uma dança antiga com aulas de Bollywood!

Pouco conhecida no Brasil, a dança indiana continua extremamente popular no continente asiático.

De acordo com a mitologia hindu, a dança seria uma criação do deus Brahma: essa arte teria aparecido no século II a.C., de acordo com os textos mitológicos.

A dança na Índia era indispensável em termos sociais, estéticos, artísticos ou culturais.

No entanto, a dança indiana mais famosa, a dança “Bollywood”, continua sendo uma construção recente proveniente do cinema indiano, tão popular na Ásia e comparável ao Hollywood americano.

De forma geral, a dança e o teatro indiano permanecem inseparáveis: a dança é praticada em torno de uma história contada ou sugerida e alguns dançarinos usam até gestuais e mímicas para expressar melhor a história!

A dança é uma arte que faz parte integrante da cultura indiana e do folclore indiano. Muitas danças clássicas indianas se desenvolveram ao longo dos anos para ocasiões especiais, como casamentos, celebrações e ritos religiosos.

Não existe uma única dança indiana: esta disciplina varia de acordo com a sua origem geográfica e cultural.

Para aprender a dança indiana e transformar sua paixão pela dança em profissão, é essencial estudar os costumes desse país: a cultura indiana é, de fato, um recurso importante para ensinar a dança indiana ou até mesmo se tornar um verdadeiro profissional de dança asiática.

Para você, que está mais acostumado a dançar o country, que tal deixar suas botas e chapéus no armário?

A história da dança indiana

Aprenda a dançar a dança indiana. Foi no sul da Índia, no estado de Tamil Nadu, que a dança clássica indiana se desenvolveu dentro de uma combinação da mitologia, da religião e da arte.

Existem muitas versões sobre a origem da dança indiana, mas vamos citar quatro:

  • O conquistadores Arianos afirmam que a dança foi criada por Brahma.
  • Os povos que viviam na Índia antes da invasão ariana, os Dravidianos, afirmam que a dança foi criada por Shiva. O mais antigo deus da Índia e seu culto é mais popular no Sul. Segundo a mitologia, foi na cidade de Chidambaram, Estado de Tamil Nadu, Sudeste da índia, que Shiva teria colocado o universo em movimento por meio de sua dança. Shiva Nataraja, o Senhor dos Dançarinos.
  • A filisofia Vaishnava aponta Krishna como criador da dança.
  • O sistema devadasi. As mulheres celestiais, apsara, como criadoras da dança hindu. Dançavam nas festividades dos céus, e visitavam a terra.

No entanto, todas as versões estão ligadas ao surgimento do teatro clássico indiano através de uma escritura chamada Natya ShastraNatya é a junção de drama (atuação), música e dança; Shastra quer dizer “escritura”. É dito que o Natya Shastra foi composto pelo próprio deus Brahma, o senhor da criação, e que, para sua composição, foram extraídos textos dos quatro Vedas. Por tal motivo, o Natya Shastra também é chamado de Natya Veda, já que, para confeccionar o Natya Shastra, Brahma incorporou todas as artes e ciências que havia nos Vedas. Do Sama Veda, ele retirou a música; do Rig Veda, a poesia e a prosa; do Yajur Veda, o gestual e a maquiagem; e, finalmente, do Atharva Veda, a representação dramática.

Que tal testar uma aula de zumba?

Originalmente, a dança era apresentada dentro dos templos em uma sala especialmente construída e chamada de Natyamandapa. Era executada por mulheres chamadas de DevadasisDeva significa Deus e dasi, serva: portanto, a dança era considerada uma oferenda aos deuses, assim como a comida, as flores etc.

Os Deuses criaram a dança como um instrumento para entretenimento. Mais tarde, com o propósito de agradar os deuses, os seres humanos passaram a representar as histórias e as glórias dos deuses. Deste modo, começou o ciclo de celebração manifestada no alegre abandono do movimento e da música. Durante um período de aproximadamente dois milênios, a dança na Índia adquiriu um conjunto gramático, o qual levou a uma certa codificação da técnica. Deste modo, foram plantadas as sementes do celebrado tratado de Bharatha Muni, o Natya Shastra. Isto foi complementado com uma acelerada manifestação da religião formalizada através dos templos. Nos templos, a arte da dança se desenvolveu em sua glória primordial, oferecida como era, aos deuses. Os reis eram patronos de várias formas de arte e, assim, as cortes também tiveram um papel importante na promoção e propagação da dança no passinho da Romano

Com novas influências culturais no milênio passado, deu-se a fusão e a síntese. As tradições da Ásia Central foram absorvidas no repertório da dança, a qual deixou parcialmente suas amarras nos templos e se mudou para a corte. O domínio colonial da Índia levou ao lento desaparecimento da dança clássica, a qual, quando o país ganhou sua independência, foi revivida. O espírito de rejuvenescimento tem ajudado a dança clássica indiana a atingir um importante lugar no mundo atual.

Você já testou a dança de salão? Confira as ofertas de curso no Superprof!

Os diferentes tipos de dança indiana

Antes de começar suas aulas de dança indiana, você ainda precisa escolher o estilo certo!

Na verdade, não há uma única dança indiana, mas sim vários estilos diferentes. A Índia do Norte e a Índia do Sul têm suas histórias regionais e criaram danças culturais populares no povo indiano.

Mas, em geral, a dança indiana pode ser dividida em três categorias – a dança indiana clássica, a dança indiana folclórica, e as dança indiana contemporânea.  Cada uma destas três categorias também é muito diversa, com vários estilos diferentes provenientes das diferentes culturas e regiões da Índia.

Esses diferentes tipos de dança têm em geral alguns pontos em comum, embora os passos sejam distintos: danças podem ser realizadas em ritmo lento ou ritmo rápido, em modalidade solo ou em grupos ou com temas tradicionais ou mais modernos.

Na Índia, a dança é sobretudo um meio de comunicação que utiliza o corpo, mas também os olhos e as expressões faciais!

Onde aprender a dança indiana? Na Índia, a dança é sinônimo de cultura, religião e arte!

Aqui está uma pequena (e não exaustiva) lista de estilos de dança do país asiático:

  • A dança Kathak,
  • A dança Ossidi,
  • A dança Manipuri,
  • A dança Kuchipudi,
  • A dança de Bharatanatyam,
  • A dança Sattriya,
  • A dança Dandiya,
  • A dança Kalbelia,
  • A dança Ghoomar,
  • Dança clássica indiana,
  • A dança de Bollywood,
  • A dança de Bihu.

Embora a dança oriental seja principalmente associada aos países do norte da África, também existem danças do ventre tipicamente indianas!

Danças tradicionais ou danças contemporâneas: há opções para todos os gostos na dança indiana. O estilo de ensino, a música utilizada ou o ritmo são alguns dos critérios que você deve levar em conta para escolher seu estilo.

O ideal é fazer uma aula teste para experimentar várias danças indianas antes de se inscrever definitivamente em um estúdio ou escola. Este primeiro curso também pode ajudar a definir as expectativas do aluno e assim escolher o plano de pagamento mais adaptado ao seu orçamento (intensivo de dança, dança em casal, aulas pontuais…).

Nos Estados Unidos, existem diferentes estilos de dança: madison é um deles.

As técnicas da dança indiana clássica

A dança clássica indiana é dividida em Nritta (dança pura ou abstrata) e Nrittya (dança expressiva):

  • Nritta é composta de movimentos baseados no ritmo e na música e não possui significado, tendo um caráter puramente decorativo e abstrato. Os itens de dança pura, como são chamados, possuem complicados padrões rítmicos e diferentes medidas de tempo nos ciclos métricos. Em Nritta, a ênfase é nos movimentos puros de dança, criando padrões no espaço e no tempo sem nenhuma intenção especifica de projetar qualquer emoção. Os movimentos são criados pelas várias partes do corpo para produzir beleza estética. A unidade básica da dança é chamada de Adavu, que quer dizer “combinação”, e, no caso da dança pura, combina passos e gestos chamados de Nritta Hastas.
  • Nrittya é composto de Hastas e Abhinaya, que são usados para contar histórias através da expressão das mãos, do rosto e do corpo. A palavra hastas quer dizer “mão” e os principais hastas (ou mudras) usados em Nrittya são os Asamyukta (simples) e os Samyukta (compostos). Abhinaya é uma síntese de vários aspectos do processo dramático. Normalmente, esta palavra é traduzida como “atuar” ou “educar”.  Há quatro tipos de Abhinaya citados nas escrituras: AngikaVacikaAharya e SatvikaAngika se refere às expressões do corpo; Vacika, à fala ou canto; Aharya, à caracterização; e Satvika se refere ao comportamento das personagens, a expressão da graciosidade e a emoção propriamente dita. Rasa e Bhava são os principais componentes de AbhinayaRasa quer dizer “sabor” e Bhava, “sentimento” ou “emoção”. As principais expressões do rosto são chamadas de Nava Rasas e são compostas de: Sringaram (amor), Veeram(heroísmo), Karuna (tristeza ou compaixão), Adbhuta (maravilhamento), Raudram (ira), Hasya (humor ou comedia), Bhayanaka (medo ou pavor), Bibhatsa (nojo) e Shanta (paz).

danças populares indianas Inspiradas nos filmes de Bollywood, as danças indianas são bastante populares no mundo todo.

Os benefícios da dança indiana

Além dos benefícios gerais associados a essa prática, a dança indiana pode trazer resultados mais específicos ainda. Confira os principais a seguir:

  • Dançando para aliviar o estresse: a dança pode eliminar todo esse estresse fisicamente. O corpo passa a se movimentar com qualidade e relaxa. Um pouco como uma massagem, a dança tranquiliza o corpo e deixa você mais leve.
  • Desenvolva a autoconfiança: a linguagem corporal permite que você aprenda a descobrir seu corpo e como você se movimenta. Na aula de dança, o instrutor ou professor de dança incentiva seus alunos a se expressarem através do corpo .
  • Fique em forma enquanto dança: como a maioria das atividades físicas, dançar ajuda a perder peso ou pelo menos manter o corpo em forma.
  • Ganhe flexibilidade através da dança: alongamentos, sequências, aquecimentos, grandes movimentos, a dança faz o corpo ter mais flexibilidade.
  • Trabalhe sua memória enquanto dança: a música desempenha um papel importante no processo de memorização, já que a chegada de um instrumento ou outro pode fazer você pensar em um passo específico. Memorizar uma coreografia se tornará cada vez mais simples para você.
  • Desenvolva sua criatividade com dança: a dança é acima de tudo uma atividade artística que permite passar uma mensagem ou uma emoção através de uma coreografia. A linguagem corporal é atraente para a imaginação .
  • Trabalhe na concentração: aulas de dança duram de uma a duas horas. Nenhuma distração pode acontecer, já que muitas vezes você está em um salão de dança vazio, longe do mundo exterior.
  • Ganhe disciplina graças às aulas de dança: as coreografias são feitas frequentemente em grupos e as danças para dois são em pares. Devemos ser capazes de seguir as regras impostas pela dança para estarmos em sinergia com o resto do grupo.
  • Equilíbrio e estabilidade: ao treinar, você vai perceber o melhor ponto de apoio para o seu corpo de uma forma ou de outra. Os movimentos da dança também são uma ótima maneira de fortalecer os ossos e músculos da parte inferior do corpo. Os quadris e as pernas são bastante trabalhados e ganham força.
  • Benefícios da dança: melhorando a sua frequência cardíaca: permitindo trabalhar o coração para que seja mais resistente e saudável, na medida em que as sessões progridem, você melhora suas habilidades respiratórias e será cada vez mais capaz de gerenciar uma sessão de uma hora ou mais.

Não subestime o interesse da dança se você precisar aumentar seus exercícios esportivos. A vantagem é que dançar também é um hobby. Por que não gostar de praticar esportes e se divertir?

Aprenda a dança indiana com um professor

Contrate um coreógrafo de dança indiana

Você quer refinar seus gestos e sua improvisação musical? Por que não contratar um professor de dança indiano em casa?

Como se preparar para uma dança de abertura na dança indiana? Quem tal contratar um coreógrafo de Bollywood que já surpreendeu muita gente no palco de dança?

Para se tornar um dançarino profissional de Bollywood ou até mesmo para se preparar para uma apresentação de dança, nada melhor do que o ensino em casa. Com aulas particulares, os alunos são introduzidos à dança aprendendo o básico da arte indiana, como Maahi Ve ou Chaiyya Chaiyya.

Para encontrar um coreógrafo indiano, nada mais simples:

  • Utilize o boca a boca entre amigos e família;
  • Encontre um professor de Bollywood em anúncios nas universidades, escolas ou em estúdios de dança,
  • Encontre um professor de Bollywood em anúncios on-line ou nas redes sociais,
  • Faça aulas de dança indiana on-line,
  • Contrate um professor de dança indiana por meio de uma agência de aulas particulares, etc.

No Superprof, fazer dança indiana custa, em média, 59 reais por uma hora de aula!

É relativamente fácil obter descontos ou reduções para aulas em grupo, aulas intensivas ou pacotes semanais de aulas. As aulas de dança indiana são adequadas para todos os níveis: basta ver o perfil de um Superprof para verificar a disponibilidade e as condições do curso.

Pule do nível iniciante para o nível avançado com as aulas particulares de Bollywood!

Para descobrir outro estilo de dança, que tal experimentar uma das danças africanas?

Faça aulas de bollywood em escola de dança

Onde aprender a dança indiana? Bollywood é a indústria de cinema de língua hindi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional.

Alguns dos coreógrafos das danças de Bollywood até viraram celebridades – todo fã de Bollywood na Índia conhece os nomes de Farah Khan, Shiamak Davar, e Saroj Khan, por exemplo.  Shows de talento (inclusive vários com crianças) são extremamente populares na televisão indiana – e muitos são especialmente focados nestas danças de Bollywood.

Por isso, fazer aulas de dança indiana em uma escola é uma boa maneira de progredir rapidamente e aprender uma sequência coreográfica em apenas algumas sessões!

Aquecimento básico, estudos de musicalidade ou iniciação musical para dança: existem diferentes tipos de aula para todos os gostos. A dança indiana pode ser acessível para toda a família. É possível fazer aulas para crianças e adolescentes, aulas para adultos (aulas para casais) ou até aulas para terceira idade!

No Brasil, você pode encontrar aulas tanto em estúdios mais genéricos de dança como em locais especializados, como centros e associações culturais. Você pode se informar junto à Embaixada da Índia, ao Consulado Geral da Índia, ao Centro Cultural da Índia (ICC), ou em locais que promovem práticas e manifestações indianas como yoga ou apresentações musicais.

Da dança indiana à dança do ventre, basta alguns passos para permear culturas ricas e diferentes! 😉

Aprenda a dança indiana como autodidata

Vídeos para aprender a dança indiana

Na era da Internet (e das aulas e tutoriais on-line), por que não aproveitar os recursos digitais para aprender a dançar como em Bollywood?

Mesmo que seja aconselhável fazer aulas em escolas ou estúdios de dança com uma coreógrafa profissional para progredir de verdade, é bem possível assimilar os conceitos básicos da dança indiana por meio de uma lista extensa de videoaulas.

Estes vídeos, disponíveis gratuitamente na web, permitem que você faça aulas de dança indiana para crianças ou para níveis mais avançados.

Descubra os professores de dança indiana mais populares:

  • RSU Dance Company,
  • Bollywood Dance,
  • Columbia Missouri,
  • Good Indian Girl Videos,
  • Pop Sugar Fitness,
  • Dance with Abby,
  • Devesh Mirchandani,
  • Manpreet Toor,
  • Lasya Dance,
  • Akshay Yogesh Bhosale,
  • Bharat Yoga etc.

Pequena detalhe: os vídeos disponíveis de graça em plataformas de compartilhamento on-line (tipo Youtube ou Dailymotion) são recomendados para níveis iniciantes, mas não permitem uma melhoria real de seus movimentos de dança indiana.

Os vídeos de Bollywood são perfeitos para dar noções básicas e tradicionais da dança, mas não substituem um acompanhamento real com um professor especializado!

Assim como na dança irlandesa, é possível encontrar vídeos em poucos minutos na web. Experimente!

Os aplicativos para aprender dança indiana

Ser capaz de aprender seus passos de dança apenas com a ajuda de seu smartphone: um sonho, certo?

Como fazer uma aula gratuita na escola de dança indiana? Técnicas, conselhos e vídeos tutoriais: os aplicativos serão o seu melhor aliado se você quiser aprender Bollywood por conta própria!

Já pensou em fazer aula de zumba?

Kathakali, Kuchipudi, Odissi ou Bharatnatyam: aplicativos educacionais oferecem aulas de dança indiana para todos os estilos, níveis e gostos. Os aplicativos apresentam danças modernas, bem como danças tradicionais oriundas de diferentes partes da Índia.

Alguns aplicativos gratuitos contêm até algumas citações em sânscrito para você mergulhar fundo na cultura e no idioma indianos!

Aqui estão alguns aplicativos recomendados para aprender a dançar, como na Índia:

  • Indian Classical Dance,
  • Indian Wedding Dance,
  • Indian Dance Choregraphy,
  • Exercice de Danse Bollywood,
  • Bollyshake,
  • Bollywood Dance Workout,
  • Khatakali Hindi Dance,
  • India Folk Dance,
  • Bollywood Punjabi,
  • Hindi Dance Tutorials,
  • Bollywood Dance Fitness, etc.

Para smartphone ou tablet, também há aplicativos voltados para músicas indianas tradicionais.

O aprendiz de Bollywood pode, portanto, treinar de forma autodidata graças às diferentes funções do software educacional na dança indiana! E se você mora no Rio, que tal fazer aula de zumba presencial?

Além disso, aprender com a ajuda de aplicativos permite que você desenvolva sua autonomia musical e até mude sua coreografia na hora que desejar: perfeito para criar suas próprias coreografias adaptadas aos seus gostos pessoais!

Então, coloque seu sári e suas babuchas: agora você está pronto para aprender a dança indiana!

Lembre-se de consultar nossa plataforma para encontrar um professor de danças indianas ou de danças espanholas.

Caso procure por algo mais esportivo, você pode dar uma olhada nas aulas de zumba no Superprof! 🙂

Aprenda a dança indiana em escolas de dança

Por fim, caso você esteja em busca de aulas em grupo para praticar essa arte milenar mas também para socializar, vamos deixar aqui algumas indicações de escolas de dança em diversas cidades brasileira, especialmente selecionadas pelo portal Yogabrasil.org.

  • Em Belo Horizonte: Escola de Dança Nanda Nala
  • Em São Paulo: Escola Natylaya, Espaço Rasa, Viva Consciente
  • No Rio de Janeiro: Estúdio de Dança Shaide Halim
  • Em Curitiba: Ravi Santosh Performing Arts, Templo Hare Krishna

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Amanda Delatorre Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Amanda Delatorre
Convidado
Amanda Delatorre

O SuperProf me ajudou a encontrar alunos sérios e comprometidos com os estudos de uma maneira rápida! Assim que o aluno solicita a aula, eu já sou notificada automaticamente para que possamos marcar os horários das aulas!!!